Rotina com os afazeres domésticos

Muita gente me pergunta como são nossos afazeres domésticos e a lida com a casa e as crianças. “Como você dá conta?” é a pergunta que mais me fazem. Nunca sei como respondê-la, até porque levaria horas. Acho que a pessoa que pergunta também não está esperando resposta, apenas quer me dizer que acha muito difícil! Olha, fácil não é, mas a gente se organiza de uma forma que acaba dando certo.

Estabeleço rotina para os afazeres domésticos. Meu marido tem as funções dele, eu tenho as minhas, e nossa babá tem as dela. Até a Mônica entra na onda e adora arrumar a sala no fim do dia! Ela guarda os brinquedos na caixa de brinquedos da sala. Assim a casa está arrumada pela manhã. Estipular os dias da semana que vamos lavar a roupa, passar, fazer as preparações mais demoradas para ter no congelador e os horários para ir ao supermercado faz com que você consiga se organizar mais facilmente.

Afazeres domésticos: Comida

Afazeres domésticos Risoto

Agora que os meninos comem a mesma comida que nós, optamos por nós comermos a mesma comida deles! Explico: faço as coisas de maneira mais saudável pra eles, então, acabo fazendo em maior quantidade para que possamos comer também. Coloco menos sal, menos azeite e mais cebola, por exemplo. Também não usamos extrato de tomate e sim tomates de verdade! Mas como não sou muito fã de cozinhar comida salgada, nos dias que nossa babá vem de manhã, por exemplo, ela é a escolhida para cozinhar. Eu prefiro ficar com as crianças. Fazemos risotos, polenta, arroz com feijão, sopa de lentilha, etc.

Para os lanches da tarde, faço bolinhos com muita frequência porque as crianças adoram e a Mônica precisa ter um lanchinho saudável para levar para a escola. Uso receitas mais saudáveis como bolo de cenoura, bolo fofo de iogurte natural, bolo de laranja. Raramente de chocolate.

As receitas podem ser encontradas na categoria Receitas.

Afazeres domésticos: supermercado e feira

Meu marido e eu fazemos supermercado (rancho) geralmente nas sextas-feiras à tarde uma vez por mês. Compramos arroz, feijão, lentilha, farinha, polenta, massa, açúcar, café, papel higiênico, sabão em pó, amaciante, produtos de limpeza e higiene, etc. para durar um mês (mais ou menos). Aí nas outras sextas compramos em menores quantidades. Todas às sextas, às 16h, vamos à uma feira de produtores locais aqui no nosso bairro. Lá compramos 35 laranjas (cinco por dia para o suco do almoço para os 4 filhos), cerca de 40 bananas (bem maduras, médio e meio verdes para amadurecerem mais pro fim da semana), cebola, tomate, cenoura, moranga (abóbora cabotiá), mamão, maçã, etc. A cada 15 dias, compro de um mercadinho no meu bairro carne moída de gado de primeira, carne moída de frango e peito de frango. Separo em pequenas porções e congelo para os nossos almoços. Às vezes compro carne de alcatra para bife. Não somos estressados se nosso almoço não tem carne.

Afazeres domésticos: roupas

Lavamos uma máquina cheia de roupas das crianças dia sim, dia não. Apesar de ter sacada fechada, não deixo muito tempo no varal. Aqui na Serra Gaúcha é frio e úmido, então prefiro colocar na secadora a ter que lavar de novo porque ficou com cheiro. As roupas dos adultos são lavadas a cada três dias. Temos um dia da semana quando a roupa é passada (principalmente as do marido), mas não passamos todas. As dos meninos raramente passamos, as da Mônica, só as camisetas e uniforme do colégio.

Afazeres domésticos

Nosso varal é aéreo, em cima da sacada que já postei várias vezes onde os meninos brincam.

Afazeres domésticos

Murilo me ajudando a pendurar as roupas no varal.

fugindo com meia molhada afazeres domésticos

Murilo fugindo da mãe com uma meia molhada!

Afazeres domésticos: louça

Lavamos a louça depois do almoço e da janta. Pra dar conta de cuidar deles e todo o resto, o ideal é lavar depois que dormem, ao meio-dia, e depois da janta, que é quando dá mais bagunça de louça. A louça dos lanches da manhã e da tarde são empilhadas organizadamente dentro da cuba da pia para não ficar com cara de bagunça e esperam até a refeição grande para serem lavadas. Isso ajuda até a economizar água.

