4 meses sem Mirena

Estou há 4 meses sem Mirena. Há mais de um ano comecei uma história com o DIU Mirena. Contei aqui que achava que ele era a melhor opção para mim. Tenho endometriose e não deveria menstruar. O Mirena reduz ou elimina totalmente a menstruação por 5 anos. Não quero mais engravidar e acho a ligadura das trompas um método muito invasivo.

Coloquei o Mirena em março de 2015 e contei tudo sobre isso no post A opção pelo Mirena. Infelizmente, fiquei tão infeliz com o uso do contraceptivo que decidi tirá-lo em janeiro de 2016.

4 meses sem MirenaNos primeiros três meses depois da colocação, senti muito cansaço, fadiga, enjoo. Minhas unhas ficaram quebradiças, meu cabelo caiu demais e tive diversos sintomas de gravidez. Coisas consideradas normais já que a base do Mirena é progesterona, hormônio muito presente na gestação. Minha obstetra insistiu que eu esperasse a adaptação de 6 meses, mas meu organismo foi, a cada mês, dando sinais estranhos como excessiva TPM (que nunca tinha tido!!), calorões, dores insuportáveis nos seios e pele horrível (cheia de espinhas e cravos). A única coisa positiva sobre estar usando Mirena foi realmente a amenorreia (ausência de menstruação). Fiquei muitos meses sem menstruar.

Mas o mais sério de meus problemas foi o aumento de peso. Quando coloquei o Mirena, 1 ano e 5 meses depois do parto dos trigêmeos, faltavam apenas 3 quilos para atingir novamente meu peso pré-gestacional. Depois de 10 meses com ele, havia aumentado 8 quilos! Estava 11 quilos mais pesada do que antes de engravidar deles. Me sentia muito mal. Auto-estima no lixo. Fazia exercícios, me alimentava direito e nada de perder 1 grama. Um verdadeiro horror. Optei por tirar o Mirena e recuperar aquela pessoa que eu era antes.

4 meses sem Mirena: livre

Hoje, quatro meses depois de ter tirado o Mirena, me sinto uma pessoa mais feliz. Minha pele está ótima. Não tenho mais espinhas e cravos. Me sinto até mais jovem (risos). Nunca mais tive uma cólica. Minha menstruação dura no máximo 4 dias e o ciclo está bem certinho.

Um mês depois de ter tirado o dispositivo, tinha emagrecido quase dois quilos. Resolvi buscar ajuda profissional para voltar mais depressa a meu peso ideal. Desde março estou fazendo acompanhamento com a nutricionista Natalia Stedile (colunista aqui do blog) e estou muito contente. O método dela não é mágico, mas é uma reeducação alimentar de verdade, que se adapta à meu dia-a-dia corrido e me ajuda a perder peso sem fazer muito esforço. Eu como o que gosto e posso até extrapolar um pouquinho de vez em quando. É uma alimentação que me vejo fazendo hoje, amanhã e até daqui um ano. Nada daquelas dietas temporárias que a gente faz dois meses e pára. O segredo está no planejamento prévio das refeições e boas compras no supermercado e feira.

O resultado por enquanto, nesses 4 meses sem Mirena, é que já emagreci seis quilos. Está faltando dois quilos para estar com o peso que eu estava quando coloquei o Mirena e falta apenas cinco quilos para meu peso pré-gestacional. Coloquei como objetivo chegar ao fim do ano com um quilo a menos do meu peso antes da última gravidez.

Minha história com Mirena

Conto a minha história com o Mirena para mostrar que nem todo mundo se adapta a todos os métodos. Eu tinha ouvido muitos relatos positivos sobre esse método e foi por isso que decidi colocar. Insisti por quase um ano porque achei que o lado negativo (os sintomas, o peso extra) valia o esforço quando comparado ao lado positivo (não menstruar, estar livre da endometriose, não engravidar). Mas deixou de valer a pena quando deixei de gostar de mim.

Ainda não encontrei um plano B que me agrade. Comecei com anticoncepcionais normais mas esquecia com muita frequência. Resolvi desistir e ainda não tomei nenhuma decisão. Já ouvi falar do anel Nuvaring, talvez seja meu próximo passo. Prometo contar aqui.

Até mais!

126 comentários

  1. Lorena

    Michelle, menstruar é saudável, ainda que desagradável. Pesquise trabalhos sérios (não achismo) sobre as vantagens e desvantagens de suspender a menstruação para o organismo feminimo a longo prazo. E de médicas mulheres especialmente.

    1. Michele Kaiser

      O meu problema é o retorno da endometriose. Minha menstruação “vaza” para os órgãos internos. Difícil, né?

    2. Verídiana Nascimento

      Mestruar pode ser saudável mas só quem usa 2 pacotes de absorvente longo noturno com abas por dia e onde senta suja sabe o que é incomodo. Coloquei morena por indicação de vários profissionais e até o momento estou odiando tem 5 meses que tenho escapes, cólicas e peito inchado. Sem contar que não perco peso por nada. Vou esperar completar os 6 meses e se continuar vou tirar. Meu esposo fez vasectomia há 8 anos e a indicação foi por várizespélvicas, endometriose e anemia. Agora espero arrumar outra saída pois oral acaba comigo e nunca tomei.

      1. Michele Kaiser

        Sinto muito, Veridiana! Espero que vc se adapte com ele. Mas tenho sido contra o uso de hormônios artificiais, pelo mal que me fizeram. Um beijo!

    3. Evinha Alves

      Olha eu vou fazer a troca de Mirena e estou pensando em não colocar mais, porque primeiro, coloquei porque tenho cólicas forte e não aguentava mais , só que minha menstruação não acabou, a única vantagem foi não engravidar, ela diminui o fluxo, mas fico 15 dias menstruada, passo uns 10 dia ela volta, eu não aguento mais, e agora nesses últimos meses, o fluxo aumentou. Eu estou pensando em não colocar mais, cansei, foi frustrante pra mim.

      1. Michele Kaiser

        Não coloque mais! Fique sem hormônios artificiais e veja sua vida melhorar. Faça um intervalo. Espere alguns meses. Que tal?

    4. Fabiana

      Michelle!

      Adorei o relato. Faz 4 anos que estou com o Mirela e não tive efeito colateral. Me sinto ótima, adoro não menstruar e nem me preocupar com a alergia que o absorvente me causa… Além dos sintomas de outros anticoncepcionais, tinha que me preocupar com a alergia. O ginecologista sugeriu que eu ficasse sem! Imagina, trocar a calcinha a cada passo…arg!
      O ano que vem terei que tirar e espero que possa colocá-lo de novo!!
      Até mais!

      1. Michele Kaiser

        Que bom que você se deu bem com ele! Um beijo!

  2. Lilian

    Michele, eu tinha este problema com remédio contraceptivos engordava , ficava muito estressada, como ja tenho 3 filhos e não temos condições de ter mais , o meu marido decidiu fazer vasectomia, ai não preciso tomar mais remédio.

    Bjs

    1. Michele Kaiser

      Pois é… aqui não está fácil convencer. Beijos!

  3. Mariane

    Como já disse cmg está tudo certo…pena que não deu pra ti. Falam muito bem do implante…. bjao

    1. Michele Kaiser

      Uma pena mesmo! Beijos!

  4. Natália

    uso novaring ha 8 meses e estou adorando, tenho até um aplicativo no celular que me lembra quando está na hora de tirar e colocar… recomendo!!!

    1. Michele Kaiser

      Ah, que legal usar aplicativo para lembrar!

