20 dias com Mirena

Sei que ainda é cedo para reclamar, mas depois de 20 dias tendo escolhido e colocado o Mirena como método contraceptivo, posso dizer que ainda não me adaptei à ele e que não estou gostando de como estou me sentindo. Esses são meus sintomas:

* Enjoo matinal e no meio da tarde (tenho me sentido nauseada sempre que me levanto);

* Não consigo mais comer de manhã porque me sinto enjoada (e eu sempre fui do tipo saco-vazio-não-para-em-pé);

* Fadiga e cansaço (o tempo todo me sinto devagar);

* Sangramento ininterrupto. Começou 1 semana depois da colocação e já dura 15 dias;

* Unhas fracas e quebradiças;

* Queda de cabelo. Não sei como ainda sobrou algum fio na minha cabeça. Quando lavo os cabelos, perco bolas de cabelo.

Podem perceber que muitos desses sintomas são comuns à gravidez, não é? Acredito que aconteça devido ao hormônio que é um tipo de progesterona (hormônio da gestação). Tenho nova consulta pra ver se está tudo bem no dia 16 de abril. Com certeza darei mais alguns meses de chance a esse tal Mirena, mas se as coisas continuarem como estão, cogito desistir dele e retirá-lo. Mas, para isso, precisarei de um plano B.

Até mais!

Leia mais sobre isso:

A opção pelo Mirena

3 meses com Mirena

A decisão por tirar o Mirena

70 comentários

  1. Melhoras, Mi. 🙁
    Sempre passei mal com anticoncepcionais, por isso não tomo nenhum.
    Mas como ainda não tenho filhos, vamos levando assim. Quando chegar um pequeno, a gente arruma um plano B. hehehe

    1. Michele Kaiser

      É, tem gente que não se adapta. Eu sempre me dei muito bem com o Mercilon, antes de engravidar pela primeira vez. Agora me iludi com esse que não precisa tomar todo dia e ainda não menstrua. Vamos ver… Um beijo!

  2. Thanyres

    Ahhh sei bem o que é isso! Já testei tantos e o sangramento initerrupto é o que mais me irritava. Mas eis que conheci o Nuvaring e agora vou uma mulher mais feliz! Procure saber sobre ele na net – caso não conheça – e converse com sua médica. Vai que…. Boa sorte!

    1. Michele Kaiser

      Tô ficando a fim de ligar as trompas! Kkkk… Já ouvi falar, sim. Quem sabe, né?

  3. julita

    Nossa é meu sonho de consumo o uso do diu mirena! Usei o diu de cobre por 10anos e foi tranquilo… primeiro filho está com 11anos e estou grávida de 6meses de uma menina e os planos é usar o diu mirena que aqui a em Maceió a unimed cobre

    1. Michele Kaiser

      Volto a dizer que cada pessoa reage de um jeito. Quase todo mundo que tem o Mirena não teve problemas. Takvez eu esteja reclamando precocemente. Mas, se continuar como agora, não tô feliz. Um beijo!

  4. Débora Slaviero

    Vixi.. Dá uma “olhada” na tireoide!!!
    Quanto ao sangramento, leva mais tempo mesmo, para algumas mulheres!
    Acho que tu vai te adaptar!!!
    Beijo e boa sorte, Dedi!

    1. Michele Kaiser

      Só se o Mirena interfere na tireoide, Débora, porque eu estava me sentindo muito bem antes dele. O que vc acha?

  5. Débora Slaviero

    E concordo com a Thanyres, o Nuvaring é uma beleza!! Já tinha te falado…

    1. Michele Kaiser

      Sim, quando disse que já tinha ouvido falar tu eras a minha fonte!

