Aposentando o caderno de atividades

A primeira dica que recebi depois de descobrir que teria trigêmeos foi organizar tudo em um caderno de controle das atividades. Deveria anotar o horário das mamadeiras, trocas de fraldas, horário do banho, remédios, etc. Montei meu próprio caderno e, no dia 19/10/2013, às 13h30, houve a primeira anotação. Foi o dia que os trigêmeos tiveram alta do hospital, com 15 dias de vida. Chegamos em casa às 13h30 e a primeira coisa que fiz foi dar mamadeira e tomar nota. Hoje, um ano e dois meses depois, estou aposentando o caderno de atividades.

Esse foi o primeiro modelo, um caderno que mandei fazer com 100 folhas (1 por dia):

aposentando o caderno de atividades aposentando o caderno de atividades

Anotávamos o mamá do peito como LM (leite materno) se eu havia retirado e dado na mamadeira e SM (seio materno) se haviam mamado direto da fonte. NP1 era (Nan Pro 1) quando dávamos a fórmula. Com o passar do tempo, fomos adaptando e mudando coisas que não havíamos gostado no primeiro modelo. Esse foi o segundo modelo de caderno (o 3º que mandamos fazer), quando começaram a ingerir outras coisas, além do leite do peito e da fórmula:

aposentando o caderno de atividades

Por último, esse foi o modelo de caderno que utilizamos nos últimos  cinco meses. Aqui incluímos os horários do sono, porque sentíamos falta de ter onde controlar isso:

aposentando o caderno de atividades

Há dois meses, quando completaram um ano,  paramos de dar Ad-Til e Ultrafer. O banho tem acontecido todos os dias na mesma hora e, como há uma rotina superbem imposta e aceita, percebemos que nossas anotações têm sido todos os dias iguais. A única coisa importante de anotar, a meu ver, é quando fazem cocô. A troca da fralda do xixi a gente controla conforme está cheia ou não a fralda, mas o cocô, sempre perguntamos na troca do turno, quando troca a ajudante (minha mãe ou a babá) se eles já fizeram cocô. Outra coisa importante é saber que horas acordaram e tomaram o primeiro mamá, porque o resto acaba acontecendo sempre na mesma hora.

Sendo assim, decidi aposentar o caderno. Já fazia dias que as anotações pós 15h não estavam sendo completadas. Nunca esquecemos de dar comida e trocar a fralda. Sendo assim, não vi mais necessidade de ter esse compromisso. Superamos uma longa fase!

A partir de agora, anotaremos em um caderno normal, desses comprados em livraria, o cocô e as observações necessárias (quando tomam remédio, por exemplo). Também temos um quadro-mural na cozinha, lá sempre anotei as coisas mais importantes, então, tenho certeza que não haverá problemas. Faremos uma tentativa.

Indico para todas as mães, mas especialmente as de múltiplos, que tenham um caderno controle. Ele foi muito importante para nós e ajuda demais. Anotava ali nas observações coisas sobre a Mônica também, então, ele pode ser útil para todas as mães! O primeiro sorriso, o primeiro dentinho, o dia da consulta e o peso, tudo foi anotado ali. Temos uma bela recordação! No total foram cinco cadernos. Alguns de 100 e outros de 50 e 75 folhas (nem me lembro mais em que ordem).

Até mais!

1 comentário

Deixe seu comentário