10 coisas que eu não sabia sobre a cesárea

não sabia sobre a cesáreaEu tive quatro filhos (uma filha sozinha e depois trigêmeos), mas somente dois partos. Meus dois partos foram cesáreos por necessidade. O primeiro porque descobrimos que minha filha estava em sofrimento fetal (mas já estava de 38 semanas). O segundo porque minha gestação de trigêmeos estava em 34 semanas e comecei a ter indícios de que entraria em trabalho de parto em breve. Neste post, listo 10 coisas que eu não sabia sobre a cesárea antes de passar por elas. Não tenho intenção de defender ou criticar o procedimento cirúrgico, apenas relatar o que aconteceu comigo nas minhas.

O que eu não sabia sobre a cesárea

1) Depois da primeira cesárea, você não sente o abdômen abaixo do umbigo até cerca de um ano após o procedimento ter sido realizado (por causa dos nervos afetados). Por que ninguém havia me contado isso? Não que tenha feito alguma diferença saber ou não, mas eu pensava que tinha algo errado comigo até falar com minha médica. Isso não ocorreu comigo na segunda gestação. Minha médica explicou que é porque ela cortou no mesmo lugar e meu organismo já havia refeito as ligações dos músculos e nervos e tudo mais.

2) Os médicos cortam sete camadas entre pele, músculos e útero.

3) Eu não sabia que o bebê nascia tão rápido! Minha primeira cesárea durou cerca de 50 minutos e a segunda (dos trigêmeos), cerca de 1h15. Na primeira, a Mônica nasceu nos primeiros 5 minutos e o resto do tempo os médicos passaram fazendo as suturas. Os trigêmeos nasceram nos primeiros 10 (talvez 15) minutos e o resto foi, também, tempo de sutura.

4) Durante o procedimento, pode-se sentir enjoo (deitada, a barriga pode comprimir a veia cava). Eu tive muita náusea nas duas cesáreas e no mesmo momento, mas o anestesista tinha como procedimento padrão apenas medicar com Plasil na veia se a paciente solicitasse. Solicitei.

5) Depois da cirurgia feita, o maior susto foi ver as enfermeiras mexerem minhas pernas sem que eu as sentisse. Deu medo de nunca voltar ao normal. Tive esse medo nas duas cesáreas!

6) Na sala de recuperação, eu não parava de tremer. Sentia frio, tinha tremedeira e coceira. Tudo isso aconteceu por causa da anestesia e dos medicamentos usados durante o parto.

7) Ainda sobre a sala de recuperação: as horas lá são intermináveis. Quando a Mônica nasceu, me trouxeram o “pacotinho” logo que eu cheguei na sala de recuperação. Mas, como os trigêmeos foram direto para a UTI neonatal, fiquei horas a fio na sala de recuperação invejando as outras mães que tinham seus bebês no colo e já estavam amamentando pela primeira vez.

8) Algumas pessoas dizem que o parto normal faz a pessoa ter leite e a cesárea não. Durante a cesárea, os médicos dão uma injeção de ocitocina para acelerar e facilitar a vinda do leite. Tive leite e amamentei meus quatro filhos. A Mônica foi até os 10 meses e os trigêmeos até os 6 meses.

9) Pensei que a recuperação seria longa e horrível. Não foi. Me senti muito bem e tranquila logo depois das duas cesáreas com a medicação que me foi prescrita.

10) Me senti mais inchada depois do parto do que antes. Também descobri que é normal incharmos logo após o parto e só depois desinchar. Coisas da anestesia e medicamentos, novamente.

A Bárbara, do blog Baby Dicas, conta 10 situações no pós-parto que ninguém fala. Dá uma conferida também!

E você? Tem alguma coisa que não sabia sobre a cesárea? Escreva nos comentários! Até mais!

116 comentários

  1. Avatar
    eliziana

    Parabéns, Deus abençoe toda família

    1. Avatar
      angela

      Parabéns Deus abençoe sua familia linda….

      1. Michele Kaiser

        Obrigada! A sua também!

  2. Avatar
    adriana drika

    Olá Parabéns pela família. ..
    eu fiz 5 cesareanas e nao me arrependo apesar da última quase ter vindo a óbito devido a ruptura uterina antes de minha pequena nascer mas graças a Deus estamos todos bem

    1. Michele Kaiser

      Nossa, que loucura, Adriana! Mas que bom que deu tudo certo! Um beijo!

    2. Avatar
      Polli

      Adriana estou na minha 4ª gravidez e 4ª cesariana… 2 anos após a última. Estou morrendo de medo pois todos estão me botando medo, não consigo dormir pensando nos meus pequenos, tenho medo de sei lá, após o parto não sobreviver… me diz como que foi tua 4ª cesariana, tipo: àh 3ª cesaria foi perfeito o pós-parto, não tive nada de anormal, sipa acho até que foi a melhor em relação a recuperação. Estou com 20 semanas_ me diz até qual período tua gravidez foi… foi Particular ou por Sus?

      1. Avatar
        Virginia

        Oi estou muito preocupada.. Estou na 4° gravidez e farei a 4° cesárea.. Deu tudo certo??