  6. Michele, eu usava Mirena antes dos meus trigêmeos e agora que estão com 6 meses coloquei de novo. No início vc tem mesmo um sangramento a mais, mas vai passar e depois vc não vai mais sangrar quase nada todo mês. Os outros sintomas nunca tive com o mirena e são muito semelhantes a problema na tiróide. Eu sei pq tenho hipo. Que eu saiba o mirena não afeta em nada a tiróide. Eu já tinha hipo antes de usá-lo. Mas soube na gravidez dos trigêmeos que a demanda da tiróide aumentou muito, inclusive precisei aumentar a dose do meu hormônio. Então talvez valha a pena consultar um endócrino pq tua tiróide pode estar desatinada e vc achando que é o mirena…
    Beijos!

    PS: Amo teu blog. Passei a frequentar depois que engravidei dos meus tri, também sem tratamento. Os meus são os 3 idênticos! 🙂

    1. Michele Kaiser

      Hum… Interessante, Alice! Vou me informar, então, sobre hipotireoidismo. Vc tem trigêmeos também!! Quer contar sua história aqui no blog? Beijos!

  7. Uma conhecida não se adaptou ao Mirena! O plano B dela, foi Injeções trimestrais 😉
    Melhoras! bjs

    1. Michele Kaiser

      É mesmo, Fernanda? Ela teve sintomas como os meus? Muitas pessoas me falaram sobre hipotireoidismo, mas creio ser muita coincidência. Beijos.

  8. gisele

    Não é por nada não, mas nunca pensaram em vasectomia onde a recuperação é muito mais rápida e simples?

    1. Michele Kaiser

      Já pensamos, sim. Um beijo.

    2. Marlene Alvarenga de Carvalho

      Coloquei Diu por causa do excesso de menstruação.
      Deus me livre. Pesaca 57,5 k. Hoje estou pesando 60 kg em menos de 3 meses.
      E outra coisa me deu muita ansiedade, nervosismo, queda de cabelo e para piorar tirou totalmente o meu sono.
      Minha médica insiste p que eu continue que vou adaptar.
      Quero tirar….. horrível
      Repito Deus me livre disso.

      1. Michele Kaiser

        Pois é… não só o aumento de peso me incomodou mas tb diversos outros sintomas muito semelhantes aos da gravidez (devido a progesterona). No 10o. mês, muita dor nos seios… enfim, tirei porque não aguentava mais. Beijos.

  9. Ahhh eu adoraria contar a história sim Michele! Meus anjinhos se chamam Benjamin, Lucas e Davi e fazem 7 meses semana que vem. Meus amores. 🙂

    1. Michele Kaiser

      Manda um email pra mim? mfvkaiser@yahoo.com.br, escreve que te mando o conteúdo que quero que tenha no seu relato. Um beijo!

  10. Renata Rodrigues

    Olaa, eu uso Diu de cobre e me adaptei com ele e não trocaria. Porque VC não pensa na possibilidade de colocar um de cobre? Bjoo

    1. Michele Kaiser

      Por causa da endometriose, não posso menstruar. Beijos!

  11. Francine

    Oi tudo bem? Você conseguiu parar a queda de cabelo ? Coloquei o mirena é meu cabelo Ta caindo muito, estou desesperada rs

    1. Michele Kaiser

      Parou depois de uns 2 meses! Acho que é só até o organismo acostumar mesmo… Beijos!

      1. Leilivani

        Não coloca não! Vc vai sofrer com a queda de cabelo! Eu coloquei e me arrependo amargamente! Usei 3 anos, assim que coloquei meu cabelo começou a cair desesperadamente! Qdo fez 3 anos tirei ele, e está fazendo 7 anos de queda! Affff

  12. Micheli coloquei o diu mirena a 1 mês e não estou sentindo nada só tenho um pouquinho de sangramento mas minha medica disse que é normal sempre fui muito bitolada alem do mirena ainda estava tomando cesazeti e usando preservativo kkk.
    Só parei com o remédio devido a quantidade de hormônio no meu corpo meu leite começou a secar minha filha tem 8 meses e só mama o meu leite.
    Não quero outro filho por mim ja tinha feito a laqueadura no ato da cesáriana ainda não fiz a ultra vaginal pra saber se ondiu ta no luga minha medica disse que é com 3 meses mas sou dessas que prefere prevenir do que remediar.
    Abraços. Cris.

