Uma família de ruivos!

Meu pai e minha mãe contam que, logo quando nasci, não notaram que eu era ruiva. Diz meu pai que minha avó paterna, dona Adda, chegou comemorando dizendo que a nenê era ruiva, como ela. Meu pai duvidou e voltou ao berçário para me ver e conferir a história da vó. Eu tinha pouco cabelo e só ela percebeu que a “penugem” era vermelhinha. Um ruivo reconhecendo outro ruivo. Isso é mesmo coisa de ruivo. Somos uma família de ruivos!

família de ruivos

Murilo, Matheus, mamãe Michele e Marcelo.

família de ruivos

Michele com cerca de 1 aninho (verão 1983-84).

Minha avó Adda era 100% descendente de italianos. Era ruiva natural. Eu não a conheci ruiva, desde quando me lembro ela tinha o cabelo branco (ou tingido de alguma cor bem clarinha). Segundo dizem os familiares, dos onze filhos dos meus bisavós (pais da vó Adda), cinco eram ruivos. Minha vó faleceu há 10 anos, não teve o prazer de conhecer seus bisnetos ruivos. Nenhum dos filhos da minha vó (irmãos do meu pai) é ruivo. Mas tenho um primo que é.

O gene dos ruivos chama-se MC1R e é considerado uma mutação genética. Ele é encontrado no 16° cromossomo e é recessivo. Você pode carregar esse gene sem saber, pois pode ter havido na sua árvore genealógica alguém ruivo muito tempo atrás. Se você tiver um filho com alguém que também tenha esse gene recessivo, existe a possibilidade do bebê ser ruivo.

Quando minha irmã Marina nasceu, 1 ano e 3 meses depois do meu nascimento, meus pais surpreenderam-se de ela também ser ruiva. Minha mãe tem quatro irmãs. Delas, apenas a mais nova, minha tia Veradione, é ruiva. Então, há gene recessivo dos dois lados da minha família, mas, ainda assim, a cada nascimento vindo dos meus pais (que não são ruivos mas possuem o gene) havia 50% de possibilidade de o bebê ser ruivo. Quando minha irmã Milena nasceu, 6 anos depois de mim, ninguém mais achou estranho ela ser ruiva também.

família de ruivos

Marina, eu, Mônica e Milena, na festa de 1 aninho da Mônica (04/08/2012).

família de ruivos

Tia Dione (irmã da minha mãe), Marina (minha irmã do meio), eu e Milena (irmã mais nova) com os trigêmeos Marcelo, Murilo e Matheus em dezembro de 2014.

Família de ruivos naturais

Sendo ruiva natural, torci para que Mônica também fosse. Soube que na família do meu marido havia a possibilidade. O avô paterno do Maurício era alemão (daí vem o sobrenome Kaiser). Dizem que ele tinha a barba ruiva. O pai do Maurício também tem alguns fios ruivos na barba, assim como o próprio Maurício. Mônica nasceu morena, contrariando minha expectativa. No sol, dá para perceber que ela tem alguns fios avermelhados entre os castanhos. Também carrega o gene MC1R.

Durante a gravidez dos trigêmeos, não imaginei que eles seriam ruivos! Como sabia que esperava dois idênticos e um diferente (plurivitelinos), pensei que talvez um deles pudesse ser ruivinho. No dia do nascimento dos trigêmeos, na hora do parto, quando a obstetra pegou o Matheus (G1), ela disse: “mamãe, nasceu um ruivo!”. Sendo assim, o Murilo (G2 e idêntico ao G1), só podia ser ruivo também. Mas fiquei esperando me dizerem algo sobre o Marcelo (G3), de placenta separada. Quando ele nasceu, a obstetra gritou: “Três ruivos! Ai, que lindo!”. Fiquei muito emocionada! Além de diferentes por serem trigêmeos, eles ainda são ruivos!

família de ruivos trigêmeos

Murilo, Marcelo, Matheus e suas jubas ruivas!

família de ruivos

Somos seis pessoas nessa casa, quatro de seis são ruivos! Somos uma família de ruivos!! Até mais!

28 comentários

  1. Cíntia

    Lindos, lindos…Sou loira natural de olhos azuis. Meu marido castanho claro e olhos castanhos. Meus gêmeos nasceram ruivos e agora com um ano e meio de idade estão loirinhos de olhos castanhos… Mas dependendo da luz eles ficam vermelhinhos…Meu irmão quando era bebê era bem ruivinho mas na adolescência seu cabelo ficou castanho claro. Acho q tenho esse gene fofo aí…
    Bjs Deus abençoe tua família e te dê forças e sabedoria a cada dia…

    1. Michele Kaiser

      O gene MC1R é o gene da fofura! Hehehehehe. Muito legal! Eu tinha medo que os meus perdessem a “ruivice”, mas continuam ruivos. Um beijo!

  2. Cíntia

    Ah vc conseguiu achar as cadeiras de alimentação que fixam nas cadeiras normais que te indiquei?
    Bjs

    1. Michele Kaiser

      Acabei optando por uma mesinha onde os quatro sentam e comem. Farei um post sobre ela! Vc nos segue no face? Já postei várias fotos da mesinha lá.