    3. Avatar
      Patrícia

      Adriana eu tive 4 e vou ter mais uma cesariana to com muito medo nao ta sendo facil mas sinto muita dor na barriga meu bebê eu sinto bem na vagina quando mexe a medica me disse que nao vou ter uma gravidez boa me fale um pouco ique aconteceu na sua 5 cessariana me de um relp pra me aliviar obrigada

      1. Avatar
        Patrícia

        Eu estou muito preoculpada meninas e com medo falam que estou com risco pra mim e pro baby quantas maenzinhas aqui ja tiveram cessarias me falem por favor

    4. Avatar
      marcia Aparecida Moreira

      Tenho 4 cesáreas não corri risco nenhum tenho27 anos e quero muito ter mais. Um antes de laquea.

    5. Avatar
      Daniela

      Oi Adriana poderia me conta como foi sua Quinta gestação estou na 5 gestação e morrendo de medo de acontece alguma coisa e deixa meua filhos.

  3. Avatar

    Parabéns… que Deus continue abençoando essa linda família que vc tem.

    1. Michele Kaiser

      Obrigada, Iris! Um beijo!

  4. Avatar
    luana

    Olá…
    Adorei sua história!! Parabéns!!
    Eu estou no Oitavo mês da minha primeira gestação gemelar, tmb natural.
    São dois meninos rs não vejo a hora…
    Vi muitas mulheres que tiveram um parto cesariana e o leite demorou pra descer…
    Gostaria de saber se no seu caso, houve isso?
    Tenho muito medo q isso aconteça, pois meu sonho é poder amamentar os gêmeos.
    Abraços
    Luana

    1. Michele Kaiser

      Meu leite demorou 3 dias para descer. Nesse período, dei o colostro (o leite amarelado que vem no início). É muito importante para os bebês receber esse colostro! Você vai conseguir!

  5. Avatar

    Sou mãe de gêmeos também! um casal! se chama Ana Luisa e Davi!!! vi seu depoimento…. gostei! 🙂

    1. Michele Kaiser

      Obrigada! Parabéns pelas crianças. Lindos nomes! Beijos!

  6. Michele Kaiser

    Parabéns pelas crianças! Eles são as alegrias das nossas vidas! Beijos.

  7. Avatar
    Wanda Meira

    Olá Michele,

    Eu passei por uma cesária, no nascimento da minha filha. E a minha experiência foi exatamente com as relatadas neste post. Tive essa reação alérgica a anestésica, tive a urticária bem forte, que durou 12 hrs. Na verdade a minha maior “complicação”, foi em relação a anestesia, pois durante a aplicação, a raquidiana não teve efeito, tiveram que me furar novamente e fazer a epidural. Fora isso os pontos negativos, da cesariana foram relevantes, lógico que o mérito foi da minha excelente obstetra e sua equipe, pois o risco da cirurgia foi minimizada devido a competência dela. E não tenho cicatriz da cirurgia.
    Mesmo que tenha tido uma boa experiência com a cesariana, tenho receio de passar novamente por uma outra cesária, em uma próxima gravidez. Afinal, nenhuma gestação é igual a outra. E acho de extrema relevância, que a decisão da escolha do melhor tipo de parto, seja reservado somente a gravida e seu médico. Acho que o governo não tem o direito de determinar o tipo de parto a ser realizado. E um momento tão íntimo e único, que temos o nosso direito de opção preservado. Agradeço a oportunidade de debater o assunto. Abraços!! E Parabéns por seus lindos filhos!!!

    1. Michele Kaiser

      Obrigada pelo comentário, Wanda! Concordo com você, mas às vezes as gestantes insistem com o médico que querem fazer um procedimento assim ou assado e acabam se colocando em risco. A maioria dos médicos é competente e não sugere cesárea apenas pelo fato de querer atender com hora marcada. Por outro lado, há 6 anos, quando tentei engravidar pela primeira vez, o primeiro obstetra que consultei me disse que se quisesse parto normal era pra consultar outro médico. Achei um absurdo! Um beijo!

  8. Avatar
    Mayara Cruz

    Tive minha cesareana a três anos a trás.
    Não tive opção de escolher cesareana ou parto normal.
    Enfim, a principio entrei na sala de parto cheia de medo.
    Mas no fundo foi tudo maravilhoso. Cuidei da minha filha do inicio ao fim do pós parto.
    Parabens pela familia linda. e que voces continue a ser coberta de bençãos.
    Bjs

    1. Michele Kaiser

      Muito obrigada, Mayara! Que bom que deu tudo certo. Um beijo pra vcs!

  9. Avatar

    É a primeira vez que vejo alguém contando como é a cesárea, sem frescuras ou dramas, parabéns, tive duas que foram necessárias, e a dica do Plasil é muito importante pq estou grávida novamente…
    Tenho dois meninos e uma surpresa…rs ainda não seio que é o terceiro(a)…

    1. Michele Kaiser

      A intenção era essa, somente relatar, sem defender ou criticar o procedimento. Existe a patrulha do parto normal e também a patrulha da defesa da cesárea. Eu respeito a escolha. Considero que nem tive escolha nos meus dois casos. A primeira foi de emergência e a segunda foi trigemelar. Parabéns pela gravidez! Volta pra contar o sexo do terceiro! Bjs.

