Sentimentos divididos de uma mãe cansada

Nossa rotina aqui em casa é bem puxada, mas hoje em dia damos conta de tudo e somos felizes com ela. Eu trabalho de segunda a sábado em horários variados e malucos, distribuídos nos três turnos: manhã, tarde e vespertino. Mas têm dois dias, a terça-feira e a quarta-feira, que acontece um negócio que me deixa com sentimentos divididos no meu coração: quase não vejo meus filhos!

Passo as manhãs de terça com eles sozinha, eu e os quatro. Os meninos acordam às 7h, então passamos bastante tempo juntos. A Mônica acorda cerca de 9h30. Lá pelas 11h30 eu dou almoço e suco de laranja e eles vão dormir em suas caminhas. Enquanto isso o papai chega e dá almoço pra Mônica. Geralmente, às 12h estão todos dormindo e nós almoçamos. Então, às 13h, a babá chega e eu saio para trabalhar (em uma sala alugada no térreo do prédio onde moramos).

Nas terças, tenho aula o dia todo, até às 20h. Como preciso organizar a sala para minhas aulas do dia seguinte, acabo subindo para meu apartamento cerca de 20h30. Quando chego, meu marido já deu banho nas crianças (com a ajuda da babá, que, a essa altura, já foi embora). Eles estão morrendo de sono, então, mal me enxergam e fazem manha, brigam, e caem de sono alguns minutos depois. Ao mesmo tempo que me sinto péssima por não ter passado tempo com eles, fico feliz por chegar e ver tudo pronto… Sentimentos divididos de uma mãe cansada.

Nas quartas, eles acordam às 7h novamente e eu já saio para trabalhar às 8h. Almoço em casa, mas quando chego eles já estão fazendo o soninho da tarde. Quando saio de novo, eles ainda estão dormindo! Dou aula até às 17h, quando busco a Mônica na escola. Chego em casa às 18h e é só nesse horário que vejo meus filhos de novo.

Sentimentos divididos

sentimentos divididos

Ao mesmo tempo que amo trabalhar, ensinar inglês, conversar com pessoas diferentes sobre assuntos não relacionados à filhos, me sinto a pior mãe que existe na face da terra por passar todo esse tempo longe deles. A saudade faz bem em qualquer relacionamento, mas tenho sentido um peso no meu coração. Mais sentimentos divididos de uma mãe cansada.

O que ameniza meu sentimento é que nas quintas eu fico de manhã com eles outra vez, como na terça. Nas sextas tenho a tarde livre também. E o fim de semana é só com eles, então, me convenço que existe a compensação. Mas eu sempre tenho aquele sentimento de culpa que acompanha as mães desde que os filhos nascem…

Pô, tenho quatro filhos! Como vou conseguir compensar essa falta de atenção das terças e quartas com os quatro? Sinto que estou perdendo momentos importantes da vidinha deles por estar trabalhando, mas, afinal, como vou ficar sem trabalhar, sem fazer aquilo que me dá o sustento e um ânimo a mais, que me deixa tão feliz? É, hoje é um daqueles dias… Daqueles dias que a gente fica com sentimentos divididos por ser uma mamãe cansada…

10 comentários

  1. Avatar

    Assim como vc, sou professora (só que de matemática )
    Trabalho em 3 escolas e tenho mais 3 alunos particulares que, juntos, são mais 8 horas de aula por semana. Tem q dias q vejo meu filho em poucos horários e tem dia que passo a manhã ou a tarde com ele.
    Essa culpa tbm me consome, e ainda me sinto péssima por gostar tanto de dar aulas. Penso q não devia gostar pq fico longe dele e todo aquele blablabla que só mãe conhece.
    Mas como fazer? Como resolver essa divisão? Me alivia saber q não é só por aqui q isso acontece.
    Tento fazer meus momentos com ele valer a pena,e espero q nem ele nem eu sinta falta desse tempo perdido agora.

    1. Michele Kaiser

      É bom sair dessa bolha que nos encontramos quando estamos com nossos filhos. Faz bem pra cabeça, faz com que sejamos mães melhores e esposas melhores. A gente tem que parar de se culpar tanto, né? Mas como fazer isso?? Um beijo!

      1. Avatar
        graziella nascimento

        oi querida Michele
        Te mandei um email sobre medos..ansiedades e angústias…sei que é complicado mas qdo puder e tiver tempo…rs..da uma olhada ok…
        e parabéns pelo seu sucesso como mãe e profissional viu…bjos

      2. Michele Kaiser

        Responderei assim que possível, pode deixar! Obrigada por dividir seus sentimentos comigo! Um beijo!

  2. Avatar
    Alê Weber

    Olá Michele,seus filhos são muito lindos,os 4.Começei a acompanhar seu blog semana passada,porque estou também com uma gravidez múltipla só que de quadrigêmeos.Já tenho uma filha,a Alice,e descobrimos aos 4 meses e meio de gravidez que são 2 meninos idênticos 1 menino diferente e 1 menina também diferente.Fiz 5 meses ontem.Gostaria de conversar com você pelo email se possível.Essa gravidez também me pegou de surpresa ,como cocê mencionou aqui no site,isso também ocorreu comigo,só que na família já havia 2 casos de gêmeos e 1 de trigêmeos.Obrigada desde então pela ajuda,Alê.

    1. Michele Kaiser

      Nossa, já tinham diversos múltiplos na sua família! Pode me escrever para ostrigemeosdamichele@gmail.com! Um beijo, querida! Parabéns!

      1. Avatar
        Alê Weber

        Tá ok.Um beijo nos seus filhos lindos e na princesa.Obrigada Michele!

    2. Avatar
      graziella nascimento

      Parabéns pela gravidez multipla…que deus te abençoe..vai dar tudo certo…meu sonho é ser mãe de gêmeos…mas tive meu menino de 1 ano e 7..e agora a maria Júlia está quse chegando…a qlq momento…quem sabe numa próxima realizo meu sonho kkkk
      sucesso pra vc..bjos

  3. Avatar
    Wanessa Medeiros

    Oi Michele! Felizmente ou infelizmente precisamos trabalhar, seja para nossa realização pessoal, seja por necessidade de dar uma melhor qualidade de vida para nossos pequenos. Tenho dois filhos, o Guilherme de 04 anos e a Ananda de 02 anos. Exatamente como você também tenho um sentimento de culpa enorme. Sou enfermeira, trabalho de segunda à sexta das 07:30 às 13:30 na SES-GO, e sexta-feira vou para Brasília à tarde e só retorno no domingo pela manhã. Na sexta os vejo rapidamente no trajeto da escola para casa. Quando viajo eles ficam com meu esposo, e quando retorno no domingo, super cansada, tenho que ter paciência em dobro para contornar as birras e disputas por atenção. Ufaaa! Não sei como damos conta de tantas responsabilidades… Tem momentos em que me sinto esgotada fisicamente e me cobro muito como mãe, esposa, profissional e mulher. Sei que em muitos momentos devo deixar a desejar, mas enquanto estou com eles me faço presente e me entrego de corpo e alma. Espero poder mudar essa situação um dia, enquanto isso vou tentando fazer o melhor que posso. Que Deus continue nos protegendo e dando forças! Beijos!

    1. Michele Kaiser

      A gente se vira como pode, né, Wanessa! Força aí pra vc tb! Bjs!

Deixe seu comentário