A decisão por tirar o Mirena

Decidi tirar o Mirena. Depois de 10 meses e 25 dias, deitei-me na maca do consultório de minha ginecologista e me livrei daquele que estava sendo o maior causador de aborrecimento dos últimos meses de minha vida de mãe de quatro filhos: um dispositivo intra-uterino (ingrato como só ele).

Como eu queria ter me adaptado à ele… Teria sido tão bom. Cinco anos sem menstruação e sem perigo de gravidez. Retiraria somente para colocar outro. Esse era o plano… que acabou não dando certo. É isso aí: não me adaptei e tive que tirar o Mirena. Realizei a remoção em consultório na última sexta-feira, dia 29 de janeiro de 2016. Foi fácil e indolor. Sem necessidade de anestesia ou coisa alguma. Foi só puxar que ele veio.

Por favor, não entenda com esse post que eu estou falando mal desse método contraceptivo. Muito pelo contrário. Foi por ouvir tantos relatos positivos que acabei optando por ele. São diversas as mulheres com quem conversei pessoalmente e via internet que me relataram que o Mirena foi a solução para seus problemas. Dou como exemplo esse relato da Gabriela. Mas, infelizmente, não fui feliz durante o período que estive com ele. E eu não consigo manter algo que está me aborrecendo.

mirena 02

Tudo nessa vida tem prós e contras. Por constatar tantas mulheres satisfeitas com o Mirena, imaginei que pertenceria à essa grande maioria. Ele é um sistema intra-uterino (SIU), colocado dentro do útero com o objetivo de liberar uma pequena quantidade de levonorgestrel (tipo de progesterona sintética), hormônio que impede a gravidez. O Mirena produz um efeito anticoncepcional que chega a 99,3% de eficácia. Mas talvez essa pequena quantidade, não combinada com outros hormônios (como as pílulas anticoncepcionais), tenha sido demais para mim, sendo o motivo de meu corpo não ter se adaptado. Afinal, descobri na minha primeira gestação que tenho deficiência desse hormônio e era um dos motivos de não conseguir engravidar.

Nos primeiros três meses da colocação (em março de 2015), eu senti muito cansaço, fadiga, enjoo. Minhas unhas ficaram quebradiças, meu cabelo ficou seco e perdi muitos fios, ou seja, diversos sintomas de gravidez. A médica disse que o organismo levava cerca de 6 meses para adaptar-se e insistiu que eu esperasse. Foi o que fiz, esperei. Mas meu organismo foi, a cada mês, dando sinais estranhos. Eu tinha muita TPM, que durava 15 dias. Sentia calorão, como na menopausa. Muitas espinhas e cravos (nem na adolescência tive esse problema). Dores nos seios, como aquelas que a gente sente quando a menstruação atrasa. Cheguei a fazer teste de farmácia para tirar a dúvida se não estava grávida mesmo! A única coisa positiva sobre estar usando Mirena foi realmente a amenorreia (ausência de menstruação). Fazia sete meses que eu não menstruava, isso realmente era muito bom.

Porque decidi tirar o Mirena

Todos os pontos negativos que citei eram toleráveis, pois o contraceptivo estava fazendo seu efeito maior que era controlar a endometriose e não me deixar engravidar. Mas, o motivo de eu ter realmente decidido me livrar do Mirena foi os quilos que ganhei. Eu aumentei, de julho de 2015 a janeiro de 2016, oito quilos (8kg). Mesmo fazendo exercícios físicos quatro vezes por semana. Não fazia uma dieta exemplar, mas não tinha ingesta alimentar que justificasse esse aumento de peso. Foram 8 quilos ganhos em 10 meses, probleminha que eu não estava precisando, né? Vamos combinar.

Bem, se vou me arrepender de ter tirado só o tempo vai dizer. Minha médica disse que o primeiro ciclo menstrual acontece de 3 a 7 dias após a retirada. Hoje ele veio (3 dias depois). Vamos ver quanto tempo vai durar. Enquanto isso, estou estudando a colocação do DIU de cobre, sem hormônios. Dentre as possibilidades que minha médica me passou também estão um anel de uso interno, a volta ao anticoncepcional e a abstinência sexual. Creio ser a última opção a mais garantida de todas (risos).

Enquanto decido, cá estou eu sentindo cólicas de novo, convivendo com menstruação novamente e morta de medo de ficar grávida. Mas, podem me chamar de louca, estou me sentindo como nessa foto:

tirar o Mirena

livre…

Bora emagrecer!! Até mais!

Leia também:

4 meses sem Mirena

Leia toda a história com o Mirena:

A opção pelo Mirena

20 dias com Mirena

3 meses com Mirena

230 comentários

  1. Olá, Michele! Tomei anticoncepcional por um ano e não me adaptei. Depois desse período, começou a “saga” em busca do contraceptivo ideal para mim. Pesquisei muito e fiquei entre o Mirena e o DIU de cobre. Acabei optando pelo segundo, uma vez que tenho tendência a ter acne (de acordo com minha dermato, efeito bastante comum do Mirena) e também porque desejava me ver livre dos hormônios. Minha ginecologista apoiou minha decisão, fizemos alguns exames e coloquei o dispositivo. Resultado: há seis meses me sinto como a moça da foto que tu acima! Como em tudo na vida, há alguns pontos negativos. Voltei a ter TPM, um pouco de acne, tenho cólicas (bem suportáveis) e meu ciclo, cuja duração era de oito dias com pouco fluxo, agora é de dez dias com fluxo moderado. Ou seja: os sintomas que tinha antes de tomar hormônio. Todavia, nenhum deles supera os pontos positivos: libido, a qual estava negativa, está recuperada, desaparecimento total das dores de cabeça que me assombravam no período menstrual, cabelo e unhas crescendo bastante e tranquilidade de saber que meu corpo está livre de hormônios sintéticos. Em suma: te recomendo muito o DIU de cobre! Não me imagino nunca mais voltando a tomar anticoncepcional.
    Se quiser saber mais da minha experiência, basta me enviar um e-mail.
    Boa sorte!!

    1. Michele Kaiser

      Obrigada, Ana! Confesso ter receio de recolocar algo dentro do meu útero. Também gostaria de ver livre dos hormônios sintéticos. Porém, devido endometriose, creio precisar deles. Ainda estou pensando. Um beijo!!

    2. oi Michel tambem eu decidi retirar o MIRENA…e logo ao fim de apenas 2 meses, pois sentia também alguns efeitos secundários k descrevia, nomeadamente: unhas quebradiças sem causa aparente, queda cabelo. humor mais depressivo, mas ao contrario de si emagreci pois nao tinha apetite… mas acima de tudo foi o susto k apanhei…com um dos meus quistos das mamas aumentaram para 5 cm…em apenas 1 dia!…fui drenar o quisto e fiquei perplexa com a quantidade do liquido drenado…Por isso sem hesitar fui retirar o mirena mas confesso que é excelente na ausência da menstruação…nesses 2 meses nunca tive período…considero k toda a mulher é livre de decidir quando colocar e retirar…temos k estar bem connosco próprias. Força e coragem para a sua vida e felicidades. bjinhos

      1. Michele Kaiser

        Obrigada pelo depoimento, Ana. Temos que estar bem conosco. Isso aí. Beijos!

      2. Jaci /brasil

        Olá Michele!
        Nosso corpo é muito engraçado! Eu li esse texto como se alguém tivesse dentro de minha cabeça e reproduzindo minhas frases… rs Coloquei o diu mirena a pouco mais de 3 meses e me sinto exatamente como vc! Calor, tpm, espinhas e cravos, queda de cabelo e mamas doloridas quando seria (teoricamente) o período pré-menstrual. A única e exclusiva diferença entre nós duas é que eu perco peso excessivo com absolutamente todos os métodos anticoncepcionais. Fico parecendo um palito de dente e isso me irrita (apesar de saber que várias mulheres gostariam de emagrecer assim… kkk).
        Enfim… ainda estou nesse parto de “aguardar adaptação”. É muito bom não menstruar, poder ter relações seguras de não engravidar, mas os efeitos de contraceptivos sintéticos são sempre difíceis. O diu de cobre não é tão eficaz na contracepção e pra nós duas (portadoras de endometriose) também não resolve, pois menstruaríamos normalmente. Tô quase pirando e arrancando o útero pra fora com minhas próprias mãos! Portanto, não se sinta só… rsrs

      3. Michele Kaiser

        Hehehehe. Adoraria emagrecer bastante e rápido, hehehe. Exatamente, o de cobre não nos ajuda. O que fazer??? Ai ai

    3. Nielly

      Olá passa seu email

      1. Vanessa

        Olá eu também venho na mesma duvida que você estava, ficar com o Mirena e esperar todos esses efeitos positivos que todas , maioriam falam, ou acabar com minha tortura, e voltar a menstruar e tomar anticoncepcional oral, pois cólica sei que vai existir com Mirena ou sem, venho tendo cólicas sintomas de tpm o mês inteiro, tenho escapes diretos fico dias de absorvente, maioria das relações tenho sangramento, sinto fadiga muscular nas pernas parte posterior, as vezes tenho um calor inexplicável , e muita muita enxaquecas, que não passam e o pior em 3 meses engordei 7kg, inchada retendo liquido ,socorro!! Faço exercícios e saio fora da dieta apenas nos fds e treino todos os dias sou Personal Trainer! Vai fazer um ano que estou nessa vida e essa semana estou lendo tudo sobre vantagens e desvantagens, e decidi ir amanhã para retirar! Coloquei o Diu com suspeita de adenomiose e pelas cólicas que vinha sentindo. Ultimo exame nada de adenomiose, e tenho cólicas e enxaquecas hoje! Tenho medo tb de me arrepender mais nao posso ficar com esse “treco” dentro de mim sem saber se esta fazendo bem ou mal a mim! Obrigada

      2. Keila

        Olá,Eu tenho o de cobre a 1 ano, mas pretendo tirar… Nos primeiros meses foram uma benção para mim, mas actualmente me da muito desconforto sinto dores menstruais horrível, a menstruação prolonganda e com muito fluxo, momentos há que dá a sensação deter saído do lugar. Vou tirar porque já não aguento,vou tendar por um chip no braço ou vou optar pelos adesivos.

      3. Michele Kaiser

        Sabe que chego a me perder em tantas opções que existem, mas hoje ainda estou sem utilizar nada. Um beijo.

    4. Danielle

      Oie!! Bom meninas eu uso o morena vai fazer 5 anos! Coloquei final de 2012, nesse periodo sempre tive muita queda de cabelo, unhas fracas e ganhei muito peso! Ganhei ao todo 22 kilos.

      1. Michele Kaiser

        Nossa!! Sinto muito!

      2. Brunna

        Oii faz tres anos que tenho q o mirena, e sempre me perguntando pq estou aumentando o meu peso, ja perguntei umas tres vzes á minha ginecologista se tem algo com o mirena e ela disque não. Agora com esses depoimentos tenho certeza, e a queda de cabelo aff

      3. Michele Kaiser

        Eles sempre dizem que não… hehehehe… eita!

    5. Marcia

      Olá Michele, infelizmente também não tenho muito bem a dizer sobre o Mirena. Há 3 anos coloquei o DIU para ficar livre da menstruação mas ganhei tantos problemas que não valeu a pena. Dores de cabeça absurdas, espinhas demasiadas, corrimento excessivo além de um melasma que já gastei rios de dinheiro para me livrar dele. Não recomendo Mirena. Minha experiência foi decepcionante.

      1. Michele Kaiser

        Cada caso é um caso, mas assim como você, não funcionou legal para mim. Infelizmente. Um beijo e boa sorte ao se livrar do melasma.

    6. Boa noite, comecei usando o Diu de cobre mas as cólicas eram insuportáveis e o fluxo muitos dias, optei por colocar o Diu Mirena, faz 10 anos que uso o Mirena,Não tive nenhuma reação e não engordei esse ano vence vou tirar e colocar outro Mirena.

    7. Ana Paula de Oliveira

      Oi Michelle, Depois de ler seu depoimento tomei coragem… Vou retirar o vou retirar o mirena… já tem 3 anos e engordei 3 kilos não adianta exercício ou dieta… e a barriga estufada então só Deus….
      obrigada

  2. Teresa

    olá,
    Eu fiquei com o mirena por 4 longos anos após ter meu 1 filho, optei por tirar por sentir que estava estranho e tive o ganho de +/- 12 kg e depois de realizar um exame ultrassom realmente constatou que ele havia se movido. Eu fui em uma consulta e também me senti livre … Hoje sou mãe de 3 Renato com 7 anos , Vítor com 2 anos e o Júnior com 11 meses faço uso do DIU de cobre e tenho super gostado pq minha menstruação é certinha isso já me basta …. Kkk tenho TPM e Sangro em média 5 dias mais fico super feliz por saber que está tudo ok todo mês.

    1. Michele Kaiser

      Pois é… A menstruação faz parte da vida da mulher saudável, será que é necessário terminar com ela? Eu tenho endometriose, então é uma boa opção, mas prefiro minha vida sem hormônios sintéticos. Parabéns pelas crianças. Beijos!

  3. Eduarda

    Olá Michele, eu estava pensando seriamente em colocar o Mirena, mas receosa. E confesso que estava ansiosa por este seu post pq sabia q vc estava usando. Obrigada pelo relato, eu sempre fui muito sensível aos hormônios de anticoncepcionais, e quase todos que usei me deram reações, só que nesse tempo em que estava na dúvida estou usando o Nuvaring que é um anel de uso interno e não tenho tido problemas, até fui orientada pelo ginecologista pra fazer o uso continuo e evitar menstruação (que ninguém gosta!). O único inconveniente do anel é ter q retirar e colocar todo mês, mas fora isso tudo certo. Obrigada e boa sorte. Seus filhos estão cada dia mais lindos, parabéns! =)

    1. Michele Kaiser

      Oi, Eduarda! O Mirena funciona para muita gente, não posso falar mal dele por não ter dado certo comigo. Não há como prever o que acontecerá, mas não gostei de como as coisas sucederam para mim. Enfim, acho que essa ideia do anel é boa. Estou pensando em tentar. Um beijo!

  4. Mariane

    Que pena que não deu certo pra ti, pq como vc disse tens problemas hormonais, mirena é MA-RA-VI-LHO-SO!! As espinhas são um problema hormonal como o mirena tem levo em pequena quantidade não supriu teu organismo, mesmo motivo das unhas quebra dicas, cabelo fraco é até dia enjoos.
    Mas para quem não tem problemas hormonais sim ele é tudooooo de bom! Não tenham medo.

    1. Michele Kaiser

      Como eu disse, não me atrevo a dizer que ele não é bom, apenas relato que para mim não foi. É interessante, todavia, que as pessoas em geral saibam que não é todo mundo que se dá bem com o Mirena. Embora existam muito mais depoimentos pró Mirena, existem algumas mulheres que não se dão bem, como eu. Um Beijo.