  5. Eu usei o Nuvaring por um bom tempo. O único efeito colateral, mas pouco, foi o ganho de peso. Engordei uns 3kg, mas nada além disso. Adorava. Zero incomodo.

    1. Michele Kaiser

      Esse tb engorda? Ai, meu deus… Hehehhe.

      1. Priscilla Meyer

        Eu amei por 6 meses depois fiquei super seca, zero libido, enxaqueca e com candidíase de repetição!! Uma pena pq era ótimo

      2. Michele Kaiser

        Pena que durou pouco… Eu tb percebi que os sintomas iam mudando conforme o tempo passava.

  6. Mariane

    Oi!
    Adorei seu relato, eu tirei o mirena ontem (02/06 ) depois de 2 anos usando.
    Tambem sofri muito, espinhas, inchasso, oleosidade, irritabilidade, fora os 5 kilos que eu ganhei.
    Tenho 2 filhos e nao quero engravidar tão cedo, mas não sei o que fazer. Sou bariatricada ( redução de estomago ) então nao posso com comprimidos, tenho alergia a injeção, e já usei o nuvaring, mas ele jogou minha libido a -0…foi quando decidi pelo mirena, mas tambem nao deu certo!
    Estou ansiosa para ver meu corpo livre dos efeitos do Mirena…espero que de certo!!
    Obrigada

    1. Michele Kaiser

      Eu me senti muito bem depois de tirar, mas estou com a mesma dúvida que você: o que fazer para me cuidar agora? Beijos!

      1. Michelle

        Michelle eu uso mirena a 2 aos e meio e depois do que li seu blog decidir tirar mesmo que minha GO não quer kkkk tb tinha endometriose tenho um filho de 3 anos porém desde que coloquei mirena sinto calor / irritadíssima / tontura / e dor de cabeça todo santo dia acho que uma semana o mês não !!! Eu achei que tava doida kkk mas acho que não li várias pessoas que não adaptaram ! Qd vc colocou doeu ? O eu quase desmaiei coloquei.consultoriio estou com medinho rs

      2. Michele Kaiser

        Quando coloquei não doeu. Minha ginecologista anestesiou o local. Quando tirei ela não anestesiou e eu não senti nada. Não precisa ter medo. Acho importante vc se sentir bem. Se não está bem, contrarie sua GO e tire mesmo. Beijos!

  7. Uso o Elani 28, contraceptivo que não tem pausa. Como tenho ovário poliscístico, se não tomar, encho de espinhas. E optei por esse sem pausa por conta das enxaquecas no pré-menstrual. O Elani também não deixa reter líquido. Legal usar aplicativo ou despertador todo dia no mesmo horário pra não esquecer, no meu caso, já tomo há mais de 10 anos, raramente esqueço! Boa sorte na sua escolha! 🙂

    1. Michele Kaiser

      Eu usava Gestinol 28, tb sem pausa. Deve ser semelhante. Beijos.

  8. Magda

    Boa tarde!
    Michele, foi muito bom entrar aqui no seu blog. Entrei nele para ler sobre alimentação (minha bebê de 8 meses está rejeitando leite, mas ainda mama, menos mal). Gostei tanto do blog que comecei lendo outros posts 🙂 até que achei sobre o Mirena (hoje eu tinha uma consulta com a gineco que coloca ele pelo meu convênio, mas pela milésima vez remarcaram a consulta, parece ser um mau presságio. Risos..), bom foi que eu li seu relato e vou amadurecer mais a ideia. Tenho muito medo de engravidar, mesmo amamentando e tomando Nactali (uso contínuo), acredita que ainda uso camisinha? é mto medo! hehehehe…

    1. Michele Kaiser

      Oi, Magda! Que bom que você encontrou o blog e gostou dele!
      Eu relato o que me aconteceu com o Mirena porque eu sempre ouvi falarem muito bem dele e comigo foi diferente. Bem, posso te dizer que a grande maioria que colocou o Mirena ama e fala muito bem. Foi por isso que também coloquei. Mas achei que, mesmo sendo pequena, a quantidade de progesterona foi alta para mim. Meu sonho é não tomar nenhum tipo de hormônio! Beijos.

  9. Tatiana

    Tenho 3 meses de Mirena e também estou odiando. Tenho todos os sintomas descritos e além disso bastante cólicas , não são fortes ,mas, deixam o dia da gente chato.
    Ainda não tenho filhos, estive tentando por mais de um ano, no meio do caminho descobri a endometriose e em dezembro de 2015 fiz a video.
    Acho que vou tirar o Diu mês que vem e deixar rolar se vier um baby vou ficar muito feliz e se não vier é voltar a endo não tem muito o que fazer né? A vida é mesmo uma loteria.
    Beijos Adorei o blog

    1. Michele Kaiser

      Obrigada pelo carinho! Desculpe, não entendi porque você colocou o Mirena se está tentando ter bebê. Que bom que você achou o blog, espero que continue nos acompanhando. Beijos!

      1. Siljp

        Eu coloquei o mirena e no primeiro mês a queda de cabelo e espinhas já se manifestaram, além da retenção de liquido engordei muito e quase que minha abdominoplastia se foi , hoje tirei e vamos usar preservativos, pois pretendo começar as tentativas de engravidar de abril em diante depois do nosso casamento

    2. Fernanda

      Ola ,Michelli, td bem,? tmb estou com os mesmos sintomas que você, coloquei o mirena em setembro do ano passaso, e ja estou sentindo esses sintomas, e horivel, tambem coloquei por ouvir coisas boas dele, pois eu tenho cisto, ou e ovario policistico na verdade nem sei oq tenho, optei em colocar por sentir colicas dores e total mal estar, mas nao sei que decisao tomar apos retirar, estou hiper mega anciosa pra tirar,muito inchada dores, tirou o meu alibido, vou prefirir as minhas colicas normais, pre menstrual, doque sentir ate em estir um calça.

      1. Michele Kaiser

        Se vc não está confortável, sugiro a retirada. Não devemos ficar com nada que não está sendo legal para nós. Um beijo!

  10. Lívia

    Michele.. Primeiramente, parabéns pelo blog. Ainda não tenho filhos, mas sou pediatra. Adoro ler sobre a experiência das mães, principalmente de filhos múltiplos.
    Sobre o Nuvaring, estou usando há 3 meses. E depois de todos os métodos contraceptivos, esse tem sido o melhor e o que menos me deu efeitos colaterais.

    1. Michele Kaiser

      Obrigada pelo carinho, Lívia! Estou totalmente sem vontade de tomar hormônios novamente… Ainda não sei o que fazer. Beijos!

  11. Karelize

    Você já decidiu qual o metodo você vai utilizar? Vou retirar o meu esta semana, e estou em duvida se volto para a pilula.

    1. Michele Kaiser

      Ainda não, infelizmente. Pedi orçamento para uma ligadura, mas não decidi. Um beijo.

  12. Bruna

    Nossa como foi bom ler seu relato. Estou usando o DIU de Mirena e tbém faço parte do time que não se adaptou ao método. Coloquei em abril/2016, e desde então estou engordando, pesava 67Kg e me pesei hoje e cheguei a 71kg, ou seja, praticamente um quilo por mês, além de outros sintomas como: irritabilidade, dores nos seios, espinhas por todo o corpo, cansaço, dores nas pernas. Já fui a minha ginecologista relatar tudo isso e ela me receitou um medicamento para aliviar os efeitos colaterais, mas até agora não senti diferença. Pediu para que aguardasse mais um pouco. Malho de três a quatro dias da semana, faço controle alimentar durante a semana, minha ingesta não passa de 1700 kcal e não perco uma grama. Tbém tenho endometriose, motivo pelo qual coloquei o DIU e por essa razão ainda não tirei, além do que continuo menstruando todo mês, apesar da redução do fluxo e dos dias. Quero muito tirar mas estava com receio. Seu relato foi importantíssimo, pois fortaleceu minha ideia de tirá-lo.

