O que fazer quando a criança não quer leite?

criança não quer leiteSem dúvida esse é um problema na vida de uma mãe de trigêmeos (ou de qualquer uma): a criança não quer leite!

Contei anteriormente que o antibiótico que meus meninos precisaram tomar fez com que ficassem mais seletivos na alimentação. Questionei a pediatra sobre isso, que me disse que o antibiótico que tomaram (com clavulanato) dá mesmo um mal-estar estomacal.

Os meninos negaram durante muitos dias a mamadeira de leite, mas aos poucos o Marcelo e o Matheus voltaram a tomar seu mamá de manhã (8h) e à noite (21h30). Porém o Murilo continua sem querer tomar seu leite.

Fico muito preocupada com a ingestão de cálcio, então, pedi uma orientação para a nutricionista Natalia Stedile, que tem muita experiência com o público infantil e é professora do curso de Nutrição da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG).

O que fazer quando a criança não quer leite?

Segundo Natalia, é normal o gosto das crianças mudar no decorrer da infância. “É uma questão de paladar e das experiências alimentares deles”, afirma.

Mas ela defende que não é bom, na idade que meus meninos se encontram (1 ano e 8 meses), eles deixarem de tomar leite em função das proteínas, da vitamina D e do cálcio.

“O cálcio é um nutriente extremamente essencial na infância, já que participa ativamente da construção e manutenção de ossos e dentes. É extremamente importante consumir quantidades adequadas de cálcio, especialmente nessa fase, que é quando criamos a reserva de cálcio no organismo para a vida toda”, ressalta.

Segundo a nutricionista, existem outros alimentos que são fontes de cálcio: iogurtes, queijos, brócolis e amêndoas, por exemplo. “Mas o cálcio de origem animal – ou seja, leite e derivados – é melhor absorvido pelo organismo”, explica.

Ainda existe a dúvida se podemos substituir o leite de vaca por leite vegetal (como de arroz, amêndoas, soja, côco,etc.). Mas no caso das crianças a nutricionista prefere priorizar o leite de vaca exatamente por causa do cálcio.

Leia também: Leite: saquinho, garrafa ou caixinha?

Não quer o leite ou a mamadeira?

Pensei que meu filho Murilo poderia estar negando não o leite, mas o uso da mamadeira. Porém tenho oferecido sucos de diversos sabores à ele sempre na mamadeira, e a rejeição só acontece quando a mamadeira contém leite.

Como sugestão para suprir o cálcio, Natalia me disse para oferecer pão com queijo e iogurte ou batida (vitamina) de leite com frutas no café da manhã ou lanche da tarde. Novamente o iogurte antes de dormir. O melhor iogurte a dar seria o natural integral.

Se for necessário facilitar a aceitação do sabor, pode ser batido ou misturado com frutas e uma colher de chá de açúcar mascavo. E sempre oferecer vegetais folhosos verde-escuros nas principais refeições (bater espinafre, couve ou mesmo o brócolis com sopas e papinhas).

O caso do Murilo foi resolvido alguns meses depois com a aceitação do iogurte. Eles gosta bastante e eu estou dando com frequência.

Meus três meninos adoram queijo e comem até puro! A Mônica é a única que não gosta de queijo, mas ela toma ao menos um copo de leite de vaca por dia.

Como Ter Uma Alimentação Saudável?

Já falei no blog sobre alimentação saudável para as crianças e também sobre os alimentos industrializados que podemos e que não devemos dar aos nossos filhos. Quem me ajuda muito nisso é a Natália, ela tem ideias ótimas.

Desde que ela começou a me orientar conversamos muito sobre as dificuldades que as mães apresentam para organizar a rotina alimentar dos filhos.

E foi a partir dessas conversas que surgiu o nosso Ebook. Ele é um super guia para uma alimentação saudável e feliz, para toda a família! Para saber mais sobre este Ebook, clique no botão abaixo.

E como é com os filhos de vocês? Vocês também tem dificuldades para organizar as refeições deles? Deixem sugestões nos comentários!

Até mais!

136 comentários

  1. Ramone

    Michele, não tomo leite desde os 2 anos de idade (idade que parou o aleitamento materno), mas sempre ingeri muitos legumes e quando criança minha mãe sempre ofereceu muitos legumes verde escuros. Meus níveis de cálcio sempre foram acima da média. Fica tranquila, teu filhote terá o aporte de cálcio necessário!

    1. Michele Kaiser

      Isso se ele fizer como você e comer os verde-escuros… Pensa que quer? Hehehehe. Um beijo!

      1. Cibelia

        Michele, mas qual a opção a noite, antes de dormir
        Pq bebês acordam a noite e querem comer? O que fazer?

      2. Michele Kaiser

        No desespero eu dava suco de uva para os meus. Mas talvez você pudesse tentar iogurte daqueles líquidos. Tem diversas receitas de leites vegetais na internet (como o de côco e de amêndoas). Mas tudo depende a idade da criança.

      3. Faby

        Boa noite ..Michelle meu bebw vai completa um aninho dia 23 e ele nao quer tomar mamadeira de jeito algum nao sei mais que FAÇO ..to consrguindo da mamadeira p ele quando ele ta dormindo

  2. Paolla Aquino

    Bom dia Michele! Já pensou em misturar o leite com alguma outra coisa tipo Mucilon, Farinha Láctea ou coisa assim? E se vc oferecer um mingauzinho no prato, a tarde por exemplo, ele não toma? Boa sorte aí!

    1. Michele Kaiser

      Já tentei. Também não deu. Até Nescau eu misturei, no desespero. Ele não quis. Tenho dado papa de bolacha, mas vou tentar as sugestões que li por aqui. Um beijo.

    2. Simone

      To nesta tb…minha bebe tem 1 ano, faz cerca de um mes q rejeitou totalmente o leite, ja tomava pouco antes. Ela come pouco e de manha entao eh uma tarefa dificil fazer ela comer/mamar. Ja dobramos o ferro, dou complemento de vitamina…ja temtamos mucilon, farinja lactea, nan, ninho, leite d caixinha, mingau…tem dias q eh desesperador!

      1. Michele Kaiser

        Tem dias que é desesperador mesmo! Tenta dar à ela as variações citadas no post, sempre procurando as maneiras mais saudáveis possíveis. Que tal falar com uma nutricionista infantil? O blog Maternidade Colorida tem diversas receitas saudáveis. Um beijo!