      1. Pammella Wiik

        Eu sou uma das que amooo o mirena…eu menstruo todo mes mas bem pouco,e por incrivel que pareca emagreci depois qye coloquei….no primeiro ano fiquei inchada de fato,sentia tpm mas nada de colicas,fui a ginecologista aqui na Noruega onde eu moro quase 80%das mulheres usam esse metodo…os medicos que eu passei aqui disseram que durante o primeiro ano eu poderia ganhar peso (aqui eles fazem uma pesquisa rigorosa a cada 6 meses col todas as usuarias do mirena) eu ganhei cerca de 4 kg…apos 1 ano como magica perdi peso e agora estou mais magra do que antes de engravidar como os medicos disseram nosso organismo leva 9 meses para se recuperar da gravidez e juntamente com o mirena o primeiro ano e sempre dificil…eu acredito que minhas espinhas agora diminuiram muito eu sou super sedentaria nao faco exercicios e minha alimentacao nao e das melhores bebo todo tipo de refrigerante e porcarias e nao engordo de jeito nenhum deoois do mirena eu acho que foi a melhor coisa que fiz na minha vida!!! Agora estou na lyta pra ganhar peso kkkk estou com 50kg e 1.65 oi seja pra mim estou magra demais…sinceramente acho que vc deveria ter esperado um pouco mais…aqui na Noruega o pais referencia em gravidez e saude da mulher a marioria das mulheres tem os mesmos problemas que vcs citaram acima mas que depois de 1 ano ou 1.6 meses desaparecem (pelo menos e o que dizem as pesquisas) por isso quase todas as mamaes usam esse metodo aqui…

  5. Mariane

    Não supriu as necessidades de teu organismo*****

  6. Tassi

    Oi Michele olha só que interessante, uso DIU de cobre desde que o Lucas tinha 4 meses de idade, ou seja, 4 meses após o parto. Esta quase na hora de trocar novamente afinal meu pequeno vai fazer 5 anos. O que eu posso dizer? Bom, eu sou da seguinte opinião e me desculpem as que acham o contrário, mas, quanto mais NATURAL melhor. Natural vc diz e esse negócio ARTIFICIAL ai? Bem, o DIU de cobre funciona muito bem obrigada, menstruo normalmente, ovulo normalmente, tenho algumas espinhas e TPM também, mas esta não é a forma como Deus nos criou? O fato de eu ter escolhido colocar DIU de cobre é pela propensão familiar genética a tromboses e não queria procurar sarna pra me coçar mas, pense bem, hormônio sintético não faz bem!!! Olha na bula todos os efeitos colaterais destas medicações. E se vc tiver que tomar mesmo, pense nos hormônios fitoterápicos, funcionam pra muita gente. Mas cada caso é um caso, o meu foi assim, não me arrependo.

    1. Michele Kaiser

      Obrigada pela dica, Tassi. Também penso nisso, no mais natural possível. Me dá uma sensação estranha o fato de não menstruar, sabe? Mas deus me criou com “defeito”, afinal, tenho endometriose (o organismo burro não sabe menstruar direito!) kkkkkk. Beijos.

    2. Pammella Wiik

      Acho que o diu de cobre deve ser otimo mas o risco de gravidez e maior de acordo com os medicos se houver deslocamento pode ocorrer a gravidez…ja o mirena nao tem essa possibilidade pois alem do bloqueio mecanico ele tambem evita a ovulacao

  7. Nossa, ainda bem que não foi só comigo!! Coloquei o Mirena em agosto de 2012 e acabei de tirar ele ontem (viva!!), exatamente em função do ganho excessivo de peso que ele me causou. Nesses quase 4 anos, foram mais ou menos 10kgs e olha que tenho uma dieta alimentar super equilibrada e faço exercícios físicos toda semana. Ou seja, não havia explicação para esse aumento de peso….E por incrível que pareça, hoje (um dia após tirar o Mirena), já me sinto menos inchada! Estou me sentindo da mesma forma que vc! Mirena nunca mais!!!

    1. Michele Kaiser

      Oi, Cris! Podem me chamar de louca, mas tenho certeza que já desinchei também. Ninguém merece engordar 10kg né? Estou me sentindo mais leve e de melhor humor. Um beijo!

      1. Fernanda

        Nossa.. Estava desesperada.. chorando ao me olhar no espelho.. e não achava motivo pro ganho de peso ja que faço dieta… Agora eu decidi que vou tirar o meu Mirena com toda certeza…

      2. Carla

        Olá
        Gostaria de saber se já emagreceu depois da retirada do mirena
        Pois eu me libertei hoje
        Retirei mirena
        Depois de 1 ano e 3 meses o tempo do meu filho
        Engordei muito tb

      3. Michele Kaiser

        Oi, Carla! Você já leu o post “4 meses sem Mirena”? Bom, independetemente de ter lido ou não, posso te dizer que sim, consegui emagrecer. Já perdi 12kg desde que tirei o Mirena. Alguns foram embora muito rapidamente depois da retirada. Outros eu perdi com o acompanhamento da nutricionista Natalia Stedile (wwww.nataliastedile.com.br), que atende pela internet. Um beijo!

  8. Oi Michele. Não tenho filhos, mas nesse assunto posso dar o meu pitaco.
    Tenho 26 anos e vou casar no final do ano. Não queremos, em hipótese alguma, filho nos próximos 5 anos. Então, sabe o que eu faço? Tomo anticoncepcional (pra mim é sinônimo de qualidade de vida, visto que minha menstruação era um inferno sem ele) e além disso, praticamos o coito interrompido. Sou bem cagona, confesso. Pra mim, é o jeito de não ficar paranoica.
    Vc não pensou em fazer laqueadura, ou o seu marido fazer vasectomia?
    Bjs

    1. Michele Kaiser

      Oi, Rê! Pode opinar quando quiser. Eu tomei anticoncepcional por 10 anos e não tive problemas. A endometriose me maltratou no ano que fiquei sem tomar, tentando engravidar. A laqueadura não foi opção no parto porque eram múltiplos e toda a gravidez é de risco. Quando os bebês são prematuros os médicos não gostam de fazer. Hoje, a laqueadura seria um procedimento bastante invasivo. Meu marido não está muito a fim de fazer vasectomia. Quando voltei a tomar anti depois dos filhos, tive uma ovulação. Então, o anti não estava sendo eficaz. O Mirena era a solução dos problemas! Mas acabou sendo mais um problema. Ainda não decidimos o que fazer. Um beijo!

      1. Michele

        Olá meninas gostaria de deixar meu relato sobre o mirena; coloquei ele em março de 2015 e nunca imaginei que minha queda de cabelo poderia estar ligada com ele, coisa que me incomoda muito. Mas o pior de tudo foi um mega cisto que surgiu no meu ovário direito de característica hemorrágica. A gineco falou que é comum surgir cistos ovarianos em usuárias de Mirena… também não sabia disso. Resultado: vou ter que operar o ovário e provavelmente retirá-lo. A sorte é que já tenho filho e vou fazer 40 então nem pensar engravidar de novo. Retirei ontem o Mirena; me senti muitooo feliz e nunca mais quero colocar DIU. Muito traumático colocação e consequência. Estou com dor depois da retirada também. O de cobre usei antes do Mirena por 5 anos e deu tudo certo. Então pensem bem antes de colocar o Mirena, e o mais importante meninas escutem o seu corpo! ele fala com você, então se não estiver se adaptando não pensem 2 vezes antes de tirar.

      2. Michele Kaiser

        Obrigada pelo relato e pelos conselhos, Michele! Já estou da opinião que quanto mais natural pudermos viver, melhor. Nos alimentando mais saudavelmente e sem tanto hormônio artificial. Um beijo!

  9. Fernanda

    Com certeza, se vocês não querem mais filhos, a solução é a laqueadura ou a vasectomia. Caso os hormônios não sejam indispensáveis para tua saúde, use um método definitivo. Depois dos gêmeos sabíamos que com 3 estava bom demais! Conversamos, esclarecemos dúvidas, e meu marido decidiu fazer a vasectomia. Procedimento menos invasivo, se comparado a laqueadura, e tão seguro quanto. Quem sabe repensem essa ideia. Bjs e parabéns pelos pitocos!

    1. Michele Kaiser

      Adoraria que meu marido fizesse a vasectomia. Beijos!

  10. Daniela

    OI, você perdeu peso depois que tirou o mirena?

    1. Michele Kaiser

      Estou lutando para perder. Perdi dois em menos de um mês. E recentemente mais 3. Mas agora estou indo aos poucos. 😉

  11. Liliane

    Estou feliz por ter encontrado o seu relato porque minha ginecologista me faz pensar ser impossível sentir-se em razão do Mirna e cá estou a sofrer a 1 ano e 9 meses. Tenho um filho de 3 anos e também tenho endometriose. Optei pelo Mirna em razão do controle da endometriose e como método contraceptivo mais indicado para quem sofre de enxaqueca. Desde a colocação até hoje experimentei diversos sintomas, desde a me sentir grávida a me sentir numa eterna TPM. Essa por sua vez só piorou. O ponto positivo realmente é não menstruar. A maioria das pessoas falam maravilhas do Mirna e eu já estava pensando que era psicológico, já que a minha médica sempre diz que em 1p anos colocando Mirna apenas 2 pacientes pediram pra tirar. Eu serei a terceira então.

    1. Michele Kaiser

      Esse relato das médicas de que “em mil anos colocando Mirena ninguém está insatisfeito” só pode ser exagero. São inúmeros relatos por aqui, ao menos. Eu tirei, estou mais magra e mais feliz. Nunca estive tão mal enquanto usava. Mas cada mulher reage de uma forma. Um Beijo!

  12. Telma

    Oi Michelle, nossa…acho que eu também não dei certo com o Mirena! Eu optei por ele em Março de 2015 e cá estou eu com ele Junho de 2016,com muitos problemas e insatisfações! Realmente eu também tive um grande aumento de peso e um pouco de barriga inchada, coisa que eu não tinha antes(mesmo com a barriga após duas gestações). Ai meus cabelos, no começo achei que seria pela química que faço, mas depois de 3,4 meses após conclui que estava caindo mais e mais…a cada passada de mão no chuveiro era uma bola de fios, no pente mais fios e no chão muito mais…até meu marido se espantou ! Fora as espinhas internas e cravos no rosto e nas costas…espinhas feias e doloridas , os escapes dia sim e dia não …machas na calcinha e escapes de pequenas menstruação de 1,2 dias e para concluir os seios doloridos..que só de encostar já me deixavam irritada.
    Bom…na semana que vem irei exterminar o MIrena da minha história. Não estou feliz, pois achei que ia durar por longos 5 anos sem menstruar e não correr o risco de engravidar novamente. A dúvida agora é qual o método que vou escolher, pois ela me apresentou o Diu de Cobre, Vasectomia(o meu marido também não quer fazer), o anel, a laqueadura ou a volta dos hormônios….porém ela não quer..pois já estou na casa dos 40!

    1. Michele Kaiser

      Que coisa, né!! Tb estou nessa. Voltei com a pílula mas estou infeliz. Beijos.

      1. Maria

        Olá Michele, penso que temos problemas muito semelhantes… Tomei pílula durante muitos anos, decidi parar porque me engordava e desaparecia a líbido. Coloquei dispositivo de cobre, o que fez “aparecer” a endometriose que pelos vistos já tinha. Mas nesse ano e meio perdi 20kg e consegui manter. Voltei a tomar a pílula, p controlar a endometriose, mas os efeitos secundários voltaram todos, colesterol, aumento de peso, enxaquecas, líbido zero… A ginecologista aconselhou o mirena, mas o mais certo é ter os mesmo efeitos secundários da pílula. Há pessoas que se dão bem mas também vejo aqui e noutros sites que muita gente se dá mal, acho que não vou colocar. Ainda estou a tomar a pílula mas não posso continuar assim…

      2. Michele Kaiser

        Ai, eu não aconselho… sentia meu organismo lento. Demorei a me sentir bem de novo. Foi muito esforço até emagrecer. Parece que vivemos um dilema, hein?

      3. Edi

        Eu também tenho endometriose, quero ter filhos e não consigo usar NENHUM método anticoncepcional. TODOS me dão depressão. Continuo menstruando e deixando a endo avançar

      4. Michele Kaiser

        Confesso que estou no mesmo barco. Não estou tomando nada e a endo deve estar avançando… eita.

  13. kEILA

    Concordo com vc Michele, acabei de tira meu Mirena dia 22 de junho deste ano 2016. Pois além de sentir todos esses sintomas relatados por vc,quando ele saiu do lugar tive que me submeter a um exame de videohisteroscopia para recolocá-lo e o médico ainda fez o favor de colocar a cordinha toda dentro do Útero. Mais um sofrimento para retirá-lo. Sinceramente eu também infelizmente não recomendaria esse método para ninguém, ele com certeza é eficaz, mais também muito traumático, fiquei 5 anos com ele pra NUNCA MAIS!

    1. Michele Kaiser

      Nossa, que situação. É bom que as pessoas saibam que ele não é um método sem lados negativos. Ele é excelente para diversas pessoas, mas existem lados ruins. Beijos!

    2. Pammella Wiik

      Mas fico tranquila em.saber que 5 anos e nada de filhos acho que pelo menos ele e eficaz nesse aspecto…hahaha eu tenho medo de engravidar o resto eu aturo! Estou com o mirena a 1 ano e 8 meses e muito feliz!

  14. Karine

    Olá,menina! Vou deixar meu comentário, usei mirena por cinco anos e troquei e fiquei quase um ano.minha vida foi lutar com as acnes e manchas no rosto,além de muita ansiedade e stress,e muito problema de estomago. Minha ginecologista dizia q não era em razão do mirena q sofria com problemas no estômago, mas há um mês tirei o mirena pra ter certeza se era ele ou nao.nao poderia comer quase nada q ficava mal.meninas estou ótimo, comendo sem sentir mal,aliviada das ansiedades e minha pele está outra.fiquei lutando pra não tirar o mirena pq não queria menstruar, mas confesso que foi melhor coisa que fiz.minha prima e amiga, aumentaram muito o peso,o q não aconteceu comigo,mas vivi com problemas terriveis de estomago sem saber a causa.pra quem se dá bem com mirena,parabéns, pra mim não foi legal.

    1. Michele Kaiser

      Que legal ler seu relato. Tb tive que ouvir da minha gineco que não era o Mirena que me engordava e me trazia enjoos estomacais. Mas as coisas melhoraram muito depois que tirei. Voltei a tomar anticoncepcional mas já estou ansiosa para parar. Beijos.

  15. Bianca

    Eu tenho três filhos,o caçula com 1ano e 8meses (tempo que fiz laqueadura). Mas tenho muitos incômodos por causa da menstruação,TPM,cólicas fortes,inchaço abdominal,prisão de ventre…e quero parar de menstruar.Nunca fui boa em lembrar de tomar pílula,por isso nao iria dar certo.E tambem nunca gostei da idéia de ter “algo”dentro demim,porém pelo que li,o melhor metodo é o DIU ou Mirena. Sera que estou certa? Meu contato se alguem quizer me responder 11 9 6999-4029

    1. Michele Kaiser

      Bianca, eu usei Mirena e não gostei. Achei muito ruim os efeitos que o hormônio teve sobre mim, mesmo que tenha sido uma dosagem tão pequena, como dizem os médicos. Menstruar é chato, mas é natural e faz parte da gente. Já estou achando que não deveríamos interferir tanto no nosso organismo, utilizando coisas artificiais sem necessidade. Um beijo.

  16. Tisha

    Eu tenho o mirena há 2 anos e ainda bem que li estes relatos, porque achei que estava a ficar louco. Eu também tenho 4 filhas e meti o mirena porque não queria mais filhos e porque menstruava durante 7 dias e muito. Mas 2 anos depois estou descontente quase todos os dias tenho cólicas tenho tido escapes menstruo todos os meses e últimamente 10 dias com pouco fluxo mas 10 e as vezes 15 dias. Tenho tido as sensações de gravidez, engordei 7 quilos, por vezes muitas dores nos seios, enjoos, sensação de estar sempre com fome. Dores abdominais depois das relações. Estou cansada o meu médico também diz que não é o mirena que estou a ser dramática que inicialmente era a fase da adaptação agora que é psicológico, mas eu não era assim. Parece que estou numa constante TPM.

    1. Michele Kaiser

      Isso que você está relatando é muito familiar a mim. Optei por tirá-lo e até hoje ouço de minha médica que não foi o Mirena que me causou todos esses sintomas. Estou atrás de algum método que não mexa tanto com meus hormônios. Mas impliquei com as pílulas, ainda não sei o que usar. Um beijo!