    1. Michele Kaiser

      Já faz 8 meses que tirei e ainda não perdi os 8 quilos que ganhei. Perdi 5 e estou lutando. Nunca me senti tão bem: sem tomar hormônios! Pena que vc tb não se adaptou! Um beijo!

      1. Bruna Rodrigues

        Neste exato momento me libertei… acabei de retirar o DIU. Já estava decidida e hoje pus fim a esse tormento. Depois comento como está sendo minha vida sem ele. Seu depoimento foi determinante, pois fortaleceu minha decisão, pois estava com um receio imenso de me precipitar e não ser essa a melhor solução. Obrigada, mais um vez.

      2. Michele Kaiser

        Fico feliz em saber que está se sentindo livre. Espero que tenha sido a decisão certa. Eu relato o que houve comigo porque quero que outras pessoas que também não estão se sentindo bem com ele saibam que não estão sozinhas. Que bom que somos minoria e o DIU Mirena funciona para muitas. Mas é bom ter informações de casos que não deram certo para as pessoas saberem os dois lados. Antes de colocar eu só ouvi relato positivo. Um beijo!

  13. Sandra Amorim

    Olá, Michele!
    Estou há 2 meses com o Mirena e com grande incômodo com o inchaço e o peso, que já aumentou.
    Também não gosto de métodos com hormônio, quando usei pílula aconteceu a mesma coisa.
    Ainda vou aguardar alguns meses…
    Eu utilizei por 10 anos o T de cobre. No vencimento coloquei o Mirena.
    Foi tranquilo com o T de cobre, só estava ficando incomodada com o fluxo, que não ia embora, ficava menstruada uns 7/8 dias.
    No início era um fluxo acentuado, depois ficou longo demais.
    Ahhh, sem cólicas, raras vezes aconteciam.
    Gde Abraço!

    1. Michele Kaiser

      Sabes que ainda estou sem nenhum método contraceptivo? Correndo riscos… Não tô tomando nada porque estou me sentindo muito melhor assim. Beijos!

      1. Ani

        Olá Michele, minha doula recomendou o diafragma como método contraceptivo, sei que parece bem ultrapassado, mas ela listou muitas coisas benéficas uma delas é não ter hormônios! Mas acabei não usando pq meu marido fez vasectomia! Espero ter ajudado! Parabéns pelo seu blog!

      2. Michele Kaiser

        Nunca tinha pensado nele. Obrigada pela dica! Quero coisa sem hormônio mesmo! Como a gente convence marido a fazer vasectomia? kkkkk Beijos!

  14. Amanda Cruz

    Boa tarde, Michele e seguidoras!
    Primeiramente gostaria de parabeniza-la pelo blog, ameei!
    Gostaria de registrar aqui minha experiência com o Mirena.
    Após descobrir hipotireoidismo gestacional (óbito gemelar no segundo trimestre gestacional), tive uma gestação bem controlada com remédios e enfim, tive meu pequeno príncipe.
    Minha GO, me indicou o uso do DIU T cobre, mas meu convenio na época cobria o Mirena e “por ser melhor” ela me explicou e coloquei (janeiro/2013).

    Nos três primeiros meses minha menstruação vinha como de costume, fiz os USG que constava a presença do Mirena. Nos próximos meses a menstruação vinha a cada 3 meses e ao passar o primeiro ano notei que estava engordando, com o rosto horroroso de cravos e espinhas, estresse excessivo entre outros sintomas. Por diversas vezes cheguei a pensar que estava gravida, por conta dos sintomas.

    Até que no final de 2015 ao fazer exames GO de rotina, a nova médica com quem passo hoje em dia, me informou que meu ovário direito estava com quase o dobro do tamanho do esquerdo e com alguns cistos. Disse que poderia ser por conta do Mirena diminuir/inibir a ovulação.
    Desde então vinha amadurecendo a idéia de retirar o Mirena, até que as menstruações voltaram a acontecer todo o mês me deixando em duvida se o método estava de fato fazendo efeito.

    No dia 03/09/2016 retirei o Mirena, foi no próprio consultório e indolor.
    Fiquei uma semana com uma menstruaçãozinha (como se fosse uma borra de café) durante uma semana, fiquei uma semana sem nada e agora segunda-feira 19/09 começou uma menstruação horrorosa, o fluxo muuuito intenso e com coagulos, cólica, dores lombar, dores de cabeça, fraqueza e desconforto nas pernas ( como se os músculos estivessem contraídos).

    Como para você o Mirena não me fez bem, nem durante o período que estive com e ele e nem agora que o retirei. (Risos)

    Após conversar com a minha GO, vou tomar medicação por 5 dias e mais sulfato ferroso por 1mes, caso eu continue com esses sintomas terei que voltar para uma consulta e fazer exames.

    Não quero mais fazer uso de hormônios. Estou pesquisando métodos para evitar a gestação e que não contenha hormônio.

    1. Michele Kaiser

      O melhor método é o marido fazer vasectomia… kkkkk… Mas sério, o Mirena não foi bom para mim e é uma pena que não tenha feito bem para você também. Obrigada por seu depoimento para mais um exemplo dos efeitos dele. Até que você ficou bastante tempo. Sobre o DIU de cobre, não tenho certeza se é a melhor opção também. Sigo em dúvida. Beijos.

  15. Carol

    Oi Michele, Usei o Nuvaring for aprox. 6 anos. É maravilhoso!! Porém, eu estava sentindo dores de cabeça frequentemente e à partir do momento que as relacionei isso ao anticoncepcional, comecei a me preocupar com trombose e preferi trocar. Então antes de optar por ele, tenha em mente esta questão do estrógeno…

    Já tinha usado quase todos os métodos possíveis (injeção, pílula, adesivo e por último o anel), e todos tinham alguma efeito que me faziam buscar outra opção até que cheguei no Mirena.

    Inseri há um ano e meio e durante todo este tempo, fiquei na esperança de que tudo melhoraria depois que a fase de adaptação passasse. As dores de cabeça desapareceram, mas houve uma grande queda de cabelo (continua), espinhas (passou), e desde que coloquei tenho sentido uma ansiedade muito forte, coisa que nunca havia sentido na vida!! Eu não tenho motivos pessoais para ter depressão, ansiedade ou qq distúrbio psicológico, só poderia ser um fator externo. Quando comecei a analisar desde qndo eu sinto isso, pimba!! Casa certinho com a colocação do DIU.

    Não tinha feito a relação à ele, mas decidi buscar depoimentos na internet. Em português não se acha nada, mas quando vc digita em inglês é assustador, muitos relatos dos mesmos sintomas que eu tenho!!

    Marquei com a gineco para tirar na próxima semana, estou bem surpresa com todos estes efeitos, e feliz de não ter me entregado emocionalmente. Nunca tomei nenhuma medicação e sempre driblei os momentos de ansiedade com meditação e exercícios, mas sei que nem todas as pessoas conseguem dessa forma.

    Obrigada pelo seu relato (neste e no outro post sobre a retirada), e também pelas discussões geradas, pois foi um dos poucos em português que citam este efeito!! Com certeza, uma fonte de orientação para quem pretende colocar!!

