O que fazer quando a criança está com febre

Tanto os trigêmeos como a Mônica tiveram a primeira febre aos 10 meses. Nos dois casos, a razão era bronquiolite. Foi necessário tomar antibiótico e fazer inalação, já que o problema era nos pulmões. Entre os 10 meses e os dois anos, meus quatro filhos tiveram bronquiolite pelo menos três vezes. Na última vez, os picos febris chegaram a 39,5°C durante uma madrugada. O que fazer quando a criança está com febre?

Mesmo já tendo alguma experiência com febre de filho, sempre que o termômetro mostra temperatura acima de 37°C eu já fico com um frio na espinha. Mas há algumas coisas que eu aprendi nos últimos quatro anos, seguindo orientações dos pediatras, que podem ajudar quando a criança está com febre.

7 coisas a fazer quando a criança está com febre

1) A orientação de nossa médica é dar antitérmico para baixar a febre somente quando ela passa de 37,8°C. Há uma ressalva de medicar acima de 37,5°C quando estamos colocando a criança para dormir (porque dependendo o motivo da febre ela pode subir muito rápido e não percebermos porque a criança está dormindo). Em raros casos, a criança pode convulsionar durante um pico de febre. Isso só ocorre se a febre aumenta rápido demais, mas, novamente, é muito raro. Se ocorrer, não se apavore. Ligue para o médico e não medique ou dê banho durante a convulsão. Tenha calma e deixe a criança deitada.

2) Eu costumava entrar em contato com a pediatra logo no primeiro pico febril e ela me perguntava: “Há quanto tempo a criança está com febre”? Se a criança está passando por algum problema viral, a febre pode ir e vir por até três dias e pode não passar de 38°C. Os médicos têm mais chances de diagnosticar que há uma infecção mais séria, bacteriana, quando os sintomas são febre acima de 38,5°C que ocorrem com muita persistência e demoram a baixar após a administração do antitérmico. Geralmente são infecções de ouvido, pulmão ou garganta e têm que ser tratadas com antibiótico prescrito pelo médico (após examinar a criança no consultório). Sendo assim, aguardo um pouco para entrar em contato com a pediatra. Observo a intensidade, frequência e grau da febre. Se tiver ocorrido dois episódios de febre de 39°C no mesmo dia, peço uma avaliação. Se a febre tiver sido de 38°C mas apenas uma vez ao dia, pode ser apenas um pequeno processo viral, sem necessidade de antibiótico.

3) A gente ouve falar que precisa hidratar bastante uma criança com febre, dando muito líquido. Mas aprendi que quando a criança está tendo um pico febril, o correto é não dar líquido ou comida até baixar porque isso pode induzir ao vômito. No último domingo, quando Murilo teve 38,5°C de febre, dei o antitérmico e, em seguida, uma mamadeira de suco. Ele tinha muita sede, tomou com muita vontade. Mas, cerca de dois minutos depois, vomitou tudo em nossa cama! Eu pensei que a febre poderia ser por problemas digestivos, mas nossa pediatra explicou que devemos, sim, dar líquido, porém é preciso esperar o antitérmico fazer efeito e a febre baixar para darmos água ou suco.

4) Os picos altos de febre são o que mais assusta nós, mamães e papais. A orientação que recebemos é dar antitérmico à base de ibuprofeno ou paracetamol para baixar a febre. Se a mesma persistir, pode-se intercalar a administração de outro antitérmico à base de dipirona para tentar baixar a febre. Por exemplo, o ibuprofeno pode ser dado de 6 em 6 horas. Se depois de 3 horas que a criança tomou ibuprofeno ela ainda estiver com febre, pode-se dar a dipirona. Os médicos recomendam que se faça isso para não ultrapassar a dose diária do medicamento.

5) Outra forma de tentar baixar a febre da criança é dando um banho morno. O banho não deve ser frio e nem quente. Também pode-se fazer compressas frias no rosto. Não use álcool para baixar a febre da criança!

6) Tenha cuidado extra com crianças menores de 6 meses! Não dê qualquer medicamento a elas (principalmente recém-nascido e até 3 meses) antes de falar com o pediatra.

7) Por fim, uma coisa que é mais pessoal é a forma escolhida para medir a febre. Eu sou meio caretona e acho que os termômetros muito sofisticados não são tão precisos na hora de medir a febre. Há algum tempo, usava um digital que dava cerca de 0,5°C de diferença do termômetro tradicional. Então, continuo usando os modelos antigos e deixo embaixo do sovaquinho por 3 minutos (seguro o filho no colo e empresto meu celular, fazer o quê). Mas há diversos modelos, um que mede no ouvido, outro em formato de chupeta e os mais modernos são os temporais infra-vermelhos.

criança está com febre - termômetro comum de mercúrio

Termômetro comum, de mercúrio.

criança está com febre - termômetro digital

Termômetro digital.

criança está com febre - termômetro de ouvido

Termômetro de ouvido.

criança está com febre - termômetro infravermelho

Termômetro infra-vermelho de têmpora.