    2. Avatar
      Bruna

      Gente vcs n tem medo de reações alérgicas com plasil? A única vez q tomei fiquei em observação pois tive a maior reação alérgica da minha vida, me contorcia e teorema, só olhava pra cima e minha boca rangia os dentes de me machucar toda.

      1. Michele Kaiser

        Mesmo? Vc deve ser alérgica à algum composto do medicamento, mas de maneira geral, não ouço falar sobre isso. Aqui tenho alergia somente à camarão! Heheheh. Bjs!

  10. Avatar
    Daniele Nohara

    Parabéns Michele! Senti as mesmas coisas que vc sentiu, na minha cesarea…tive gêmeos,(um casal) só um a menos que vc!!RS São lindos seus babys , mas é muuuuuito cansantivo!!Agente parece que não tem mais vida própria!!!Nesses primeiros meses então nem se fala!!!Quando uma mulher diz que teve gêmeos eu sei o quanto é difiicil, imagina vc com 3!!!é uma guerreira!!!!Parabéns querida, força e sucesso pra ti!!!Bjjão

    1. Michele Kaiser

      Muito obrigada pelo carinho!! É difícil mas a gente consegue!! Beijos e continue nos acompanhando!

      1. Avatar
        ANGELA Maria Brito De Queiroz

        Eu sinto dor nos cortes já fui no medico eles não acreditam nos 3 partos Cesário foi bem o 3 partos mas sinto dor ainda .

  11. Avatar
    natali

    oi parabens pela familia linda,eu ganhei meu pequeno de cesaria,realmente os enjoos so de mais,me achava estranha po causa da anestesia n sentia minhas penas,meu filho nasceu rapito tbm..quem n sabe e dificil mas me recuperei rapido da cesaiana com 15 dias ja estava fazendos as oisas normal..bom parabens e muita saude pra essa galera bjsss..

    1. Michele Kaiser

      Minha recuperação também foi rápida. Mas depois da cesárea dos meninos eu tive que caminhar uns bons quilômetros dentro do hospital todos os dias. Então me sentia muito cansada. Um beijo.

  12. Avatar

    ola tambem fiz tres cesarianas porque tenho eclanpsia e no ultimo fiz a laqueadura e tambem tive muita coceira apos a cirurgia fiquei quase loca de tanta coceira a medica disse q era porcausa da morfina com morfina ou nao senti muitas dores depois da cesariana obrigada pela atença

    1. Michele Kaiser

      Oi, Josiane! Sintomas normais. Hehehehe. Obrigada por dividir sua experiência!

  13. Avatar
    caroline

    estou gravida pela segunda vez na primeira foi parto normal e sofri muito levei 4 meses para me recuperar e tive que passar por uma cirurgia devido ao grande esforço que fiz agora não quero nem saber de parto normal sempre digo que foi anormal

    1. Michele Kaiser

      Cada parto é um parto, seja normal ou cesáreo. Pode ser que você tenha outro parto normal e esse seja bem mais tranquilo. É muito difícil generalizar. Se você demorou tanto pra se recuperar, imagino seu trauma. Um beijo!

  14. Avatar
    Renata

    Que legal seu relato. Muitas mães tem pavor da cesariana pela falta de esclarecimento. Tive minha filha por uma cesariana e foi tudo mega tranquilo. Não tive reação nenhuma a anestesia a não ser a falta de sensibilidade, claro rs, nem inchaço eu tive. Graças a Deus, no dia seguinte já estava de pé sem muito esforço claro. Minha recuperação foi perfeita, completamente indolor. fiquei no centro cirúrgico apenas 40 longos minutos rs quando cheguei ao quarto minha filha ja me esperava pra mamá. Foi tudo perfeito, sem do que me queixar do procedimento.

    1. Michele Kaiser

      Que bom que deu tudo certo pra você também! Eu fiquei na recuperação 4 horas. E no parto dos trigêmeos ainda fiquei sem me levantar mais seis horas. Eles nasceram às 13h30 e só me deixaram ir vê-los na UTI a meia-noite e de cadeira de rodas. Hehehehe. Um beijo!

  15. Avatar
    Mariangela

    Que lindo os bebês, que bom deu tudo certo.
    Eu tbm fiz cesarea e tive tudo o que vc teve…..e faria de novo.

    1. Michele Kaiser

      Obrigada, querida. Às vezes é necessário. A discussão do que é melhor nunca tem fim e a escolha cabe à cada uma de nós. Um beijo!

  16. Avatar
    Antônia

    Olá Michele!! Parabéns pela linda família!! Eu tenho uma menina de 4 anos que foi parto normal e 1 menino de 9 meses que foi cesária, ambos por escolha minha. Realmente, quanto ao item 1, minha médica me avisou antes de eu sair do hospital, então não me assustei. O item 5 foi demais, tomei um susto quando vi as enfermeiras movendo minhas pernas de um lado para outro e eu sem sentir nada… hehe. Também descobri conversando com minha médica ainda no hospital sobre o inchaço, primeiro tomei um susto quando vi o tamanho que meu pé estava, já que não havia inchado durante a gestação, mas minha médica me explicou que era normal. Beijinhos!! Essas dicas são sempre válidas para as mamães!!! Tem coisas que ninguém nos conta!!!

    1. Michele Kaiser

      Tem coisa que nem a gente lembra depois, né? Hehehehe. Que bom que deu tudo certo nos teus partos. Um beijo!