    Um beijo

    1. Michele Kaiser

      Que bom que você encontrou aqui apoio e pôde tirar suas dúvidas. Há tantas mulheres passando por dificuldades com o Mirena que é bom sim ter relatos de todos os tipos. Um beijo e obrigada por sua contribuição!

  16. Isaura Almeida

    Nossa que alívio saber que eu não engordei tanto pensando que era desleixo meu. Já coloquei o mirena a 1 ano e 5 meses e já engordei 12 kilos e não consigo emagrecer de geito nenhum. Vou tirar o mirena semana que vem.

    1. Michele Kaiser

      No meu caso era o Mirena, sim. Já emagreci quase todos os 8 quilos que ganhei e já tirei o Mirena há 9 meses. Beijos.

  17. suzana

    Faz seis meses que estou usando mirena, nada de me adaptar, dois kg a mais, espinhas, cravos, dor de cabeça, tpm alem do notmal, fico mesntruada 20 dias no mes, colicas horriveis, e ainda assim o gineco insiste em esperar.. Unhas ja eram, cabelos tbm.. ja yomei antiflamatorios devido ao mau cheiro logo que coloquei.. Nao vejo hora de me livrar

    1. Michele Kaiser

      Pois é, Suzana. Para mim os sintomas não sumiram, na verdade, pioraram. E foi por isso que tirei. Engordar 2kg eles consideram normal. Veja se existe um plano B para o seu caso. Mas não fique usando uma coisa que te incomoda. Um beijo.

  18. Aline Teixeira

    Michele, muito obrigada por dividir sua experiencia aqui. Estava precisando ler isso! Estou com o mirena ha pouco mais de 2 anos e pretendo tirar essa semana pq nao aguento mais tantas espinhas e cravos. Algo que, como vc, tb nao tive na fase adolescente.
    Nao engordei com o mirena, mas minha pele nunca esteve tao feia e minha auto estima nunca esteve tao no chao. Vivo lotada de maquiagem pra tentar disfarcar esse problema e fiquei insistindo em mil tratamentos de pele achando que acabariam com meu problema, ate ler que pra quem usa mirena, os tratamentos contra acne nao costumam ser eficazes. Entao, conversando com meu marido, decidi retirar e devo ir amanha ao consultorio fazer isso. Espero nao me arrepender e ter minha pele bonita de volta.
    Obrigada, mais uma vez, so me deu ainda mais coragem pra seguir adiante com a minha decisao.
    bjs e felicidades!

    1. Michele Kaiser

      Que bom que te ajudei, Aline. Acho que o Mirena é eficaz para muita gente, mas tem sim quem não se adapte. Um beijo! Depois volta para contar se melhorou?

  19. Danielle Cristine

    Olá Michele,
    Estou lendo o seu “caso” com o Mirena. Em maio 2016 eu coloquei o DIU Jaydess, você ouviu falar? É uma geração mais nova do Mirena. Eu menstruava demais e estava anêmica por isso. Não engordei nada, mas esse mês minha menstruação escureceu demais, veio muito pouco, mas veio por 12 dias, usei somente Carefree de tão pouco que era, mas do dia 16 de outubro pra cá, estou com enjoos e lógico que estou preocupada, bem preocupada. Não faço a mínima ideia de qual seja o motivo. Semana que vem vou marcar o médico para verificar. Se alguém tiver um palpite sobre esses sintomas, eu agradeço. Beijos e parabéns pelo Blog, vou colocar nos “Favoritos”. 😉

    1. Michele Kaiser

      Obrigada por nos adicionar aos seus favoritos! Nunca ouvi falar desse Jaydess, vou pesquisar. Mas seu enjoo pode ser pura e simplesmente por causa do uso de hormônio. Eu me senti grávida durante todos os meses que usei Mirena por causa da progesterona sintética. Um beijo!

  20. Izabela Alves

    Estou a um mês é um dia com o Mirena é estou odiando, minha pele está cheia de espinhas só tenho ficado mal humorada, meu cabelo está super seco, minha unha quebrando demais fora que todos esses 31 dias estou menstruada é sentindo cólicas insuportáveis (coisa que nunca tive) tive que fazer até uma tomografia porque os médicos acharam que podia ser outra coisa ou até algo pior, minha médica me passou alguns remédios ontem e me pediu pra aguardar por mais 15 dias se não melhorar ela achou melhor tirar. Eu não vejo a hora de acabar com esse sofrimento!

    1. Michele Kaiser

      Os efeitos do primeiro mês são os piores, depois passam. Mas comigo depois voltaram. Não suportei. Dá mais uma chance. Mas é provável que não se adapte. Boa sorte!

  21. Izabela Alves

    Estou a um mês é um dia com o Mirena é estou odiando, minha pele está cheia de espinhas só tenho ficado mal humorada, meu cabelo está super seco, minha unha quebrando demais fora que todos esses 31 dias estou menstruada é sentindo cólicas insuportáveis (coisa que nunca tive) tive que fazer até uma tomografia porque os médicos acharam que podia ser outra coisa ou até algo pior, minha médica me passou alguns remédios ontem e me pediu pra aguardar por mais 15 dias se não melhorar ela achou melhor tirar. Eu não vejo a hora de acabar com esse sofrimento!
    Beijos

    1. Michele Kaiser

      Demorei muito para te responder, desculpe. O que decidiu? Tirou o Mirena? Para nos adaptarmos leva cerca de 6 meses. Eu dei essa chance e não aguentei mais. Um beijo!

  22. Tatiana

    Michele, boa noite! Tirei o Mirena há quase um mês e ainda estou sofrendo os efeitos da acne, pois elas não param de nascer. Queria saber quanto tempo você levou para perceber melhora na pele após a retirada do Mirena. Beijos!

    1. Michele Kaiser

      Na pele demorou uns 2 ou 3 meses. No resto foi imediato. Dois quilos perdidos no primeiro mês. Cabelo de volta à cabeça, inchaço diminuído, dor nos seis parou 2 dias depois da retirada. Menstruação veio 3 dias depois. Beijos!

  23. eu tb sou parte da minoria q nao se adaptou c mirena.tenho endometriose e varizes no utero..por isso colokei o mirena.mas depois q colokei as colicas pioraram mtoooo.xeguei a tomar morfina p passar a colica q era diária.ai os medicos insistiram p mim guentar seis meses e me receitaram 3 codeina 30 mg por dia…minha vida era bolsa de agua kente remedios e cama.fikei 5 meses c mirena..e vivia no pronto socorro…minha vida estava pausada ,eu n conseguia mais fazer nada.mto fluxo e mta dor.sem contar as espinhas..
    mas faz quase um mes q tirei..e no mesmo dia iniciei o elani 28.o q me dá um pouco de cefaleias..mas prefiro do q colicas horriveis.me sinto livre agora.e jah emagreci 2 kg.obrigado pelos depoimentos no blog..eu tava axando q eu era mole q era do contra..pq soh ouvi bons relatos do mirena..mas p mim n deu certo.

    1. Michele Kaiser

      Aqui você vai encontrar diversas pessoas que tb não se adaptaram. Que bom que escrevi sobre isso. Beijos!