      2. Tatiane

        Michele também estou passando pelo mesmo problema que vc. Meu bebê de 6 meses ta rejeitando a mamadeira. Também fiz mingau com Mucilon e nada.
        Não sei o q fazer. A barriguinha dele ta vazia. E ele nem mama mais no peito.
        To desesperada

      3. Michele Kaiser

        Seis meses é muito cedo. Você precisa falar com seu pediatra urgentemente. Ele recém deve estar indo para as frutinhas, não deixe de conversar com o médico, isso é muito importante!

  3. Adriana

    Michele, acompanho sempre seu blog e te admiro muito. Tenho uma filha de 2 anos.
    Quando ela estava com 1 ano e 7 meses, também parou com o leite. Tentei várias alternativas (Ninho 1+, NAN 3, Neslac, Mucilon, Mingau) e nenhuma delas funcionou.
    A pediatra disse para dar o iogurte, e era a única coisa que ela aceitou.
    Também ficava preocupada porque as fórmulas infantis possuem muito mais vitaminas e eu não gostaria que ela ficasse sem elas. Foi então que tive a ideia de ir acrescentando aos poucos o leite dissolvido nesse iogurte.
    Comecei com 30ml, 60, 90,… Aumentando a cada 15 ou 20 dias. Depois que ela acostumasse com o sabor.
    Hoje ela toma pela manhã e a noite o copinho (Aproveitei e já tirei a mamadeira), 150ml de leite + 1/2 potinho de iogurte misturado.
    Então ela ingere apenas 1 copinho de iogurte por dia. Revezo os sabores para ela não enjoar.
    Hoje ela já pede o “gugu”, e fala que mamá é para bebês! Pois ela já é grande!

    Tente fazer isso, porque funciona!
    Abraços.

    1. Michele Kaiser

      Muito obrigada pela dica, Adriana!! Vou tentar, com certeza! Um beijo!

    2. Claudia

      Adriana tudo bem ?? que iougurte vc está misturando ?? Estou com esse problema e vou tentar essa sua dica bjs

      1. Alexandra

        Também estou passando por isso, meu filho ta com 1ano e 6meses e não quer o leite, ja tentei tudo tbm,as vezes ele mama um pouco dormindo, e o pior é que os iogurtes dão diarréia nele! Nao sei o q faço pra suprir a falta do leite…

      2. Michele Kaiser

        Se ele não gosta, paciência. Existem linhas na pediatra e nutrição infantil que defendem o não uso de leite. Conversa com seu pediatra. Quem sabe numa consulta ele não resolve? Ou te encaminha para um médico nutrólogo. Beijos e boa sorte!

    3. Paula

      Oi Adriana!
      Estou na mesma situação e o meu de 1 ano e 6 meses também costuma aceitar o iogurte. Mas a aceitação da mamadeira é muito ruim. Você coloca o leite com iogurte em qual copinho? Pq o copo normal pra eles ainda é muito difícil né?!

    4. Monik

      Oi você da iogurte natural ou de corpinho?

  4. mara borba

    Só uma duvida, colocando calcio no almoço ou jantar não interfere na absorção do ferro?. Mara – PORTO FERREIRA-SP

    1. Michele Kaiser

      Interfere, sim, Mara! A Natalia orienta a não consumir alimentos que são fontes de cálcio ao mesmo tempo de alimentos fontes de ferro (carne, feijão, beterraba, etc.) Um abraço!

  5. mara borba

    Michele, meu filhote fez 7 aninhos e NUNCA tomou leite nem derivados (APLV). A cada 6 meses fazemos um exame pra verificar o calcio no organismo e por incrivel que pareça está sempre no nivel maximo…rsrs…. a formula que ele toma de soja é indicada pra suprir mesmo a ecessidade de calcio, fora que come brocolis e outros alimentos como se fosse pipoca, a tarde toda. O problema é que eu Sempre dei almoço e logo em seguida 2 frutas batidas com a formula de soja que ele toma. Ha uns meses atras ele começou a ficar apatico, fomos correr no pediatra pra ver o que era e pro meu susto ele estava com reserva de Ferro baixissimo (o normal era de 50 a 120 e o dele deu 30). Quase cai pra tras, afinal ele sempre se alimentou tão bem, masss verificando nossa rotina chegamos a conclusão de que a vitamina de frutas logo apos o almoço deveria ser cortada pois ela estava prejudicando a absorção do ferro, e no lugar passamos a dar um suco de laranja natural pra ajudar na absorção. Nossa, desculpe o post biblia..rsrrs… Abrção Mara – Porto Ferreira-sp
    A proposito, adoro seu blog, já o li todinho e tenho tanto carinho pelos meninos e pela monica que parece que os conheço. As vezes cito seu nome e de seus meninos pra alguem que tem gemeos pra só depois me tocar que nao os conheço…rsrrs

    1. Michele Kaiser

      Hehehehe. Que interessante! Falei com a Natalia e ela disse que é assim mesmo. A gente sempre dá suco de laranja natural depois do almoço quando comem feijão, para ajudar na absorção de ferro.
      Obrigada pelo seu carinho com a gente! Um beijo!

  6. Jessica Menato

    Oi Michele minha filha tem 1 ano e 2 meses e desde os 6 largou a mamadeira e so quer saber de peito e er horrivel Pra comer frutas legumes e nao toma nenhum tipo de leite tambem fico bastante preoculpada espero que so o peito seja o suficiente pra ela nao ter. Pouco calcio

    1. Michele Kaiser

      A gente vive preocupada, não é fácil. Por isso é importante termos a informação de nutricionista e pediatra. Um beijo e boa sorte!

  7. Oi, Michele e aninha tem 6 meses, toma tudo suquinho, água, menos leite, quero tira o peito mais ela não toma de jeito nenhum já troquei ate o mucilon

    1. Michele Kaiser

      Quando não querem não há jeito, né? Tô tentando de tudo também e nada… Zero leite pro Murilinho… Um beijo.