    2. Tisha, tenho os mesmos sintomas e a médica dizia que não era o mirena, nas depois de ler tantos depoimentos fica difícil achar que não tem relação. Engordei muito, tenho queda de cabelo, tenho mais dias de escape do que dias tranquilos e às vezes não consigo dormir de tanta cólica após a relação sexual.
      Michele, foi muito bom achar o seu blog e confirmar que não sou a única com essas aflições.

      1. Michele Kaiser

        Que bom que você nos encontrou, Taty. Há tantas meninas com problemas com o Mirena que fiquei feliz em ter feito esse post e unido as ideias. Minha médica até hoje me diz que não engordei por causa do Mirena. Talvez sejamos uma minoria, mas temos que saber que isso pode sim acontecer. Beijos.

  17. Olá meninas, que bom encontrar este post para dividir com vocês minha experiência com o Mirena. Coloquei o Mirena em 27/07/13, desde então até ontem, 04/07/16 (dia em que me livrei dele) engordei 18kg. Isso mesmo, 18kg! Porém essa foi a única reação que ele me causou. No mais, me adaptei bem, o alívio de não menstruar e não ter TPM, não foi satisfatório devido o ganho excessivo de peso, mesmo mantendo minha dieta restrita. É incrível como foi libertador o momento que foi retirado o DIU. Agora é aguardar o corpo responder às mudanças! Pretendo colocar o DIU de cobre. Boa sorte a todas vocês! Bjos!

    1. Michele Kaiser

      Espero que você consiga livrar-se desses quilos extras que tanto nos chateiam. Eu voltei ao anticoncepcional mas odiei e parei de novo. Ainda não decidi o que fazer. Beijos.

      1. Ingrid

        Bom dia meninas eu coloquei o Mirena em outubro de 2014 e bisquei informacoes somente agora depois de ter engordado 10kg. Meu cabelo esta caindo muito e nunca havia sentido nauseas nem na minha gravidez, minja nutricionista ja passou a dieta e disse que o Diu nao engorda e sim a vida sedentaria mas trabalho numa siderurgica andando pra cima e pra baixo tenho o dia muito puxado e ainda faculdade porem nao posso ver comida ate sem fome por ansiedade nao sei de que nem dividas nao tenho preocupacao tudo em dias (gracas a Deus) mas tudo quanto e de dor estou sentindo como se fosse mestruar e pior por mais tempo que mestruava. Sao quase 2 anos sem mestruar e me sinto mais inchada que cururu no sal( como dizem na minha terra-inchada).Marquei pra tirar amanha e depois de ler todos esses comentarios irei finalmente acabar com esse sofrimento tambem!Obrigada por todas as informacoes.Fiquem com Deus!

      2. Michele Kaiser

        Oi, Ingrid. Como foi a retirada? Eu não me dei bem com o DIU Mirena mas não torço para que outras pessoas também não gostem. Pelo contrário, gostaria que fosse o método maravilhoso que pintam. No fim das contas, um hormônio artificial bloqueando a menstruação parece algo bem ruim, não é? Deixa a coitada da menstruação vir (inconveniente como só ela). Beijos.

  18. Vanuza

    Olá meninas,
    No meu caso o Mirena ta me matando de raiva.rs
    Coloquei em Setembro de 2015 nos primeiros dias fiquei monstruada e com uma colica chata.
    Mas ai passou e pensei que seria tudo lindo e cor de rosa. rs
    Mas passaram se dois meses e começou a dar espinhas horrorosas em mim que não acabam por nada, já usei tudo quanto há na terra e não resolve.
    Fui ao dermato e gastei rios de dinheiro e ele não quis passer Roacutan justamente porque ele diz que a acne é causada pelo mirena.
    Minha pele ta super manchada e dolorida de espinhas internas e ainda tem o fato do meu convenio não cubrir a retirada do mirena eu tenho que pagar.
    To com ódio desse trem e sinceramente não quero mais nada no meu utero, prefiro tomar remédio.
    Mas tenho medo de engravidar, visto que eu já tenho três filhos.
    Ta dificil a vida! rsrsrs
    Pra mim não deu certo.

    1. Michele Kaiser

      Sempre estamos preocupadas, né? Infelizmente não há um método que não tenha efeitos desagradáveis. Também tive espinhas internas, pele horrorosa, enjoos, dor nos seios… mas o pior foi o aumento de peso!! Para mim também não deu certo. Beijos!

      1. Gislaine

        Michele, li seu conteúdo por acaso e continuei lendo.Tenho Endometriose, tive um bebê ,hoje com 1 ano e 9 meses, a médica passou Cerazzete mas, tive várias reações,parei,depois passou um específico para endometriose.O medo foi maior e não tomei,preferi as dores da mestruação.

      2. Michele Kaiser

        Que bom que me encontrou na web. Qual foi esse específico para endometriose?

  19. Juiana

    Olá meninas, fiquei com o Mirena por 4 anos. Por orientação médica optamos pelo Mirena pois minha menstruação era em grande volume, que me deixou com anemia, precisando inclusive de reposição endovenosa de ferro.
    O Mirena me livrou da anemia, pois não menstruei mais. Foram 8kg de aumento de peso, abdômen sempre inchado.
    Há dois meses voltei a menstruar com muitas cólicas.
    Na ultrassonografia descobrimos que o Mirena estava deslocado.
    No dia 08/07/16 o Mirena foi retirado no consultório médico. Senti uma dor bem forte, mas muito rápida. Após fiquei com um pouco de cólicas.
    Estou feliz por saber que não tem um DIU dentro de mim.
    Optei por aguardar 3 meses, para verificar se os níveis de ferritina e VG estiverem normais não usarei mais hormônios sintéticos.
    Tenho duas filhas e meu marido fez vasectomia. Então, não preciso me preocupar com uma nova gestação.
    Caso seja necessário, minha ginecologista me auxiliará na escolha de um método para não menstruar.
    Espero que minha menstruação tenha um volume normal que não prejudique minha saúde e assim eu fique longe de mais hormônios.
    Beijos, felicidades para todas.

    1. Michele Kaiser

      Obrigada por seu depoimento! Espero que você não tenha mais o problema da anemia. Eu também me sinto muito feliz por ter tirado o Mirena. Embora me preocupe em engravidar e em menstruar, estou preferindo viver “ao natural”, sem hormônios me incomodando a vida. Beijos.

    2. Creide

      Oi tenho 5 meses que coloquei já engordei 4kilo.o médico mim diz que não é o Diu de mirena. Eu já fiz bariátrica .e impossível eu engorda tanto assim faço dieta e 3x na semana faço academia

      1. Michele Kaiser

        Eles sempre dizem que não é mas nosso organismo diz o contrário. Que pena que você, eu e tantas outras meninas que comentaram aqui tenham tido o mesmo problema. Um beijo e boa sorte!

  20. Ingrid

    Bom dia meninas eu coloquei o Mirena em outubro de 2014 e bisquei informacoes somente agora depois de ter engordado 10kg. Meu cabelo esta caindo muito e nunca havia sentido nauseas nem na minha gravidez, minja nutricionista ja passou a dieta e disse que o Diu nao engorda e sim a vida sedentaria mas trabalho numa siderurgica andando pra cima e pra baixo tenho o dia muito puxado e ainda faculdade porem nao posso ver comida ate sem fome por ansiedade nao sei de que nem dividas nao tenho preocupacao tudo em dias (gracas a Deus) mas tudo quanto e de dor estou sentindo como se fosse mestruar e pior por mais tempo que mestruava. Sao quase 2 anos sem mestruar e me sinto mais inchada que cururu no sal( como dizem na minha terra-inchada).Marquei pra tirar amanha e depois de ler todos esses comentarios irei finalmente acabar com esse sofrimento tambem!Obrigada por todas as informacoes.Fiquem com Deus!

  21. Vanessa

    Michele, eu engordei 10kgs usando o Mirena. Fiquei 1,5 anos com ele. Tirei hoje. Todo mundo diz que é impossível engordar com Mirena. Eu sempre engordo com anticoncepcional, mas as pessoas dizem que o Mirena só tem ação hormonal local. Eu tenho certeza que o Mirena pode engordar e muito!! Você emagreceu de volta, tirando o Mirena?

    1. Michele Kaiser

      Ainda não emagreci tudo, Vanessa. Estou seguindo na dieta. Engordei 8, emagreci 6. Voltei a tomar anticoncepcional e ficou mais difícil emagrecer de novo. Sempre inchada, o peso não baixou na balança. Agora parei de novo e vou ver se perco o resto. Vida triste essa, né? Sanfoneando. Beijos.

  22. Fernanda

    Ola meninas. Sei ja passou uns meses. Como foi michele a diferença pos retirada do mirena? Tenho 3 filhos e na ultima gestacao ha 2 anos coloquei o mirena. Ótimo nao tem colica nao mestrua. Mas o problema nao foi as espinhas os cravos a queda do cabelo as dores de cabeca o mau humor..tudo pos diu que nunca tive. Mas foi o aumento de peso de 20 kg. Isso mesmo. Emgordei 18 kg na ultima gestação ( 13 kg na primeira e 9 kg na segunda). Em menos de 3 meses emagreci 16. Opa falta 2 .. Coloquei o diu e em menos de 5 meses engordei 18. Desde entao desde dietas normais malucas exercícios e ate mesmo acompanhando com endocrinologia nao consigo emagrecer 1 kg. So mantenho esse peso. Ate remedios formulas subtramina eu tomei. Super laxantes. E o pior nao é estar 20 kg acima do peso. E sim os 20 kg estarem na barriga. Pareco pronta para ir ao hospital ganhar um “bebe”. Mais barriguda que na gravidez. Apos praticamente implorar a ginecológica que afirma ser muito dificil isso acontecer ela disse vamos tirar entao. Pois todos exames deram normais. Cade o fio? Benedito subiu… O diu esta no lugar..mas o fio subiu e agora so uma histeroscopia para retirar o infeliz. O medo é passar por anestesia cirurgia p tirar o sossego de nao menstruar e nao engravidar e permanecer essa gravida sem bebe kkkk. Quem tirou o diu como se fosse ganhar um bb e emagreceu???

    1. Michele Kaiser

      Nossa, Fernanda!! Como você vai fazer? Eu fiz um post chamado “4 meses sem Mirena”. Dá uma lida nele. Um beijo!

      1. Fernanda

        Oi michele, fiz a cirurgia ontem (04/08/16) agora so esperar e tomara q eu emagreca pelo menos a metade que engordei rsrs.

  23. Olá meninas. Tenho 28anos e não tenho filhos. Coloquei o diu mirena fazem 8meses. Engordei 8kg, meus cabelos e minha pele estão um nojo de tanta oleosidade. Não menstruo desde quando parou o escape aquele da colocação. Este era meu intuito, pois sou alérgica ao algodão dos absorventes, tentei aqueles copinhos e não me adaptei. Tomava diane 35 e tinha uma incidência muito grande de candidíase por conta dos hormônios. Estou pensando em retirar o mirena e tentar algum anticoncepcional para uso continuo, pois não posso menstruar devido a alergia. Vida de mulher é mesmo difícil, se melhora de um lado, estraga so outro. Bem como já escreveram em outo comentário: Sempre tem os prós e os contras. Abraço a todas

    1. Michele Kaiser

      Val, eu tomava Gestinol 28 de uso contínuo e gostava muito, mas tive ovulação (poderia ter engravidado). Então tudo tem mesmo os prós e contras. Hoje já estou me colocando contra os hormônios de uso contínuo porque são muito artificiais e vemos que eles têm, sim, efeito negativo na gente. Um beijo.

  24. Kátia

    Oi Michele, tudo bem?
    Não imagina como se sinto aliviada lendo tudo isso!!! Uso Mirena há 2 anos e meio, há 1 mês trato uma inflamação uterina/infecção de urina. Tenho avaliado todo esse tempo de uso do Mirena e a única conclusão foi que ele talvez seja o culpado de tudo de ruim que me acompanha, vou explicar. Há 2 anos uso metformina pq desenvolvi resistência a insulina, controlo minha pressão arterial tbem pq ela tbem desandou, vivo todo esse tempo num estado depressivo e com crises severas de ansiedade. Já utilizei todos os métodos (pílula/adesivo/anel), inclusive o DIU de cobre que precisei retirar por ter aumentado a incidência de infecções urinárias. No final de maio de 2016 passei a ter muitas dores na região pélvica e depois de muitos exames descobrimos se tratar de uma inflamação no endométrio, causada pela ausência de menstruação!!! Enfim, só pra deixar meu relato e afirmar que vou desistir dele, tenho 32 anos e quero voltar a viver.

    1. Michele Kaiser

      Nossa, Kátia!! Então a amenorreia (ausência de menstruação) traz problemas, diferente do que muitos médicos dizem. Você optou por tirar o Mirena então? Um beijo.

      1. Jucilene

        Olá Michele, coloquei o Mirena há 3 meses e me identifico muito com o comentário da Kátia, estou exatamente assim com crise de ansiedade, fui ao médico para tirar mas aceitei a sugestão de tentar mais um mês tomando um calmante natural. Infelizmente não estou sentindo resultado com o calmante e não vejo a hora de voltar ao meu médico para tirar o Mirena. Sentia muita cólica por conta do Mioma, o que melhorou, mas prefiro sentir cólicas do que achar que estou ficando louca. Além da crise de ansiedade sinto outros sintomas como azia, náuseas, inchaço, irritação, dores nas costas e já tive aumento de peso. Se eu tivesse visto esse blog antes com certeza não teria colocado, pois só li a bula que fala dos benefícios e possíveis sintomas e não os relatos. Claro que cada organismo tem uma reação, mas eu não me arriscaria.
        Obrigada, um abraço.

      2. Michele Kaiser

        Muitos médicos não acreditam que seja o Mirena que nos faz mal. Tenho dois amigos médicos que respeitam minha opinião mas não creditam ao Mirena os problemas que tive. Ok, a gente se respeita. Mas cada um sabe o mal que o aflige, não acha? Resumindo… Tire logo este negócio! Não deu certo, não insista! Um beijo.

  25. Kátia

    Oi Michele, pois é, algo que eu nunca ouvi sobre: amenorreia traria problemas. Enfim, vou terminar o tratamento e vou tirar, ainda não sei qual usar, mas quero deixar meu corpo “respirar”. Outra coisa que não citei, são malditos 10 kgs que não vão embora por nada nesse mundo (faço acompanhamento com nutricionista e treino 4 vezes por semana). Te desejo boa sorte em um novo método :*

    1. Michele Kaiser

      Também tive esse problema do peso. Engordei 8kg mas já consegui eliminar 6kg. Problema são esses últimos 2kg. Queria perdê-los e mais uns 5 ainda… Eita.

    2. Luciana

      Oi Katia! Que coincidência… tenho 10 meses com o DIU e comecei a sentir uma sensação estranha ao urinar… às vezes parece que tenho muita vontade e quando vou ao banheiro, não consigo fazer. Ou não tem nada. Vc tratou? Com o que? Fiz exame de urina e não deu nada.

  26. Thais

    Oi estou com o diu mirena a 1ano,mais estou marcando a data para retirar após seis meses de uso tive um aumento de pelos no rosto,espinhas, e cólicas fora do período.E aqui estou eu agora usando um diurético receitado que pode ajudar nesses efeito. minha médica disse você não vai quer tirar só por isso né??Nossa não estou disposta a ficar mais 4anos assim!! Boa sorte bjs

    1. Michele Kaiser

      Que coisa, não tinha ouvido falar de aumento de pêlos. Os efeitos passaram para mim em 3 a 4 dias depois da retirada. Só o peso extra ficou mais um tempinho… hehhehehehe

    2. Andreia Scavacin

      Tais tu me aliviou hoje meus pelos todos cresceram braço coxa e no rosto eu reparei hoje cedo tô mortificada fora as espinhas que deixam marcas horríveis. Qual diurético está tomando. Tô ficando maluca com tudo isso e deixando todos malucos também!!!

