10 coisas que aprendi depois de ter muitos filhos

Quando adolescente, nunca pensei em ter filhos. Sinceramente não era uma coisa que me atraía. Eu acho até que eu não entendia muito bem as crianças e suas ações. Talvez fosse aquele “egoísmo adolescente” tão corriqueiro nessa época da vida. Eu não entendia nada de crianças. Pois bem, o tempo passou, fiquei mais velho, casei e, sim, conforme o barco andou a ideia de ter filhos começou a fazer sentido. Afinal, como deixar de viver esse tal “maior sentimento do mundo” que pais e mães relatavam? – pensava. Passado o tempo, com quatro filhos, acho que entendo um pouco as crianças de forma geral. E me aventuro aqui a listar algumas coisas que aprendi depois de ter filhos:

aprendi depois de ter filhos

1. Todo o caos desse momento provavelmente não existirá daqui a 10 minutos. Respire e relaxe.

2. Para as crianças o que existe é o agora. A entenda nessa forma de pensar e aproveite os momentos.

3. Toda expectativa boa que você tiver na hora de sair com muitas crianças de casa pode facilmente se transformar em frustração e irritação. Se resolver ir, vá “de sangue doce”, sem esperar nada.

4. Assuma que ajudas são bem-vindas.

5. Criança com sono não é aquela criança que você conhece, é outra pessoa, com outra personalidade (irritada, no caso). Aceite isso. Não adianta entrar na onda e se irritar também. E nem querer que ela se acalme. Respire, relaxe, feche os ouvidos e a faça dormir assim que puder.

6. Se for sair com todas as crianças e não quiser se atrasar (muito), deixe tudo pronto muuuuito tempo antes da hora.

7. Se as crianças estão em casa e há silêncio por mais de 5 minutos, ou todas dormiram, ou estão fazendo o que não devem.

8. Não existe “não cuidei só por um minutinho”. Acidentes acontecem. Nesse minutinho muita coisa acontece. Se têm várias crianças, os acontecimentos dentro de “um minutinho” são impressionantes.

9. Crianças pequenas não sabem quando é fim de semana ou dia útil. Todos os dias são iguais. Todos os dias e todas as horas são feitos pra se divertir.

10. Você nunca vai passear despercebido ou discretamente com trigêmeos. O fato de eles existirem já é uma extravagância. Seja simpático com os curiosos.

Acho que esses, entre outros, são os maiores aprendizados que tive sobre as crianças. Espero ter colaborado de alguma forma. Abraço!

13 comentários

  1. veralucia faé

    Dale Mauricio, com filhos se aprende sempre, e paciência.

    1. Michele Kaiser

      Isso aí, tia!!!

  2. Mara Regina

    Bah, tudo isso e mais uma coisa, que descobri com as filhotinhas: eles nascem com o “dormidor” estragado e só com o tempo a gente consegue consertar isso (bastante tempo, no meu caso).

    1. Michele Kaiser

      Tadinha da Mara!! Quando conserta o dormidor, tudo fica mais fácil. Beijos!

  3. Adriana

    é tudo isso e mais um pouco…. tenho gemeas (2 anos e 2 meses) e passo pelas mesmas coisas, mas tem uma coisa que me deixa irritada: vc chega atrasada e dizem: nossa pensei que nao vinham, ou é mais facil vc vir aqui em casa do que eu na sua, como assim é mais facil sair com duas crianças e toda a tralha do que adultos sairem de casa para ver elas????.. e te digo mais: a lista vai aumentar… kkkkkk….. nao vao mais concordar com o mesmo programa infantil (um vai querer galinha pintadinha, outro patati patata e assim por adiante), um vai querer comer uma coisa e o outro outra… kkkkk…. ter muita, mas muita paciencia é o truque para sair vivo de tudo isso…. mas a do mercado é a melhor, aqui nao fazemos mais as compras em 1 hora como era de costume, agora sao mais ou menos 2 horas, pois a todo momento alguem para e pede se sao gemeas, se tenho alguem para ajudar (nao tenho e daí ficam mais impressionados ainda), se ja tem 3 anos (nao tem e daí dizem: nossa sao grandes pra 2 anos), de quanto nasceram (37 semanas e meia: nossa como vc conseguiu?????) e assim vai, ou seja o mercado ou passeio se torna algo surreal, fico imaginando vcs com 3, deve ser divertido….. e viva nossos filhotes e que cresçam com muita saude….. abraços a todos…

    1. Michele Kaiser

      É uma entrevista a cada saída, né, Adriana!! Mas a gente acaba se divertindo. Quero só ver quando começarem a brigar pelo programa de TV… Ai ai ai. Um beijo!

  4. Michele Kaiser

    Obrigada por nos acompanhar, Mari!! Um beijo!

  5. daiene

    pior e que é bem assim mesmo né… tenho gemeos tbm,, um casal… estão com 7 meses.. e tenho mais um menino de 5 anos… nesse sábado fui na feira… menina.. fiquei louca, quase nao consegui fazer compras.. pq as pessoas o tempo todo perguntando…acabei perdendo um saco de bergamotas, pq fiquei tonta… kkk… são gemeos? um casal? que sorte de primeira.. dai eu sempre digo que tenho mais um… bah que coragem… como assim? nao foi uma escolha… kkk…
    adoro o seu blog..leio sempre… bj

    1. Michele Kaiser

      Que legal, Daiene! Nunca levei os tri na feira, morro de medo de perder as crianças. kkkk Continue nos acompanhando!

  6. aline

    kkkkkkkkkk!! 😀
    É bem isso mesmo! Temos que rir de tudo isso, porques essa fase passa. E aos 2 anos comeca a ficar pior!
    Hoje estava na cozinha por um instante qdo meu menino veio reclamar, com o rosto branco de leite em po. Qdo cheguei na sala, as meninas tinham aberto uma lata de ninho e espalhado pelo meu tapete chinês (daqueles bem fofos) e todas brancas de leite! Quase surtei, hehe (tenho tri tbem)

    1. Michele Kaiser

      kkkkkkk, Aline!!! É de matar, né?? Vc também tem trigêmeos? Vc gostaria de contar sua história aqui no blog? Manda um email pra mim que te passo o que precisa: mfvkaiser@yahoo.com.br… Bjs

  7. mariele

    Nossa nao tenho tri mas tenho uma menina a Helena de 1 ano e 10 Meses e a Isadora de 1 mes ja esta sendo uma loucura pra sair tenho q começar umas 2 horas antes e pior q o interrogatório na rua e grande pq quando engravidei tinha a Helena de um aninho
    E que a minha bebe e grande pq nasceu de 3,950kg e a mais velha de 4,440kg mas e muito bom ser mae dessas princesas..

    1. Michele Kaiser

      Parabéns pelas meninas, Mariele! Têm idades bem próximas e nasceram mesmo bem grandinhas! Que maravilha! Saúde pra vcs!

Deixe seu comentário