  8. cassia scolaro

    MEU filho deixou do leite qnd fez 1 ano. ai falei com o pediatra como ele n gostava dos derivados ele me deu um remédio em cápsula que eu abria ela e misturava na comida ele nunca percebeu não tinha gosto de nada. e depois qnd ele fez 1ano e 6 meses ele falou que tudo bem parar que dali em diante o corpo ja iria se virar sozinho para produzir o cálcio e qnd ele fez 2 anos que era a idade correta de parar com o leite pediu um exame pra verificar a qntia de cálcio e vitamina no corpo. tava tudo certo.

    1. Michele Kaiser

      Acho que vou pedir esse exame! Beijos!

  9. Luciana Sousa

    Boa tarde !!! Meu bebe nunca aceitou leite depois que largou o peito. Mamou até 2anos. Coloco o leite na caneca com 3 colheres de mucilon de cereais faço uma papa e dou na colher!!! fUncionou. Ele come antes de dormir e dorme bem a noite toda

    1. Michele Kaiser

      Os meus não querem nem saber… Só com papa de bolacha Maria e olhe lá! Beijos!

  10. Lucicleide

    Oi gente meu bebé não quer aceitar nada mais mesmo assim eu dou Paulão ele tem 1 ano e 3 meses bjs

  11. Lucicleide

    Oi meu bebé não come e não toma mingau mais mesmo assim eu dou forçando ele chora e acaba aceita o mucilon no copo

    1. Michele Kaiser

      Difícil, né? De uma hora para outras eles decidem não tomar mais leite e a gente desespera! Boa sorte por aí, Lucicleide! Bjs!

  12. Carmen

    Oi Michele! Minha bebe está com o mesmo problema que o seu, não sei como agir… tentei tudo que te aconselharam, e já fiz tudo que vc fez… não obtive resultado posivo.

    1. Michele Kaiser

      Carmen, os meus aceitam de vez em quando. Umas duas ou três vezes por semana. Mas eles comem bem os outros alimentos, incluindo os vegetais. Adoram brócolis e esse tem cálcio também. Talvez seja bom procurar uma nutri pra sua menina! Nossa pediatra falou que era para ficar um tempo sem oferecer e depois tentar de novo, como se fosse um novo alimento. Vai que cola? Bjs.

  13. Flavia Ramos

    Olá adorei ler seu blog! Meu filho fez 1 ano dia 25/11/15 antes ele tomava o nan e agora passei para o ninho ele ate tomou por uns 4 dias, mais agora não quer por nada, já coloquei todos os mucilons e nd.
    Estou desesperada porque tem dia que ele n janta bem ae sempre dava esse complemento mais ele está rejeitando e só quer mamã peito mais acho que n sustenta tanto né, me ajuda. Bjos

    1. Michele Kaiser

      É difícil, né, Flávia! Você já tentou dar bolacha com leite para ele? Ou fazer um creme com leite, açúcar mascavo e maisena?

  14. Patricia

    Oi Michele li todo o seu blog e eu me encontro na mesma situacao..acho que meu filhote ta querendo deixar a mamadeira.ele tem 1ano 5mese.so quer comer arroz e feijao e de vez em quando uma massa come so mamao,maca e pera e uva.ja tentei de tudo com ele faz uma semana que ele nao quer mais leite de vaca…as vezes eu consigo enrola ele de noite de madrugada mais é muito raro…ja tentei dar leite na colher,no copo,mingau,mucilon,nesquik,nescal,sabe aqueles achocolatados tambem ja tentei..e nada,batida de leite com frutas e nada,nao sei mais o que fazer ando preocupada pois os dentinhos acho que sao os primeiros molares (canino)acho que é esse o nome tao apontando e é preciso calcio pros dentes e ossos e eu nao sei mais o que fazer é uma briga pra tomar leite…o que faco (mae de primeira viagem)sabe como é:

    1. Michele Kaiser

      Oi, Patricia. Não se apavore. Nossa pediatra aconselhou parar de oferecer por um tempo e voltar a oferecer depois. Siga as sugestões do post, sugiro também conversar com uma nutricionista. Existe um exame de sangue que pode ser feito para verificar se o nível de cálcio está conforme se deve. Fale com a pediatra e veja o que ela acha. Beijos!

  15. Sirley

    Oi me encontro na mesma situação, minha filha Geovanna de 11 meses simplesmente de um dia para outro não quer saber de leite de nenhuma maneira, na mamadeira, no copo, com frutas, com mucilon até com achocolatado tentei e nada. Só quer pegar o peito. Trabalho fico super preocupada achando que está com fome e além do mais já não tenho muito leite. Estou investindo nos sucos de frutas e iogurtes. Mas estou com medo de fazer falta para ela por causa do cálcio.

    1. Michele Kaiser

      Sirley, me parece que tem um exame que podemos pedir para o pediatra para ver como está o nível de cálcio. Sei que sua pequena ainda tem 11 meses, mas no caso do meu Murilo (que é o único que realmente não toma leite de jeito nenhum) eu tenho conseguido fazer ele comer um sanduíche com queijo dentro e, vez ou outra, ele aceita um iogurte. Que tal você conversar com uma nutricionista? Sei que o brócolis tem cálcio e aveia também. Já tentou preparar um mingau? Outra coisa, minha filha mais velha é bem difícil para comer. Pode ser só uma fase, viu? Um beijo.

  16. Jovana Rita de Oliveira silva

    oi minha filha tem 1 ano e 2 meses e tirei ela do peito pois não estava mais aguentando ela acordava muito durante a noite e no outro dia eu parecia um zumbi com tanto sono, e ela rejeita todos os tipos de leite e não sei o que fazer e ainda não chegou o dia da pediatra dela, ela nem procura o peito, mas os oiutros alimentos ela como super bem, me ajudem!!!

    1. Michele Kaiser

      Creio que o melhor a fazer seja tentar, aos poucos, introduzir o leite que sua pediatra recomendar. Se ela come bem, não deve preocupar-se tanto com a falta do leite. Pode substituir o cálcio do leite por outros alimentos, citados no texto. Boa sorte!

  17. Isabella

    Michele. A minha Lara (1a5m) não aceita mais leite também, as vezes consigo dar quando está dormindo, no sono mais leve. Mas, se acorda por algum motivo dá um tapa na mamadeira e fica chorando. O que eu gostaria de saber é como fica a dieta do neném que não consome o leite? Já que ele é considerado uma refeição? Depois do jantar ainda dá outra coisa? Substitui o leite da manhã por um café da manhã???

