Luxos: antes e depois de ser mãe

Sabe aquela perguntinha que a gente se faz “onde você se vê em cinco anos”? Se acontecesse uma conversa entre meu “eu” hoje – depois de ser mãe – e meu “eu” de cinco anos atrás, meu “eu” antigo jamais iria acreditar que meu “eu” atual estaria cuidando de 4 filhos!

Antes de ter a Mônica e os trigêmeos, fiquei casada por cinco anos. Meu marido e eu tínhamos somente um ao outro e voltávamos para uma casa sem filhos e sem muitos compromissos. Nossas contas a pagar eram praticamente inexistentes quando comparadas às que temos hoje, mas a gente não tinha a menor noção de que éramos tão livres.

Meu luxo antigo era chegar em casa, pegar um livro ou ver um filme. Jantar sem pressa. Conversar com o marido sobre como foi o dia. Trabalhar todos os turnos em alguns dias. Planejar férias. Passar o fim de semana fazendo só o que estivesse a fim. Hoje, com as crianças como prioridade, é raro termos 20 minutinhos para assistir um pouco de televisão (isso quando temos televisão porque o hobby da filharada aqui é quebrar aparelhos eletrônicos). Mesmo com nossa rotina bem estabelecida e organizada, sobra pouco tempo para nossa diversão e apreciação dos prazeres da vida…

Antes e depois de ser mãe

Tenho certeza que você, se for mãe ou pai, vai se identificar com algumas dessas comparações de como era nossa vida antes dos filhos e como é nossa vida agora!

Filmes

Antes: adora ir ao cinema. Vai no mínimo duas vezes ao mês. Quando vê filmes em casa, escolhe maratonas de “O Senhor dos Anéis”. Cada filme tem mais de 2 horas e meia.

Depois: maior luxo é assistir séries de TV, porque os episódios são curtos (cerca de 40 minutos). Adora quando se interessa por um filme e percebe que ele tem somente 1h40, afinal, odeia filmes compridos. Assiste bem baixinho, morrendo de medo de um dos filhos acordar e estragar a brincadeira.

Bebida alcoólica

Antes: bebe socialmente, duas vezes por semana. Conversa com os amigos sobre as melhores cervejas e vinhos.

Depois: passa a gestação inteira dizendo que quando puder de novo, vai tomar um porre! Quando desmama os filhos, bebe um copo de cerveja e já fica tchuca. Jura que vai beber o segundo, mas aí lembra que os filhos acordarão às 6 horas da madrugada manhã.

Dormir

Antes: vai dormir no mínimo a meia-noite. Pode dormir até às 7h mas acha pouco. No fim de semana, acha um saco se tem que acordar antes das 10h.

Depois: vai dormir no máximo às 23h30 e torce para que os filhos acordem poucas vezes durante a noite. Se consegue dormir até às 8h no fim de semana, dá pulos de alegria.

Dinheiro

Antes: recebe o salário e guarda um pouco para o futuro e para as férias.

Depois: o salário vai quase todo só em comida para o bando. Se dá para guardar para o futuro dos filhos, é uma merreca. Férias? O que é isso mesmo?

Faxina

Antes: faz a faxina da própria casa. Chama uma diarista uma vez ao mês para fazer as coisas que não dá conta ou não gosta ou não está a fim. Tem tempo de passar roupa e passa até as meias e panos de louça.

Depois: não dá conta de nada. Tem faxineira duas vezes por semana mas a casa vive uma bagunça. Passar roupas? Só os jalecos do marido. O resto? Se dobrar é muito.

Fraldas

Antes: não sabe nem o lado que gruda, nunca trocou.

Depois: troca 20 fraldas por dia. Não vê a hora de os filhos desfraldarem para parar de gastar com fralda, mas vive angustiada só de pensar em como o processo poderá ser trabalhoso e desgastante.

Leia também: Desfralde dos trigêmeos

Lar, doce lar

Antes: mora em um apartamento de 90 metros quadrados e tem peças que nem frequenta.

Depois: mora em um apartamento de 90 metros quadrados e tem tanto filho que vivem tropeçando uns nos outros. Falta lugar para os brinquedos. Não tem onde pendurar as roupas que lava. Vende a mesa de jantar da sala para as crianças terem onde brincar. Come em uma mesa pequena na cozinha apertada.

