Carta à minha irmã que terá bebê

Carta à minha irmã que terá bebê. Querida irmã Marina…

… é tão bom ficar grávida, curtir as delícias que esse início de maternidade nos traz! É uma delícia curtir a barriga crescendo aos poucos, sentir o amor do marido, a admiração e carinho de nossos familiares mais próximos. Os preparativos para a chegada do nosso bebê nos enchem de alegria. A preparação do quartinho, o chá de fraldas, os conselhos que recebemos das mães mais experientes… Tudo isso que estás vivendo é mágico! Mas nada se compara ao que está por vir.

Queria te preparar para tantos momentos de incertezas e insegurança que sei que vais viver, mas não há nada que eu possa te dizer agora que vá te fazer ter ideia do que é ter tua filha nos braços! Não existe momento mais maravilhoso do que aquele que a gente vê o rostinho do nosso filho pela primeira vez. E, para mim, nada me marcou mais do que a primeira vez que a Mônica mamou no meu peito.

Mas para muitas mulheres, esses momentos maravilhosos são seguidos de muita tristeza. Embora estejamos vivendo o momento mais feliz de nossas vidas, tão esperado, inexplicavelmente nos sentimos tristes, inseguras e choramos sem motivo. Alguns médicos dizem que é um sintoma químico do organismo, que precisa se acostumar com a ausência do bebê. Os níveis de progesterona que antes eram tão altos, dão lugar à ocitocina, para que tenhamos leite e nosso corpo volte ao que era antes da gestação. Ou seja, nossos níveis hormonais alteram-se, levando à mudança de humor. Isso é chamado baby blues ou “tristeza pós-parto”. Mas pode também agravar-se levando à depressão pós-parto, que deve ser tratada se persistir, se não for embora.

Eu queria tanto te dizer que essa sensação passa, mesmo que na hora sintamos que não há luz no fim do túnel! Queria muito que tu soubesses que, mesmo nos sentindo sozinhas, irritadas com pessoas próximas de nós (incluindo o marido), esse sentimento cretino é passageiro. Espero que tu sejas uma daquelas mulheres felizes que não passa por isso. Mas, se passares, como eu passei, quero que saibas que isso não te faz menos mãe!

Leia também sobre momentos pós-parto: nenhuma saudade dessa fase!

Queria que tu soubesses que depois de te tornares mãe, nada vai ser igual pra ti em teu coração. Vais te sentir uma nova mulher, uma nova pessoa! Vais te sentir capaz de acabar com a raça de qualquer pessoa que queria maltratar tua filha, mas ao mesmo tempo vais te sentir frágil e insegura, procurando na internet informações sobre qualquer suspiro que tua filha der.

Queria te dizer que ser mãe não tem certo nem errado. O que funciona para uma outra mãe, pode não funcionar pra ti. Mesmo sendo tia de oito sobrinhos, quando tu fores trocar a fralda e arrumar a tua própria filha, tudo será diferente.

Queria que soubesses que haverá momentos, mesmo com teu coração cheio de amor por tua filha, que pensarás que não está apta a ser mãe e que não darás conta do recado. Haverá momentos que tudo que tu vais querer é chorar, pensando “meu deus, o que fui inventar?”. Quero que saibas que não serás a primeira mãe a pensar isso e que quando confessares à alguma que esse pensamento te veio à mente, encontrarás várias mães que encherão os olhos d’água e te dirão “tamo junto”!

Ser mãe é uma tarefa ímpar, complicada, difícil, mas é a melhor tarefa que já me deram. Mesmo quando fui contemplada com trigêmeos e me desesperei, encontrei forças no amor que eu já conhecia, que já sentia pela Mônica, para continuar. Quero que tu saibas que, mesmo depois de ter tido todo o trabalho que tive com meus quatro filhos, eu faria tudo de novo. Por amor. Porque esse amor vale a pena. Porque esse amor é a melhor coisa que já me aconteceu.