    1. Michele Kaiser

      Oi, Isabella. Acho que a melhor coisa seria tentar um substituto. Um iogurte natural batido no liquidificador com alguma fruta, ou a fruta pura ou algum outro alimento não tão pesado que faça com que ela fique saciada até de manhã. Nessa idade, as opções são mais amplas. Que tal marcar uma nutricionista?

  18. Jeane De Lima

    Ufa pensei que fosse só minha pequena que estava rejeitando o leite…estou vivendo esse tormento também…mas vou esperimentar as sugestões acima…fiquei até mais aliviada…obrigada meninas..bjus

    1. Michele Kaiser

      Boa sorte nessa jornada, Jeane! Bjs

  19. igle coutinho de souza

    A minha filhota está com 1ano e1mês e não quer mais saber de leite. Só de sucos no lugar do leite estou tão preocupada q não sei mais o q fazer pra ela mamar.Ela acordava de madrugada pra mamar o leite mais agora nem quando ela acorda não quer mais, preciso de uma dica pelo menos durante a madrugada quando ela acorda.

    1. Michele Kaiser

      Se ela for como meu filho, não vai aceitar nenhum semelhante. Dois dos meus meninos voltaram a tomar quando acrescentei uma colher de açúcar mascavo ao leite. O terceiro não teve jeito. Quem sabe um iogurte? Terias que consultar uma nutricionista. Beijos!

  20. Graciane Duarte

    Nossa aprendi mil coisas só lendo os comentários, 1:40 da madrugada e eu acordada sem saber o que fazer.
    minha filha tem 1 ano e3meses, ela tomava leite aptamil na mamadeira e logo depois o ninho fases.
    mas tem uns 6 meses que ela não toma mais de repente parou e nem água quer tomar mais na mamadeira mas ela mama nopeito, mas sinto que isso não é suficiente para ela apesar de almoçar e jantar todos os dias ,comer bastante frutas, suas preferidas são banana e maçã. Toma suco de soja ,Danone, mas não come nenhuma outra ousa que leve leite. Nenhum mingal nem nescau ou com morango.
    mas ao amanhecer vou tentar dar com Danone. obg pela ajuda.

    1. Michele Kaiser

      Que bom você ter encontrado soluções por aqui. Espero que dê certo! Um beijo!

      1. Cibelia

        Verdade, obtive muitas idéias lendo tudo por aqui. Obrigada. E olha é de madrugada e estou aqui tentando entender onde errei, pois quero muito que meus filhos estejam bem alimentados.

      2. Michele Kaiser

        Você com certeza não errou. E está acertando ao tentar encontrar alternativas. Um beijo!

  21. Patricia

    Oi michele seu blog me ajudou muito estou na cituacao igual das demais maes minha bb esta com 1ano e2mes tbm rejeitou o leite ela toma agua e suco na mamadeira e qndo e leite ela nao quer , ela tomava leite sempre com mucilon de milho e arroz nao sei se ela enjoo tentei com toddy e nada tbm no desespero comecei a fazer mingau de cremogema e ela comeu minha preocupacao e que as vezes ela nao come comida bem, e por isso o complemento era sempre a mamadeira com leite e de um dia pro outro ela nao quer mais leite.

    1. Michele Kaiser

      É difícil, né? Que bom que o post ajudou! A gente fica preocupada com a falta do leite. Mas segue as dicas do post e, se não funcionar, tenta conversar melhor com a pediatra ou uma nutricionista para ver se elas têm mais sugestões. Beijos!

  22. Luciane

    Olá meninas tbm estou passando por esse problema …meu BB matheus de 1 ano e seis meses passou por .período de dor de garganta tendo que tomar amoxilina(antibióticos) e desde q começou a tomar não qer saber de tomar leite ,já fiz de tdo mas. Não resolve ,qdo ele vê a mamadeira chora faz birra e não quer,pra ele não ficar sem tomar eu espero ele dormir daí coloco a mamadeir na boca dele dai ele toma rs…mas se ver não toma …não sei mais o q fazer…

    1. Michele Kaiser

      Sabe, Luciane, que por aqui, depois de uns meses, dois voltaram a tomar leite. Mas o terceiro não. Não tinha jeito, mas ao menos comia brócolis, que também é uma fonte de cálcio (embora com absorção diferente). O que tem acontecido ultimamente é que esse que não toma leite se descobriu um adorador de queijo! Hehehehe. Deixo ele comer queijo puro quando ele me pede. Hehehehehe. Um beijo!

  23. Matiele Bonifácio

    Olá estou passando pelo mesmo problema. Meu filho tem 2 anos e estou dando um antibiótico, ele rejeita só o leite na mamadeira sucos ele tá bebendo de montão na mamadeira e comendo pouca quantidade de comida. O que faço? Estou muito preocupada porque ele ficou doente e já perdeu quase dois quilos em uma semana, desde ontem que ele está comendo bem pouco, só que está bebendo bastante liquido. Me ajude por favor!

    Nas buscas contantes pela internet sobre o que fazer nessa situação, encontrei seu blog e estou amando!

    1. Michele Kaiser

      Que bom que você encontrou o blog, Matiele!!
      Essa situação de o antibiótico fazer eles rejeitarem o leite é bem comum, pelo que tenho visto. Você deve ir reintroduzindo aos poucos o leite. Para a gente, funcionou com dois deles. Um nunca mais tomou. Mas come queijo, iogurtes. Tentou fazer papinha de aveia ou creminho para dar de colher? Tenta fazer ficar com outra cor. Dá iogurte, coloca açúcar mascavo no leite, engana ele um pouquinho. E tenta fazer o que eu sugeri no post. Depois me conta. Beijos!

  24. Fernanda mattis

    Boa tarde Michele acabei de ver seu blog e estou passando por isso minha filha fez 8 meses e to tentando desdo 7 meses dar o leite pra ela mais ela não aceita achei que fosse a mamadeira mais não é pq ela bebe água e suco muito bem ,já tentei dar o nan o aptamil e agr estou no nestogenio mais nunca misturei nada no leite pra ver se ela pega em relação a comida ela comida muito bem como bastante frunta tbm é adora os sucos só que fico preocupada pq as vezes tenho que resolver as coisas e tenho que deixa ela com algumas e nesses intervalos do almoço ela fica com fome pq não pegou o leite oque eu faço tento misturar alguma fruta alguma coisa ?