  27. Karelize

    Precisa ler isto, achei que estava ficando louca sozinha, quando falo que ganhei 10kg em 1ano e 3 meses de mirena as pessoas me okham e dizem onde??? Só eu sei como está insuportável conviver comigo, estou muito depressiva sem vontade de acordar e quando levanto é uma luta pra me sentir bem! A única coisa que senti foi uma leve sensação de ter a libido mas que faz uns 3 meses que ela não existe mais a falta de humor de alegria de vontade pela vida esta maior, obrigada por me fazer tomar a decisão de retirar, ainda não sei se volto a pílula mas não vou mais insistir no mirena.
    Sempre senti muita cólica desde a colocação que por sinal foi a mais traumática da minha vida, desmaiei fiquei uma semana branca tomando remédio pra conter a cólica e não parei de sangrar.
    Ufa senti um alívio de expôr este sentimento, hoje mesmo agendo a retirada não quero mais sofrer com isto, só não quero engravidar.
    Obrigada mesmo

    1. Michele Kaiser

      Espero que estejas mais tranquila. A gente não deve se fazer sofrer e insistir tanto em algo que não nos faz bem. Pense bem, converse com seu médico e tente outro método. Minha consulta está marcada para semana que vem. Beijos!

  28. Cristiane Feitosa

    Boa noite Michele.. e possivel ter adquirido peso após a colocação o Diu no meu caso o mirena? Gostaria de retirar mais tenho muito medo de engravidar..porém minha menstruação é completamente desregrada e quando vem são apenas sinais como no final da menstruação no último dia. Oq me aconselharia?

    1. Michele Kaiser

      Acho que é possível, sim. Mas para retirar você tem que ver os prós e contras. Os sintomas parecidos com os da gestação são chatos, mas engravidar é pior. Para mim, o peso extra e o organismo lento foram fatores determinantes para a retirada. Conversa direitinho com seu ginecologista. Um beijo.

  29. Adriana Abreu

    Olá, Michele. Gostei muito desse post e como li aqui nos comentários várias vezes, não estou me sentindo mais sozinha e nem maluca! Tenho 34 anos e uso Mirena a 4 anos também por causa da endometriose que quase me tirou a chance de ser mãe. Tenho todos os seus sintomas citados e ainda o Mirena nunca cortou exatamente minha menstruação. Tenho escapes que duram às vezes 10 dias e já cheguei a ter 3 dias de menstruação. A acne me incomoda muito, mas acho que o ganho de peso é pior. Quando meu filho tinha 9 meses eu cheguei a um peso ideal pra mim, mas depois que coloquei o Mirena engordei 7 kilos. E até hj luto para perder, perco 2 ou 3 kilos com muito esforço porque faço exercícios. Vou marcar de tirar o Mirena. Mas gostaria de saber de você, que também tem endometriose sobre como tem feito para acompanhar a evolução dela. Bjs! E parabéns pelo blog.

    1. Michele Kaiser

      Sinceramente, tirei o Mirena porque estava com muita raiva e ainda não sei o que fazer sobre a endo. Como não pretendo ter mais filhos, não me preocupo com infertilidade, mas me preocupo com o que ela pode causar de incômodos. Terei nova consulta com a ginecologista na semana que vem e quero tirar todas as minhas dúvidas. Beijos e obrigada!

      1. Então,conversando com uma amiga ela me relatou que gostaria de colocar diu,porém tem receio pois ouviu falar que engorda.eu uso o mirena a dois anos ,não tenho filho.minha médica me sugeriu por mais pelo o motivo de intenso fluxo menstrual e muita cólicas. Depois que minha amiga comentou isso resolvi vir pesquisar. E lendo os comentários de vcs me endentiquei muito. Eu engordei mais de 12quilos nesses dois anos.não sou sedentária meu trabalho e muito corrido ando vários quilômetros de uma loja pra outra.e as vezes me pegava pensando estava engordar tanto. As vezes fazia dietas e nao perdia nada tomava remédio também nada de perder peso. Enfim lendo os comentários de algumas de vcs cheguei a conclusão que esse meu aumento de peso foi decide a esse diu. E sinceramente vou retirá.lo e continuar convivendo com o meu fluxo mentrual.Pois no caso ainda teria três anos pela frente. E a pergunta é .quantos quilos posso vir a engorda.Assim que eu retirar passo informações para vcs.ainda terei que pesquisa preço pois não tenho mais plano.aff! Se alguém puder me ajudar quanto a isso ficarei grata.

      2. Michele Kaiser

        Pois é, são diversos relatos de mulheres que ganharam peso com o Mirena por aqui. Sou uma delas, infelizmente. Volta aqui e nos conta como ficou sem? Um beijo.

  30. Aline

    Olá Michele, Sou ALine faz 3 anos q uso mirena já engordei 10 kg, fora o inchaço nas pernas, barriga, e até o rosto, muitas dores nas pernas também, penso em tirar, o q vc acha? Vc demorou para emagrecer depois q tirou o diu

    1. Michele Kaiser

      Perdi dois quilos no primeiro mês e mais alguns quilos nos meses seguintes. Ainda não perdi tudo…

  31. Michele

    A minha experiencia tem sido muito desagradável. Pelos mesmos motivos que você fui aconselhada a colocar o mirena, que até agora só me causou dores de cabeça. Precisava de algo que me livrasse de ter que lembrar de tomar todos os dias, que me livrasse do sangramento exagerado e das cólicas e bum! vamos por o mirena! No primeiro mês tive cólica de parto. Meu útero contraia tentando colocar pra fora algo que ele não reconheceu. Nos próximos 05 meses continuei menstruando horrores e tendo cólica, fui descobrir que ele estava fora do lugar. Poderia ter engravidado!!! moral da historia? vou tirar e voltar a minha saga de um anticoncepcional que meu corpo aceite. Muito dificil não ter garantias que aquilo que você acha que esta te protegendo não esta! boa sorte para nós 😉

    1. Michele Kaiser

      Poxa… que pena! Infelizmente fazemos parte da estatística das que não deu certo. O problema é achar um que a gente se adapte. Ainda não encontrei o ideal para mim. Beijos!!

  32. Juliana Benare

    Fiquei com o mirena por 3 anos, engordei 15 kgs, os médicos insistem em dizer que o que engorda é comida, pois bem, só comecei a engordar dps do mirena, nem na gestação engordei tanto. Nunca lutei contra a balança, minha luta só começou após a colocação. De sedentária, passei a fazer exercícios 5 dias por semana, contratei personal trainer, fui ao nutricionista, o próprio nutricionista após ver minha dieta disse que não entendia o porque de eu não emagrecer, pois bem, a única explicação é o mirena. O mirena influiu tanto no meu metabolismo que fazendo tudo conforme personal e nutricionista, eu não perdia NADA em dois anos de personal e dieta! Isso fora a prisão de ventre. Ganhei quilos extras, muitos pelos no queixo, minha pele estava só óleo. Perdi todos os meus sutiãs, já que meus seios aumentaram muuuito! Foi uma das piores experiências da minha vida. Tirei o mirena faz quinze dias, e sem fazer exercícios ou dieta (já que minha sensação era estar fazendo tudo certo e não ter recompensa, assim como desmotivava o personal e o nutricionista q achavam que eu só podia estar fora da dieta), já perdi mais do que quando só vivia malhando e fazendo dieta. Jamais recomendaria o mirena. Minha auto-estima está lá embaixo, nunca usei nada que me prejudicasse em mais sentidos do que o mirena me prejudicou. Também tenho alergia a absorvente, mas ainda assim, prefiro o incômodo da alergia ao fundo do poço que o mirena me levou.

    1. Michele Kaiser

      Nossa, Juliana!! Sinto muito! Espero que os efeitos do Mirena passem logo. Eu tenho um palpite de que a progesterona do mirena faz nosso organismo ficar mais lento e, assim, com mais retenção de líquido e digestão mais lenta. Espero que você recupere logo seu vigor e auto-estima. Passei por coisa semelhante. Depois da retirada emagreci seis quilos, mas não consigo perder os outros dois que faltava (e mais alguns que queria) e acabei desmotivando um pouco. Mas bola para frente. Beijos!

    2. Kátia

      Juliana lendo seu relato me identifiquei do início ao final, tbem engordei 15 kgs, minha nutri tbem não conseguia entender pq um cardápio tão restrito (sou intolerante a lactose e gluten) e eu não perdia nada. Fora 2 anos e meio em depressão, crises terríveis de ansiedade e algumas de pânico, chata, cansada, sem paciência, sem memória…enfim, consegui me livrar dele há uma semana e de 1,5 kg em 2 dias!!!Boa sorte e bem-vinda à vida novamente.

  33. Priscila

    Olá Michele, tenho 39 anos, 2 filhos e uso o Mirena há pouco mais de 3 anos. Logo que o DIU foi colocado tive problemas de acne ao ponto de ter que tomar o Roavutan. Hoje não tenho mais acnes, e também não engordei muito (engordei uns 4 kg), mas tenho TPM, calor excessivo, ansiedade e já é a segunda vez que tenho uma Mastite que nenhum médico consegue explicar. A primeira vez que tive a inflamação (cerca de um ano e meio após a colocação do Diu) fiquei internada por uma semana. A minha Mama direita inchou, tive febre e muita dor e tive que fazer punção para retirada de seroma. Tenho prótese de silicone há 6 anos e só coloquei por causa da flacidez dos seios após duas gestações. Já perguntei ao médico se há alguma relação entre o Mirena e essa inflamação recorrente da Mama e ele disse que não há estudos que falem sobre isso. Bom, o fato é que quando coloquei o Mirena eu já estava com a pótese há 3 anos e, até então, eu não tinha tido nenhuma inflamacão na mama. Algo me diz que o Diu também pode ter alguma relação com essa inflamação recorrente, além da própria prótese é claro!!!. Por estes motivos, estou pensando em me livrar dos dois, primeiro do DIU e depois da prótese. Achei importante relatar o meu caso para que outras pessoas possam se identificar se for o caso. No momento, estou tomando antibiótico para inflamação na mama que voltou a ocorrer. Vou na Ginco amanhã e pretendo retirar o Diu. Vamos ver o que ela vai dizer. Ahhh, a única coisa que me faz querer ficar com o DIU é mesmo a ausência da menstruação, pois o meu fluxo antes de 8 dias e intenso. Bom!!! Esta é a minha experiência com o DIU Mirena. Boa sorte pra vc e pra todas!

    1. Michele Kaiser

      É importante lembrar que o Mirena é a solução para várias mulheres. Somos a exceção, conosco não funcionou. Com a grande maioria ele funciona. Mas, como você disse, acho importante citar o nosso caso para que as pessoas saibam que existe a possibilidade de não dar certo e que os efeitos colaterais podem ser bem cruéis para a nossa autoestima e bem estar. Me conta se você tirou mesmo. Beijos!

  34. Coloquei o Diu mirena dia14/7/16 e no terceiro dia já tinha inchado 3kg! Revoltada fui conversar com o meu médico que me instruiu a ficar pelo menos um mês. Começaram as dores de cabeça, enjôos e cólicas. Fiquei durante um mês e dois dias com todos esses sintomas e não parava de sagrar, pouca, mais incômodo. Quando fui procurar sobre o Diu, vi maravilhas. Nunca vi ninguém com todos esses sintomas. Mais só vamos saber se vamos nos adaptar se tentarmos. Eu não me adaptei as dores diárias que atrapalharam muito minha vida.

    1. Michele Kaiser

      Talvez você se adapte a partir de agora. O ideal é esperar ao menos 6 meses para o organismo se acostumar. Infelizmente eu não me adaptei e tirei depois de 10 meses. Espero que você se adapte e não precise tirar. Beijos.

  35. Kátia

    Voltei e voltei sem Mirena!!! Há 7 dias consegui tirá-lo (sim, conseguir, pq ele foi inserido e praticamente não tinha fio pra puxar, sofri e muito). Saí do consultório com 85,5 kg na quinta-feira, no sábado já estava eu com 83,9. Confesso que, o fato de dispor apenas do preservativo ainda tem causado um certo receio, venho dizendo que por enquanto não quero nenhum hormônio, vamo ver como caminha os próximos meses. Ainda continuo o tratamento da inflamação do endométrio por mais 3 meses, o médico disse que talvez eu não menstrue nesse período (o que fica mais difícil de calcular período fértil). Estou feliz e aliviada.

  36. Josebel

    Oi Michele
    A minha historia com o mirena não é diferente…. Sempre tive muito fluxo e durante vários dias….coloquei o morena pensando que acabaria tudo…..ledo engano….são 5 meses de sofrimento com dores de cabeça….nos seios….nas pernas….espinhas sem fim….queda de cabelo…… 6 kg a mais…….unica coisa que melhorou foi a mestruaçao…..que praticamente cessou…..decidi então que vou tirar essa coisa….e não tomarei mais nada….se engravidar de novo faço uma laqueadura e pronto…..pois do que adianta não menstruar se tenho tantos efeitos colaterais……li todos os comentários acima os quais me fizeram decidir de uma vez por todas retirar o mirena…..e é isso……linda familia a sua bjo

    1. Michele Kaiser

      Oi, Josebel. Acho importante contarmos nossa história com o Mirena, mas também vale lembrar para novas leitoras que ele funciona sim com a imensa maioria das mulheres. Mas como disse, acho importante que as pessoas conheçam histórias que não deram certo. E acho isso mesmo, se não estamos contentes, vamos atrás de novos métodos. Eu estou me inclinando a ir fazer uma ligadura. Beijos!

  37. Jéssica Magalhães

    Oi Michele, gostei muito do seu relato e dos comentários que li aqui. Tenho 37 anos, 2 filhos e uso Mirena desde o nascimento do meu segundo filho, hoje com 14 anos. Estou no 3o Mirena. Sempre fui apaixonada por esse método contraceptivo. Nunca tive nenhum efeito colateral. Logo que coloquei (com 22 anos), entrei na academia e fiz dieta e perdi 12 kg (ou seja, nesse começo o Mirena não me engordou, pelo contrário). Mas, ao passar dos anos, ganhei 14kg que estão muito difíceis de perder… Sei que junta o fator idade, mas tenho “incucado” com o Mirena, fico pensando que se tirar, talvez consiga perder peso (ainda faço academia e controlo a alimentação). Foi muito bom ler aqui que muitas pessoas associam o Mirena ao aumento de peso, está me ajudando a decidir. Mas, vou esperar meu marido fazer vasectomia, porque um temporão agora nem pensar!!!!! rsrsrrsrsrs

    1. Michele Kaiser

      Pois é, Jéssica. Eu tenho uma impressão de que o Mirena meio que desacelera nosso organismo. Retém líquido, por exemplo. Mas não sei, não sou médica. Mas foi isso que senti. Minha obstetra/gineco me disse que não acredita ter sido o Mirena que me engordou. Enfim, talvez o fator idade colabore. Mas eu estou com 33 anos e não me sinto como antes. Acho que meu corpo passou por muito esforço com os trigêmeos. Vamos convencer esses maridos a irem para a vasectomia!! Beijos.