Te desejo um bom parto, uma boa hora, que tudo saia como tu planejas! Desejo que teu coração transborde com tanto amor. Desejo que tu sejas a melhor mãe que puderes ser, e que não te culpes quando algo não for como esperavas. Desejo uma vida longa e cheia de alegrias à essa bebê maravilhosa que está para nascer.

Vem, Cristininha, estamos te aguardando ansiosamente!

carta à minha irmã que terá bebê

27 comentários

  1. Avatar
    Débora

    Ai Michele,chorei aqui,isso é a mais pura verdade,sinceramente acho que o parto é uma TPM melhorada,kkkkkkk
    Uma mistura de sentimentos,que só Jesus pode explicar.Que Ele esteja com sua família e principalmente com sua irmã nesta hora tão importante…bjos.

    1. Michele Kaiser

      Obrigada pelo carinho!! O parto é uma TPM melhorada… Gostei… kkkk

  2. Avatar
    veralucia fae

    Sensacional o texto, emocionante, mesmo que tu não tenhas todas as certezas, futura mamãe, tu vai ser dez também como é a Michele, a Tia idosa te deseja tudo de bom e ama a todas muito, e tb to aqui chorando, por um mundo de emoções que é tudo isso , mesmo com os filhos já crescidos e outras situações que aconteçam, é tudo maravilhoso.

    1. Michele Kaiser

      Ah, tia! E é, não é? Nós tb te amamos muito.

  3. Avatar
    Katarina Rabelo

    Que texto lindo! Desejo uma boa hora pra sua irmã e que sua filha venha com saúde, traga luz, amor e alegria pra família! =)

    1. Michele Kaiser

      Com certeza assim será! Obrigada pelo carinho!

  4. Avatar
    Ellen

    Nossa, que lindo Michele! Desejo tudo de bom pra você e sua irmã! Que DEUS abençõe toda sua família! Ah! e mais uma coisa #VemlogoCristina! (Que nome lindo) Bjsss!

    1. Michele Kaiser

      Obrigada, Ellen! Cristina é um nome lindo mesmo. Beijos!!

      1. Avatar
        Ellen

        🙂 :* Beijoooos!

  5. Avatar
    Maisa

    Estas palavras conseguiram emocionar até mesmo às mulheres que, como eu, ainda não são mamães. Lindo!
    Saúde para a futura mamãe e ao bebê que está para chegar.

    Abraços,
    Maisa

    1. Michele Kaiser

      Obrigada, querida!!! Homenagem à minha querida maninha. Beijos.

  6. Avatar
    Mariane

    Uauuuu!! To chorando… Marina, realmente, se passares ou pensares sobre o que a Michele falou…”Tamo junto ” mesmo, é complicado ser mãe no início. Mas é tantooo amor envolvido..ah!!! Logo logo VC descobre! Boa hora, desejo muita saúde p sua filha.

    1. Michele Kaiser

      Né?? Hehehehe. Beijos!

  7. Avatar
    Mariane

    Uauuuu!! To chorando… Marina, realmente, se passares ou pensares sobre o que a Michele falou…”Tamo junto ” mesmo, é complicado ser mãe no início. Mas é tantooo amor envolvido..ah!!! Logo logo VC descobre! Boa hora, desejo muita saúde p sua filha.:)

  8. Avatar
    Talita Cristina

    Ai meu Deus!!! que lindo, não sou mãe ainda mas sempre sonhei um dia em ficar com aquele barrigão rs Estou a dois meses do meu casamento e sei que a maternidade e a FAMÍLIA são as obras mais perfeitas que Deus criou. Admiro vc Michele pela garra e força e a todas as mães que dão a vida pelos seus filhotes, inclusive a minha rainha Super MÃEEEEEEE a Dona Socorro
    e que a Cristininha venha com muta sáude, trazendo mais amor e alegria para essa família 😉

    1. Michele Kaiser

      Obrigada pelo carinho, Talita! Te desejo um bebezinho bem lindo e uma gravidez, quando vier, bem saudável. Um beijo!