Fim de semana

Antes: ama o fim de semana e passa a semana torcendo que ele chegue logo. Planeja jantinha com os amigos, cinema, passeios…

Depois: passa o fim de semana inteiro em casa e a maior ambição que tem é conseguir ir no supermercado SOZINHA para comprar o que está faltando para as crianças.

Segunda-feira

Antes: odeia segunda-feira, mesmo que goste do trabalho. Fica triste domingo de tarde só de pensar que “amanhã é segunda e começa tudo de novo”.

Depois: ama segunda-feira porque sai para o trabalho, que na verdade é o seu descanso físico e emocional. Quando a babá chega na segunda de manhã, a recebe com a maior alegria.

Coração

Antes: não conhece o amor de mãe e não entende algumas amigas que citam o amor incondicional, mas sonha em um dia ter filhos.

Depois: se sente cansada, mais velha de corpo e alma, pouco tolerante para pequenos problemas. Sente saudade de diversas coisas que tinha antes dos filhos – como sua liberdade -, mas só de pensar em não ter seus filhos, sente o coração gelado. Com muito amor, pensa nos filhos desde a hora que acorda até a hora que vai dormir. Sonha com os filhos. Torce para o bem deles. Ama o marido ainda mais por ele estar presente na criação dos filhos. Não troca a vida que tem depois por nenhum dos antes. Convence todas as amigas que não têm filhos que vale a pena. Chora emocionada escrevendo posts em blogs…

depois de ser mãe

Não troca a vida que tem por nenhuma outra…

Até mais!

11 comentários

  1. Avatar
    Andressa

    Vdd eu tenho um menino de 7 anos e os gêmeos idênticos de 1 /11 ,é cansativo ,exaustivo ,mas sou completamente apaixonada por meus filhos ,não troco minha vida por nada !!!

    1. Michele Kaiser

      Sofremos, cansamos, mas não trocamos nossa vida por nada!

  2. Avatar
    Edmara

    Amei! Sua família é linda!

    1. Michele Kaiser

      Obrigada pelo carinho, Edmara!

  3. Avatar
    Deise Nascimento

    Michele!
    Parabéns pelo blog.
    Sou mãe de gêmeos (um casal) e acompanho teu blog desde que foi divulgado pelo Zero Hora.
    Não posso deixar de elogiar o post “Luxo: antes e depois de ser mãe”, pois traduz perfeitamente como me sinto e acredito que muitas outras mães tb.
    Obrigada por compartilhar tua rotina e mostrar como não estamos sozinhas na difícil tarefa de educar mais de um filho ao mesmo tempo.
    Abraços,
    Deise

    1. Michele Kaiser

      Deise, muito obrigada pelo carinho! Realmente a gente tem que mudar as prioridades, né? Um beijo para você e seus filhos.

  4. Avatar
    Marina Braga Barreto

    Boa noite Michele, voce leu meus pensamentos nesse post?? kkkkkkkkk
    Concordo com voce em cada ponto mencionado, e sem dúvidas ser mãe é a tarefa mais difícil, mas também mais prazerosa das nossas vidas! Nesse tempinho que tive para comentar,eu parei para pensar. Será que daqui a 5 anos não teremos saudade dessa vida corrida?? Eis a questão! kkkkk
    Enquanto não temos a resposta, peço a Deus sabedoria e muuuuiiiiiitaaa paciência, para sabermos lidar com a maior dádiva das nossas vidas, nossos filhos. Com força na peruca vamos nós.. Porque daqui a pouco um deles acorda …kkkkk

    1. Michele Kaiser

      Morro de medo de ter saudade dessa vida que tenho hoje, porque aí significa que não aproveitei o que aconteceu. Quero curtir ao máximo, mas às vezes estou tão cansada… Bom, você entende, né? Beijos!!

  5. Avatar

    Ai, sou eu sem pensar! kkkkk… e isso pq tenho só dois, somos em quatro em casa e a gente quase se atropela. imagino vc em seis com o marido se pisoteando kkkkk… e a casa? tem vezes que a gente torce pra não vir visita, porque se não vão falar que somos “porcos”. Mal sabem o luxo que é arrumar e limpar a casa kkkkk… um beijo em vc e nos pequenos!!

    1. Michele Kaiser

      Estamos no mesmo barco, Carol! E a bagunça irrita muito o maridão por aqui. Mas vamos lá, força na peruca! Beijos.

  6. Avatar
    Talita Cristina

    Que lindo Mi, Deus abençoe! ainda não sou mãe não tenho ideia do quão cansativo e prazeroso seja!
    Beijão adoro vcs!

Deixe seu comentário