    2. Pammella Wiik

      Gente eu acho que a marioria que relata ganho de peso deve ser tambem pelo fator idade…depois qye temos filhos e apos os 30 anos a maioria das mulheres nunc que vao ter o mesmo peso que antes de ser mae…e muito raro nao ganhar peso depois dos 30…acho que como a maioria ganha peso pelo fator idade associa com o mirena por isso os medicos aqui afirmam que o ganho de peso nao e associado ao mirena…existem excecoes e claro mas acredito que a quantidade minima de hormonios (20 vx menor que em anticoncepcionais comuns) seria quase impossivel ser responsavel pelo ganha de peso. Pelo menos e o que dizem os medicos ne…mas acredtito que eles nao iam sacanear agente nisso ne hahah

      1. Jéssica Magalhães

        Isso é verdade Pammella, com a idade ganhamos peso mesmo…. por isso que fico super em dúvida se tiro ou não… já estou ha quase 15 anos com o Mirena (estou no 3o) e sempre fui apaixonada por esse método… Para mim, as vantagens são muito maiores do que as desvantagens…

  38. Josebel

    Oi Michele, quando eu falei com meu GO ele me falou que o Mirena é isso mesmo….que tem organismo que nao se adapta de jeito nenhum….e que a retenção de liquidos acontece mesmo….e eu sou muito propensa a reter líquido….e outra coisa que eu conversei com ele, pois como estudante da área da saude, tenho observado muitas mulheres que se tornam mães tardias, tipo depois dos 30 tem muita dificuldade para perder peso pois o metabolismo é mais lento…..observei também que meninas que tem filhos mais cedo voltam logo a seu corpo nao tendo dificuldade nenhuma para emagrecer, pelo contrario secam….que ate tem que tomar vitaminas pra engordar um pouco….falei sobre isso com meu GO ele concordou comigo…..sendo que fui mãe do Samuel com 30 anos e do Pedro com 32…..queria ter a minha menina….mas fiquei com medo de ser outro homem e embarangar de uma vez…hihihi….
    Mas enfim botei o DIU e infelizmente não deu certo….mas conheço mulheres que tem o Mirena e simplesmente amam…..e que o mesmo foi a solução da vida delas…..já pra mim foi muito ruim….quanto a vasectomia….marido tem pensado….não sei….mas se após tirar o DIU eu engravidar terei esse bebe e farei a laqueadura e assim viverei feliz pra sempre…..é isso….bjs e parabéns pelo blog….amei

    1. Pammella Wiik

      Foi o que aconteceu comigo
      ..tenho 26 anos e depois do mirena perdi peso e hoje estou com o mesmo peso de antes das minhas 2 gravidez…eu achei absolutamente incrivel! E a seguranca que ele proporciona sem mentruacao sem colicas,sem tpm, e o principal SEM BEBES eu estava pesquisando sobre a possibilidade de engravidar usando o mirena e ate agora nao encontrei…acredito que seja eficaz como dizem…nao pretendo ter filhos agora nem tao cedo…mas estou feliz com a seguranca e meus 50kg da adolescencia de volta acredito que o mirena associado com a idade (depois dos 30) possa realmente engordar oi pode ser apenas a reducao de metabolismo como os medicos aqui na Noruega falam que depois dos 30 a chance de ganho de peso e de 79%…

  39. Telma

    Oi Michele, nossa..eu adorei esse espaço e foi aqui que eu tomei a atitude, coloquei o Mirena em Mar -15, e até os 06 meses de adaptação que minha medica pediu eu só tinha os escapes…que eu odiava, pois achei que estava libertada da menstruação e tinha que usar protetor diário e as vezes absorvente. Mas foi em Outubro que o drama começou pois o meu cabelo começou a cair, mais cair muito no banho fazendo bolas, e mais no chão e na escova e ao longo do dia eu via fios inteiros pelo chão ,e 8 kilos a mais . Hoje eu fui retirar o DIU e confesso que estou me sentindo muito bem e liberta. Espero que a queda de cabelo cesse e eu emagreça pois estou com uma barrigona inchada que nem segurando ela esconde. A minha medica disse que não é por causa do DIU que engordei e nem a queda de cabelo, porem não leveii em conta e pedi para retirar. Como estou com 38 anos, por enquanto vou deixar o corpo se ajeitar e pensar no metodos que ela propos.

    1. Michele Kaiser

      Que pena que você também não se adaptou. Oito quilos a mais é muito triste. Perder cabelo também. Esses sintomas eu também tive, mas a queda de cabelo foi só bem no início. Beijos e boa sorte!

  40. Cristina Previd

    Bom , meninas, procurei muito informações hoje sobre contra indicações do mirena
    Quero dizer que iniciei uma depressão alguns vezes após utilizar e não acreditei que poderia ser o Mirena, na verdade nem imaginei..
    Bom , tinha um emprego extremamente estressante e surtei, tive uma depressão fortíssima, após muitos tratamentos, perda do emprego, de vida, de muitas coisas, da minha vida… Fui diagnosticada como portadora de tab, gente sofri e sofro muito, passei por muitos médicos, tomei muitos medicamentos e hoje passei com um Médico Nutrologo e ele no final da consulta me perguntou, vc usa mirena ? Eu assustei e disse sim, bom , com isso veio a interrogação? Pode ser os hormônios que alteraram seu humor, seu estress, sua vida e com a medicação tudo piorou…
    Gente , prometo contar o desfecho dessa história, realmente a pior fase da minha vida!
    Mas, amanhã mesmo, Marco a retirada, a possibilidade de ter o início das alterações é muito grande com o Mirena
    Abs

    1. Michele Kaiser

      O hormônio é “fraco” e por isso os médicos dizem que não deve ser o Mirena o causador de tantos problemas já citados aqui nos comentários. Mas preciso dizer que sim, é possível. Mirena em alguns casos engorda SIM, pode dar indisposição SIM, desacelerar o organismo SIM, dar muita espinha COM CERTEZA e incomodar para caramba! Pena que vc tb não se adaptou, Cristina. Um beijo.

  41. Luciana

    Bom dia!!
    Foi muito bom ler a história de cada uma de vocês. Eu tenho 41 anos, coloquei o mirena em fevereiro/21016. Engordei 5kg, sinto muita dor nas pernas, cansaço, retenção de líquidos..
    Esperei o tempo de “adaptação”, como o médico disse, mas não houve adaptação. A consulta está agendada pra amanhã e eu espero sair de lá sem o Mirena. Não aguento mais, quero tirar logo!!!!!

    1. Michele Kaiser

      Que pena que para você também não deu certo, Luciana. Espero que se sinta melhor sem ele. Um beijo.

  42. Nivia Nalva

    Oi Michele,

    Coloquei Mirena 31/01/2016 fiquei com ele longos 7 meses, entre esses meses ficava 2 dias sem menstruar o restante era todo dia aquela borra de café, infelizmente meu corpo não adaptou, tentamos no meio do caminho tomar pilula para regularizar e nada, resultado disso tudo… tive que tirar
    (engordei 3 kg e me sentia sempre muito inchada)

    1. Michele Kaiser

      Pois é… tenho recebido tantas mensagens reclamando do Mirena que fico me perguntando se o número de satisfeitas é tão maior assim. Coloquei porque todo mundo adora. Vejo que muuuitas não se adaptaram. Um beijo.

  43. Andreia

    Gostaria de deixar tambem meu relato. Dois anos de mirena, muito mau humor, ausencia completa de libido, dores nas relações para ambos. Tentei tirar em 4 consultas e todos os ginecologistas me convenceram que os sintomas nao eram do Mirena. Agora tenho consulta e vou dizer que quero engravidar, pois não quero mais ouvir que o Mirena é maravilhoso para todas as mulheres se para mim não foi. Espero que meu casamento e minha vida voltem ao normal…

    1. Michele Kaiser

      Pois é, Andreia! Também não aguentava mais ouvir que o Mirena era maravilhoso (menos para mim). Ontem mesmo contei a uma amiga que tinha tirado e ela me criticou muito. Mas, para mim, não rolou! Beijos e boa sorte!

  44. CATIE CRISTINE PRIM PETRY

    Oi Michele,

    Coloquei o Mirena em maio de 2015 e também não me adaptei. Sentia cólicas horríveis e estava sempre tendo escapes. Estava super irritada, nervosa, minha depressão aumentou. Acordava a noite com dores abdominais terríveis. Mas nunca era culpa do Mirena… Cheguei a fazer até endoscopia e colonoscopia e estava tudo normal. Tinha dores de cabeça todos os dias. Foi aí que dei um basta e pedi para o médico solicitar uma ultrassonografia pra ver se estava fora do lugar. Meu endométrio estava com 11mm e estava ovulando. O médico falou que é normal ovular, mas coloquei o bendito para cessar a menstruação e não ovular mais, pois tenho muitas dores na ovulação. Mesmo não o médico não querendo tirar eu exigi a retirada. No dia seguinte já estava bem melhor, não estou mais irritada. Não engordei com o uso do Mirena, mas tive um queda absurda de cabelo. Tirei no dia 01 de setembro, mas desde o dia que tirei até hoje estou com cólicas e com pequenos sangramentos, não tive sangramento de menstruação, somente essa borra. Gostaria de saber como foi para vc depois da retirada do Mirena.

    Abraços

    1. Michele Kaiser

      A retirada do Mirena foi ótima para mim. Todos os meus sintomas desagradáveis passaram. Em dois dias eu já não tinha mais dor no seio. No primeiro mês já emagreci quase 2 quilos. Me sinto superbem sem hormônio nenhum. Minha menstruação está regulada e o fluxo bem leve, de 3 dias no máximo. Um beijo! Ah, leia o post sobre os 4 meses sem mirena: http://ostrigemeosdamichele.com.br/2016/05/24/4-meses-sem-mirena/

  45. Catie Cristine

    Oi Michele,

    Coloquei o Mirena em maio de 2015 e também não me adaptei. Sentia cólicas horríveis e estava sempre tendo escapes. Estava super irritada, nervosa, minha depressão aumentou. Acordava a noite com dores abdominais terríveis. Mas nunca era culpa do Mirena… Cheguei a fazer até endoscopia e colonoscopia e estava tudo normal. Tinha dores de cabeça todos os dias. Foi aí que dei um basta e pedi para o médico solicitar uma ultrassonografia pra ver se estava fora do lugar. Meu endométrio estava com 11mm e estava ovulando. O médico falou que é normal ovular, mas coloquei o bendito para cessar a menstruação e não ovular mais, pois tenho muitas dores na ovulação. Mesmo não o médico não querendo tirar eu exigi a retirada. No dia seguinte já estava bem melhor, não estou mais irritada. Não engordei com o uso do Mirena, mas tive um queda absurda de cabelo. Tirei no dia 01 de setembro, mas desde o dia que tirei até hoje estou com cólicas e com pequenos sangramentos, não tive sangramento de menstruação, somente essa borra. Gostaria de saber como foi para vc depois da retirada do Mirena.

    Abraços

    1. Michele Kaiser

      Oi, Catie! Tenho um post que mostra como eu fiquei 4 meses depois de tirar o Mirena. Tudo melhorou! Menos o emagrecimento, que está lento. Vou deixar o link aqui para você: http://ostrigemeosdamichele.com.br/2016/05/24/4-meses-sem-mirena/

  46. Cinthya

    Olá!!! Tenho 29 anos e coloquei o DIU MIRENA ha 10 meses. Imaginei tb que seria perfeito. O que posso dizer, é q minha pele ficou horrivel ! Tanto no rosto, pescoço, colo do peito. Hoje estao bem manchadas devido as espinhas . Antes minha pele era perfeita! Por mais q eu passe pomadas n resolve. E as malditas no periodo q “vou menstruar florescem! Tenho todos os sintomas de tpm. inclusive uma dor terrivel nas pernas .Engordei 5 kg desde q Coloquei. Agora a cordinha sumiu e estou aguardando a boa vontade do posto para q eu consiga tirar. Ja tentei o de cobre que foi pessimo tb. A pele ficou com muitas espinhas, aumento do fluxo menstrual, colicas enxaqueca e até anemia devido ao sangramento. Enfim. Dificil ne. Os DIUS p mim n deram certo.

    1. Michele Kaiser

      Que pena, Cinthya. Não é fácil… Tudo de bom para você!

  47. Ana Paula Ribas

    Gente, vou ligar amanhã no consultorio da gineco para tirar esse veneno de dentro de mim!! Uso ha 4 anos e ja engordei bem mais de 10kg! Ja tentei até sibutramina e não emagreci 1kg sequer (em 2 meses tomando 20mg). Ja passei 1 semana sem jantar e pasmem: engordei 400 gr! Parece piada né! Minha pele e cabelo dá pra fritar bife de tao oleosos! Muita acne e manchas na pele, e barriga sempre inchada. Aliás tudo inchado! Pernas, mãos, rosto e até pescoço (roliço). Malho todos os dias e suo muito, e nada! Fora a libido, zero vontade! Fujo do marido… Coitado… Só pode ser do Mirena, porque antes de colocar, eu fazia pouco exercicio e comia so porcariada e não engordava, agora só de imaginar a comida já engordo!! Retirando o Mitena em 3,2,1!!

    1. Michele Kaiser

      Hehehehe… Isso acaba com a vaidade da pessoa, né, Ana Paula? Boa sorte!

      1. Ana Paula Ribas

        Tirei hoje!! Uhull! Depois conto meus resultados. Beijinhos

  48. Liliane

    Faz 15 dias que tomei coragem e tirei o Mirena após 2 anos com retenção de liquido, abdômen inchado, mudança na pele, cabelos, dentre outros sintomas. Menstruei 4 dias após retirada e esoeto ver as mudanças pós retirada. Tenho endometriose e segubdo minha ginecologista não poderei ficar sem usar nada. Mas por enquanto quero aproveitar meu corpo sem hormônios sintéticos.

  49. maria fernanda

    Oi, tudo bem? Seu relato parece ter sido escrito por mim. Tirei o mirena há um mês, depois de dois anos e meio, exatamente pelos mesmos motivos. No meu caso, engordei 6kg nos últimos 8 meses de uso, mesmo mantendo a dieta e exercícios. E as espinhas na pela aumentaram muito no mesmo período. fiz hoje uma consulta com a nutricionista e ela também estranhou muito esse ganho de peso nos últimos meses, pois me acompanha ha 3 anos e sabe que eu mantinha meu peso estável há tempos. Então aí vai a minha dúvida. Quanto tempo demorou para o seu organismo se livrar dos efeitos do Mirena? Estou muito incomodada com esse ganho de peso e, nesse um mês sem o DIU, quase não emagreci

    1. Michele Kaiser

      Poxa vida, mesma história! Infelizmente ainda não recuperei meu peso. Engordei 8kg com Mirena e perdi 5kg em 8 meses. Voltei a usar anticoncepcional no período e engordei um pouquinho de novo. Aí parei o anti de novo e emagreci de novo. Mas ainda faltam 3kg para o peso antes do Mirena e mais 3kg antes de engravidar. Estou 6kg acima do peso pré-gestacional. Beijos.