    1. Michele Kaiser

      Pois é… Para mim a “bomba” hormonal veio com o Mirena. O meu anticoncepcional não me trazia nenhuma alteração. Mas cada um reage de um jeito. Beijos!!

  13. Elisangela Tosetto Teixeira

    OI, MIchele

    Coloquei o Mirena em outubro/15.
    Sinto cólicas de vez em quando, geralmente seguida de um menstruação leve.
    Tenho escapes quase diários. Além disso, percebi uma queda severa de cabelos.
    Também tive alteração de humor, ficando muito irritada às vezes.
    Como estão os seus sintomas? Melhorou?????

    1. Michele Kaiser

      Infelizmente não melhoraram e ainda preciso admitir: engordei 6 quilos. Fico em dúvida se foi somente devido ao Mirena, mas estou mais tendenciosa a tirá-lo do que mantê-lo. Perdi sim muito cabelo no primeiro mês. Mas eu não tenho escapes. O ponto positivo é esse. Beijos!

  14. Luiza

    Ola Michele, passo pelo mesmo.
    Tenho uma queda de cabelo sem fim ,crescimento de pelos no rosto, sobrancelhas e acne.

    Essss sintomas apareceram 1 mês após o Mirena, estou pensando em tira-lo, mas queria saber de alguém se tudo voltou ao normal depois que tirou.

    1. Michele Kaiser

      Tenho uma amiga que ficou um ano com Mirena e quando tirou me disse que os sintomas sumiram como que do dia para a noite. Não sei se é assim com todo mundo porque comigo esse troço não está legal. Mas muitas mulheres amam. Então…

  15. Eliane

    Olá, td bem?
    Estou na mesmo situação, estou c o.mirena ha 4 meses e meio, tenho colicas, incomodo, escapes e engordei 5 kg…fora o cagaço q ele saia do lugar e eu engravide…
    Com qto tempo esta q colocouç?
    Qto tempo

    1. Michele Kaiser

      Vai fazer um ano. Tenho planos de tirá-lo em breve. Também engordei.

  16. Ana Carolina

    Olá. Estou usando Mirena há 10 meses… Ainda menstruo, mas bem pouco e não tenho mais cólicas. Em compensação, estou 5 kg mais gorda, espinhas, queda de cabelo, enjoo matinal e pós menstrual. Dores de cabeça nos períodos férteis e tontura. Li sobre a hipótese de ser hipotiroidismo, será que tem relação com o Mirena? Porque nunca tive. Todos os meses acho que estou grávida por conta desses sintomas, rs. É de enlouquecer… Seus sintomas melhoraram? Descobriu se pode ser hipo?

  17. Jessica Muller

    Oie meninas estou usando o Mirena a 4 meses estou muito enjoada ainda todos os sintomas de uma grávida , e o pior que apareceu um cisto no meu ovario 🙁 !!!
    A minha pele está muito muito oleosa e sai umas espinhas inflamadas coisas que nunca tive !!!
    Estou super em duvida de tirar o Diu mirena !!
    E seu enjoo melhorou ?
    Antes eu acordava com fome hoje acordo e não consigo nem olhar a comida de enjoada !!!

    1. Michele Kaiser

      O enjoo diminuiu mas permaneceu. A pele piorou. Engordei 8 quilos em 10 meses. Não sei se foi coincidência ou não mas precisei retirar uma pinta, que cresceu de uma hora para outra. O último sintoma foi dor persistente nos seios por muitos dias. Para mim, foi a gota d’água. Tirei o Mirena. Faz 3 semanas que tirei e já emagreci dois quilos.