  17. Avatar

    Ola ! senti as mesmas coisas, menos o meu pós parto que foi horrível, sentir tanta dor, tive cefaleia pós raque, minha pressão subiu no segundo dia, mais graças a Deus tudo passou e estou muito feliz, meu filho fez um aninho no ultimo sábado.

    1. Michele Kaiser

      Parabéns pelo 1º aniversário dele! Cada parto é único, cada história é uma. Que bom que depois deu tudo certo! Um beijo!

  18. Avatar
    Luana

    Pois estou com 4 meses da minha cesariana e foi a melhor coisa que fiz. Já sinto em baixo do meu abdômen, qdo foram fazer minha cesariana me explicaram tudo e o anestesista me disse que eu iria sentir um leve desconforto qdo eles fossem empurrar a criança pois nem isso senti nada de encomodo. Quando ela nasceu foi a melhor coisa, pude beija lá e sentir seu rostinho junto ao meu. Depois que terminaram de me costurar eu subi pro quarto e amamentei ela normal tive e tenho bastante leite até hoje, no outro dia estava de pé para tomar banho e depois levei ela pra banhar acompanhei tudo no outro dia já viemos pra ksa e eu nunca senti uma dor na unha e minha filha é uma menina saudável graças a Deus.
    Eu amei minha cesariana…. tive ela dia 15/10/2014 as 18:30

    1. Michele Kaiser

      Parabéns, Luana! Que bom que deu tudo certo! Um beijo!

  19. Avatar

    Muito linda sua história, tenho dois filhos homem um de 15 anos e outro de 12 tudo que eu queria era ter outro filho, mas fiz cesárea dos dois, quando agente é mais nova não pensa muito, estou com 33 anos e agora tenho medo de engravidar pois meu médico já avisou que não posso ter parto normal, mas com as duas cesárias foi tranquilo não passei dores nem sofri, até a cicatriz já não aparece mais, mas as vezes é bom superar o medo e realizar sonhos, porque nada acontece sem Deus querer e crianças são os bens mais preciosos que Deus pode nos presentear, tenho muita saudade dos meus bebês…

    1. Michele Kaiser

      Depois que os filhos estão crescidos deve dar saudade de ter bebê! E vc ainda é bem nova. Um beijo!

  20. Avatar
    semadar

    Tive só um filho. Hj tem vinte e um anos. Fiz cesárea. Mas não antes de sofrer a dor que antecede o parto normal. Sofri horas pois não tive dilatação. E a cesárea na época era bem diferente. A dor do pós operatório foi horrível. Depois três pontos abriram. Foi horrível. Por isso fiquei traumatizada e não quis mais filhos. Tudo de bom pra vc e sua família. Felicidades e saúde pra todos.

    1. Michele Kaiser

      Ah, que pena que foi tão sofrido, Semadar! Obrigada e pra vc tb! Beijos.

  21. Avatar

    Michele realmente a cesarea tem essas situações chatas. Meu filho fez 4 anos e tive cesarea também, não curti o pós operatorio devido as dores, inchaço mais até hoje só alegria com meu pequeno Gabriel.

    1. Michele Kaiser

      É, tudo tem lado bom e ruim. Que bom que passa rápido… Um beijo, Mônica (adoro seu nome)

  22. Avatar

    Olá!
    Sou mãe de um menino(que mês que vem faz um aninho).
    A cesariana no meu caso foi por opção, mesmo antes de engravidar já tinha essa idéia formada de que queria que fosse cesária. Sofri muito por essa minha escolha, fui muito criticada por todos que sempre me falavam “você é louca” “parto normal é muito melhor” “a recuperação do parto normal é melhor”. Mesmo assim me mantive firme na minha escolha. E hoje posso dizer com toda certeza que fiz a coisa mais certa, que sempre pensei no bem estar do meu filho e no meu(com todo apoio de meu médico em quem confiei e confio) e com certeza se tiver uma proxima(ou proximas) gravidez será cesária novamente.
    Acho que nós mulheres temos que ter esse direito de escolha,coisa que o SUS não nos fornece nós forçando ao parto normal e fazendo cesariana em ultimos casos(é oq observo nos hospitais aqui da região).

    1. Michele Kaiser

      Cada caso é um caso. Realmente. Um beijo, Andressa!

  23. Avatar
    edileuza

    parabens.. seus filhos sao lindos..
    eu tenho um filho de 4 anos…
    minha cesariana foi igual a sua…
    tive todos esses medos…
    mais hoje sei que quem tem parto normal a dor e no momento
    e eu sofrir muito… porque o cesariana e depois…
    mais hj sou muito feliz… por tudo… graças a Deus…
    Deus abençoe vc e seus filhos…

    1. Michele Kaiser

      É uma cirurgia e cortam sete camadas. Por isso dói depois. E por isso ela deve ser a segunda opção. Um beijo! Obrigada!

  24. Avatar
    Cassandra Lopes

    Show de bola seu texto. Seus filhos são lindo, parabéns!

    1. Michele Kaiser

      Obrigada, Cassandra! Um beijo!

  25. Avatar
    Alyne

    Adorei seu post, já estou na segunda gestação com 7 meses tive meu primeiro filho Arthur, de cesárea e passei muito bem, sem nenhum problema e agora quero cesárea novamente……. Agora vou ter uma menina. Amanda!!!