    1. Michele Kaiser

      Nossa, ela ainda é muito novinha para ficar sem o leite. Você está amamentando? Já tentou conversar com o pediatra? E com nutricionista? Não gosto de acrescentar esses cereais como Mucilon ao leite porque são industrializados e contém aditivos químicos como conservante. Fala com o pediatra e pede uma orientação mais séria, já que ele conhece melhor sua filha e sabe o que é melhor nessa idade. Te desejo boa sorte! Tomara que ela volte a aceitar o leite. Um beijo.

  25. Aline Brandão

    Obrigada pelo post! Aconteceu a mesma coisa com a minha pequena de 1 ano de 10 meses. Tomou antibióticos e depois não aceitou mais a mamadeira de leite. Como você pensei que fosse a mamadeira, mas ela também não aceita o leite no copo. Tomara que passe logo!

    1. Michele Kaiser

      Para dois de meus filhos foi só uma questão de tempo. Para o terceiro, não. Ele nunca mais tomou leite, mas gosta de queijo e derivados. Um beijo.

  26. Franciele

    Oi gente tenho gemeos de 10 meses e eu estou com dificuldades para que eles comam comida e agora eles estão com começo de anemia queria saber como vcs fazem para seus bebes comerem sou mãe de primeira viagem e estou muito preocupada agradeço desde ja

    1. Michele Kaiser

      Não há segredo. Tão difícil quando o filho não quer comer, né, Franciele? Eu acabo apelando para aquelas comidas que tenho certeza que ele vai comer. Pego no colo, deixo brincar com o celular para ele comer. Difícil. Eu dou bastante suco de uva tinto integral (misturado com água). É bom para a anemia. Aqui na minha região (serra gaúcha) tem muitas opções de marcas por causa das vinícolas. Beijos.

      1. Cibelia

        Ótima ideia

    2. Patricia

      A única coisa que a minha filha nunca negou, mesmo estando doente, é inhame cozido com uma fruta batido no liquidificador. Geralmente faço com pêra ou maçã cozidas (misturando ou não ameixa para soltar o intestino, se necessário) ou manga. Ela ama!!!

      1. Michele Kaiser

        Obrigada pela dica, Patrícia! Um beijo!

  27. Renato

    Meu filho de 9 meses não que mais leite e a mãe não tem mais leite do peito o que eu faço para que ele começa a tomar leite? O pediatra me passou camomilina C mais ainda nada. Não sei se e por causa da dentição. Estou sem saber oq fazer

    1. Michele Kaiser

      Camomilina C é para aliviar o descoforto com o nascimento dos dentes. Já tentou as dicas desse post? Pare de oferecer por um tempo e volte a oferecer daqui uma semana. Que tal? Enquanto isso, tente os mingauzinhos. Beijo.

  28. Rhana

    Bom dia, minha filha tem 1 ano e 9 meses e estou tirando ela do peito pois não dorme bem a madrugada para fazer o peito de chupeta e ela tem alergia a proteína do leite, não pode nada de origem animal e derivados. Estou preocupada que o leite que pode ela tomar ela não pega de jeito nenhum, já tentei com frutas, cremogema. Minha preocupação é ela pode ficar sem tomar leite?

    1. Michele Kaiser

      Eu acho que pode ficar sem tomar leite, sim. Você deve buscar o cálcio em outros alimentos. Sugiro que procure uma nutricionista ou médica nutróloga. Fale com um especialista. Um beijo e boa sorte!

  29. Carla Antonini

    Michele, passei por issocom meus filhos, recentemente e descobri que Gergelim é uma fonte riquíssima de cálcio, muito mais que o leite. Resolvida a questão: ponho gergelim em tudo (menos no feijão porque o cálcio e o ferro se anula). #ficaadica

    1. Michele Kaiser

      Que boa ideia! Adoro gergelim, vou dar para as crianças também! Beijos.

  30. Dayanne castro

    Ola, boa tarde . Meu filho tem 06 meses e ta tomando o nan 01, de uns dias pra cá ele ta rejeitando o leite fica muitas horas sem mamar, será q posso mudar de leite.? * Ele nasceu com um problema renal, fez várias cirurgias mais agora está bem, já ta bem recuperado. Não vejo problema em mudar o leite. Oq vc acha???

    1. Michele Kaiser

      Eu acho que você pode trocar a marca da fórmula, se ele aceitar uma semelhante. Mas acho que você não deve fazer nada sem antes conversar com a pediatra dele ou com o médico que acompanha ele depois do problema renal. Não sei se ele tem algum histórico de alergia ou má digestão, por isso acho que você não deve fazer nada sem consultar o médico. Já tentou falar com ele?

      1. Dayanne castro

        Ola, já troquei o leite, mais mesmo assim ele ta rejeitando, me falaram q podia ser a garganta dele podia estão inflamada. Levei na farmácia e viram q está irritada. Mais disseram também q pode ser os dentes… e realmente eu Coça bastante a gengiva. Água ele bebe bastante mais o leite não.

  31. Nataly Melo

    Bom dia mim ajudem minha filha tem 7 messes e não pega mamadeira não quer outro leite soq quer o peito acorda a noite toda p mamar oq faço mim ajudem

    1. Michele Kaiser

      Primeira coisa: calma, Nataly. Com 7 meses, ela deve tomar leite do peito mesmo. Não dê fórmula se não precisa. Que tal você tirar o leite do peito com aquelas bombinhas e tentar dar na mamadeira para ela? Assim você pede para o papai ou a vovó cuidar dela uma noite dando seu leite e você dorme uma noite toda! Um beijo!

  32. cleidimar

    Oi Michele, estou passando a mesma coisa minha filha tem 1 e 4 meses e da noite para dia parou de mamar depois de tomar bacfar pois estava com diarreia ela chorava para tomar remédio e dávamos força ela chorava muito depois agora o antibióticos acabou ela para junto com leite não mama chora só de vê só que suco ela é intolerante a lactose não é qualquer coisa que posso dar estou apavorada as vezes até choro…

    1. Michele Kaiser

      Difícil, né, Cleidimar. Dos meus 3, 2 voltaram a tomar leite depois de um tempo. Mas o Murilo até hoje não quer nem saber. Terás que ver com a pediatra ou médica nutróloga o que fazer para suprir, já que ela é intolerante à lactose. Quem sabe ingerindo outros alimentos. Dá uma dor na gente ver eles não mamarem antes de dormir, né? Beijos.

