É possível ter rotina com trigêmeos?

Não só é possível ter rotina com trigêmeos, como é essencial! Para mantermos nossa sanidade mental, a rotina é uma coisa muito necessária na vida das mamães, principalmente das que são mães de múltiplos (ou simplesmente de vários, sem ser ao mesmo tempo).

Algumas pessoas me perguntam como conseguimos fazer com que os trigêmeos dormissem ao mesmo tempo e a noite toda. E o que tenho dito é: o segredo é a rotina. Quando eles eram recém-nascidos, era difícil ter rotina. Mas tentávamos fazer com que o quarto estivesse bem escuro e silencioso à noite e claro e com barulhos normais durante o dia, exatamente para que aprendessem a diferença entre dia e noite. Assim, eles começaram a fazer sonos longos à noite (aos 2 meses dormiam cerca de 4 horas direto à noite) e sonos mais curtos ao dia.

Lógico que devemos respeitar a idade deles e as recomendações do pediatra para que se alimentem com a frequência que se deve, mas durante a noite nunca os acordei. Checava se estavam bem e deixava eles dormirem para irem criando a rotina. Como são três, não conseguia sempre fazer todos dormirem na mesma hora. E as 4 horas que às vezes dormiam direto nem sempre aconteciam ao mesmo tempo. Então eu não conseguia cuidar sozinha à noite e nem conseguia descansar direito. Mas conforme o tempo foi passando, começamos a estipular os horários e a segui-los.

Rotina com trigêmeos

Quando recomecei a trabalhar eles tinham 5 meses. Ainda se alimentavam somente de leite do peito e fórmula. Eu chegava do trabalho às 20h três vezes por semana, então meus pais (que cuidavam dos quatro para eu ir trabalhar) acharam melhor trocarmos o horário do banho, que era às 19h, para às 21h. A partir daí, começamos a fazer o ritual do sono. Dávamos banho, arrumávamos, dávamos mamá e colocávamos dormir. No berço, com os elementos que iriam fazer eles reconhecerem a caminha e o ambiente e, se acordassem, dormiriam de novo sozinhos.

Quando iniciaram com a alimentação aos seis meses, criamos uma rotina ainda mais regrada. Parece maldade, mas quando acordavam e eu achava que queriam mamar, eu dava o bico para eles dormirem de novo, não dava mamadeira de jeito nenhum. Queria mesmo que aprendessem e seguissem a rotina. Deu certo!

Hoje eles jantam às 19:30. Às 21h dou banho e cerca de 21:30 tomam 200ml de mamadeira de Ninho 1+ (eles já tem quase 14 meses). Se acordam à noite, dou bico. Se acordam e choram muito, só dou mamá se for depois das 6h e eles dormem de novo.

Essa é nossa rotina atual envolvendo sono, alimentação e banho (não inclui as brincadeiras e trocas de fralda ou outros itens):

rotina com trigêmeos

Estou pensando em cortar a soneca da manhã e insistir para que durmam mais de manhã (até às 9h, ao menos). Mas eles acordam nesse horário quase todos os dias. Se passa um pouco, é cerca de 20 minutos. E um acaba acordando o outro, já que dormem no mesmo quarto. Como vamos viajar nas festas de fim de ano, estou me preparando para alterar a rotina nesse período. Vamos ver como acontece. Essa rotina que temos estabelecida funciona muito bem. Com exceção de quando estão doentes. Como é a rotina de vocês?

Até mais!

8 comentários

  1. Avatar
    LIZA SARDI

    hehehe uma rotina super agitada, mas tbm regrada né…Parabens

    1. Michele Kaiser

      Hehehehe, isso aí!

  2. Avatar
    veralucia faé

    sim no Natal Eu tia Lucia serei a cuidadora dos bebes sempre que precisar, em especial a noite e como eu gosto de acordar cedo,vou me passar com essa gurizada.

    1. Michele Kaiser

      Viva a tia Lúcia! Estamos ansiosos!

  3. Avatar
    Mariana Letícia

    Estou amando ler suas experiências! Sou professora, assim como você e sou mãe de três! O Daniel, de dois anos e cinco meses e dois bebezinhos gêmeos, o Davi e a Gabriela, de um mês e meio. Confesso que ainda estou em meio a um furacão rsrsrs mas eles são a maior a alegria da minha vida. Agora sobre a rotina, uma dúvida, onde e como se encaixa a rotina da sua filha mais velha, na rotina dos meninos?

    1. Michele Kaiser

      Oi, Mariana! Parabéns pelos filhos! A Mônica acorda mais tarde, almoça na mesma hora, não dorme de tarde e toma banho uns minutos antes deles. Dorme depois do banho, tomando mamá. Às vezes não quer dormir e a gente deixa ela ficar conosco. Um abraço!

  4. Avatar
    Roberta Taborda

    Michele! Nossa… Parabéns pelos filhotes lindos! a cada post me apaixono mais por eles! Não sou mãe ainda, mas quando eu ser quero filhos parecidos com os teus! Tudo de bom pra família.

Deixe seu comentário