      1. Avatar
        Talita Cristina

        hahahaha Obrigada, enquanto isso fico ligadinha aqui, pegando dicas e vendo sua prole crescer! Beijos querida 😉

  9. Avatar
    Camila Balotim

    Simplesmente lindo!
    Minha vontade é guardar esse texto e ler para mim mesma daqui alguns anos, quando o meu filho estiver para chegar.
    Até mandei para a minha cunhada ler porque meu sobrinho Miguel esta para chegar até o fim do mês,mandei pois as verdades escritas nele poucas vezes são faladas por outros blogs, adorei.
    Marina boa hora para ti (como dizem ai no sul) que Cristina venha para encher de amor e luz ainda mais a sua família.

    Beijos…

    1. Michele Kaiser

      Faça isso, Camila. Esse texto é o que eu queria dizer pra outras mães que estão esperando, em especial minha irmã. Espero que encontre esse texto ara ler novamente quando for a sua hora. Um beijo.

  10. Avatar
    Priscila

    Ah seu eu tivesse tido uma cartinha dessas… Rs. Meu filho esta com um ano e dois meses.. Estou grávida de gêmeos… Oito meses, e me preparando pra passar por td isso de novo!!

    1. Michele Kaiser

      Priscila! A gente sempre dá conta! Mesmo quando está super cansada e vêm um monte de gente (que não entende nossa situação) dar palpite. Lembre-se dessa carta quando estiveres se sentindo frágil, depois que eles tiverem nascido. E, se quiser, venha sempre falar comigo! Um beijo!

  11. Avatar
    Natalia

    Mãe de trigêmeos?? Q linda, mais a gatinha são 4 lindos filhos.
    Sou mãe de gêmeas a Sophia e a Julia, gravidez de múltiplos é uma aventura kkkkk, lendo esse texto voltei no tempo, o começo é difícil é tudo novo, mas é lindo, hj minhas meninas tem 1 aninho e sinto saudades delas quando nasceram, o tempo voa. Faria tudo outra vez.
    Um bj pra vc e seus 4 presentes de Deus

    1. Michele Kaiser

      Obrigada pelo carinho, Natalia!! Parabéns pelas meninas! Vida com múltiplos certamente é uma aventura! Bjs!

  12. Avatar
    Marina

    Ai maninha, que lindo isto que escreveste!!! Saiba que estou me preparando da melhor forma possível, e que em vários quesitos eu penso em “como que a Michele fazia”. Vou sempre me lembrar de como cuidaste dos teus bebês e das coisas que fizemos para te ajudar (trocando fralda, dando banho, vestindo, dando mamadeira, dando colinho, fazendo dormir, brincando, etc). Estou muito curiosa e empolgada para saber como é amamentar! Afinal, isso é uma das coisas que só tendo o próprio filho para saber como é!

    Sobre o baby blues, claro que fiquei (e ainda fico) com receio dele desde o início da gestação. Acho que o parto normal vai me ajudar amenizar estes sentimentos que descreveste, afinal não sabemos como vai ser.

    Enquanto isso, agora com 39 semanas completas de gestação, fico aqui esperando a Cristininha se manifestar… prestando atenção em cada coisa diferente que acontece com meu corpo e imaginando mil coisas! Não vejo a hora de te contar “estou em trabalho de parto, indo para o hospital”.

    Beijos da mana!!!

    1. Michele Kaiser

      Ah, mana! Escrevi essa carta com o coração cheio de amor e preocupação. Não vejo a hora de me dizerem: “a Cristina nasceu!” para eu sossegar minha ansiedade! Não vejo a hora de te ver sendo mãe e não vejo a hora de ser titia, já que esse também é um sentimento que só tendo para saber! Milhões de beijos!! E boa hora!

  13. Avatar

    Oi michele!
    Como tá a sua irmã?
    A Cristininha já nasceu?
    Quero notícias!

    1. Michele Kaiser

      Nasceu, sim, Nara!! Post em breve! Beijos.

Deixe seu comentário