Vem chegando o inverno

O frio vinha se aproximando e agora ele chegou com toda a força! Moramos na Serra Gaúcha e por aqui o frio maltrata a gente! Sei que há quem goste, mas com tantos filhos pequenos o inverno só me traz um sentimento: MEDO! De gripes e resfriados.

Depois de tantos resfriados, otites e o último episódio de broncopneumonia, tenho mantido os meninos somente dentro de casa. Saímos muito pouco: para o pátio do condomínio ou para a casa da minha sogra. E agora só pode de touca e cachecol! Os coitadinhos têm, sim, um pouco de tédio, mas prefiro que não fiquem expostos à friagem, vento gelado e tudo mais que o inverno rigoroso daqui “proporciona”. Por isso, aqui nesse lar existem muitos cuidados para que o frio não nos prejudique.

Pijamas: Como eles se destapam muito, costumamos colocar um pijaminha de manga comprida que tenha botões que conectem a calça e a blusa ou bodies de manga comprida com calça. Por cima, colocamos um macacãozinho inteiro de plush ou soft. Em noites menos frias, colocamos por cima só da parte de cima um pijama estilo moletom.

trio de pijama

Murilo, Marcelo e Matheus logo depois de acordarem.

IMG_0308

Matheus, Mônica, Marcelo e Murilo bem agasalhadinhos para dormir.

Cobertores: eles usam um cobertorzinho azul que adoram dormir agarrados. Por cima, cubro com uma coberta mais grossa. Algumas vezes ainda cubro com edredom, mas eles se destapam mesmo, então, é preferível colocar um pijama bem quente.

Aquecedores: sempre aqueço o quarto onde eles vão ser trocados depois do banho e deixo o aquecedor ligado por mais uma hora, mais ou menos. Assim consigo manter o quartinho aquecido durante a noite. A sorte é que a janela do quarto dos meninos fica para dentro da sacada do apartamento, que é fechada com vidros. Assim o quarto fica bem menos frio que o meu, por exemplo, que tem janela pra rua.

Roupas: De manhã, quando acordam, ainda é muito cedo. Eles têm acordado cerca de 6h30 ou 7h. Então, trago para sala o aquecedor a óleo do meu quarto e ficamos por aqui. Troco as fraldas e deixo o pijama por baixo da roupa. Coloco uma calça de moletom, uma básica e mais um casaco de moletom. Meia e tênis. Não uso nada de lã porque os meninos, assim como a Mônica, têm tendência à dermatite atópica (especialmente o Marcelo). A lã, assim, pode fazer com que aumentem as assaduras no rosto e pulsos.

IMG_0288

Marcelo no colinho da tia Celita, Matheus e Murilo.

Remedinho preventivo: Por indicação médica, para evitar os resfriados tenho dado Kaloba ou Umckan (Pelargonium sidoides). São fitoterápicos indicados no tratamento dos sintomas de infecções respiratórias (ouvido, nariz e garganta). Fortalece o sistema imunológico, protegendo contra lesões nos tecidos e outras infecções como bronquite, sinusite, amigdalite e inflamação da garganta. São 10 gotinhas uma vez ao dia, que dou no banho lá pelas 21h.

Vacina: Na última sexta-feira, fizemos a segunda e última dose da vacina da gripe nos meninos. Deveria ser tomada depois de um mês da primeira dose. Papai, mamãe e Mônica haviam tomado a dose completa. Devido à idade, os meninos tomaram a dose dividida em duas (nos dias 9 de maio e 12 de junho). Por enquanto, nada de reação.

Líquidos: Gosto de dar bastante suco de laranja natural e outros sucos, para hidratá-los. Eles detestam chá, de qualquer tipo. Faz pouco que eles aceitam água, mas só no copo. É porque acham tomar água uma atividade diferente e divertida.

image

Marcelo e Murilo, tomando suquinho, e Matheus.

Com a Mônica seguimos os mesmos princípios. Acrescento que, como ela vai pro colégio, coloco meia-calça ou deixo o pijama por baixo do uniforme. Luvas e toucas para sair na rua. Mas confesso que a vontade, com esse frio, é de nem levar. Hehehe. A previsão para amanhã por aqui? Mínima de zero e máxima de 16 graus. Isso porque vai ter sol. Brrrrrrrr…

Até mais!!

9 comentários

  1. Veramilles Aparecida Faé

    Michele, mesmo que incomodem é super importante não deixar orelhinhas e pescocinhos de fora e depois vamos combinar o vento que tem ali embaixo do teu condomínio, uffa… que frio…estou torcendo para que não tenham nenhuma gripe. Um grande beijo em todos e até amanhã a tardinha… hehehe
    Veramilles

    1. Michele Kaiser

      Até amanhã, tia!! Um beijo e boa viagem pra cá!

  2. Ellen

    Oi Michele, sou blog é muito legal, posta mais videos no seu canal! Amo os tri!!!! Rsrsrs bjsss!!!

    1. Michele Kaiser

      Muito obrigada! Eu prometo, prometo e não cumpro! Os vídeos me dão mais trabalho, acabo colocando poucos né? Um beijo!

      1. Ellen

        É, mas mesmo sendo por fotos no blog, gosto de ver o trio e a Mônica!! Mesmo que não possa fazer muitos videos, posts também fazem morrer de fofura rsrs, mil bjsss!!

      2. Michele Kaiser

        Obrigada pelo carinho, Ellen!

      3. Ellen

        Eu que agradeço, bjsss!!

  3. Sandra

    Michele, gostaria de saber quanto tempo devemos dar o remédio que vc citou, o Umkan?

    1. Michele Kaiser

      Oi, Sandra. Lembro-me de a dra ter deixado esse remédio como prevenção, acho que deveria tomar por um ou dois meses, me parece. Teria que falar com o médico do seu filho. Não me lembro e tenho medo de dizer errado, desculpe. Beijos.

Deixe seu comentário