      1. Cíntia

        Vejo vcs pelo insta. Vi a mesa sim. Mas eles param na hora de comer? hehehehe. Que legal!

      2. Michele Kaiser

        Às vezes param, às vezes corre pela casa! kkkk… Beijos.

  3. Bruna

    Aii que lindos, acho o ruivo natural a coisa mais linda. Comigo aconteceu do meu Miguel vir com os olhos azuis, eu puxei bastante para o meu pai que pertence a uma familia d italianos onde a maioria sao bem brancos e loiros dos olhos claros, mas na hora da mistura eu fiquei com os olhos cor de mel dele e nao os verdes da minha mae. Nasci com o cabelo escuro e so depois e que ficou claro. Meu marido e loiro tambem, mas tem o cabelo bem encaracolado e os olhos castanho claro, ai deu que meu menino nasceu com o cabelo igual ao meu (que agora esta ficando loiro) e os olhos pretos, que apos 15 dias ficaram azuis-acinzentados. Essa coisa de genes e muito “bizarra” hahahahaha

    1. Michele Kaiser

      É incrível, né? Esse menino deve ser uma lindeza com olhos azuis-acinzentados! Beijo.

  4. Camila Balotim

    Ow meu Deus ruivinhos lindos esses seus Michele, e a morenice da Moniquinha tbm muito linda!
    Michele como vc e a sua irmã mais nova são super parecidas, muitas semelhanças entre vocês.
    Meu namorado tem a barba ruiva e alguns fios de cabelo tbm quem sabe daqui uns anos quando eu tiver um bebê ele não possa nascer ruivinho kkk
    bjus adoro vocês todos

    1. Michele Kaiser

      Tudo é possível, Camila! Boa sorte! Um beijo

  5. Amo histórias de gêmeos.ainda mais assim lindos ruivos levados cheios de saúde. Bjs felicidades para os meninos e pra Mônica.

    1. Michele Kaiser

      Que legal! Obrigada, Rose!

  6. Monique Maida

    Haha não é só eu que tenho mania de M meus filhos todos serão com a letra M.

    1. Michele Kaiser

      Quais são os nomes dos seus filhos?

  7. Quantos ruivos! Todos muito lindos!!!

    1. Michele Kaiser

      Obrigada, Adriano!!!

  8. Monique

    Parabéns! Eles são lindíssimos. Não dá pra notar a diferença prã mim os três são idênticos.

    1. Michele Kaiser

      Hehehehehe! São muito parecidos mesmo! Beijos!

      1. Juliana

        Minha bebe tem cabelo bem vermelhos

      2. Michele Kaiser

        Deve ser uma fofa!!

  9. Roberta Adler

    Aiii guria, parabéns!! <3 QUE sortuda!
    Espero que quando minha vez chegar, eu possa ter o privilégio de ser mãe de ruivo, visto que meu noivo é ruivo e eu branca de cabelo castanho.
    Beijo e Parabéns pela linda família!

    1. Michele Kaiser

      Tem que ter “adormecido” o gene MC1R, tomara que você tenha! Filho é uma benção de qualquer maneira! Um beijo, guria!

  10. Miriã Mira

    Lindos sou apaixonada nos seus filhos assisto e acompanho vcs em tudo acho lindo eles falando ,tenho 3 filhos eu e meu esposo somos morenos eu morena de cabelo liso pois minha avó materna era filha de índios meu esposo moreno de cabelo crespo minha perimira filha nasceu morena de cabelo cacheado nas pontas o segundo branquinho de cabelo liso igual o meu é agora o terceiro que vai fazer dois aninhos é bem branquinho e quando tiro fotos dele na luz do dia ele também fica ruivo meu esposo chama ele de milk de tão branco que é e tem os olhos no tom dos cabelos e cílios e Sombrancelha acho que vai ficar dessa cor ,até brinco que minha impressora foi acabando a tinta e clareando a cor deles kkk e se tiver mais um vai ser loiro de olhos verdes como os da bisavó paterna kkkk ,mais são lindos um sonho seus bebês

    1. Michele Kaiser

      Hahahaha. Que gracinhas devem ser seus filhos! Me manda uma foto deles por email? Um beijo!

  11. Geralda Souza

    Sou morena e meu marido tbm é moreno, ambos de olhos castanhos. Meu Miguel tem olhos azuis, iguais do meu avô! (No caso pai da minha mãe )
    Lindos seus ruivinhos!!

    1. Michele Kaiser

      Deve ser um lindo menino! Obrigada!!

  12. Nossa Michele, adorei ler sobre a história de sua origem ruiva porque sou morena e meu marido loiro (não ruivos assim como seus pais) e tivemos uma filha ruivinha, agora que estou grávida novamente torço para que venha um novo ruivo por aí (lógico que não me importarei se não for) Você e suas irmãs ruivíssimas me encheram de esperanças kkkk

    1. Michele Kaiser

      Hehehhee. Nem sempre acontece, mas os médicos disseram que meus pais tiveram 50% de chances a cada parto. Boa sorte!

Deixe seu comentário