  50. Ana Lúcia

    Bom dia Michele, bem eu como vc tive muitas dificuldades em engravidar até descobrir que tinha baixa de progesterona, assim que iniciou o uso do utrogestan vaginal e meus hormônios se reajustaram enfim … Eis que fiquei grávida de quadrigêmeos naturalmente, porém um feto involuiu segundo a ultrassonografia era uma menina, mas com a bênção de Deus tive meus Trigêmeos mega saudáveis, meus Arcanjos Gabriel, Rafael & Miguel (na ordem de nascimento) rsrsrs. Como vc mesma disse fazer a laquiadura para minha ginecologista era inviável, primeira gestação, múltiplos …. E toda aquela conversa que vc já sabe, bem agora com meus Trigêmeos com 3 anos eu depois de tentar vários métodos resolvi colocar o Mirena, meu Deus que experiência horrorosa está sendo até agora , primeiro para colocar aqui na minha cidade não se usar sedação de nenhum tipo, nem local, senti aquela contração de segundos que pareceu uma eternidade, e como foi realizado guiado pelo ultrassom ao terminar o médico disse que ele havia saído do lugar, então passei por tudo outra vez, isso foi no dia 7 de junho, os primeiros 15 dias senti uma cólica que nunca senti na minha vida, de rolar na cama e contorcer de dor, masssss é tudo período de adaptação, pois bem se passaram dois meses e as cólicas loucas se foram, isso mesmo dois longos meses, agora com 3 meses de uso, sinto cólicas leves esporadicamente, porém agora vieram as náuseas matinais, enjôo excessivo, espinhas nas costas e no colo ( não tive espinha na adolescência) e ainda agora essa semana fui na medica e ela me disse que está visualizando muito a cordinha do DIU que pode ser um sinal de que ele saiu do lugar, estou em pânico pq não queria tirar, também estou na expectativa da oitava maravilha do mundo que não está funcionando comigo e pelo visto vou entrar na mínima taxa de não adaptação ao DIU Mirena o contraceptivo dos sonhos. Vou fazer um ultrassom amanhã com muito medo de chegar lá e não está no lugar
    Voltarei aqui para dar notícias…

    1. Michele Kaiser

      Ana Lúcia, que história!! Você tem que me escrever sobre sua história! Escreve um email para contato@ostrigemeosdamichele.com.br e eu te envio umas perguntinhas para responder! Eu também tinha baixa de progesterona. Tenho uma teoria de que eu não conseguiria segurar uma gestação sem usar o Utrogestan, mas enfim…

      Sobre o Mirena… Ai, menina… Que triste. Tomara que você consiga se resolver. Mas se já está insatisfeita, difícil ser diferente para você. Sinto muito. Espero que tudo se encaminhe para o seu conforto.

      Um beijo!

      1. Ana Lúcia Araújo

        Então aqui estou pra dizer que PASSOU As cólicas e todos os outros sintomas PASSARAM aqui estou com 7 meses de uso do DIU mirena e nem me lembro que ele existe Agora com relação a pele oleosa e peso parece que procede, mas tbm colocamos a culpa do peso no DIU e pelo menos no meu caso eu não fecho a boca e detesto academia ai fica difícil né. Bjos e preciso sim fazer um blog da minha história mas não sei mexer com essas coisas

  51. Rubi Portella

    Olá meninas,
    Bom venho deixar minha experiência com Mirena .
    Utilizei o primeiro de 2010 até 2015, nao tive problemas , menstruação era apenas uns escapes mensais , colocado em centro cirúrgico com sedação no período menstrual.
    Em setembro de 2015 fiz a troca, retirada e colocação no consultório , no mesmo dia .
    Doeu um pouco para tirar, mas a colocação foi terrível. Antes do procedimento a medica me deu um Deocil SL, mesmo assim a dor foi intensa, tanto na medição do fundo de útero quanto na colocação . Passado isso, tive cólicas durante o restante do dia, mas nada demais.
    A médica alegou que não precisaria fazer uma USG para avaliar o posicionamento do Diu, só que como sou um pouco neurótica insisti e ela me deu a guia.
    Um mês depois eu fiz USG, que constou Diu normopoaicionado e presença de CISTO ANECÓICO FOLICULAR DOMINANTE NO OVÁRIO ESQUERDO.
    até então, eu não sabia que ovulava com o Mirena, nunca havia evidenciado isso nas USGS do mirena anterior, e também não sentia meu corpo ovulando. Ao trocar de Gineco, devido a distância, meu atual me falou na época que sim, era NORMAL OVULAR COM MIRENA. Fiquei um pouco intrigada , pois minha Gineco anterior disse que ele agia como um anticoncepcional de uso interno, ou seja, alegou que não haveria TPM é tudo mais que temos no período pre menstrual.
    Com o tempo, após o intercurso sexual, notava que havia sangramento acompanhado de cólicas, imaginei ser um escape… Mas aquilo vinha se repetindo na maioria das vezes em que ocorria o intercurso, então decidi voltar ao gine para relatar , ele solicitou outra USG, e nela constou : presença de Diu normopoaicionado , agora com CISTO ANECÓICO FOLICULAR DOMINANTE NO OVÁRIO DIREITO.
    Retornei ao gine com o resultado, e novamente ei estava ovulando exatamente no dia em que fiz a USG, diferença de espaço de 7 meses entre as duas.
    Como continou o sangramento apenas durante o intercurso sexual, não havia menstruação alguma , retornei ao Gine novamente.
    Ele alegou que por eu ter um útero em RVT ( retrovertido ou ” virado”) o Diu estaria causando pequenos traumas na parede uterina devido a atividade sexual , com isso, ocorria o sangramento.
    Ele disse não causar danos, mas meninas, cá entre nós, não é fisiologicamente correto um endométrio ser ferido não é mesmo ? .
    Opitei por retirar, inclusive fiz isso hoje, outubro 2016.
    Motivos que não relatei aqui pq a história ja. Está muuuitoo comprida rs :
    – TPM de 2 semanas ou mais;
    – acne ( nunca tive, nem na adolescência);
    – cólicas;
    – Mamas doloridas sensíveis e inchadas;
    – excesso de crescimento de pêlos no rosto ( queixo);
    – sangramento leve durante a atividade sexual;
    – Pele oleosa;
    -Cabelo oleoso;
    – libido diminuída no período de TPM;
    – Ovulação mensal, sentia exatamente quando era;
    – Sentimento de estar grávida todos os meses, devido a sintomatologia semelhante;
    – Receio de causar danos ao útero no futuro.

    É realmente intrigante o fato de ocorrer no meu segundo Mirena.

    -O que acham ?
    -Alguém mais teve esse sangramento durante a atividade sexual ?

    Beijos Michelle e leitoras.

    1. Michele Kaiser

      Olá!! Obrigada por deixar seu depoimento. Eu sabia que o Mirena não impedia a ovulação, no meu primeiro post sobre ele (http://ostrigemeosdamichele.com.br/2015/03/05/a-opcao-pelo-mirena/) eu falo sobre como ele funciona. Mas assim como você, não me adaptei e tive todos esses sintomas. Sempre me sentia como se estivesse grávida. Mas para mim o pior foi o ganho de peso. Você ganhou peso? Um beijo.

  52. Cintia Campos

    Michele
    Coloque o Implanon (bastonete) inserido debaixo da pele na parte do braço, usei 2 x consecutivas e foi o melhor em varias aspectos . Atualmenge tenho Mirena e nao estou gostando nem um pouco . Voltaria sem duvida nenhuma para o Implanon

    1. Michele Kaiser

      Obrigada pela dica, Cintia. Cada pessoa se adapta de uma maneira diferente a cada medicação. Eu não estou mais com vontade de colocar nada artificial… Um beijo!

  53. Ana Claudia

    Fiquei com o Mirena por um ano ganhei 8 quilos, muitas infeccoes urinárias, e o bonus de ficar menstruada por apriximadamente 20 dias ( sim durante um mes eu tinha 1 semana de folga dos sangramentos) Os dois primeiros meses foram maravilholhosos os demais um inferno. Segundo minha gineco eu faco parte dos 20% que nao se adaptam. Me sinto mais livre assim como a moca da foto.

    1. Michele Kaiser

      Ana Cláudia, sua médica disse que há 20% de mulheres que não se adaptam? Nunca tinha ouvido uma estatística tão grande. Que bom que te livrou daquele que estava te incomodando! Um beijo!

  54. Vanessa Maia

    Nossa fiquei muito feliz em saber que tem gente como eu aqui, também usei o Mirena e não me adaptei, me achava inchada e tinha muitos escalpes que a minha médica disse que era normal, só que atrapalhava muito na hora do vamos ver, sinceramente não consegui gostar. passei só 9 meses com ele, mais quando tirei achei um alivio tremendo, parece que tava pressionando meu útero. Mirena nunca mais!

    1. Michele Kaiser

      Que bom que você se livrou daquele que estava te incomodando. E que bom que achou o blog e mais alguns depoimentos similares ao seu. Um beijo!

  55. Graciely

    Oie meninas uso mirena a 1 ano e 6 meses e tenho engordado 10 kg e tenho uma alimentação muito regulada,difícil comer massas,e lendo os comentários muitos engordaram usando o Mirena e acredito que não seja a idade pois tenho 21 anos e tava querendo muito tirar o DIU pq além de varias transformações que o mirena causam eu ainda mestruo muito todo o mês fui no genecologista e ele viu que ta fora do lugar e to achando que eu engravidei pq o medico me pediu mais exames dia 3 de novembro volto no consultório depois volto para dar noticias se engravidei serei a 1 % pq e dificil ver pessoas que engravidaram usando o Diu,obrigada pelos relatos de todas.bjos

  56. Acabei de marcar minha consulta pra tirar o Mirena. Vim morar na Australia e como nao sabia se encontraria um remedio ou medico bom por aqui essa foi a melhor saida que encontrei. Nove meses depois estou com o rosto e as costas completamente tomado e despinhas e acima do peso. Me conta como esta sendo a vida sem ele, estou bem anciosa. Vou voltar pra pilula e espero voltar a ter minha pele lisinha de novo. Se arrependimento matasse…

    1. Michele Kaiser

      Bem melhor sem!!! Mil vezes!!! Não se culpe pela má escolha. O Mirena costuma ser bom para a maioria, não teríamos como saber que não nos adaptaríamos. Beijos.

  57. Eu também tirei o mirena a uma semana! O que mais me encomodava eram as espinhas minha médica GO disse que não é o Mirena, mas a dermatologista disse que sim! Que era para eu tirar! Gostaria de saber quanto tempo sua pele voltou ao normal? Obrigada beijao

    1. Michele Kaiser

      Minha pele voltou ao normal logo em seguida da retirada! Talvez um mês depois. Beijos!

  58. Finalmente, um relato negativo quanto ao uso do Diu Mirena. Coloquei o meu há 1 ano e meio e até hoje não me adaptei (pensei que fosse a única…kkk). Meu ciclo menstrual ficou mega desregulado, sim, continuo menstruando de 20 em 20 dias, às vezes 30 e outras 10 dias (e não é escape, é muito sangramento mesmo). Antes do Diu mirena, meu fluxo menstrual era pequeno e super regulado. Cólicas, que nunca tive, tb apareceram. E engordei 10 quilos nesse período. Meu sonho era não menstruar, sofro com enxaqueca e o período menstrual agrava demais as dores de cabeça. Resumindo, minha médica disse que faço parte de 0,0000001% das mulheres que não se adaptaram ao Mirena. Como o investimento é alto, tentei permanecer com ele o máximo de tempo possível, mas já decidi, vou tirar tb!!

    1. Michele Kaiser

      Para que sofrer tanto, tire logo!!! Hehehehe. Eu achei demais para mim. O investimento foi alto mas perdi em saúde e autoestima. Que bom que você encontrou meu relato e de tantas outras nos comentários! Beijos!!!

  59. Coloquei o Mirena dois meses depois da minha filha nascer – ela nasceu dia 7 de dezembro de 2015 e eu coloquei o Mirena dia 5 de fevereiro de 2016. Eu estava de mudança de país (mudei pros Estados Unidos no dia 21 de fevereiro de 2016) e meu GO falou que seria a melhor solução pra mim. Como eu estava na loucura de mudança e filha pequena, além de estar longe do meu noivo (agora marido) na época, não pesquisei muito e simplesmente coloquei o SIU. Como me arrependo! Sinto dores constantemente, inchaço e desconforto. Além do ganho de peso. Tudo bem que a comida aqui é bem engordativa, mas não justifica o meu peso atual. Não vejo a hora de tirar o Mirena. Acho que só conseguirei fazer isso quando for ao Brasil, já que esse tipo de procedimento aqui é caro ainda que você tenha plano de saúde, que é o meu caso.

    Seu post ajudou bastante. Me sinto meio sozinha nisso, já que não conheço muitas mulheres que usam esse tipo de anticonceptivo. Vou acompanhar seu blog a partir de agora!

    1. Michele Kaiser

      Que bom que encontrou o post, Lívia! Se você tivesse pesquisado, teria encontrado muitas mulheres satisfeitas com o Mirena. Você provavelmente teria optado por colocar devido a isso. Felizmente, somos uma minoria de insatisfeitas. Ou infelizmente, sei lá. Hehehehehe. Eu tirei e senti alívio. Beijos!

  60. Denise Dantas

    Boa noite!
    Quando comecei a ler os relatos desse site me encontrei totalmente.
    Estou há 6 meses passando em vários endócrinos, gastros, fazendo mil exames para descobrir esse ganho de peso que não abaixa de jeito nenhum, tomando até controladores de apetite e nada!
    Depois de 6 meses que tive minha filha pus o Mirena pela 1a vez e não tive efeito colateral. Depois de 5 anos, meu ginecologista achou melhor tirar e colocar um novo. Pus em julho deste ano. Em agosto meu abdomem inchou mto e eu retornei ao ginecologista para verificar se o Mirena não tinha saído do lugar, o que explicaria este volume estranho. O médico observou e disse que ele estava bem posicionado.
    Desde então, ganhei vários kgs, agora em janeiro de 2017, já são 8 kgs, e minhas roupas não cabem, me sinto feia , desanimada e triste. E todo mês, vou a outros endócrinos, faço exames e nada justifica estes kgs que não diminuem nem com dieta saudável e nem com remédios que controlam o apetite de tarja preta!
    Uma endócrino não confiou que não era barriga de gravidez, mesmo eu afirmando que usava Mirena e que não estava grávida, ela me pediu para realmente fazer o teste de gravidez devido ao formato do abdomem, parecido com o de gravidez! Deu negativo.
    Até que uma pessoa me ouviu falar que uso Mirena e que luto para emagrecer e me contou que uma amiga dela engordou devido ao Mirena. Pesquisei na internet e achei este site que me trouxe uma luz no fim da túnel.
    Amanhã marquei para retirar o Mirena! Estou muito animada. Espero voltar a ser o que era antes, ou pelo menos, perder alguns destes kgs.
    Obrigada por compartilharem suas experiências! Boa sorte a todas!

    1. Michele Kaiser

      Que engraçado que foi só o seu segundo Mirena que te deu problema. Mas sim, todas nós aqui engordamos e mesmo fazendo dieta não conseguíamos emagrecer um grama!! Já deves ter tirado agora. Volta aqui para contar! Eu demorei uns 10 meses mas consegui emagrecer os quilos que ganhei. Parece que os resquícios dele no meu corpo demoraram a sair. Beijos.

  61. Meninas coloquei o diu de cobre mas tive rejeição engordei do dia p noite. sem comer.. em ter meses.. ainda bm que meu organismo não aceitou. Tive hemorragia.. e depois desceeu após 20 dias mais sete dias de fluxo intenso. E hj faz um mês que não desce.. e normal gente..???? Obg

    1. Michele Kaiser

      Nossa… que bom que você já tirou!!

  62. Luciane

    Acabei de marcar a retirada do diu mirena com progesterona, eu engordei 10 kg, meu cabelo fica oleoso sem contar que tenho 45 anos com o rosto cheio de espinhas. Só estava usando o diu por causa dos miomas, prefiro ficar com eles do que ficar gorda…rss

    1. Michele Kaiser

      Concordo! kkkkkk

  63. Ana Carolina

    Olá meninas tudo bem? Faz 3 anos e 9 meses que coloquei o mirena, a cerca de um ano estou indo ao ginecologista reclamando de dores no utero, faço exames e esta tudo normal. De uns 4 meses para cá as dores ficaram ainda piores do lado esquerdo, onde o mirena se encontra. As dores ficam por varios dias, uns 20 a 25 dias no mes fico com dores…De repente ela some, dai sinto uma pontada muito d forte e começa tudio de novo. Meu ginecologista falou que sumiu o fio do mirena, eu consegui sentir o mirena com o dedo, mas não sei se é o fio ou não, sei que é uma peça bem dura. Meu ginecologista quer abrir meu utero para retirar ele, mas se eu senti ele com a ponta do dedo será que não pode ser retirado da mesma forma que foi colocado? Alguma de vcs já passaram por isso? Estou desesperada. Outra coisa , doe muito a costa do lado que o mirena esta, doe utero e costa ao mesmo tempo.