Criança está com febre: o melhor é consultar

A febre é um sintoma de que o organismo está lutando contra algum malfeitor. Sendo assim, a melhor coisa é levarmos ao médico pediatra e, se for necessário, ele será encaminhado ao otorrinologista ou pneumologista. Não curto muito levar meus filhos ao plantão porque os médicos não conhecem seus históricos. Prefiro nossa médica porque ela não sai dando antibiótico sem necessidade. Sendo assim, ligo para o consultório e tendo consulta de encaixe. Geralmente consigo. O problema é quando tenho que levar mais do que um filho. Conseguir encaixe para vários é bem mais difícil. Até mais!

15 comentários

  1. Oi, Michele. Muito bom o seu post. Meu filho teve a primeira febre no mês passado, com 1 ano e 8 meses. Teve pico de 40,2 graus. Foi um susto grande. Também foi por amigdalite mas foi receitado um anti inflamatório junto com o antibiótico (que por fim nem precisou por não ter sido de origem bacteriana), enfim, com o anti inflamatório ele melhorou rápido será que não seria o caso de você perguntar para a sua médica se não necessita de um anti inflamatório? Melhoras só Murilo 😉

    1. Michele Kaiser

      Obrigada pela dica. Meu Matheus agora também está apresentando febre, e até eu estou com conjuntivite… Dra trocou o antibiótico dele porque não estava melhorando. Vamos ver agora como fica. Beijos.

  2. Olá meu filho esta com febre mais so febre mesmo ele tem 10 meses e ele ta cm 38,9grau de febre oq tevo fazer

    1. Michele Kaiser

      Olá, Eduarda. A febre é causada por processos virais ou bacterianos. A febre por ciclos de vírus costuma ser mais baixa (mal chegando a 38 graus). Se está com quase 39 graus deve ser alguma infecção bacteriana. Medique esta noite com antitérmicos (sempre de 6 em 6 horas). Se em 3 horas a febre não baixar, utilize um outro antitérmico. Por exemplo: se usou ibuprofeno e não passou em 3 horas, dê paracetamol ou dipirona. E tente consulta com o pediatra logo de manhã. Melhor levar ao pediatra que costuma levar e conhece a criança e não em plantões (a não ser em casos graves que não dá para esperar).

  3. Pedro Henrique

    Adorei a página, foi bem explicativa e eu precisava. Minha irmã deu febre agora de pouco, aí dei um tylenol era 2:20 e quando foi 3:05 eu dei um amoxilina. Há umas 3 ela tinha dado catarro nos brônquios e a médica disse para fazer o tratamento todo com amoxilina e inalação, ela n quis mais remédio e n tomou. Pra piorar ela só bebe água gelada e chupa gelo. A médica avisou paratomar cuidado pq pode virar pneumonia. Eu abri apenas os vitrôs da minha casa toda, as janelas deixei só uma fresta para tentar deixar o ar com temperatura ambiente ideal, pois aqui no meu bairro é muito frio. E também coloquei toalhas úmida em cima da cabeceira da cama e a médica tbm receitou virar o ventilador para a parede. Fiz, espero q dê certo

  4. Fabiana

    Olá, minha filha está a 2 dias com febre de 39, estou dando dipirona, mas quando passa o efeito volta a febre, o que devo fazer, levar a uma emergência, ela tem 9 anos.

    1. Mônica

      Meus filhos de 1 ano e o outro de 7 anos tb estão assim, levei no médico e é a garganta, estão tomando remédio.
      A febre só vai melhorar quando a infecção sarar, leva em terno de 7 dias o Dr disse.
      Melhoras pra sua filha.

  5. Fernanda Rodrigues da Silva

    Minha bebê está com2 anos e3 meses e após três dias pós gripe está c febre de 38.8 o que faco

  6. Cynthya

    Muito bom site, meu filho tem três anos estar três dias com febre de 37.5 a 38.5 muito catarro no peito, médico de plantão fez exames deu quadro infecção iniciou amoxilina mais febre persistente não estar baixando rápido.

  7. Marlise

    Olá também sou mãe de 4 , só que os meus viram um de cada vez, a Vera de 17, Maria de 11, Marina de 5 e Benjamin de 2, semana passada a Vera ficou internada por pielonefrite, retornou a casa sexta dia 8/06, hoje Benjamin acordou com 38,5 de febre, e muito resfriado

  8. Me ajudou bastante bem explicado obrigada

    1. Michele Kaiser

      Que bom que foi útil para você! 😉

  9. Stefania

    Post excelente e muito válido! Leitura rapida e de fácil entendimento. Parabéns!

    1. Michele Kaiser

      Muito obrigada!! Este é o objetivo do blog 😉

  10. Samara

    obrigada pelas dicas!!!

Deixe seu comentário