Alimentos enriquecidos nem sempre são as melhores escolhas!

Aprovecha-alimentos-fortificados

Em busca de fornecer o melhor tipo de alimentação para seus filhos, muitas vezes as mães acabam comprando produtos com alegações nutricionais aparentemente positivas. Afinal, se determinado produto foi enriquecido com Ferro, por exemplo, ele é melhor que o seu similar que não é enriquecido, certo? Nem sempre! A questão é que cada caso é um caso. Será mesmo que seu filho precisa adicionar mais nutrientes na alimentação?

comida06Vamos refletir sobre os leites! Algumas grandes marcas fortificam os leites com vitaminas e minerais, especialmente com os seguintes nutrientes: Ferro e Zinco e com as vitaminas A, C e D. Realmente esses são nutrientes importantíssimos para o desenvolvimento de bebês e crianças. Porém, será que consumir alimentos fortificados é a melhor solução? Em primeiro lugar, eu gostaria de lembrar que podemos garantir todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento e manutenção da vida apenas com alimentos naturais (sem a necessidade de fortificá-los). Mas eu entendo que nem sempre é possível.

Todos os nutrientes são importantes para a nossa saúde, mas quando se trata de alimentação infantil, é importante destacar o papel de dois deles: Cálcio e Ferro. O Cálcio é essencial para o crescimento e manutenção dos ossos e dentes; participa do processo de transporte de nutrientes nas células; está envolvido no processo de contração muscular, entre outras funções. Já o Ferro, é o nutriente responsável pela formação de hemácias; transporte de oxigênio para as células; produção de enzimas e etc.Então dá pra perceber que não há saúde sem esses dois nutrientes, não é? Mas não é tão simples assim. Combinar Cálcio e Ferro na mesma refeição pode não ser uma boa ideia, porque esses dois minerais competem para serem absorvidos – é como se eles fossem absorvidos por uma “porta”, que manda as substâncias para o sangue, que pode dificultar a absorção desses dois nutrientes ao mesmo tempo.

E você provavelmente deve saber que o leite é uma grande fonte natural de Cálcio. Sendo assim, pode ser que o Ferro que foi adicionado pela indústria no leite que você oferece ao seu filho, esteja prejudicando a absorção do Cálcio desse mesmo leite. Além disso, vale parar pra pensar sobre a origem desse Ferro adicionado. Não é natural, é industrializado. Será que vale a pena? Não seria melhor buscar o Ferro no feijão, na carne, na beterraba? A minha resposta é: depende! Depende de muitos fatores. A criança tem anemia? Ela come bem? Ingere frutas e verduras? E carne? E feijão? E iogurte? Enfim, quero dizer que cada caso deve ser analisado de perto por um nutricionista. Se eu opto por alimentos enriquecidos e fortificados? Dificilmente, a não ser que seja a única alternativa. Procure oferecer uma alimentação mais natural para a sua família. A natureza é muito generosa e nos oferece tudo o que é necessário para manter uma alimentação saudável!

01-mae-e-filho

 

 

Incentive e ofereça uma alimentação saudável para a sua família!!!

 

 

 

 

—————————————————————

foto NataliaA nutricionista Natalia Stedile é especialista em Nutrição Clínica e Estética (2011) e em Nutrição Clínica Personalizada (2012). Mestra em Biotecnologia (2014). Atualmente é nutricionista clínica e professora no curso graduação em Nutrição na Faculdade da Serra Gaúcha. Tem experiência na área de nutrição e saúde coletiva, com ênfase em atendimento clínico, atuando principalmente nos seguintes temas: obesidade, doenças crônicas não transmissíveis, reeducação alimentar e comportamento alimentar. Aqui no blog, escreve textos com dicas sobre nutrição infantil.

1 comentário

  1. Mariane

    Natália, Boa tarde. Muito Boa e esclarecedora sua matéria. Tenho uma dúvida: qual o melhor leite para ser oferecido à uma criança de 2 anos? Peço pois o pediatra nos deixou livre nessa decisão, mas sou meio “atucanada” em respeito a alimentação. Existem vários tipos de leite, a,b,c,d, e o “direto da fonte” (da vaca) rsrsrsr, eu dou o D(de caixinha)… mas sei q ele perde bastante propriedades e é acrescentado justamente ferro (!!) Sempre me questionei isso. Fico grata desde já.

Deixe seu comentário