      1. Silvana

        Olá !! Hoje fui a uma gineco que me indicou o Mirena, nunca havia ouvido falar …. tomo anticoncepcional há muitossss anos, para suspender a menstruação, estou tomando o Gestinol 2 e não tenho nenhum problema, pelo contrário. Há alguns meses atrás troquei pelo Naftali, com indicação médica, mas voltei a menstruar e meus hormonios foram lá em baixo, perdi peso, desanimo total… voltei para o Gestinol. Fui hoje a outra gineco para pedir opinião, mas de cara me falou que não devo continuar tomando via oral, tenho pressão alta, me indicou o Mirena, e comecei a pesquisar, fiquei entusiasmada, contudo, achei seus depoimentos … e já estou sem coragem….. sempre tive acne…. e todos esses problemas…. uauuuu… será que é menos pior correr o risco de trombose ???!!! Difícillllll

      2. Michele Kaiser

        Ai, difícil… Eu tb usei gestinol antes da gravidez dos trigêmeos e me dava superbem com ele. Porém, tive uma ovulação e poderia ter engravidado. Então, coloquei Mirena que era a promessa da solução para meus problemas. Não foi, me causou outros tantos. Mas não tem como saber. Tenho uma amiga que usa e ama. E na verdade ela emagreceu 7 quilos recentemente. Não tem acne. Comigo foi muito diferente. Com você quem sabe dê certo?

  24. Tamires

    Olá Michelle, eu tive hipotiodismo gestacional, e logo após o parto parei de tomar a medicação, pois achei que era gestacional. Coloquei o mirena 90 dias após o parto, logo que coloquei me sentia muito estranha, principalmente com minhas pernas, era uma retenção de líquidos e cansaço muito estranhos. Mas como minha médica falou tão bem do mirena, achei que tudo que estava sentindo era do hipotiroídismo, logo voltei com a medicação, e logo consegui controlar as taxas da tiróide, porém continuei com os mesmos sintomas que foram se agravando. Hoje um ano e onze meses com mirena, engordei quase 30 quilos, ninha nutricionista disse que nunca viu alguém com tanta retenção de líquidos como eu. Já faz alguns meses que estou de volta a academia, malho com personal três vezes por semana, e faço acompanhamento nutricional, porém não perco uma grama sequer. Tem dias que me sinto mais inchada e outros menos, já fui em tudo quanto que é especialista que você pode imaginar, endócrino, angiologia, dentre outros, e hoje acho que minha única saída é retirar o mirena, cansei, pode até ser que não seja, mas não aguento mais todo esse inchaço. Queria saber de vc Michelle qual método está usando hoje e após todos esses meses sem mirena como vc está se sentindo?

    1. Michele Kaiser

      Me senti muito melhor sem o Mirena e, hoje, 10 meses depois da retirada, estou 7 quilos mais magra do que o dia que retirei. Ainda falta 1.5kg para atingir o peso pré-Mirena e 4.5kg para atingir o peso pré-gestação trigemelar. Sobre método contraceptivo, estou usando camisinha mesmo. Não estou tomando nada. Um beijo.

  25. Dany Roquw

    Coloquei o Mirena em fevereiro 2016 e engordei 20 kg estou depressiva e mal por isso…fiz de tudo e não emagreço…antes de eu engordasse 5 kg em dois dias eu perdia hj faço de tudo e nada funciona…estou desesperada pois tenho medo da endometriose voltar…mas tb não aguento mais me sentir horrorosa assim eu q pesava 57 estou c 77…vestia 38 e estou vestindo 46 estou mto mal…pensando em tirar urgente. Pois trabalho c dança e do jeito q estou não dá mais o ficar!

    1. Michele Kaiser

      Se está insatisfeita, tira. Procure outra alternativa. Não está te fazendo bem. Pode melhorar a endometriose mas está te trazendo outro problema de saúde: o sobrepeso. Um beijo!

  26. Lista de problemas que tive após o Mirena é enorme e fora aparecendo aos poucos o que me levou a não associar.
    Minha pressão elevou,
    Espinhas no rosto e nas costas,
    Urticaria,
    Inchaço,
    Perdi peso e depois ganhei muito,
    Cansaço que não tem fim,
    Tristeza,
    Libido 0

    Já estou esperando a agenda da minha GO para mês que vem para retirar. Será que consigo tirar na urgência?

    1. Michele Kaiser

      Quanta coisa chata, hein? Espero que consiga livra-se dele logo. Um beijo!

    2. Tatiana

      Eu fui numa médica do plano e tirei. Foi fácil e indolor.

    3. Fui num plantão e tirei. Tem +/_ 1 mês.
      A pele melhorou bastante e minha pressão no dia seguinte normalizou.
      Ainda não perdi 1g, mas vou esperar para relatar outras mudanças.

  27. Bruna

    Olá Michele, muito feliz por achar seu blog! Estava buscando na net exatamente se alguém mais sofria com o Mirena, pois todos me insistem em dizer que estou culpando o DIU de tudo que tem acontecido e só poderia estar louca rsrs. Estou com o Mirena a 8 meses e nos primeiros meses tive muita hemorragia, tonturas e cheguei a desmaiar, mas o médico dizia pra eu esperar porque não poderia ser o DIU. Bom, isso tudo passou,mas nos últimos meses tenho me sentido estranha, minha barriga está inchada e engordei 4kg, sendo que tinha voltado ao meu peso após o parto, que foi em fevereiro de 2016. Além de uma TPM que me deixa super estressada, não fiquei livre da menstruação, que chega a durar 15 dias :/ Optei pelo Mirena pois com nenhum outro método me adaptei, inclusive o anel não deu certo, tinha reações alérgicas e dor de cabeça. A outra opção agora seria o DIU de cobre, mas terei que pesquisar melhor. Nos conte quando decidir qual será seu plano B rsrs
    Abraços!!!

    1. Michele Kaiser

      Acredita que ainda não tomei nenhuma decisão?? Aiaiaiai… Que bom que vc achou o blog e opiniões parecidas com a sua. Beijos!

  28. Juliana

    Adorei teu relato, me identifiquei bastante. Usei o Mirena por 10 meses e retirei há 3 dias, pelos mesmos motivos que a maioria das mulheres está citando aqui nos comentários: seios pesados, espinhas, irritabilidade, cólicas, perda de cabelo, ganho de peso (8 kg!!), diminuição da libido… sem contar que no último exame de ultrassom que fiz apareceu um cisto de 5 centímetros no meu ovário esquerdo! Daí foi a gota d’água… prefiro ter outro bebê do que ficar doente! Só coloquei o diu porque a propaganda da médica foi imensa e me convenceu, achei que seria a oitava maravilha do mundo! Mas pra mim não deu certo, resisti mas tive que tirar. Mas conheço mulheres que adoram. Ainda não sei o que vou fazer, mas meu marido disse que topa a vasectomia, então estamos ainda decidindo. Um grande beijo às “colegas ex-Mirena” e desejo boa sorte à todas nós!!

    1. Michele Kaiser

      Hehehehe. Gostei do ‘colegas ex-Mirena’. Se teu marido topa a vasecto, nem pensa. Vai fundo! O meu não topa. Quero matá-lo! Boa sorte aí!

  29. Gilsana

    Olá! Vi seu blog e to achando super interessante. Gostaria de deixar minha experiência com o Mirena. Usei por 1 ano e 7 meses e resolvi tirar pelo mesmo motivo que vc e um agravante: a perda da libido. Alguém já relatou isto tb?? Tirei tem 4 dias e estou ansiosa por resolver todos os problemas que tive com este Diu. Bjs

    1. Michele Kaiser

      Alguns sintomas foram embora rapidinho. Outros demoraram a passar. Perdi os 8kg q ganhem em 10 meses. Em 10 meses ganhei e em mais 10 meses perdi. Beijos! Que bom que você encontrou o blog.