    1. Michele Kaiser

      Abrir seu útero? Cirurgicamente? Meu senhor… Quem sabe procura outro médico para ouvir uma segunda opinião?

  64. Ana Carolina

    Isso abrir cirurgicamente….Essa semana vou em outro pra ver…faz mais de um ano que toda semana tenho fires no útero pelo menos uns 5 dias…o médico disse que é por causa do mirena….vc já ouviu falar de dores por tanto tempo?.

  65. Cintia

    Olá Michele.
    Que bom saber que nao sou a única a se sentir mal com o mirena. Coloquei em dezembro de 2015 e ate então engordei 10 kg. Faço ciclismo tres vezes na semana, nao exagero na alimentaçao e nao perco 1 grama…estou pensando em retirar, tenho dois filhos e nao quero ter mais. Sinto inchaço, minha barriga aumentou muito, tenho enxaqueca e estou sempre com absorvente, muito chato isso.
    Obrigada por criar um meio de compartilhar essas vivencias.

    1. Michele Kaiser

      Oi, Cintia! Infelizmente fazemos parte do grupo das que não se adaptaram… Mas tenho conversado com muitas mulheres que se dizem felizes com o Mirena mas que vez ou outra têm incomodação com ele. Como cito no post, o principal motivo foi o excesso de peso. Demorei alguns meses mas consegui perder os 8kg que ganhei com ele. Beijos!

  66. Thamiris

    Michele,

    Eu li todos os comentários de quando você colocou, quando tirou e depois de 4 meses sem o Mirena.
    Resultado?

    VOU TIRAR!

    Meu bebê nasceu em Março de 2016, perdi 12 kg, coloquei o Mirena em Maio de 2016, ganhei 8 Kg de lá pra cá =S. Nunca pensei que pudesse ser do Mirena!

    – Tenho muitas espinhas (mas pensei que era meu corpo sentindo falta do AC).
    – Engordei muito (Pensei que fosse por causa do meu corpo que mudou muito após a gestação)
    – Meu cabelo comecou a cair horrores depois de 5 meses de Mirena (Pensei que so estivesse trocando os fios.

    Em nenhum momento pensei que tudo isso pudesse ser por causa dele!
    Acabei achando a sua página por acaso, pois pesquisei “Gravidez com Mirena”. Pq? Tenho essa sensação de estar grávida todo mês, e não é por causa da ausência de menstruação, e sim pq fico enjoada, com tontura…

    VOU TIRAR!!!

    1. Michele Kaiser

      Menina, exatamente isso que ele faz! Aumenta a progesterona e a gente fica com sintoma de gravidez. Que saco! Eu tirei e sou a pessoa mais feliz. Um beijo!

  67. Mariana

    Olá…. Quanto tempo demoroi para sentir o corpo como antes? Sem espinhas e sem queda de cabelo….. Se livrar do inchaço…. Em fim… Quanto tempo demora pro hormonio vei maldido sair do noaao corpo? Tirei na sextaaaaaa uhuuu

    1. Michele Kaiser

      Demorou cerca de 11 a 12 meses para perder todo o peso. Mas as espinhas e as cólicas foram embora bem antes. Acho que demorou uns 2 meses.

  68. Sarah

    Olá, estava procurando outra coisa e acabei esbarrando no seu site. Também faço uso do Mirena e em breve estarei fazendo a troca dele. Dentre os efeitos comuns como queda de cabelo e acne, achei um ponto que vou entrar em contradição com você. A questão do ganho de peso. Eu perdi peso com o uso do Mirena, visto que não há mais retenção de liquido que tinha com os anticoncepcionais orais. Ficava inchada com eles e com o Mirena não.
    Não faço dieta, tenho horror a dieta, e quanto a exercícios físicos tem exatamente a idade da minha filha que não vou a academia por falta de tempo. Agora já faltando 4 meses para completar os 5 anos, realmente vem uma onda de calor até em dia fresco, mas antes não sentia isso.
    Um pena não ter dado certo para vc. Ele é ótimo na questão de não se preocupar com esquecimento e no tratamento de endometriose, no meu caso, terei que dar continuidade por conta de um mioma.
    Meu medo agora é só da retirada, pq pra sentir dor eu sou terrível.
    Abraços.

    1. Michele Kaiser

      Sarah, eu não senti dor alguma para retirar. A dra havia feito anestesia para colocar mas não fez para retirar. Fiquei com medo. Mas não doeu nadinha!

      Foi um pena não ter dado certo para mim. Estava confiante. Mas nada melhor que estar sem hormônios. Me sinto ótima. Beijos!

  69. Olá Michele, belo relato. Eu uso Mirena há 4 anos e vou tirá-lo ano que vem.

    Me adaptei bem, minha menstruação parou de vir logo nos primeiro meses, mas confesso que já me preparo psicologicamente para o retorno do meu ciclo, não penso em colocar Mirena por um tempo. Mesmo porque pretendo ter filho em breve. Acho que o meu maior efeito colateral foram espinhas, não são muitas, mas são frequentes. Nem sei se é mesmo por conta do Mirena, mas senti que foi algo que apareceu e desde então me acompanha.

    Como a Sarah, meu medo é a dor no momento da retirada. E foi em busca de informação de retirar que cai aqui no seu blog. Para colocar foi sem anestesia e suportável.

    Parabéns pelo trabalho.

    1. Michele Kaiser

      Claudia, vou te dizer o que disse para a Sarah: para mim não doeu nada. A dra puxou a cordinha sutilmente e me mostrou o Mirena na mão dela. Nem senti ele sair. Acho que não vai doer, viu? Um dos efeitos colaterais do Mirena é o aumento das espinhas, então, eu credito à ele as suas. Os outros sintomas eu citei nesse post e, sinceramente, vivo melhor sem hormônios artificiais. Um beijo e obrigada pelo carinho!

  70. Claudia

    Olá Michelle

    Coloquei o DIU MIrena em agosto de 2016 e no começo fiquei menstruada durante 2 meses direto, sentia dores musculares e nas articulações, ansedade e agora, após 7 meses estou com muuuuuuita queda de cabelo. Começou a 1 mês e meio. Ja perdi 30% do meu cabelo ou mais. Estou a 1 mês tratando a queda com Pantogar, finasterida e minixidil e tomando ferro endovenoso pq estava baixo e nem sinal de parar a queda. O pior é q o ginecologista acha um absurdo eu questionar se não pode ser o DIU. Mas depois de tantos relatos, estou convencida que é o DIU sim! Obg a todas por dividirem suas experiências. Depois de ler tantos relatos vou marcar a retirada do DIU. Obg MIchelle pela iniciativa de dividir sua história.

    Claudia

    1. Michele Kaiser

      Claudia, claro que é o DIU Mirena que está causando sua queda de cabelo. Os médicos duvidam da gente, isso é muito triste. A minha nunca se convenceu que foi por causa do Mirena que engordei. Mas só emagreci depois que tirei. Não indico esse método. Hormônios artificiais: passe longe! Beijos!

  71. Danielle

    Eu sempre tive problemas com anticoncepcional…. coloquei o Mirena há 1 ano…. vou tirar meu Mirena pq não aguento mais… tenho sintomas de ansiedade, ganho de peso, TPM eterna e até um inicio de melasma que nunca tive e nem tenho casos na familia… achei que tava ficando maluca de achar que fosse do Mirena, mas to vendo que nao estou sozinha…
    Vou colocar o DIU de cobre pq é minha ultima esperança.

    1. Michele Kaiser

      Tire urgentemente! Tudo isso é sim por causa do Mirena e ninguém merece! Por métodos sem hormônio já!

  72. Nisciana

    Oi Michele. Obrigada pela matéria. Estou com o Mirena há 4 meses e estou tendo os seus sintomas. Quero saber se após a retirada, eles sumiram? Voce emagreceu? Pele melhorou?

    1. Michele Kaiser

      Tudo melhorou! Emagreci, a pele voltou ao normal. Demorou uns meses mas tudo se acertou! Emagreci 11 quilos.

  73. Fernanda

    Olá Michele!
    Tenho 30 anos, uma filha de 2 anos e estou com o DIU Mirena há quase 1 ano.
    De 1 ano para cá estou muito depressiva, com sintomas de ansiedade e o pior: estou com ZERO de libido! Parece até que estou com nojo de sexo, nojo de pensar em sexo e NUNCA tive falta de libido, muito pelo contrário….sempre adorei sexo!!!!
    De umas semanas para cá estou entendendo que deve ser por causa do DIU…..não faz sentindo pq antes do DIU eu não tinha problema nenhum!!!! Estou pensando seriamente em tirar pq o q adianta ter um método maravilhoso pra não engravidar mas não ter a menor vontade de fazer sexo????? Fora as crises de ansiedade que ando tendo e os médicos me mandando para psiquiatra……. Cansei!!!!
    Vc tbm teve algum problema de libido??
    Obrigada pelo seu relato e bjos!!!

    1. Michele Kaiser

      Fernanda, uma coisa que percebi com o Mirena foi que eu tinha certos sintomas durante um determinado período e que, depois, eles passavam totalmente e vinham outros. Por exemplo, teve uma época que eu senti enjoos por quase 3 semanas, sem explicação. Cheguei a fazer exame de gravidez e procurei um gastroenterologista. Enfim, do nada, passou. Aí veio uma época que eu tinha dor nos seios. Quinze dias de dor horrível. Vai entender. Tudo eu creditei ao Mirena… Tirei e renasci para a vida. Um beijo!

  74. Nossa estou completamente perplexa com tantos relatos, tem 8 meses que coloquei o DIU Mirena, estou aguardando para ver se tem melhora, por conta dos efeitos colaterais já que dizem ser de até um ano, engordei exatamente 20 kilos, meu cabelo está caindo horrores, meus seios pesam e o pior ainda contínuo a menstruar mesmo em menor quantidade e usando apenas protetor diários, tenho uma retenção de líquido terrível, o que mais me incomoda é meu peso e a minha menstruação ainda vem em menor quantidade no mês mas ainda vem, estou aguardando para ver se melhora os efeitos, mas com tantos relatos estou com medo de não conseguir voltar para meu peso, me sinto no fim do dia como um sapo de tão inchada, tenho sentido muito cansaço, estafa mesmo. Não tenho filhos, e queria muito me dar bem com o método, pois minha rotina diária de trabalho necessita que não tenha menstruação o que é meu sonho, estou na dúvida cruel tiro ou não tiro. Confesso que ter relações naturalmente é a melhor coisa do mundo, não me adapto a pilulas, fiz uso de perlutam tive problema com peso. Muito obrigado Michele pelo seu relato, acredito que ajudou muitas mulheres assim como está me ajudando.

    1. Michele Kaiser

      Poxa, que pena que isso aconteceu com você. Várias mulheres relatam problemas parecidos, como você pôde ver. Creio que, passados já 8 meses, as coisas não vão melhorar. Talvez o melhor seja ver outro método. Um beijo e boa sorte!

  75. Carol

    Tb resolvi tirar essa semana pq meu humor mudou completamente pra pior. Em casa fiquei muito agressiva, impaciente, hostil, rude mesmo. Meu marido e minha filhinha de 3 anos sofreram bastante nesse último ano, rs.. meu marido me ajudou a perceber q poderia ser o DIU, meu ginecologista tb confirmou essa posibilidade e então tirei.. vcs, estou me sinto livre!!!

    1. Michele Kaiser

      Ótimo sentir-se livre. Um milagre seu médico concordar que poderia ser o Mirena o culpado. Geralmente eles defendem esse método contraceptivo ferrenhamente e nunca acreditam que ele pode não ser tão bom para a gente. De hormônio artificial eu quero distância. Beijos!

      1. Jaque

        Ah e sobre os médicos “duvidarem” de vcs, isso é padrão de muitos deles, já que infelizmente são muito bem patrocinados pelos multimilionários laboratórios.
        Já trabalhei nessa área e sei que eles ganham viagens, cruzeiros, etc.
        Confiem no sexto sentido de vcs, não é possível tantos relatos iguais serem coincidência!
        Ah e esqueci de relatar aqui em cima que também sinto calorão, uma cólica chata quase todo dia e esses sangramentos chatos de escape.
        Decidi tirar, muito obrigada por esse espaço!!

      2. Michele Kaiser

        Acho que os médicos também vêem muito mais gente tolerando os efeitos pelo bem maior. Então as que não aguentam os efeitos (como eu) acabam sendo a grande minoria. Um beijo.

  76. Ethiene

    Olá Michele, tenho 29 anos e uso depoprovera, não tenho pretensões de ser mãe e a minha ginecologista sugeriu colocar o Mirena. Ultimamente tenho lido muito sobre ele. Com o anticoncepcional injetável não menstruo há quase 3 anos, meu maior receio é voltar com força total o sangramento e com ele o risco de engravidar. Sobre ficar gordinha, o injetável já me deixa assim, mas é o único efeito e tenho uma vida muito melhor sem sangrar. O que vc acha? Faço a mudança?

    1. Michele Kaiser

      Não sei, menina. Eu não gostei do Mirena, mas não sei se seria uma opção ruim para você. Tenho a impressão que, quanto mais naturalmente vivermos, melhor. Porém, menstruar é ruim tb. Não sei opinar. Desculpe 🙁

  77. Fabiana santos

    Estava pensando em colocar para não mestria mais, mas diante de todos esses relatos (que fiz questões de ler todos) sinceramente não sei se colocarei não. Até pq o investimento é um pouco alto, pois não tenho plano e pagar isso pra não dar certo, complica. EU SÓ NÃO ENTENDO PORQUE OS MÉDICOS NÃO OUVEM VOCÊS E NÃO ACREDITAM! Não entendo mesmo o por que disso! Eu acho que seja por ele ser tão bom pata evitar a gravidez, aí tentam empurrar de qualquer jeito! Mas ainda assim estão errados! Eles tem que falar a verdade é deixar a paciente decidir se continua ou tira e tenta outro. Existem vários métodos pra evitar gravidez e menstruação. Vou procurar outro. Já fiz uso de pílulas, mas n gostei porque me dava dor de cabeça, não mudou muito minha menstruação, que é forte, minha visão ficou sensível a luz e me senti um pouco inchada (essa parte gostei pq aumentou um pouco o seio kkkkkk…) E tenho extrema dificuldade de engordar, por mais que eu coma, não adianta. Só que usar o Mirena pra ganhar mais de 8kg aí também não. Vou pesquisar mais para ver o que faço. Mas adorei todos os cometários. Valeu meninas por compartilhar as experiências de vocês! =D

    1. Michele Kaiser

      Talvez se você não tem por natureza a tendência a engordar, isso não aconteça com você. Mirena é um bom método para não engravidar e não menstruar. Por ler tantos relatos positivos foi que resolvi colocá-lo. Quem sabe com vc até funcionaria. Porém, são tantos relatos ruins que tb hoje, se eu fosse colocar, teria receio. Beijos.

  78. Sara Gomes

    Olá, ainda bem que li tudo isso, estava me achando a “diferentona” pois estou a 5 meses com o MIRENA, e já engordei horrores, não conseguir me adaptar a ele.

    1. Michele Kaiser

      Não estás sozinha, Sara!! Beijos!