Afazeres domésticos: banho

A rotina do banho e do sono já é conhecida pelos leitores assíduos do blog. Às 20h45, meu marido enche com água morna as duas banheiras no box do banheiro social do apartamento, enquanto eu faço as mamadeiras. Tiramos a roupa deles, colocamos os três nas banheiras e ele dá o banho. Conforme vão ficando prontos, vou buscando um a um. Pego o primeiro, seco, coloco fralda, pijama e meia, limpo o nariz, escovo os dentes e ponho em seu berço. Pego o segundo e vou fazendo o mesmo processo, enquanto meu marido vai secando o terceiro. Termino o segundo e pego o terceiro já quase pronto. Termino de limpar o nariz e escovar os dentes enquanto meu marido já vai checando a temperatura das mamadeiras e trazendo pro quarto. Damos os mamás para eles tomarem deitados no berço, com travesseiro elevado a cerca de 30 graus. Geralmente pegam no sono ao fim do mamá. Se não, colocamos o bico e dormem. Raramente temos que pegá-los no colo. A Mônica normalmente toma banho antes deles, toma mamadeira e dorme.

hora de banho - Afazeres domésticos

Às 22h

Depois que eles dormem, lavamos as mamadeiras, esterilizamos, fervemos água para os próximos mamás, varremos o chão. Geralmente o marido leva o lixo (principalmente o das fraldas!). Esse também é o horário que, com todos dormindo, aproveito para preparar minhas aulas, atualizar o blog, conversar com as irmãs ou amigas no whatsapp, ler os blogs dos outros, assistir TV com o marido, pintar meu Jardim Secreto. Não necessariamente nessa ordem.

Afazeres domésticos: babá e faxineira

Tenho a babá que vem todas as tardes e algumas manhãs. Ela me ajuda muito a organizar a casa. Mesmo assim, uma vez por semana, tenho uma faxineira que vem fazer o serviço mais grosso. Até porque eu insisto com a babá que quero mesmo é que ela me ajude a cuidar e dar atenção às crianças, o serviço fica em segundo plano! A faxineira limpa os banheiros, passa aspirador, esfrega melhor a cozinha, enfim, dá um acabamento melhor àquilo que eu fico tapeando durante a semana. Com muita frequência, eu e meu marido damos uma boa limpada numas coisas que elas não fazem, como a organização interna dos guarda-roupas, por exemplo.

Bom, é assim que damos conta! Alguma sugestão? Até mais!

6 comentários

  1. Priscila

    Cansei só de ler…Rs! Mas preciso de orientação…meu bebê tem nove meses, estou grávida de três meses… De gêmeos! Suas dicas vão me ajudar futuramente! Ah! Seus filhos são lindos!!!

    1. Michele Kaiser

      Continue lendo o blog, aqui tem umas dicas legais e sempre estou disponível se vc quiser perguntar alguma coisa. É só me escrever através do contato ali em cima! Um beijo e parabéns!

  2. Simone

    Oi Michel, adorei ese post. Um dia eu chego lá. Os meus esta com 2 meses ainda. Vc ainda trabalha fora? Bjs

    1. Michele Kaiser

      Oi, Simone! Meu trabalho é o meu momento de folga! Hehehehe. Trabalho porque gosto e preciso, mas por sorte tenho a opção de trabalhar menos horas e estar sempre bem pertinho de casa. Um beijo!

  3. Rafaella

    Olá Michele, parabéns pelas crianças e pelo blog.
    Meus gêmeos vão completar 10 meses e ainda tenho dificuldades em passar o dia fora com eles (não tenho babá) meu marido ajuda. Sinto que quando tiro eles da rotina, vira um caos.
    Como você fazia nessa época ? outra dificuldade que tenho também, é na hora do almoço e janta quando estou sozinha, é um momento sempre estressante. Alguma dica ?
    Muiiito obrigada
    bjs

    1. Michele Kaiser

      Tirá-los da rotina nessa idade sempre vai trazer algum prejuízo. O bom é tentar manter a rotina o máximo possível! Se precisa alterar, tentar manter o que for possível. É sempre estressante a hora das refeições. O ideal é dar uma colherada para cada um e ir intercalando. Ligar uma Galinha Pintadinha nessa idade sempre ajuda. Os meus hipnotizavam com desenhos na TV e comiam. Não é o melhor conselho, mas estou sendo prática e realista. Beijos!

Deixe seu comentário