  33. Elaine Macedo Dias Silva

    Tenho gêmeas de quatro anos e uma delas não quer mas o leite estou desesperada pois à outra toma leite se deixar três vezes ao dia o que faço ela tomou antibiótico será que foi o remédio

    1. Michele Kaiser

      No nosso caso foi sim o antibiótico. Mas hoje o Murilo está aceitando o iogurte de morango de garrafinha. Coloco na mamadeira e uma vez ao dia ele toma. Você já tentou? Talvez se esperar mais uns dias ela esquece o remédio e aceita. A pediatra me deu essa dica: ficar uns dias sem oferecer leite (parar de insistir, como eu andava fazendo) e voltar a oferecer algumas semanas depois. Um beijo!

  34. Erika Ragazini

    Estou entrando em desespero já, meu filho tem 1 ano e 1 mês e não quer mais o mama, ja tentei vários tipos de leite, ja tentei misturar com engrossantes, ja tentei dar no copo, de nenhum jeito ele quer o leite, estou sem saber o que fazer.

  35. Cibelia

    Então, ótimos comentários. Mil ideias, vou tentar todas. Preciso fazer algo. Meu bebê de 1,3 meses não ganha peso. Não aceitou leite desfe pequeno, mamá no peito, porém nessa fase o leite materno diminui muito, ele come várias outras coisas, frutas, legumes, porém na hora de dormir acho que falta alguma coisa. O que tentar? Adorei su blog, super dicas de todas as mamães. Bjs

    1. Michele Kaiser

      Que bom que você encontrou o blog, espero que continue nos acompanhando! Tente essas coisas e depois volta aqui para contar para a gente! Um beijo!

  36. Eu tbm estou passando por isso a Hemily tem 1ano e 3 meses ,des dos seis meses eu tento dar leite mais sem sucesso,ela come de tudo mais o leite nao,ela ainda mama no peito mão sei o q faço preciso trabalha mais não posso deixa ela o dia todo sem mama tenho medo q ela fique doente ela mama bastante no peito e so dorme depois q mama,não sei mais o q fazer

    1. Michele Kaiser

      Acho que você poderia ir tentando outras bebidas. O leite ela não quer, então que tal alguns leites vegetais? Há receitas pela internet de leites vegetais fáceis de fazer (como o de côco e de amêndoas, por exemplo). Aqui deu certo iogurte daqueles líquidos de garrafa. Mas acho que não é a opção mais saudável. Já tentou falar com o pediatra sobre isso?

  37. Tainá

    Michele me ajuda to desesperada minha filha ta com 9meses, não mama nada, já tentei nutribom , Musilon , apitamil , nestogenio , milnitri , creme de milho, leite , leite com tody , ela não acredita nem no copo nem na mamadeira , . Papinha já comi, ela só mama o leite , já tentei colocar na mamadeira o meu leite mais não pegou, e hoje já não tenho quase nada De leite, ela acorda a noite toda gritando com fome , durante o dia chora com fome , já não sei oque fazer mais , me ajudem por favor !

    1. Michele Kaiser

      Você já tentou iogurte ou os leites vegetais?

    2. Claudia

      Nossa amiga .ja passou da hora desta criança almoçar e jantar eu faço isso desde que meus bebês fazem 5 meses

      1. Amazona Moura

        Olá boa noite Michele… Minha filha tem 1 ano e 2 meses mamava tranquilamente na mamadeira desde os seis meses de idade mas de uns dias pra cá ela vem rejeitando totalmente o leite e a mamadeira… Nem no copo ela aceita o leite … Misturo massa e farinha láctea no leite mas ela rejeita também..ela come bem, ama comida e tem jantado todos os dias, mas o leite era um complemento antes de dormir. E agora o que faço?

      2. Michele Kaiser

        Quem sabe você deixa de oferecer leite por uns dias? Aí volta a oferecer uma semana depois. Que tal?

  38. Juliana guerra

    Oie Boa tarde Michele… Nossa minha filha tem 1 ano e 2 meses, mamou no peito até um ano e agora não toma leite de jeito nenhum, já tentei varias marcas e diferentes formas de fazer ela tomar e nada!! Graças a Deus ela come bem comida e adora beterraba, feijão e etc… iogurte tbm adora, mas aqueles de sabores, queijo branco so come com um pedacinho de goiabada ou se falar q e docinho kkkkk…. Só me preocupo com a pouca ingestão de cálcio!!!

    1. Michele Kaiser

      Tenta dar bastante brócolis e pergunta para a pediatra se tem problema ela parar de tomar leite já que consome derivados (iogurte e queijo). Um beijo!

  39. Renata

    Também tenho trigêmeos e um deles deixou a mamadeira Aos 5 mês a sorte que eu amamentava. Ele não come quase nada já tentei de tudo come muito pouco então vive no peito ele é bem mais magros que os outros…..

    1. Michele Kaiser

      Mesmo? Você já conversou com a pediatra para que ele não perca peso?

  40. michelle

    Oi Michele, o meu bebê tem exatamente essa idade, e de duas semanas pra cá passou a rejeitar o leite, chega a dar ansia nele. O problema é que ele não quer mais aceitar nada novo, iorgute, queijos, até o que comia não come mais. Sucos ele está rejeitando todos, só toma de vez em quando o de laranja e se eu tento colocar o leite junto, ele percebe e não bebê. To tão perdida sem saber o que fazer 🙁 Ele adorava leite, e da noite pro dia parou.

    1. Michele Kaiser

      Eu acho que é uma fase mesmo. Não insista agora, espere alguns dias para voltar a oferecer. Essa foi a dica da pediatra e funcionou com 2 dos 3. O terceiro, que ainda não bebe leite, aceita iogurte líquido na mamadeira. Não é a melhor opção mas ao menos ele toma. Um beijo.