  79. Jaque

    Muito obrigada Michele e todas as meninas que deixaram os comentários, vcs não tem ideia do peso que tiraram de mim!
    Eu não tinha associado que tudo o que estava acontecendo comigo tinha relação com o mirena e agora tenho certeza!
    Depois de estar vivendo em uma TPM sem fim e de chegar em um ponto que eu não me aguento mais, de estar impaciente com todos, decidi pesquisar sobre o assunto e vim parar aqui!
    Meninas , não estou me reconhecendo, um mal humor e impaciência horríveis, uma fome louca, sendo que eu era super controlada.
    Aqui caiu a ficha do porque da metade do meu cabelo ter caído (não caiu na Amamentacao)!
    Deixo aqui uma sugestão para vocês : o chamado “chip da beleza ” por alguns.
    Falei com meu endocrino sobre a possibilidade de eu usar algo para melhorar minha massa muscular, pois fiquei seca depois do mirena.
    Aí ele me falou de algo que uma amiga já usava, esse implante, que além de ser contraceptivo, ele melhora celulite, tpm e aumenta a massa.
    Segundo ele, não há malefícios, apenas possíveis efeitos colaterais, variáveis de pessoa para a pessoa, mas faz-se um teste antes.
    Deve ser feita uma avaliação pois ele disse que não é indicado para todas. (Assim como vimos o caso do mirena). Ele tb me disse que me aconselharia a tirar o mirena pois mesmo sendo uma dosagem baixa, não deixa de trazer os efeitos deletérios do anticoncepcional (perda de massa magra entre outros riscos para a saúde.) Estava em duvida se tirava o mirena ou não mas Ler tudo isso foi libertador, vi que não estou louca!!!!
    É um alívio saber que vou voltar a ser a pessoa calma e sensata que eu era, pois estava me achando uma louca!

    1. Michele Kaiser

      Que bom que você encontrou o blog e todos esses relatos!!

      Sobre esse método que você falou, ele é hormonal também, né? Quero viver longe de hormônios artificiais. Passei a ter muito medo deles!

      Um beijo!

  80. Raquel

    Eu tirei o meu ontem, fiquei 1 ano e 7 meses com o mirena. Sentia exatamente o q vc sentia, mais ausencia de libido, dor na relação e nos ultimos meses sangramentos (cerca de 10 dias por mes, fluxo baixíssimo). Engordei 7 kg. Estou me sentindo livre também, “limpa”. O duro foi ouvir as pessoas falando que eu nao deveria tirar, que é normal isso, que eu iria engravidar… dose viu… mas foi bom ler seu relato (e o de 4 meses tbm). Pretendo usar apenas a camisinha, queria ficar livre de hormonios.

    1. Michele Kaiser

      É bom quando a gente encontra relatos de pessoas que passaram pelo que passamos. Só nós sabemos como nos sentimos! Boa sorte! Bjs

  81. Amei esse site! 🙂

  82. Amanda Faria

    Bom dia Michele. Eu uso o DIU Mirena há mais ou menos 4 longos anos.. De um tempo p cá, me sinto estranha, inchada(Ou gorda msm ) rs To tendo muita cólica. A menstruação msm não vem(Graças a Deus), mas vem aquela sujeirinha sabe bem poruca, mas vem. Tenho duas filhas, uma de 10 e outra de 5 anos. estou muito a fim de tirar e fazer a laqueadura, mas tenho medo de tirar e arrepender.. Quando coloquei o DIU, sofri p colocar, pois coloquei sem nenhuma anestesia. Foi dolorido demais. Mas enfim, já vai p quase 5 anos. Me ajude.. Um bju p vc.

    1. Michele Kaiser

      Oi, Amanda… Vc está no limite da troca do DIU. Seja para tirar ou para colocar outro, está na hora de encarar o problema. Fazer o quê? Eu não me adaptei. Quem sabe agora vc tira e vê um outro método? Beijos!

  83. Izabel

    Tenho sentido alguns sintomas mas até que toleráveis meu problema maior é engravidar, estou assustada por que li relatos de pessoas que engravidaram com o Mirena alguém conhece algum caso

    1. Michele Kaiser

      Eu li um comentário aqui no post mesmo de uma menina que engravidou, mas ela não respondeu meus comentários sobre. Nenhum método é 100% eficaz, então é possível haver casos. Mas não se assuste por isso. O Mirena é um dos métodos contraceptivos mais seguros. Beijos.

  84. Olá, meninas bom dia!
    Conforme já tinha relatado antes todos os incômodos com o Mirena, ontem retirei. Confesso que foi um mix de alegria com libertação. 😉
    Estava sofrendo demais, cólicas, dor abdominal, inchaço dos seios (confesso que meus seios triplicaram de tamanho, e ficaram super pesados) nunca tive barriga, minha barriga cresceu abdome sempre dilatado, o útero parecendo que era o dobro de tamanho, é sério uma verdadeira bomba chiando. O pior de todos os sintomas: inchaço nas pernas, minhas pernas inchavam tanto que se apertasse ficaria a marca, um cansaço sem fim, fiquei com ele 10 meses, ganhei de brinde 22 kilos ;( sentia uma fome horrorosa, compulsão por comer, a barriga roncando de fome é sério nunca fui assim de sentir essa fome louca, uma ansiedade tremenda, falta de desejo sexual, sempre fui de fazer atividade física e esses kilos adquiridos que não saiam nem com dieta, academia e nenhum santo ajudava, me sinto toda inchada, tive um susto quando olhei na minha linha do tempo tempo facee uma foto minha do mês de junho do ano passado (é sério, nunca chorei tanto na minha vida, a diferença desses 22 kilos pesaram em minha fisionomia, no meu corpo, na minha vida, no meu emocional ) to pensando em até procurar um psicólogo. Me vi completamente deprimida, com esses kilos a mais e com esses problemas, escapes eram mensais, o período 17 dias de escapes, sangramentos e é sério cada coisa que saia, que nem quando menstruava normalmente isso não acontecia. Meus cabelos caiem horrores, achei que iria ficar careca. Hoje me sinto, tão bem, tão bem que foi um verdadeiro alivio. Estava com medo de doer na retirada, mas foi tranquilo não senti nada, nada mesmo, além de alivio e alegria, quando eu coloquei fiz a utilização de anestésico, por isso estava com tanto medo. Nada que o Mirena vende como auxilio, foi útil para meu caso. Nunca parei de menstruar, sempre com sangramentos. Minha médica me indicou o NUVARING que é uma anel que é introduzido na vagina, estou em dúvidas se utilizo, confesso que preciso voltar para o meu peso normal e depois pensar em utilizar outro método. O Nuvaring conforme ela me orientou não aumenta o peso e conforme orientação médica é um excelente contraceptivo, depois do Mirena eu fiquei completamente frustrada e assustada com esses métodos. Acredito que o melhor de tudo e ser natural mesmo, sem utilizar nenhum desses métodos que acabam com a mulher. Sem sombra de duvidas, hoje estou mais feliz que ontem, e confesso que logo perderei esses kilos extas que não me pertencem, pois, com a motivação e alegria que estou sentindo, logo eles sumiram. Obrigado!

    1. Michele Kaiser

      Que bom saber que está se sentindo melhor, Manu! Tomara que você consiga se sentir bem como antes logo logo! Eu fiquei de testar outros métodos mas acabei ficando sem nada mesmo. Me sinto muito melhor assim, ao natural, mas há o risco de gravidez. Maridos: VASECTOMIA!

  85. Dani M.

    Ai, eu queria ler todos os relatos, mas são muuuuuuuitos! Meu caso foi mais ou menos como o da Manu. Tirei ontem o meu Mirena, 27/06/17. Eu coloquei no final de janeiro. De lá para cá engordei 6 quilos e não consegui emagrecer nenhuma grama apesar dos 4 ou 5 dias por semana de academia, caminhada na praia aos finais de semana e acompanhamento com nutricionista. Deus que me livre de usar qualquer contraceptivo de novo. Nunca dei certo com a pílula, não sei porque achei que fosse funcionar com o DIU. Quase morri de cólica todos os dias desde a colocação, que já foi super dolorosa. Inchava desesperadamente, libido baixa, mamas pesadíssimas (mas não doeram tanto), dias e mais dias de escape. Olha, um inferno. Até que mês passado menstruei com direito a coágulo e tudo mais. Tirei depois de 5 meses. Agora bora ficar gostosa de novo, pq ninguém merece ter o corpo roubado. Essa gordura aqui não me pertence. TO FORAAAA!

  86. Dani M.

    Ops! Nenhum* grama.
    Sorry!
    Rsrs

  87. Amanda

    Bom dia, meninas! Estou com o MIRENA fazem 2 anos e o que me incomoda muito são as espinhas. Mas tenho as controlado com limpeza de pele e produtos especificos. A oleosidade capilar também…..
    Fora isso, estou muito bem! Não sinto cólicas, nem enxaqueca mais…. 🙂

    1. Michele Kaiser

      Dizem que esse é o mais recorrente dos sintomas. Para mim, além de dores horríveis nos seios, o que fez realmente tirar foram os quilos extras. Um beijo!

  88. Carla

    Meninas estou desesperada, parece um pesadelo, tirei o mirena dia 26 de junho a menstruação veio três dias depois e esse mês está atrasada há cinco dias, sinto cólicas e enjoo , não tive relações então não sei o q está acontecendo. Já aconteceu com alguém

    1. Michele Kaiser

      Não se desespere, Carla. O organismo precisa se reacostumar sem o Mirena. É normal sentir cólicas e enjoo quando temos alterações hormonais. Quando tiramos o Mirena, nossos níveis de progesterona e outros hormônios se alteram até voltarem ao normal. Não se alarme. É normal.

  89. Usei o Mirena por 2 anos e foram 2 anos inteirinhos sentindo DOR e cheia de candidíase todo mês, além de TPM de 15 em 15 dias, como a Michele. Estou livre da dor e só isso já vale a pena. Meus filhos te´já sabiam do “ferrinho que dói na barriga da mamãe” e tomavam cuidado pra não me machucar, tadinhos. E eu nem tinha coragem de fazer exercício porque doía demais, e me atrapalhava nas minhas aulas de dança do ventre (já imaginaram dançar com uma dor eterna no útero?). Espero que agora eu consiga emagrecer, porque já me sinto animada a me movimentar de novo a dieta eu já faço (podendo melhorar nesse aspecto, haha). Para não engravidar a médica me recomendou diafragma e camisinha, ainda vou combinar com tabelinha e métodos naturais até decidir fazer a laqueadura ou não. Boa sorte pra vcs!

    1. Michele Kaiser

      Boa sorte para você também, Gabriela!

  90. LUCIANA SOUZA

    Obrigada por seu blog, ja estava entrando em desespero, apesar de não sentir qualquer dor em relação a endo. Fiz a vídeo em 2000, tomei zoladex, anticoncepcional direto ate 2013. Sem convenio e desempregada, fui buscar apoio ao Sus, a ginecologista mandou tomar o anticoncepcional normal, estou assim ha 4 anos. Ha 10 dias atras sentir forte dor na virilha e lombar no lado esquerdo, nada terrível ,mas me fez pensar de novo na endo. Faz tempo que não faço exames, pois sempre fico muito estressada e passo muito mal, já ouvi cada coisa ao procurar ajuda que o único que confio é em Deus. Lendo sua historia da endo grau 3, pois a que tive foi assim. senti conforto, pois apesar de 45 anos, ainda sonho em ter filhos. Quero com a ajuda de Deus e um bom profissional ainda realizar este desejo. Somente queria falar com alguém que me entende e sabe bem o que estou sentindo, obrigada de todo coração.

    1. Michele Kaiser

      Fico feliz em saber que meu relato te ajudou de alguma maneira. Não desista do seu sonho! Um beijo!

  91. Coloquei o Mirena em junho/2017 e retirei o hoje, 14/09/2017′, antes tinha peso sem oscilações, engordei 4 kg e estou super inchada, além de seio muito dolorido. A sensação que tenho é de gravidez. Meu médico disse que o mirena pode dar ganho de peso, e que o inchaço é sintoma comum. Espero que volte tudo ao normal. Não gostei do Mirena

    1. Michele Kaiser

      Diversas alterações em muito pouco tempo. Ainda que seu gineco acreditou em você. A minha até hoje disse que não foi o Mirena que me engordou.

  92. OLA MICHELE COLOQUEI O MIRENA A 4 DIAS COMECEI A FICAR COM PRESSÃO ALTA MUITA TONTURA DOR DE CABEÇA NÃO CONSEGUI NEM TRABALHAR E NEM ESTUDAR ,FUI AO HOSPITAL ONTEM RETIRA LO MAS AS PESSOAS FALAM CALMA É UMA FASE DE ADAPTAÇÃO RSRSR NÃO AGUENTAVA MAIS SOFRER TOMAVA PERLUTAN MAS NÃO SENTIA NADA SÓ OPTEI PELO MIRENA PORQUE MINHA MEDICA DISSE EMAGRECIA NÃO MENSTRUAVA ETC MAS FOI TUDO AO CONTRARIO FIQUEI DEPRESSIVA COM ESPINHA JA LOGO NO 1 DIA DA INSERÇÃO DOR NA NUCA SENSAÇÃO DE DESMAIO NUNCA MAIS NA MINHA VIDA COLOCO ESSE TROÇO TANTO QUE TIREI ONTEM TIVE QUE TOMAR INJEÇÃO DE PROFENIDE SORO E BUSCOPAN NA VEIA NÃO RECOMENDO PRA NINGUEM E ACHO QUE ESSES MEDICOS ESTÃO ENGANADOS DEVERIAM FAZER UM ESTUDO MAIS APROFUNDADO POIS SÃO VARIAS MENINAS QUE REJEITAM E É SIM POR CAUSA DO MIRENA PORQUE ANTES ESTAVA BEM DEPOIS QUE COLOQUEI ME SENTI MUITOOOO MAL ESTOU MEGA FELIZ SEM ELE

    1. Michele Kaiser

      Existem muitos estudos sobre ele e, bem na verdade, a porcentagem de pessoas que (como nós) não se adaptam é muuuuito menor. Mas para algumas pessoas não faz bem. E me incluo. Um beijo e boa sorte sem ele!

  93. Samantha

    Ola Michele
    Estou decidida a retirar o mirena tb. Depois de 1 ano e 4meses. Além de menstruar o mes inteiro eu não tenho nenhuma outra queixa. Mas tb acho q isso já basta Ne? Não aguento mais. Eu aguardando diminuir o fluxo e ele só aumentando. Pois então este mês menstruei direto com fluxo forte. Depois do seu relato fiquei mais tranquila pra retirar pois parece q foi tranquilo Ne! Obrigada.

    1. Michele Kaiser

      A retirada foi bem tranquila e achei ótimo ficar sem hormônios artificiais! Um beijo.

  94. Renata Bruna

    Michele,
    Obrigada pelo post. Tenho 35 anos e não quero ter filhos, uso o cerazette mas estava achando que o Mirena seria uma boa. Tenho que usar hormônio porque meu organismo tende a fazer cisto hemático quando ovulo e já tive que fazer cirurgia em virtude deste problema. Mas analisando o seu depoimento e das outras mulheres concluo que não seria bom para mim, porque tenho tendência a dores de cabeça e, antes de chegar ao cerazette, senti muitas dores de cabeça em todas as pílulas que tentei (aproximadamente 05, ao longo da vida).
    Muito obrigada!!

    1. Michele Kaiser

      Oi, Renata. Fico sempre um pouco dividida quanto à isso porque para mim não funcionou, mas quem disse que não funcionaria com você? Bem, espero ao menos ter te ajudado a conhecer os dois lados. Um beijo!

Deixe seu comentário