    1. Michele Kaiser

      Parabéns, Alyne! Boa hora pra vc! Lindo nome: Amanda. Beijos.

  26. Avatar

    nossa que legal vc falar sobre essas coisas estou de 37 semanas e muitas duvidas não sei ao certo se vai ser normal ou cesaria mas na hora eles devem saber

    1. Michele Kaiser

      Oi, Natalha! Tome a decisão que te deixar tranquila. Vc já deve ter pensado muito sobre esse assunto durante a gestação. Essa lista é só para contar algumas coisas que eu passei e não sabia sobre a cesárea. Se ela se fizer necessária no seu caso, pode ser que algumas dessas coisas aconteça com vc. Beijos.

  27. Avatar
    Maria Luiza

    Eu tive 4 de uma vez… foi um susto, mas to feliz com os meus dois casais. .. o parto foi de emergência. .. com 5 meses. . Eu enjoei muito no efeito da anestesia. mas os meus amores estao com 2 aninhos e agora que eu estou voltando a ter rotina

    1. Michele Kaiser

      Parabéns pelos bebês! Que bom que deu tudo certo! Como foi descobrir que esperava 4? Quer contar sua história, Maria Luiza?

  28. Avatar
    Jaqueline

    Desde sempre quis ter normal. Quando chegou a hora fui para o hospital, so que durante o trabalho de parto aplicaram ocitocina, e no final ela nasceu. AGNES 05/11/2014.
    E um sonho ter trigemeos. Lindos e linda. Bjs.

    1. Michele Kaiser

      Que legal, Jaqueline!! Ter trigêmeos é um sonho mesmo! Beijos!

  29. Avatar
    Keila Oliveira

    Adorei seu depoimento! Durante a gestação eu sempre defendia que gostaria que minha filha nascesse de parto normal, pois na época eu estava na faculdade (4. Ano) e eu não queria trancar, e como sempre ouvi que a recuperação era mais rápida eu tinha essa idéia. No entanto tive problemas com minha g.o, minha última consulta foi dia 17/10 ela me informou que iria viajar e não voltaria antes do parto, por conta disso eu teria que ficar fazendo acompanhamento na maternidade, foram 5 voltas para casa frustrantes, pois eu não tinha nenhum sintoma, porém meu medo era que passasse do tempo… as contas dessa minha g.o eram sempre 2 semanas a menos que as minhas e do ultrasson, então quando o médico de plantão via as anotações dela (combinando com o fato de eu não ter dilatação, bolsa rompida nem nada) eles não pensavam 2 duas vezes, me mandavam pra casa… eu sempre muito curiosa não me segurava e logo fazia buscas na Internet pra saber o que poderia acontecer se realmente passasse do tempo, e lógico eu me desesperava con o que lia…até que no dia 05/11 finalmente um anjo olhou as anotações do ultra e viu que eu já estava com 41+6, daí por diante foi só felicidade, minha filha nasceu de cesariana, bem roxinha,mas saudável! Minha recuperação foi muito boa, na verdade a pouca informação sobre esse parto, acredito que tenha me favorecido, pois no dia seguinte do parto (cerca de 18 horas depois) eu me abaixei e peguei minha mala e a coloquei sobre a mesa, só depois fui entender que não poderia ter feito aquilo, mas atribuo a minha ‘falta de maturidade’ em relação ao assunto ao fato de eu não ter sofrido na recuperação… gostei muito, só sofri com as náuseas logo depois da aplicação da anestesia, do resto foi tranquilo… Parabéns pela linda família!

    1. Michele Kaiser

      Que legal, Keila! Cada caso é um caso! Mesmo. Muitas mulheres relatam ótimas experiências de parto normal, outras nem tanto. O mesmo acontece com a cesárea: relatos positivos e outros nem tanto. Qu bom que deu tudo certo pra vc!! Um beijo.

  30. Avatar

    Tem 5 anos que fiz cesárea e essa “dormencia” no pé da barriga continua,isso também é normal.
    Sou doula e confesso que adoraria ver de pertinho um parto natural de trigemeos 🙂

    1. Michele Kaiser

      Oi, Thami! Parto normal de trigêmeos? Eu tive muito medo. Não da dor, nessa nem pensei. Medo de não dar certo mesmo. Medo de um encaixar, mas o outro não. Medo de não dar conta de empurrar. Medo de um machucar o outro na hora de nascer. Quando a gente está grávida de 3, existem tantos riscos durante a gestação que é difícil optar pelo normal depois de ter vencido outras dificuldades. Não que não seja possível, claro. Até porque os bebês dificilmente chegam a 3 quilos, então, “saem” mais facilmente. Um abraço! Continue nos acompanhando!

  31. Avatar
    jessica vasconselo

    Que lindos! Eu tenho duas cesareas a primeira foi de gemeos e a segunda foi só um mas a sensação das duas foi iguais, e tudo que vc falou aconteceu comiho..

    1. Michele Kaiser

      É assim mesmo, né, Jessica? Pra mim só foi diferente na recuperação da segunda, quando não perdi a sensibilidade na região abaixo do umbigo. Um abraço!