  41. Olá vc ainda responde os comentários??
    Seu filho voltou a tomar leite??
    O meu tem 1 e 2 meses e tb não quer nem saber de leite artificial!!
    Toma um pouco de suco e água!! Fico preoculpada com a quantidade de líquidos que ele consome!!

    1. Michele Kaiser

      Te respondi em um outro post… hehehe… Vou copiar aqui: Aquele que não toma leite começou a toma iogurte líquido. Ah, e meu marido sempre toma uma vitamina de leite com banana e Nescau e ele experimentou e gostou. Sou contra o Nescau, mas se botar só uma colherzinha não tem problema. Tenta outros tipos de sucos (natural de laranja, uva, melão, etc.) e vitaminas de leite com frutas. Será que ele aceita? Beijos.

  42. Denize

    A minha filha deixo de Roma leite depois que começou toma antibiótico por causa da gripe oque eu fasso

    1. Michele Kaiser

      Isso é muito chato, né? O conselho da minha pediatra foi esperar uns 15 dias até oferecer de novo. Funcionou com 2 dos meus 3 meninos, mas aquele que não quis só aceitou iogurte uns 2 meses depois. Me deixou tensa no período!

  43. inajara

    oi michele
    achei super interessante o seu post.
    pois bem, minha filha tem 3 anos. e parou de beber leite depois que eu viajei quando voltei de viajem nao quis mais.
    parou de beber sucos.. nem experimenta e ja diz que è ruim. faz birra mesmo e chora e nao bebe nao.
    ela so quer beber suco de soja que na minha opiniao è cheio de acucar
    eu vivo insistindo pra ela tomar suco de laranja.. e ela nao bebe..
    voce tem alguma dica pra me dar, o que posso fazer pra ela tomar o suco ou beber o leite???

    beijocas espero a sua resposta.

    1. Michele Kaiser

      Eu tentava bater no liquificador leite com frutas e, se necessário, uma colher de açúcar mascavo. Já tentou isso? Beijos!

  44. Minha filha completou 1ano e 1 mes e esta muito dificil, ela do nada nao quer mas leite

    1. Michele Kaiser

      Tenta seguir as dicas aqui do post 😉

  45. Joana Manoela

    Minha filha tem 9 meses e só mama e come algumas besteiras, não quer nenhum tipo de mingau, o que devo fazer?

    1. Michele Kaiser

      Acho que ela é muito novinha para tentar iogurte. Mas se ela ainda mama no peito, o mingau não faz falta 😉

  46. daniela

    me de umas dicas faz 3 dias q meo filho n bebe leite tento da pra ele dormindo tento varias vezes so dormindo a noite que eu consigo e ele mama mais tbm comidas ou papinha ele comi muito poquinho e ele ta ficando magrinho

    1. Michele Kaiser

      Você tentou as dicas desse post? Iogurte? Leite batido no liquidificador com frutas e um pouquinho talvez de açúcar mascavo?

  47. Cleide lopes

    Boa noite estou também nessa situação minha bebê tem 8 meses ela n quer saber de papa de mucilou , mingao, leite ou coisa d tipo .N sei o que dou p ela pela manhã qndo ela acorda as 7:00 da manhã. Me ajude??

    1. Michele Kaiser

      Eu tentei iogurte líquido (aqueles de garrafa) mas meu menino já era maior de 1 ano e 6 meses. Assim com 8 meses acho cedo para dar. Você já tentou bater no liquidificador o leite com alguma frutinha?

  48. Aline Nascimento

    Olá, estou passando por esta situação.
    Minha filha tem 4 anos e 7 meses e tomava mingau (leite, mucilon e frutas) todas as manhãs e antes de dormir.
    Tem um mês que ela não quer saber. Já troquei o copo, mas não adiantou. E, para completar, não gosta de derivados.
    O café da manhã, ultimamente, tem sido com sopinha de verdura ou raízes com ovo, carne ou frango.
    Ainda não consegui outra alternativa.
    Alguma sugestão de cardápio? Rs

    1. Michele Kaiser

      Teremos sugestões de cardápio em breve! Mas já com 4 anos vc não deveria se preocupar tanto! A alimentação dela parece já ser bem saudável. Um beijo!

  49. GEISI COPATTI

    BOM DIA MICHELE!

    ESTOU PASSANDO PELA MESMA SITUAÇÃO COM A MINHA FILHA ELA TEM UM ANO E CINCO MESES E DE UMA HORA PRA OUTRA RESOLVEU QUE NÃO QUER MAIS MAMAR, JÁ TENTEI DE TUDO LEITE NO COPO LEITE COM NESCAL E NADA. FICO PREOCUPADA PORQUE ATE ENTÃO O MAMA ERA TUDO PRA ELA E AGORA SEM MAIS NEM MENOS ELA NÃO QUER MAIS. PORQUE ALÉM DO CÁLCIO QUE VOCÊ CITOU QUE O LEITE TEM QUE É IMPORTANTE PRA ELA AINDA TEM A QUESTÃO DA ALIMENTAÇÃO PORQUE ASSIM ELA COME DE TUDO MAIS EM POUCA QUANTIDADE TENHO MEDO QUE ELA PRINCIPALMENTE ESTEJA INDO DORMIR COM FOME 🙁 O QUE VC ME SUGERE PARA SUBSTITUIR O LEITE??

    1. Michele Kaiser

      Que tal iogurte com frutas? Eu e a nutricionista Natalia Stedile estamos montando um ebook digital com receitas para as mães fazerem para as crianças. O objetivo é melhorar a alimentação delas. Escreve para livrokids@gmail.com e pede uma amostra grátis! Beijos!

  50. MONICA GERLANDES

    ola boa noite !!
    estou com o mesmo problema meu filho começou com uma diarreia muito forte mais ainda estava tomando leite normal mais depois que cheguei de viagem ele já não quis mais leite só bebe dormindo e olhe la e come comida bem pouco levei no pronto socorro ele falou que era uma virose da praia esta tomando antibióticos de bactéria sera que e o antibiótico que faz isso ele olha a mamadeira e sai correndo afff já ate esmagreceu um pouco

    1. Michele Kaiser

      Coitadinho. Deve ser sim do mal estar estomacal. Ele voltou a tomar leite? Beijos.