  18. Jessica Muller

    Sério Mi , e o enjoo passou ? Eu não sinto mais fome antes amava comer doce hoje não consigo nem comer um brigadeiro que fico enjoada , e outra coisa que esqueci de mencionar estou com um mau humor que não me pertence aconteceu com vc ??? Beijinhos Mi obrigada pelas dicas

  19. Carolina

    Quando você tirou o mirena seu cabelo voltou ao normal? Estou a 4 meses com ele e já tenho muitas falhas no cabelo, todas as vezes que passo a mão na cabeça vem um tufo. Estou bem adaptado em todos os aspectos, mas isso está tirando o meu sono.
    Abraços

    1. Michele Kaiser

      O meu cabelo caiu muito nos primeiros dois meses com Mirena. Depois parou. Quando tirei, voltou a cair. Ficou um mês caindo e agora estabilizou. Beijos.

      1. Leilivani

        No meu caso eu tirei o diu já faz 4 anos e usei ele durante 3 anos, total 7 anos….não parou de cair até hoje! Afffff

      2. Michele Kaiser

        Poxa vida!!!

    2. Isabela

      Carol,

      Aguentei dois meses de queda só e tirei o diu. Minha maior dúvida é se o cabelo volta a crescer depois.

      Abraço

  20. Daniela

    Coloquei o Mirela a uma semana e estou muito enjoada, com sensação de desmaio, não sei se conseguirei ficar por muito tempo. Queria saber se você voltou ao normal depois que retirou ele?
    Abraços.

    1. Michele Kaiser

      Voltei ao normal uns 15 dias depois. Meu cabelo voltou a cair um pouco. Minha pele melhorou muito! Minhas dores no seio e enjoos passaram. Mas, tenho o problema do medo de engravidar de novo… Abraço!

  21. Isabela

    Michele,

    Também tive queda de cabelo constante, o que me motivou a tirar o diu.

    Seu cabelo voltou a crescer após quanto tempo?

    Abraço

    1. Michele Kaiser

      Eu tive uns fios novos nascendo meio bagunçados, especialmente bem nas laterais da testa. Mas não sei a quantidade. Perdi muito mas nunca senti falta dos que perdi. Um beijo.

  22. Liliane

    Meu cabelo está caindo demais. Chego a me assustar com a quantidade. E claro que a minha ginecologista vai dizer que não é do mirena.

    1. Michele Kaiser

      A queda de cabelo eles admitem que sim… hehehe

  23. Liana

    Poxa meu cabelo ta caindo horrores e eu não tinha associado ao Mirena. Coloquei faz 5 meses. Minha pele tbm ta cheia de espinhas. Mas eu estava achando q era pela falta da pílula.

    1. Michele Kaiser

      Deve ser devido aos diferentes tipos de hormônio. A progesterona do Mirena causa sim queda de cabelo e aumento das espinhas e cravos. Um beijo.

  24. Cristiane

    Coloquei o Mirena há 5 meses, descobrir que estou com um cisto no ovário, muita dor pélvica do lado esquerdo que irradia para as costas, corrimento, o rosto cheio de espinha e meu cabelo caindo absurdamente.

    1. Michele Kaiser

      Que pena, Cristiane! Hormônio artificial não está te fazendo bem. Você está ainda com o Mirena?

  25. Marina Fabreti

    Estou com mirena há 8 meses, sinto a barriga inchada, pele e cabelo oleosos. De 2 meses pra cá ando ficando com seios doloridos e muita queda de cabelo. Fora que ando tendo incômodo após relação, como uma pressão na parte baixa, como qdo temos sistite. Acho que marcarei para tirar.

    1. Michele Kaiser

      Sintomas que você citou: tive todos. Com o passar do tempo, uns aumentavam e outros diminuíam… Maior saco! Hehehehe.

  26. Desespero total, coloquei o mirena a poucos dias e me sinto uma doente, enjoo,vômito,dores de cabeça e insônia…depre total.-:(

    1. Michele Kaiser

      Sim, menina. Tb me senti assim. E infelizmente não melhorou. Acabei tirando. Um beijo.