  32. Avatar
    Litiele Marques

    Adorei este post e os comentários. Fiz três cesáreas e os seus relatos Michele me fizeram voltar no tempo e relembrar a minha primeira cesárea…as pernas sem sentir, os enjoos, os calafrios rsrsrrs tudo igual, me fez chorar. Tenho três meninos 1 de 12 anos outro de 9 anos e a rapinha do tacho de 6 meses. O processo da cesária foi assim: a 1º excelente, a 2º boa e a 3º foi “dolorida”, sendo que na 3° quase q não voltei pra casa, tive hemorragia e para não morrer o meu médico teve que fazer a retirada do útero. Durante todo o processo a RAQ já estava passando o efeito, tiveram que me dar uma geral, mas até este momento eu estava consciente e ciente do que estava acontecendo, e por mais louco que seja não estava apavorada, mas lembro da última coisa que fiz perguntei ao médico: “Vou voltar para casa?” e ele me disse: “Claro guria não esquece que tu tens um monte de filhos para cuidar.” e riu …. foi então que fechei os olhos e só acordei muitas horas depois na sala de recuperação com minha prima segurando minha mão e dizendo “Acorda Litiele. Ta tudo bem?” Graças a o bom DEUS ele permitiu que eu voltasse para casa cuidar dos meus três príncipes !!!!!
    Parabéns Michele por sua família linda, que DEUS os cuide dando muita saúde e paz.
    Bjussss

    1. Michele Kaiser

      Nossa, Litiele! Que história!! Pode acontecer de tudo em tudo que é tipo de parto. Que bom que estavas acompanhada de bons médicos e deu tudo certo! Parabéns pelos meninos! Um beijo!

  33. Avatar

    Quer disee q vc ñ sabe o q é um parto normal!?
    Vc ñ imagina a sorte q tem!!!

  34. Avatar
    Aline

    Michele, adorei seu site, estou na minha primeira gestação e também são de 3, tudo natural sem inseminação, estou com 24 semanas, meu sonho é o parto normal, pois tenho mais medo do corte do que da dor do parto, mas segundo o meu médico é muito arriscado por causa da posição, então acho que vai ser cesárea mesmo, adorei saber mais sobre a cesare e suas ocorrencias. bjooo

    1. Michele Kaiser

      Acho que seria mais indicado no seu caso, mesmo. Não quero dizer que não seria possível o normal, mas seria um parto bem difícil. Parabéns pelos bebês! Venha contar sua história depois! Um beijo!

  35. Avatar
    joana

    Que alegria encontra essa página…sou mãe de 4 filhos, lindos e abençoados…e pela 1 vez encontrei post que relatam sê verdade o vivo…adorei…Parabéns pela sua página e por sua família…vc escreve com verdede… abracos…

    1. Michele Kaiser

      Muito obrigada, Joana! Você vai se identificar com diversos posts meus! Parabéns pelos filhos! Um beijo.

  36. Avatar
    Polli

    O périodo de diferença de gravidez, quais são a diferença de idade de tuas crianças ? Os meus tem as idades de 5 anos, 3 anos e 2 anos. Todos meninos, meu sonho agora é que seja uma menininha, más estou tão aflita que nem sei… estou parecendo uma Zumbisinha_ sem conseguir dormir com medo da 4ª cesariana.

    1. Michele Kaiser

      Tive quatro filhos mas apenas duas gestações. Minha segunda gravidez foi de trigêmeos. Tive intervalo de 2 anos e 2 meses de uma cesárea a outra. Abraço!

  37. Avatar
    Angella Rocha

    Faz três meses que fiz cesárea da minha primeira mas minha barriga ainda está muito dolorosa quando a toco fora a isso nao sinto nada ah e também uma sensibilidade aconteceu com você também ou não .. as vezes fico com medo da minha barriga não voltar ao normal e ficar sempre dolorosa … um abraço! ☺

    1. Michele Kaiser

      Senti meus sintomas irem totalmente embora somente um ano após a cesárea. Mas não foi tão ruim. Na segunda, as coisas melhoraram mais rapidamente. Um abraço!

  38. Avatar
    Eliane

    Oie… Eu tambem fiz cesariana.. Sinceramente se DEUS permitir que eu seja mae de novo farei a cesariana sem sombra de duvida. Os efeitos sao realmente os descritos acima… Mas olha a minha recuperacao foi rapidissima… Otimo seu poster.. Parabens

    1. Michele Kaiser

      Obrigada, Eliane! A recuperação não é tão difícil, mas cada caso é um caso. Beijos.

  39. Avatar
    MÁRCIA SOUZA

    oi adorei todos os comentários ,tive quatro cesárias na ultima rompimento de bexiga .
    Meu Davi nasceu com 4k440g gigante ,fiquei 17 dias com sonda em casa ,já se passaram
    quatro anos …

    1. Michele Kaiser

      Nossa, rompimento de bexiga? Que pena. Espero que estejas bem. Um beijo!

  40. Avatar
    Fernanda souza

    Ola essa e minha 3 gestacao as duas foram cesariana estou com quatro meses antes de engravidar tavo sentindo muita dor pelvico ě uma dor como se estivesse acabado de ter a cesariana fiz muito exames nao nd diz o doutor que poderia ser aderencia estou com medo de ter problema pro bebe ate hoje doi a hora que espirra qualquer esforco

    1. Michele Kaiser

      Suas gestações foram muito perto uma da outra? Será que pode ser por isso?