  51. valquiria leite da silva

    Tava eu aqui pesquisado no Google o que fazer pra minha filha volta a tomar leite e achei o seu blog, amei o seu poste, eu também passei por isso minha filha estava fazendo um tratamento de sinusite ela tinha 1 ano e 3 meses, teve que usar antibiótico os 3 dias tomando esse remédio começou a rejeição vômitos a pediatra mandou suspender ums dias que depois que o mal estarena passar ela ia voltar a tomar leite comecei a fazer iogurte natural vitaminas ainda ela tomava mais se ela percebe que tinha leite ela já não toma a mais hoje ela tem 2 anos não quer nem mais um tipo de vitamina não quer mais o iorgute e nem queijo final do ano passado ela bateu um brinquedo na boca e quebrou o dentinho mais aí da tenho esperança que ela volte a tomar será que a quebra do dente tem alguma relação com a falta de cálcio bjs amei seu blog

    1. Michele Kaiser

      Muito obrigada pelo carinho! Que bom que você nos encontrou! Acho que a quebra do dente foi um acidente mesmo. O melhor é falar com médico nutrólogo ou nutricionista sobre a falta do cálcio e como suprir de outra forma na alimentação. Um beijo!

  52. Vivian Faria

    Estou muito aliviada com algumas sugestões aqui dadas e ansiosa para tentar novos meios, pois minha bebe tem 1 ano e 2 meses e passou 4 dias de febre proveniente a uma virose mais graças a Deus melhorou. Logo após, além do desconforto dos dentinhos que estão nascendo, observamos aflitas na linguinha. Medicamos com NESTANTIN e após essa medicação, Julia não está aceitando a mamadeira como antes. Mamava três vezes ao dia: manhã, tarde e na hora de dormir, pois já ingere comidinhas de sal, embora também esteja chatinha para comer. As aflitas passaram, será que essa rejeição que esta tendo pelo leite além do nascimento dos dentinhos, tem haver com o remédio que dei para curar as aflitas? Fico arrasada, triste e tento várias vezes a noite dar a mamadeira, mais ela não está aceitando.

    1. Michele Kaiser

      O único jeito é ir tentando coisas diferentes até encontrar algo que ela goste. A nutricionista Natalia Stedile e eu estamos lançando, semana que vem, um e-book com receitas para ajudar as mamães com a alimentação das crianças. Passa aqui no blog de novo daqui uns dias! Se quiser amostra grátis, escreve para livrokids@gmail.com! Beijos.

  53. Nubia

    Meu filho tem 1 e 3 meses e desde que comessei a introduçao alimentar ele nao gosta de comer fico muito preocupada pq ele nao mama no peito mamava leite de caixinha mas faz 1 semena q ele se recusa a tomar leite tentei botar nescau açucar mas ele se recusa de madrugada é um terror pq ele pede o mama mas quando vou dar ele recusa ele nao come bem durante o dia nao sei oq dar pra ele pedi um remedio pra aumentar o apetite mas a pediatra se recusa a dar a barriguinha ronca de fome e ele só asseita agua e bolacha nada mais alguem passa por isso ? Oq devo fazer ?

    1. Michele Kaiser

      Nossa, Nubia. Que ruim isso. Que tal tentar um iogurte líquido? Meu menino não toma leite mas aceita o iogurte. Já tentou?

  54. Lilian Maria Silveira Serafim

    Que super show as dicas de vcs! Me ajudaram bastante! Nada como compartilhar informações!

    1. Michele Kaiser

      Que bom que o texto foi útil!! um beijo!

  55. Patricia Mendes

    Meu bebe tem 6 meses, alergia a lactose, proteína de leite e soja. Tomava formula pregomim, mas não aceita mais nada desde que começou comer papinha. já tentei leite de arroz, misturar com frutas, mas ele não toma um gole sequer.
    Pior que chora de noite querendo mamadeira, acho que tem fome. Para ele dormir as vezes ofereço até água!
    Ele está emagrecendo, já consultei o médico mas as opções dele como o leite de arroz não funcionou.
    Não sei mais o que fazer. Me ajudem.

    1. Michele Kaiser

      Você precisa insistir melhor com seu médico porque esse é um assunto sério e nós aqui podemos só dar opiniões pouco embasadas. Ele é muito novinho para tentar as opções que sugerimos neste post. Volte no pediatra e insista na preocupação. Bebê de 6 meses não pode emagrecer, não!

  56. Roseny nascente de Jesus

    Eu estou muito preocupada com minhas netas elas são gemias prematura hoje elas tem seis meses mas não esta querendo mamar porque o leite é sem lactose mas eu sei que elas não tem mais isso mas minha filha tem medo de dar outro leite o que eu faço? Elas chora muito de fome minha filha não tem leite estou desesperada por favor me ajude

    1. Michele Kaiser

      Esse é um caso sério, que precisa da opinião de um médico. São prematuras e ainda é muito cedo para introdução alimentar. Fale com um especialista urgentemente. A nossa opinião de leigos aqui não é o suficiente. Um beijo e boa sorte!

  57. Isabel Nunes

    Oi Michele, adorei todas as dicas vou tentar, pois minha filha tá com 1 ano e 1 mês e não aceita leites mas aceita iogurte vou tentar antes dela dormir pra ver se ela dorme a noite toda ela mama no peito antes de dormi e acorda umas 2 vezes durante a noite pra mamar não quero tirar o peito só de madrugada.

    1. Michele Kaiser

      Sei que iogurte não é a melhor coisa, mas o leite também tem os que são a favor e os que são contra. Enfim, o meu Murilo não gosta de leite mas toma iogurte. Foi a alternativa para nós. Um beijo.

  58. Daiana Araújo

    Eu estou desesperada dei só a mama até os seis meses quando fui dar mingal ele não quis pegar nem a papinha nem leite puro nao sei o que fazer
    ele tá com oito meses comi comidinha mas pouco tem dias que não sei o que dar ale principalmente pela manhã ti vendo ele perde peso não sei o que dá pra ele mim ajudem por favor durante a noite mesmo só mama mas sei que não tá mas alimentando o que fazer

    1. Michele Kaiser

      Você precisa falar com o pediatra e relatar tudo isso. Aos 8 meses, é normal consumirem frutas esmagadas, papinha de mingau, vegetais esmagados ou cortados em pequenos pedaços, sopinhas, etc. Um abraço.

Deixe seu comentário