  30. Viviane

    Obrigada por me encorajar! Tenho uma consulta agendada com minha ginecologista para daqui uma semana e quero muito marcar a retirada do Mirena. Ganhei muito peso ao longo dos 2 anos que usei (cerca de 10 quilos) e minha libido ficou zerada. Relatei meu desconforto a minha médica, mas ela disse que era impossível associar ao Mirena. Lendo tantos depoimentos e identificando sintomas parecidos com os meus, estou certa que é melhor retira-lo o quanto antes. Contando os dias pra me ver livre.

    1. Michele Kaiser

      Engraçado nada ser “culpa” do Mirena mas tantas pessoas darem seus depoimentos aqui dizendo que engordaram e que tiveram queda de cabelos e etc… Esses médicos precisam aprender a ouvir mais seus pacientes.

  31. Valesca

    Eu estou usando o DIU de cobre, coloquei dia 14/11/16, passei por esse mesmo processo no primeiro mês, fiquei 26 dias menstruada já quase arrependida de ter colocado. Dia 14/02/17 farão 3 meses, tô bem mas as espinhas estão acabando cmg.

    1. Michele Kaiser

      Que pena, Valesca. Para mim, quando esses sintomas terminaram, começaram outros. Passei a ganhar peso depois de uns 4 ou 5 meses de Mirena.

  32. Mariana

    Nossa!! Obrigada por esse depoimento. Fiquei uns 3 meses com o mirena e me senti mau de mais… Engordei uns 5 kg, pele, cabelo, incchaço horrivellll…. Tirei ele na sexta agora (faz dois dias) e coloquei o de cobre. E to muito, muito ansiosa pra passarem logo todos esses malditos efeitoa colaterais e emagrecer muitoooo oooo jesus… To indo pra um igercambio em dois meses e simpleamente nao tenho roupa pra levar… Espero qie em dois meaes eu consiga pelo menos levar algumas das minhas roupas….

    1. Michele Kaiser

      Boa sorte no emagrecimento, Mariana. Eu demorei cerca de um ano para conseguir perder o peso que adquiri com o Mirena. Beijos!

  33. Juliana lago

    Bom dia! Após longos 9 anos de mirena com uma substituição após 5, enfim retirei ontem o meu mirena. Também tenho endometriose e muito do meu medo de retirar seria a volta da doença pois sofri muito com a cirurgia para retirada de nódulos de endometriomas. No meu caso ganhei cerca de 9 kg de peso, tinha muita dificuldade para emagrecer mesmo com atividade física e muita dor nos seios (eles dobravam de tamanho e assim ficavam por 15 dias do mês), nem conseguia relar. Me sinto muito cansada também, lotei de espinhas e sempre que reclamava para a minha ginecologista (não sei o por que até agora) mas ela insistia muito para que mantivesse o mirena, mesmo sofrendo com tantos efeitos colaterais. agora estou muito preocupada pois não queria utilizar mais hormônios, mas por outro lado não posso engravidar, já tenho dois filhos e minha médica diz que o DIU de cobre só faria reaparecer a endometriose pelo aumento do fluxo menstrual. O que fazer? Será que consigo enfim emagrecer? Existe algum anticoncepcional com menos efeitos? Estou aflita por favor me ajudem!

    1. Michele Kaiser

      Tenho o mesmo problema. Ainda não tomei providência sobre a contracepção. Não estou usando nada. Mas estou tão feliz sem hormônios artificiais que estou postergando outra decisão qualquer. Um beijo!

  34. Simone Silva

    Estou com o mirena a 10 meses,
    Pontos negativos: engordei 5kg, tenho muitas espinhas, enormes e horríveis, líbido zero…
    Pontos positivos: Não tive cólicas, nunca mais mestruei, desde o dia que coloquei o DIU, estou protegida de engravidar novamente…
    Semana passada, a mastologista me disse que eu deveria retirar o DIU urgente, pois ele aumenta muito o risco de câncer de mama..
    Alguém mais já recebeu esta informação dos médicos???

    1. Michele Kaiser

      Depende o tipo de câncer. Os hormônios “alimentam” o câncer. Uma conhecida minha foi diagnosticada com câncer de mama e os médicos mandaram retirar. Nós somos movidos por hormônios. Acho errado fazer isso de qualquer hormônio artificial. Beijos.

  35. NATHALIA FERNANDES MARRON DE OLIVEIRA

    Sou portadora de endometriose. Tomei anticoncepcional por 10 anos, parei pois estava com uma anemia que não curava. Fiquei um ano sem utilizar qualquer método, me sentia ótima. O problema foi um cisto hemorrágico de 5cm que apareceu no meu ovário direito. Este cisto rompeu e aí, imaginem, foi muita dor. Coloquei o Mirena em abril de 2016, para controle dos sintomas da endometriose. Continuei a sentir cólicas e comecei a ter sintomas de TPM mais de uma vez ao mês. Após 6 meses, comecei a apresentar espinhas no rosto na área da testa, no colo e nas costas. Nunca tinha sofrido com espinhas. Até que em janeiro de 2017 me deparo com a mesma dor de rompimento de cisto, também no ovário direito. Desta vez foi pior, pois ele estava maior e tive uma hemorragia interna. Resultado : fiz uma cirurgia de emergência. Quando penso que me recuperei, descubro outro cisto, na região pélvica, do lado esquerdo. Decidi procurar depoimentos sobre reações adversas do mirena, pois acredito que depoimento de médico não ajuda tanto quanto o depoimento das usuárias. Obrigada a todas pelos depoimentos. Acredito que vou retirar o dispositivo e depois decidir o que faço. É muito triste passar por todos esses efeitos. O que é bom pra uma definitivamente não é regra! Frequentemente os médicos dizem que algum método é ótimo, sendo que muitas usuárias afirmam o contrário. Por isso a resposta certa deveria ser : depende, tudo é um teste. Não há nada mais irritante do que relatar um problema ao profissional e ele ou ela simplesmente duvidar de tudo. Até porque, acho que ninguém aqui gostaria que o método tivesse efeitos adversos, não é mesmo? Buscamos respostas para sintomas reais! Beijos a todas

    1. Michele Kaiser

      Que história, hein, Nathalia? Sinto muito que tenhas passado por isso. Para mim e para muitas mulheres que aqui relataram suas histórias, o Mirena não foi uma boa. Ainda não decidi o que fazer. Estou há 14 meses sem Mirena e me sentindo muito bem. Um beijo!

  36. Fransuelen

    Olá,
    Tenho problemas na menstruação desde a minha primeira … a uns 10 anos descobri que tenho endometriose, desde então tomo anti contínuo, o que não impede de ter cólicas, TPM, espinhas, cravos e até menstruação. Não aguento mais desde os 13 anos (hj tenho 29) nessa fulia. Fui em dois médicos que me acompanham sempre é não quiseram colocar o mirena pois não tenho filhos. Eis que encontrei uma médica que coloca sem problema nenhum, até por causa do meu problema. Estou pensando seriamente em colocar, espero que meu organismo aceite bem.
    Entretanto minha nutri explicou que todo e qualquer contraceptivo artificial vai sim alterar nosso organismo, desde pele até ganhos de peso. O mais indicado seria não utilizar nenhum ou então o DIU de cobre. Pra mim já não resolve pois não tem como passar pelas insuportáveis cólicas TODOS os meses.

    1. Michele Kaiser

      Eu não gosto de usar hormônios artificiais exatamente por causa disso. De qualquer maneira, você precisa pesar o que é melhor para você e tentar encontrar o equilíbrio. Boa sorte! Beijos!