  27. Cristina moreno da costa

    Oi Boa tarde! Quando coloquei meu primeiro DiU mirena 3 dias depois fiz diagnosticada com Pielonefrite…fiz tratamento e após uma semana consultei com o médico e ele me pediu vários exames…inclusive o da t3.t4…o resultado foi um absurdo o normal era de 5..o meu deu 264…sentia mto mal dores nas pernas e mal estar geral..como fadiga, canssada ,perda de cabeça..unhas fracas…no entanto nunca imaginei ter relação com o DiU mirena e sim..pelo hipotireidismo..fiquei 5 anos….acabei trocando….pq tenho dois filhos 41 anos e não queria engravidar e adoro não menstruar.Enfin a noite passada conversei com uma amiga qe tem a hipotireidismo de hashimoto…e finalmente ela me disse que nunca eu poderia usar o mirena devido meu hiperdireodismo….e finalmente se nenhum médico havia me orientado eu disse que não…mas fiz um rectrosptiva da minha vida e percebi que tdo mudou depois que coloquei o Mirena…é .tô bom não menstruar e ter aqueles desconforto de TPM…mas por favor se vc souber de alguma relação do DiU mirena com hipereodismo me conte por favor..

    1. Michele Kaiser

      Não sei nada sobre o assunto. Desculpe. A única coisa que sei é que ele me causou desconforto e acabei retirando. Preferi menstruar do que engordar e viver com dor de cabeça, espinhas e mal estar. Um beijo.

  28. Betty Hu

    Minha gineco pediu para dar uma pensada no Mirena… depois de seu relato e de outras.. Super assustada! Se com as pilulas já tinha efeitos absurdos de enjôos…nem quero imaginar com Mirena. Parabéns pelo blog!!!! Super decidido em não colocar o Mirena!!!

    1. Michele Kaiser

      Fico imaginando as pessoas contando para seus médicos que viram num blog de uma mãe de trigêmeos que o Mirena é uma droga. Hahahaha. Essa não era bem minha intenção. Apenas queria relatar minha experiência. Mas são tantas as mulheres que se identificaram e encontraram esses textos que vejo que é importante sim que as pessoas conheçam as experiências negativas. Beijos!

  29. DEISE

    oi meninas… eu coloquei faz 15 dias estou com cólicas fracas mas tenho, e quando vou me limpar o papel sai com um pouquinho de sangue mas que nao suja nem a calcinha, e me sinto extranha será so no inicio to preocupada …bjus

    1. Michele Kaiser

      A adaptação é meio chatinha mesmo. Fale com seu médico se continuar com esses incômodos nos próximos meses. Beijos!

  30. Alessandra

    Vou ter que colocar o mirena , mas estou com medo

    1. Michele Kaiser

      Sugiro que leia mais comentários sobre os meus outros posts sobre o Mirena. Acabei tirando 10 meses depois de colocar. Beijos.

    2. Michele Kaiser

      Por que você tem que colocar? Não existe outra opção? Beijos.

  31. GRASIELE PRISCILA NOGUEIRA

    boa tarde meu nome e grasiele coloquei o diu mirena tem 5 meses e de 2 meses para ca meu cabelo começou a cair muito . gostaria de sabe se depois de algun tempo vai parar de cair porque caso contrario vou ter de tirar pq acho que vol ficar careca rsrsrs

    1. Michele Kaiser

      Para mim deu uma estabilizada depois de alguns meses. Beijos.

  32. Renata Lucena

    Michele, também tenho endometriose e vou por o mirena final do mês que vem, pq não me adapto com nenhum anticoncepcional. Vc tirou e vai usar oq agora? Beijos

  33. Coloquei o Mirena tem 5 dias, não senti as temidas cólicas fortes, mas desde ontem que fiquei meio pra baixo e com dor de cabeça e enjoos, será que já é o efeito do Mirena? Comer é o meu forte, mas devido ao enjoo eu estou meio sem vontade, se continuar assim eu acho que vou é emagrecer…Estou muito pra baixo.

    1. Michele Kaiser

      Deve ser só a adaptação. E não me adaptei, mas até para quem deu certo essa fase é estranha. Boa sorte!

Deixe seu comentário