2 anos e 7 meses dos trigêmeos

No último dia 4 de maio, os trigêmeos completaram 2 anos e 7 meses e a Mônica completou 4 anos e 9 meses. Todos os meus filhos nasceram no dia 4. A Mônica de agosto (em 2011) e os meninos em outubro de 2013.

IMG-20160509-WA0028

Para começar o post mensal sobre o desenvolvimento das crianças, preciso citar a maior novidade e coisa mais significativa que aconteceu nesse último mês: os trigêmeos começaram a falar! Isso mesmo! Há cerca de 20 dias os meninos “soltaram a língua”. Há alguns meses eu vinha contando sobre palavrinhas e frases curtam que eles andavam falando. Mas, agora posso dizer com toda a certeza: os meninos falam!

Começou de uma hora para outra. Ao invés de simplesmente repetirem o que dizíamos como uns papagaiozinhos, começaram a nos contar o que estava acontecendo, a dizer onde dói, o que querem ou não querem comer… Está tudo muito engraçado! Eles dizem se já fizeram ou não cocô, dizem o que comeram com a babá quando eu pergunto, contam coisas que ocorreram quando eu não estava em casa. Se eu estiver na cozinha e escutar uma briga, vou lá e eles me dizem quem brigou com quem e porquê. Depois de toda a preocupação que citei no post A fala está atrasada (escrito lá em janeiro), estou muito contente em finalmente ver essa evolução tão grande nos meus menininhos. Orgulhos da mamãe! Quem sabe agora não começam “As pérolas dos trigêmeos”, dando sequência às que a Mônica já nos presenteia…

Mas o mais engraçado de tudo é a maneira como eles chamam a si próprios e uns aos outros. Pergunto para o Murilo: “Qual o seu nome?”, e ele responde: “Bilo”. O Matheus diz “Mateu” e o Marcelo diz “Elo”. Se eu pergunto para o Marcelo quando os outros não estão junto, ele responde “Macel”, mas como os manos sempre chamam ele de “Elo”, ele acaba dizendo que o nome dele é “Elo”, mesmo. Gracinha.

Hoje de manhã a Mônica, o Matheus e o Marcelo estavam dormindo conosco na cama de casal (nem sei como coube). Quando eu acordei e vi que os dois estavam acordados, o Matheus olhou para o Marcelo e disse, colocando o dedinho esticado na frente da boca: “Fala baxo. Papai e mana tão domindo”. Vou ter que gravar essas tagarelices deles.

No mês passado, contei que eles têm brigado bastante. Bom, acho que esse mês eles evoluíram até nisso. Como estão conversando mais entre si, estão se batendo e empurrando menos. As duplas de brigões têm sido Matheus-Mônica e Murilo-Marcelo. Mônica e Matheus se implicam muito porque Matheus gosta de mandar em todo mundo. Quando eu digo que eles precisam fazer alguma coisa, o Matheus já vai se impondo em cima dos outros para fazer. Por exemplo: se um deles está brincando com meu celular e eu digo que preciso sair para trabalhar, o Matheus arranca o aparelho da mão de qualquer um deles e me entrega, sem dar chance para os outros fazerem. Se eu digo que a TV está muito alta, ele xinga quem quer que esteja com o controle na mão mandando abaixar o volume. Acaba por arrancar o controle da mão do irmão ou irmã e me entregar. Como era sempre a Mônica que me ajudava com essas coisas, esses dois estão brigando muito frequentemente para ver quem ajuda mais a mãe. Aí ele quer bater nela, que vem chorando para mim.

A outra dupla é Murilo-Marcelo. O Marcelo é mais carinhoso e dengoso comigo, então, sempre que alguém olha meio atravessado para ele, ele vem correndo me contar e chorar. O Murilo percebeu esse comportamento do irmão. O danado tem um pouco de espírito de porco, gosta de fazer o Marcelo chorar. Então, quando o Marcelo vai pegar algum brinquedo ou qualquer outra coisa, ele olha e dá um gritinho de “não!”, mas já meio rindo. Ele sabe que se fizer isso o mano vai vir chorando para o meu colo. Ele se diverte provocando o Marcelo e eu passo as horas dizendo para ele não provocar o irmão, enquanto aconselho o irmão a não chorar sem necessidade. Dá uma canseira…

Mônica está mais perto de completar cinco anos. Prometi a mim mesma que esse ano não faria festa, mas vem chegando e ela espera uma festinha do Tom & Jerry, tema que surgiu na cabeça dela por assistir muito a esse desenho. Nossa menininha nos encanta e ilumina a casa. Já faz perguntas muito inteligentes e é muito observadora. Abaixo, foto nossa na apresentação do Dia das Mães na escola na última sexta-feira:

IMG-20160509-WA0027

Enfeitamos um pano de prato juntas.

Outra novidade é que os meninos viajaram a trabalho na semana passada. Eles foram aprovados para um comercial e gravaram em Porto Alegre na última terça-feira. Assim que eu puder (que me deixarem), conto todas as novidades.

Até mais!

2 comentários

  1. Helen

    Hahahaha… Que lindos! Sim, sim, sim uma coluna com as Pérolas dos Trigêmeos seria Excelente! Eu já curto as Pérolas da Mônica! Aliás é graças a ela que me apaixonei por esse nome (Sim sou do tipo que associa o nome a pessoa) E a Mônica é encantadora!

    1. Michele Kaiser

      Hehehehe. Ela é realmente encantadora!

Deixe seu comentário