  37. Cristiane

    Olá, tenho acompanhado suas histórias com o Mirena, tem 5 dias que coloquei e estou mal, muito mal. Enjoo, tonteiras, irritada, os mesmos sintomas que tenho quando tomava anticoncepcional. Ainda bem que coloquei pelo plano, senão ia estar me lamentando por ter colocado.
    Quinta que vem marquei consulta e vou pedir para o médico tirar, estou tonta e comendo até as paredes.

    1. Michele Kaiser

      Agora que já passaram alguns dias, como está se sentindo? Beijos!

  38. Julia

    Bom dia Michele,
    Tudo bem? Eu também tive o aumento de peso e as espinhas, mas todas as médicas juram de pé junto que não tem a ver com o Mirena. A sua médica falou algo a respeito disso? Obrigada

    1. Michele Kaiser

      Falou que não era por causa do Mirena e insinuou que eu não falava a verdade sobre engordar. Tirei e deu. Eu é que sei de mim, né? Beijos.

  39. Genaina

    Oi Michele tudo bem???
    No mês de maio de 2015 coloquei o mirena pois tenho mioma no útero minha menstruação era bem complicada fluxo grande TPM forticima então eu tinha 2 alternativas a Histerectomia ou a inserção do Diu mirena então optei pelo Diu
    Tenho 3 filhos já são moços todos parto cesárea
    Conclusão nao me adaptei mas por nao querer fazer a Histerectomia segurei até ante ontem , terminando de ler seu post vi que os meus sintoma.s eram iguais então liguei imediatamente para o consultório e marquei de tirar o Diu ontem 06_04_2017 tô com dores abdominais
    Doeu mto para por e tirar quase morri engordei após colocar ele 5 Kikos mto inchada já com depressão .
    Eu fiz a uns 15 dias exames endovaginal estava com o útero alterado e um cisto grande no ovário direito coisa que nao tinha qndo coloquei,pele toda manchada um pesadelo esse Diu para mim agora o médico passou o Gestinol para tomar até Julho pois no mesmo mês farei a Histerectomia vou tirar tudo ,útero trompas e ovário e acabar de. Vez com esse mal tenho 42 anos e meu esposo é operado bjs.

    1. Michele Kaiser

      Difícil nossa vida de mulher. Eu usei Gestinol e ovulei, poderia ter engravidado. Sei lá, menina. Parece que “funcionamos mal”. Organismo de mulher é tão complicado, né? Mas eu ainda prefiro seguir no natural, menstruar todos os meses e não usar hormônios artificiais. Mas será que estou certa? Beijos.

  40. Marisa Ayres

    Michele que legal seu relato! Fiquei impressionada com o lado negativo do Mirena depois que entrei em um grupo no Facebook sobre ele, a maioria dos relatos são negativos e o ganho de peso é muuuuito citado! Eu coloquei em junho/16 e engordei 9kg até agora do nada e não parei de menstruar pelo contrário agora fico 2 semanas com escapes! O pior é ler que poucos médicos admitem que o ganho de peso esteja relacionado ao Mirena! Vou tirar urgentemente!

    1. Michele Kaiser

      Eu tirei e emagreci rápido cerca de 3 a 4 quilos. Aí comecei a reeducação alimentar. Já emagreci quase 12 quilos! 😉 Bem mais fácil sem o Mirena. Beijos.

  41. Grazielle

    Oi Michele. A melhor solução é q vasectomia do maridão. Eu tinha 2 meninos e resolvi tentar a menina então BINGO: vieram um casal de gêmeos!
    Agora com 4 filhos eu coloquei o Mirena por pesquisar e achar ser a melhor opção enquanto o marido não realiza o procedimento. Ele fará daqui a uns meses. Mas ele é bem resolvido quanto a isso. Pede pra o seu pesquisar e parar de frescura. Kkkk. Afinal quem passou pelo mais difícil foi vc. A possibilidade de ter mais filhos teria consequências desastrosas no nosso caso. Portanto, vale a pena insistir na vasectomia Pq ela vai trazer inúmeros benefícios pra vc, principalmente. Fique com Deus.

    1. Michele Kaiser

      Obrigada, Grazielle. Mas aqui não rola, não. Meu marido é irredutível quanto a isso. Um beijo.

  42. Aldren

    Ola Michele! Achei super interessante sua publicação sobre o Diu Mirena, eu coloquei há 1 ano e meio e estou sentindo minha pele péssima péssima, eu ia tinha um pouco de acne, mais acredito q o Diu ajudou a desencadear mais e mais, vc sentiu o efeito da melhora da sua pele rápido? Eu não tenho problemas com o o Diu a não ser a acne e quero muito me livrar dele por causa disso

    1. Michele Kaiser

      Eu tive bastante acne, mas como não era muito sério, nem me lembro quando minha pele melhorou. De forma geral, me senti melhor depois de tirar o Mirena já bem logo. Um beijo.

  43. Karla Costa

    Gostei muito do seu blog e vou contar a minha história com o Mirena.
    Todos os meses a época da menstruação eu ficava imprestável. Hospital, cólicas fortissimas, enxaqueca, cama. Depois de uns dois anos penando e muitos exames depois, descobriu-se a razão, uma tal de adenomiose. Tratamento só tinha 2: cirurgia ou o Mirena, lógico optei pelo segundo.
    Fiz em Centro cirúrgico com anestesia geral, não senti absolutamente nada (só a dor pra acharem a veia, que por medo, sumiu). Nos primeiros dias dores, colicas, uma barriga gigante de inchada e aquela sensação de OB que saiu do lugar. Depois foram os escapes, detestáveis, era initerruptos e vivia de carefree (que odeio!). Cabelo e pele um sebo só, horrivel! Nunca me senti tão escorregadia. Já estava com abuso e doida pra tirar, e a medica “tenha paciência, o corpo vai se adaptar…” 8 meses depois e uma ultra debaixo do braço, chego no consultório dela decidida a dar fim a aquela desgraça…Até ouvir o comentário sobre a ultra “Karla, que útero lindo! Está perfeito, como nunca o vi (ela é minha gineco há seculos). Dê um crédito, espere mais um pouco.” E do dia pra noite…(mas precisamente, 1 anos e 2 meses ) as colicas sumiram, os escapes idem, a pele normalizou e o peso que ganhei do nada (4kg) sumiu. Agora, andava preocupada pq já tem uns 3 meses que não menstruo e tava achando que poderia estar gravida, seu blog me sossegou…rs. Como todas dizem, é uma questão de analisar perdas e ganhos, se as perdas são maiores, rua com o Mirena. Por enquanto, estamos em lua de mel, não sei até quando…rs. Um beijos pra todas!

    1. Michele Kaiser

      Você demorou 8 meses para se adaptar, é isso? Poxa, que bom que no fim deu certo. Espero que passe muitos anos em lua de mel com ele. Hehehe. Beijos!

  44. Rebeca Santos

    Olá Michele, tudo bem? Eu preciso falar da minha experiência com o Nuvaring! Ele me encheu de estrias nas pernas e outra, acabou com minha libido! Estrias e Varizes, sendo que tenho 24 anos e faço exercícios, minhas pernas no verão ficavam inchadas de até os calçados não caber. Não fazia sentido sabe? Parei também porque minha mãe teve câncer de mama e o ginecologista disse para que eu não tomasse mais nenhum tipo de hormônio. Meu medo era com relação aos ovários polísticos, mas bem no fim está tudo tranquilo. Passado aquele tempo de organização do organismo está tudo bem melhor. O ginecologista me sugeriu o DIU de cobre, que não tem hormônios, mas fiquei com medo, ainda não tenho filhos sabe? Estou usando preservativo, percepção de fertilidade e em breve vou medir o colo para usar diafragma. Abraços! E tenta fugir dos hormônios e do nuvaring!! Beijinhos!!