  41. Avatar
    Fernanda

    Eu já tenho 2 cesarianas sendo q minha última tem 9 anos e agora estou gravida de 8 meses e sinto dor na cesariana será q é normal?

    1. Michele Kaiser

      Oi, Fernanda. Acho que deve ser normal, já que sua barriga deve estar bem pesada devido a gestação. Mas a melhor coisa é falar com seu médico! Beijos e boa hora!

  42. Avatar
    Fabiana

    Oi com vcs também tenho uma história interessante tive 2 cesarianas com curto intervalo de tempo hj o mais velho com 3 anos e 7 meses e o mais novo com 2 anos e 8 meses não chega a 1 ano Dee diferença 11 meses então do primeiro tive uma cesárea de urgência depois de muito esforço q não resultou em nada a não ser dores horríveis e um começo de hemorragia aí fui para uma cesárea as pressa o q foi a salvação pois mesmo sem romper a.bolsa já não tinha líquido mais estava com bolsa rota ele nasceu com sinais se sofrimento mais muito saudável graças a Deus depois de qse 42 semanas rssss e aii a recuperação foi tranquilo qse nem tive repouso depois de 2 meses e pouco engravidei novamente rsss um susto não planejei por um descuido vem minha segunda benção tive uma gravidez tranquila e por ordem do médico tive uma cesariana com 39 semanas ele nasceu forte e saudável ocorreu tudo bem graças a Deus são meus tesouros só não digo q foi fácil cuidar de 2 bebês ao mesmo tempo não foi não mas faria tudo dinovo

  43. Avatar
    Gleyce iara

    Meu filho tem 1 ano e 4 mes , e fooi cesária e agr estou gravida d 38 semanas estou com um pouco de medo d ser normal por fato d a minha cesária ser nova ten risco sers ???

    1. Michele Kaiser

      Já vi muitos casos de parto normal depois da cesárea que deu tudo certo. Um beijo.

  44. Avatar
    Alexandre Vianna

    Olá!
    Primeiramente parabéns pelo blog!
    Estou passando por aqui para divulgar um trabalho de mapeamento da blogosfera de maternidade em que seu blog foi incluído…
    http://webinformado.com.br/blogs-de-maternidade/
    Críticas e sugestões para novos estudos são bem vindas!
    Abraço!

    1. Michele Kaiser

      Muito obrigada por esse feedback, Alexandre!!

  45. Avatar
    Amanda de oliveira santos Vieira

    Boa noite tem 12 dias que tive parto cesárea com laqueadura,e no lugar dos pontos está fundo e com caroços tipo bolhas em volta,tou morrendo de medo será q vai doer quando eu for tirar os pontos esse foi meu primeiro parto cesárea os outros dois foram parto normal,,,alguém me ajuda por favor

    1. Michele Kaiser

      Procure sempre seu médico com essas dúvidas. Os pontos podem ter infeccionado. É normal sentir mais dor quando faz laqueadura junto com a cesárea, mas acho que não é esse o seu caso.

  46. Avatar

    Olá meu filho tem 1 ano 6. Meses .. eu ainda sinto incomodação só em um lado dá barriga no lado esquerdo ele parece ser mais sensível eu fico com medo de ser alguma coisa grave .pode ser. Pq ele foi gerado desse lado ??? Me ajuda RS. N quero ir em médico

    1. Michele Kaiser

      Por que você não quer ir ao médico? A melhor pessoa para te ajudar é um médico. Acho que não tem nada a ver o lado que ele foi gerado com a sua dor. Já faz bastante tempo que você fez a cesárea, creio que não deveria estar sentindo dor. Procure sim seu ginecologista 😉

  47. Avatar
    Amanda kasali

    Fazem 8 meses e 23 dias da minha Cesária! Tbm não sinto abaixo do umbigo ahahahah mto estranho! Minha cesárea foi muito tranquila… esta muito tranquila.. quando falo isso as pessoas não acreditam… mas durante o procedimento tremi bastante não sei se de frio ou sistema nervoso e depois que retiram o bebê senti desconforto nos ombros, e senti muita sede…. mas mesmo! E aquela sensação de querer sair andando e nao poder se mexer ahahahah e depois a troca da maca para a cama ahahahah ri mto pq me mexiam pra lá mexiam pra cá e eu não sentia nada parecia uma boneca ahahaha mole mole!

    1. Michele Kaiser

      Que loucura, né, Amanda! Bem assim mesmo! Beijos.

  48. Avatar
    IARA LIMA

    Tive uma cesárea há 4 anos, meu pré e pós foram ótimos, o ruim foi somente durante, o enjoo, vomitei bastante, que eu até achava que ia morrer sufocada. Hoje to com muito vontade de ser mãe novamente, mas tenho medo.

