Bolinho de banana

Por causa da correria do nosso dia-a-dia, adoro receitas fáceis e que aproveitem coisas que estão estragando em casa. Como tenho muitas crianças aqui, costumo fazer feira todas as sextas e compro muitas bananas, laranjas, cenouras, brócolis, batatas, cebolas, tomates, etc. Tudo para uma semana! Deixo molhos de tomate e cebola prontos no fim de semana e faço meus bolinhos para os lanchinhos das crianças.

Essa semana resolvi tentar aproveitar as bananas que amadureceram rápido demais devido ao calor incomum por aqui. Costumo fazer receitas no liquidificador, que não sujem diversos eletrodomésticos ou potes e que fiquem prontas rapidinho. Mas esse bolo de banana é difícil de fazer porque a massa com banana fica muito pesada e, às vezes, não dá certo. Como eu gosto de fazer com açúcar mascavo e farinha integral, a massa fica ainda mais pesada. Cresce, mas fica crua e oca por dentro. Para aproveitar a banana madura demais, fiz com massa mais branca e ficou bem bom também.

Ingredientes:

1 banana
3 ovos inteiros
1/2 xícara de óleo
1 e 1/2 xícara de açúcar branco
1 xícara de leite
2 xícaras de farinha branca
1 colher de sopa de fermento químico
1 colher de sopa de chia (opcional)

Bater no liquidificador os ovos, a banana cortada, o óleo, o açúcar e o leite. Depois, sem ligar o liquidificador, acrescente a farinha e o fermento e misture a mão. Coloque em forminhas como na foto e leve ao forno a 180°C de 35 a 40 minutos.

bolinho de banana 02

Rende 15 bolinhos (esses 12 mais 3).

A Mônica me pediu para colocar gotinhas de chocolate por cima e foi assim que ficou:

bolinho de banana

Corre que ainda dá tempo de fazer para o lanche da tarde! Até mais!

6 comentários

  1. Avatar
    ana claudia

    Oi Michele. Tudo bem? Onde você comprou estas forminhas para os bolinho de banana? Também moro em Caxias e queria muito fazer a receita mas não encontro as forminhas…
    Também tenho um filho ruivo e acho uma benção, imagina 3!!!!! Muito incrível!!! Tenho dois filhos um de 11 anos e outro de 10 meses, as vezes acho que vou pirar ou que ja pirei kkk …acompanho vocês pelas redes sociais e acho uma inspiração. Parabéns pela mamãe que és. Abraços.

    1. Michele Kaiser

      Oi, Ana Cláudia! Comprei no Azevedo Ribeiro, a casa do Padeiro. Fica na rua atrás da rodoviária. É como se fosse uma garagem grande no fim da rua Hércules Galló, a lateral do estádio do Juventude.
      Obrigada por seu carinho e por nos acompanhar! Me manda uma foto desse ruivo! Beijos.

  2. Avatar
    ana claudia

    Muito obrigada, Michele! Vou passar por lá…Como não da para mandar foto por aqui, marquei você em uma foto no instagram onde aparece o meu ruivo! Beijos e sucesso!

  3. Avatar
    Ana Carolina

    Boa noite Michele,

    As gotas de chocolate colocam depois de assado ou antes?
    Um cheiro nas crianças!!!!
    Obrigada!!!

    1. Michele Kaiser

      Oi, Ana Carolina!
      Sempre antes de assar, mas deve ser o último ingrediente a ser acrescentado. Depois de despejar a massa nas forminhas, você pode colocar mais umas 3 gotinhas por cima e então colocar no forno.
      Beijos!!

Deixe seu comentário