Alteração da rotina do sono?

Esta manhã aconteceu uma coisa diferente da nossa rotina: os trigêmeos dormiram até às 9h! Temos uma rotina estabelecida onde eles dormem das 22h às 7h. E, ultimamente, esse sono tem acontecido sem interrupções. Bom pra mim, mas excelente pra eles! Criança que dorme bem é tudo que uma mãe deseja. E eu tenho quatro que dormem muito bem, obrigada.

Então, hoje de manhã o Matheus acordou chorando, muito assustado. Fez um fiasco tão grande que acordou os irmãos, mas era 6h30 da manhã (ou da madrugada, hehehehe). Sendo assim, meu marido e eu conseguimos fazê-los dormir novamente e foram até às 9h. Eu gosto muito de seguir rotina rígida, para que tudo fique mais fácil (principalmente quando cuido deles sozinha). Aí me bateu a dúvida… será que altero essa rotina do sono?

A rotina de sono atual: 22h às 7h; 10h30 às 12h; 15h às 16h30.

A ideia de mudança: insistir às 7h para que durmam mais, até cerca de 10h. Aí cortar o sono da manhã e manter o resto igual.

Motivo: o término do horário de verão daqui a cerca de 1 mês. Se a rotina se manter igual, quando voltarmos 1 hora no relógio eles passarão a acordar às 6h e será difícil mudar. Penso em começar agora.

Ponto positivo deles dormirem na rotina atual: dormem das 10h30 às 12h, me dando tempo para as tarefas domésticas. Também posso fazer o nosso almoço e o deles com calma.

Ponto negativo da rotina atual: acordam cedo demais.

Ponto positivo da nova rotina: acordariam mais tarde e fariam apenas um sono.

Ponto negativo da nova rotina: estariam acordados no horário que tenho que cozinhar e teríamos que adiantar o sono da tarde (porque hoje vimos que eles ficam com muito sono), dando chance para que precisem de uma nova soneca às 18h. Se dormirem nem que seja apenas 30 minutos às 18h, estragará o horário do sono das 22h.

Puxa vida, tô em dúvida e não sei o que fazer. O que acham???

Até mais!

9 comentários

  1. Josie Raya

    Aqui as rotinas diurnas já mudaram muitas vezes. Muuuuitas… A única coisa que não muda, independentemente de resistência, é a hora do banho+mamá+cama. Isso é sempre 21h30/22h. Mas a gente tem que ir testando, até porque as necessidades deles mudam rápido. A minha desde os 7 meses fazia apenas uma soneca, depois do almoço. Agora, indo para a escola, abolimos as sonecas. O pediatra dela disse não ter problema, se ela não sente necessidade.

    1. Michele Kaiser

      Que bom saber, Josie! E que idade ela tem agora?

      1. Josie Raya

        Um ano de dez meses.

  2. Ana Paula

    Oi, tenho um menino de 7 anos e gêmeos de 1 e 3 meses, eles dormem das 22 as 8, 8:30 mais ou menos, só q não direto, acordam e tenho q dar mamadeira pra q voltem a dormir, tem sono agitado, estou tentando fazer com q durmam melhor, querendo cortar essa mamadeira da madrugada, pois eles não precis mais dela!!! Depois almoçam as 11:30 e dormem das 12:30 as 14:30, esse horário da soneca acho muito bom!!! Mas acho q dormem pouco estou tentando colocá-los pra dormir mais cedo!!!! E não agüento mais acordar várias vezes por noite, se alguém tiver uma sugestão!!!!!

    1. Michele Kaiser

      Oi, Ana Paula! Com os meus funcionou assim: eles pegaram o bico desde bem cedo, então quando quisemos tirar as mamadas noturnas, não dávamos antes das 6h. Quando acordavam, dávamos bico. Parece maldade, mas acostumaram bem rápido. Um abraço!

  3. Aqui também sou adepta a rotina muito bem estabelecida. Mas as sonecas diurnas já foram muitas vezes adaptadas. Agora fechamos um novo ritmo: dormem das 20h30 às 7h30, soneca das 11h30 às 13h, e depois das 16h às 16h30. Tem funcionado muito bem.

    Antes, eles dormiam das 10h às 11h, e das 14h às 15h30. Eu amava isso, mas eles não quiseram mais.

    A soneca depois das 17h atrapalhava o sono da noite, eles não queriam dormir às 20h30. Com o sono às 11h30, eles queriam dormir de novo por volta dessa hora. Agora eu coloco no carrinho às 16h, depois da vitamina/frutinha e balanço até dormir. Quando dá 16h30 eu acordo, só para eles não ficarem com sono até às 20h30. Eles acordam revigorados!

    1. Michele Kaiser

      Que legal, Ariane… Tenho muito medo de mudar esses horários e não dar certo! Obrigada por dividir sua experiência!

  4. Michele Kaiser

    Ótima a sua rotina também! Mas já faz 2 dias que acordam depois e não dormem de manhã. Vamos ver como vai seguir…

  5. Michele Kaiser

    Acho que é só uma questão de tempo até elas dormirem a noite toda. Os meus faz cerca de 1 mês que dormem sem interrupção. E essa história de dormirem no mesmo quarto faz um acordar os outros! Hehehhe.

Deixe seu comentário