Evitando frustrações com o sono

Tudo que é bom acostuma rápido, faz bem, quase vicia. Por mais seres inteligentes e pensantes que sejamos, nossas necessidades básicas ainda são as coisas que mais nos dão prazer. Comer e dormir, por exemplo. Dormir. Ah, dormir… Como é bom.

evitando frustraçõesCom trigêmeos recém-nascidos eu sabia que nunca dormiria. Nossa, como eu queria…, mas sabia que não era possível. Não criava expectativa, e aí não sofria. E quando podia, eu dormia, aproveitava!

Com quase 1 ano e meio, meus filhos dormem bem, a noite inteira. Nossa rotina costumava incluir sono noturno das 22h às 8h30. Ainda havia uma soneca diurna de cerca de 2 horas, logo depois do almoço. Aí a mais velha entrou na escola, trouxe pequenos resfriados, tosse e nariz entupido. Criança doente não combina muito com rotina. Faz uma semana que eles não dormem bem à noite e ainda acordam muito cedo. Eu, acostumada com coisa boa (lê-se dormir uma noite inteira) que estava, virei uma mãe-zumbi. Sofrendo horrores de saudade das minhas noites deliciosas de sono.

Evitando frustrações

A doutrina budista tem uma frase que retrata bem o que vivo com meus filhos: “Toda dor vem do desejo de não sentirmos dor”. A expectativa que colocamos em algo e o que esperamos dele define nosso comportamento com o resultado. Eu sempre tinha baixas expectativas com relação a dormir. Sempre imaginava que não poderia, ou seja, não criava muita expectativa. Se eles por acaso dormissem bastante, tudo estava no lucro! Ficava hiper feliz e estava evitando frustrações.

Mas agora estou realmente cansada. Acostumei com a coisa boa que é dormir e, diariamente, quando me acordo exausta, imagino que a próxima noite será melhor (otimista que sou). Só que não tem sido. Então, a solução é, novamente, baixar os padrões e sonhar mais baixo para evitar a frustração. Apesar de isso ser uma coisa estranha, acaba sendo uma boa dica para as mães de filhos recém-nascidos ou para outras mães de múltiplos: não idealize expectativas muito altas, exercite seu cérebro para esperar menos e, assim, você estará evitando frustrações.

O nosso comportamento com relação à algo que nos acontece tem tudo a ver com a expectativa que colocamos naquela atividade. Procure fazer tudo que puder para melhorar sua vida e sua rotina, o que acabar sendo melhor do que você espera, só te trará felicidade!

Até mais!

Leia mais dicas sobre o sono dos bebês

8 comentários

  1. CYNTYA MONTEIRO

    RSRSRS ACABO DE LER O POST APÓS UMA BELA DORMIDA!! APROVEITANDO QUE HOJE É FERIADO AQUI NO CEARÁ 🙂 VOCÊ TEM RAZÃO SOBRE DIMINUIRMOS AS EXPECTATIVAS, ACABA VALENDO PRAMUITA COISA NA VIDA.
    BJS!

    1. Michele Kaiser

      Com certeza! Vale mesmo, pra várias coisas na vida! Um beijo!

  2. Nathálya

    Que lindo texto! Que grande verdade!!

    1. Michele Kaiser

      Vale pra várias coisas na vida! Um beijo! Obrigada pelo carinho!

  3. marilia

    Parabens pelos pequenos
    tenho gemelares meninos …e sei como é as noites sem dormi quando acontece
    mas eles vem me ensinando muito… principalmente o q podemos esperar e aquilo q podemos oferecer …e nossa reações geram as reações deles…

    1. Michele Kaiser

      Vc tem razão, se estamos tranquilos, eles também ficam. Adoro cama compartilhada. Se coubesse, colocaria todos para dormir comigo. Beijos!

  4. Alice

    Texto perfeito, sofro muito por conta do sono, sempre dormi muito bem e sempre precisei se oito horas de sono, caso contrário me sentia um “lixo” no dia seguinte. Sabia que o dia que tivesse um filho isso seria um problema. Depois de ler o seu texto percebi que tenho feito isso de forma inconsciente com o meu bebê que tem somente três meses de vida. Penso sempre na pior hipótese, e aí quando ele estica mais o sono durante a noite eu acordo feliz, diferente do que acontecia quando pensava aaaah hoje ele comeu bem, quase nem teve colica vai dormir que é uma beleza, e dentro de uma hora ele acordava….e eu tinha vontade de chorar junto com ele heheh.

    1. Michele Kaiser

      Tenta ler os posts com a tag SONO, que dão dicas sobre ajudar o bebê a dormir bem e fazer os ciclos de sono desde bem pequeno. Assim vc tb vai poder dormir melhor. Beijos!

Deixe seu comentário