  49. Avatar
    Samantha

    Eu sou ansiosa, e eu fico louca com tudo o que os médicos não falam! Vão fazer um procedimento na gente e não contam exatamente TUDO o que vai acontecer. Acho errado, sei lá… Não sei se vão no automático, se acham que não é necessário contar pra paciente. Eu pergunto e quero saber, tem gente que não faz questão. Minha madrinha é enfermeira obstetra e eu tirava todas as minhas dúvidas com ela! Por serem gêmeos, os médicos preferiam não arriscar e fazer cesárea, e aí fui descobrindo aos poucos e pesquisando que tinha morfina na medicação, que a medicação ia direto no líquor, no sistema nervoso central, pode parecer óbvio, mas não sou da área da saúde, sou de exatas, então sou extremamente leiga. Porém, por outro lado, queria saber TU-DO, tim tim por tim tim, mas foi complicado, minha médica não me respondia tudo como eu queria, fui descobrindo pesquisando e com a minha madrinha mesmo. No final, foi parto normal! kkkkkkkkkk Eu tava apavorada com a cesárea, pois assisti uma quando tinha 16 anos e fiquei meio chocada! Mas aí a vida veio e me mostrou que tem coisas muito mais importantes, infelizmente, às vezes a gente só aprende assim na marra mesmo. Meus meninos me deram um susto, nasceram de 27 semanas, quando eu descobri que tinha o colo curto entrando em trabalho, com dilatação total sem sentir nada. Não pude fazer mais nada, foram 3 meses de uti, mas ficou tudo bem, graças a Deus!

  50. Avatar
    Geane

    Oi tive duas cesáreas quase morri pq n sabia q era alérgica a anestesia mais graça a deus deu tudo certo infelizmente n posso mais ter filhos

  51. Avatar
    Michele Czerniaski

    Oi Michele (minha chará) que Deus abençoe você e toda sua família,grande abraço .

    1. Michele Kaiser

      Obrigada! A sua também!

  52. Avatar
    Thatha

    Nem idetidiquei muito com a parte que voc fala sobre não sentir as pernas. Me deu muita agonia ver minhas pernas e não sentir elas, para mim foi a pior parte de todo o procedimento.

  53. Avatar

    Tá com 4 anos que fiz uma cesariana’ mesmo depois de tanto tempo’ um pouco acima da cirurgia ‘ ainda continua inchado’…
    Será que é normal?!

  54. Avatar
    Dayane

    Eu tenho 2 filhos, um faz 11 anos depois de amanhã e nasceu de parto normal depois dr um trabalho de parto que durou 8 horas, ele nasceu de 31 semanas e ficou internado por 8 dias, era tão pequenino e frágil, mas perfeito, graças a Deus, lindo meu Pedro. E tenho também minha caçula, com 2 anos e 8 meses, que nasceu de uma cesárea de emergência na qual eu quase fui a óbito porque meu útero não contraiu e eu tive uma hemorragia que os médicos não conseguiam de maneira nenhuma conter e só conseguiram fazendo uma histerectomia em mim. A cirurgia toda durou 5 horas e meia. Eu perdi muito sangue, tive que fazer várias transfusões e tomar muito ferro, quando estava voltando da anestesia vomitei bastante, demorei a voltar a sentir minhas pernas, foi muito estranho. Quando peguei minha filha, tão pequena, linda e perfeita minha Luiza, foi um alívio tão grande pois pensei que eu iria morrer naquela cirurgia e nunca mais ver meus pequenos. A recuperação foi muito dolorosa, segundo o médico, a histerectomia é bem pior que a cesárea apenas, é muito mais demorado o processo todo. Sofri bastante, não conseguia caminhar sem sentir dores horríveis e como fiquei anemica devido a grande perda de sangue, me sentia muito fraca. Depois de 2 anos e 8 messs eu ainda sinto dores quando faço algum esforço.

    1. Michele Kaiser

      Que história dolorosa no pós-parto… Fico feliz que tenha se recuperado e podido ver seus filhos crescerem! Espero que possas voltar a sentir-se bem. Um beijo!

  55. Avatar
    cleia

    Olá Bom dia ! me chamo Cleia e estou gravida de 32 semanas minha quarta cesárea e estou com muito medo, minha ultima cesárea foi a 5 anos atras.

  56. Avatar
    Vanessa souza

    Tem como ter 5 cesareas?

  57. Avatar
    Renieli

    Olá boa noite meu nome é renieli tenho 22 estou grávida de 38 semanas meu bebe esta na centado na posição pélvica acabei descobrindo que por conta deste ocorrido vou terque fazer uma cesareana estou com muito medo
    Essa não é a minha primeira gravidez tive a minha primeira filha com 18 anos ela nasceu de 38 semanas e foi parto normal.agora depois de 6 anos eu me casei com outra pessoa e décimos que queriamos ter um filho pois bem engravidei e na mesma posição que ele foi gerado ficou até agora e não desvirou.estou com muito medo por ser a minha primeira a minha primeira cesariana.

  58. Avatar
    Jessica bernardo da silva

    Eu queria sabe pq eu sinto tipo uma bolinha dentro de mim como se foce uma criança,e minha gravidez foi cesario e tive relacao depois de 45 dias e ja estava tomando remédio,mas so q eu tinha esquecido de toma o remedio depois q fiz relaçã,mas so q depois de uns dias a minha menstruação veio,e mesmo ela vindo continuei tomando o remedio de evita,depois de 3 meses e pouco dias eu troquei de remedio fui pra injecção de 3 meses, mas eu so tomei a injecção quando a minha menstruação veio,e agora estou sentido esse incômodo e minha cintura estava larga é normal isso tudo?????

Deixe seu comentário