    1. Michele Kaiser

      Que bom saber que o Nuvaring tb não é milagre nenhum. Tô fora de usar hormônios!! Beijos.

  45. Vanessa

    Oi Michelle! Me deu um arrepio quando li seu relato, pois para mim foi muito parecido! Tive queda de cabelo, engordei 2kg, fadiga, desanimo, tpm que nunca tive, cheguei a ficar bem deprimida. Mas tentei por 7 meses até fazer um ultra-som e descobrir ovários policísticos que nunca tinha tido nos meus 35 anos de vida. Não me adaptei ao Mirena, sei que para algumas pessoas da certo, mas eu não indico pra ninguém não. Estou há 3 meses sem ele e me sentindo muuuuuito melhor! No meu caso voltei para o a.c. infelizmente. A única coisa que ainda me preocupa é que minha menstruação não veio mais… Me desculpe a pergunta íntima, mas pra vc veio logo? Tenho consulta na minha medica mês que vem, mas estou um tanto ansiosa com isso… obrigada pela atenção!

    1. Michele Kaiser

      Minha menstruação veio 3 dias após a retirada. Tb me sinto imensamente melhor sem ele! Não quero usar hormônios de novo. Beijos!

  46. Bruna Ramos Balthazar

    Oi Michelle,
    ainda bem q encontrei seu blog…eu como muitas mulheres aqui nao me adaptei e digo para as pessoas que me sinto intoxicada e todas me olham como louca. Minhas pernas pensam, eu nao conisgo emagrecer, tem dias q acordo e nao consigo fechar a mao de tao inchada.
    sem falar meu cabelo…q era meu maior orgulho…ciando sem parar/….tenho pesadelos … parece q vou ficar careca…cada vez o meu elastico fica mais folgado…
    decidi tirar agora dia 10…finalmente acabar com essa tortura…
    vc sabe dizer quanto tempo mais ou menos vc achou que demorou pro seu corpo reagir e expulsar os maledetos dos hormonios??

    obrigada por escrever e ajudar tanta gente!!

    bjinhus

    1. Michele Kaiser

      Oi, Bruna! Nos primeiros dias após a retirada eu já me senti bem melhor. Cerca de 2 dias após já não tinha mais as dores nos seios. Um mês depois já tinha perdido 2 quilos. Mas acho que demorou uns 4 meses para me sentir “desintoxicada”. Sem aquele peso no corpo q vc tb sente. Um beijo!

  47. Priscila

    Sabe Michele, sempre acompanho teu blog. Adoro… Tirei meu mirena a quase um mês, e realmente vi minha vida mudar. Fiquei 5 anos. Engordei muito com ele, e lendo teu post vi que mas alguém sentia tudo aquilo que passava comigo, e nem imaginava ser do mirena.Meu ciclo ainda não esta normal, mas espera que esteja em breve. Realmente quero ficar longe dos harmónios. Viver mais naturalmente. Estou me sentindo mais disposta, estava me sentindo muito deprimida. Fico feliz de saber agora que realmente era do mirena. Grande beijo pra t e tua família linda!

    1. Michele Kaiser

      A gente nem se dá conta, né? Como é bom se livrar dos hormônios! Beijos!

  48. Gicele Girotto

    Olá também coloquei o Diu Mirena a 1 ano e 2 meses e estou louca para retirar, minha pele está horrível com espinhas no rosto, colo, costas, melasma eu tinha pouquíssimo da gravidez de 9 anos atrás, mas depois que coloquei o Mirena o melasma cresceu e se intensificou parece que o hormônio alimentou o melasma, eu engordei uns 4 kg, além disso tenho cólicas todo mês seguidas de um sangramento escuro que duram em média 5 dias minha auto estima está lá em baixo, e a médica só sabe dizer que é tudo normal!!! Muito obrigado os depoimentos aqui do Blog serviram para intensificar meu desejo de retira-ló, marcarei para retirar está semana sem falta.

  49. Caroline

    Olá, coloquei o Mirena em março de 2016, por questões de não querer tomar mais anticoncepcionais via oral, devido ao meu esquecimento pós parto, onde eu não lembrava de mais nada, e por não querer mais menstruar. No começo foi a mesma coisa de todos. Menstruei por 40 dias interruptos, e depois parou. Vinha a cada dois meses uns escapes. Se eu passava por algum caso que mexesse muito com o meu emocional, descia pra mim de novo, e ficava uns 15 dias. Fora que a minha pele que já é oleosa, ficou com mais acne. Não cheguei a engordar, no começo emagreci, agora (após 1 ano e 4 meses) que engordei 1,5kg. Meu cabelo ficou ralo, está com uma queda intensa que não resolve por nada, tenho metade do que eu tinha. Fui na dermatologista e ela me disse que era por causa do Mirena. Já marquei a consulta com o meu GO e falar que quero fazer a retirada. Ao contrário de muitos médicos, ele sempre me disse que poderia ser por causa do Mirena, pela dosagem de hormônio e tal, sempre jogou muito aberto, mesmo falando que meu organismo poderia não acostumar eu tentei e tentei. Vou falar com ele e marcar a retirada, só vou torcer para que meu cabelo volte a ser como era, não tenho nem vontade de me olhar no espelho por causa das espinhas e por causa do cabelo. Será que volta a ser como antes? Adorei o seu relato, fiquei feliz em saber que não foi só eu que não me adaptei ao Mirena. Um grande beijo, e obrigada por compartilhar conosco a sua experiência.

    1. Michele Kaiser

      Eu que agradeço, Caroline! Espero que seu cabelo melhore. Minha experiência me mostrou que tudo volta ao normal depois da retirada. Acho que os médicos não concordam que o Mirena traga malefícios porque o percentual das mulheres que têm problemas é muito pequeno em relação às que têm sucesso com ele. Um beijo e fica bem!

  50. Gizelle

    Olá!!
    Tirei o mirena hoje e estou procurando na internet algum artigo que me diga o que esperar após tirar?
    A médica disse que não ia sangrar e estou com sangramento leve. Fiquei com Mirena por 5 anos e foi só com o passar do tempo que percebi os maléficos;
    Não conseguir emagrecer
    TPM
    Varizes
    Crescimento pelos pelo rosto.

    Não via a hora de tirar!!
    Agora meu esposo fez vasectomia e estou livre de hormônios

    Grata se puderem me ajudar.

    1. Michele Kaiser

      Este post relata o que me aconteceu quando tirei. Demorou somente 3 dias para menstruar. Estou sem o Mirena há 1 ano e meio e me sinto muito bem. Emagreci 12 quilos. Tomo ginkgo biloba para as varizes. kkkkkkk. Um beijo.

  51. Cristiane

    Olá, hoje apenas descubro teu blog, maravilhoso por sinal e hoje 12;15 vou colocar o DIU, que esse danado se adapte a mim por que não posso engordar mais nenhuma.
    Oremos!

    1. Michele Kaiser

      Oremos! Hehehe. Espero que dê tudo certo! Alterações nos hormônios sempre trazem algum efeito colateral. Vai da pessoa se adaptar mesmo. Um abraço e boa sorte.

  52. Larissa Luiz

    Olá ! Estou lendo seus depoimentos sobre o mirena e está acontecendo comigo o que você passou . Sempre fui magrinha nem quando engravidei engordei muito,depois que coloquei o mirena eu já engordei 20 kilos estou muito estressada não tenho paciência pra mais nada ,fico muito ansiosa não aguento mais !! Preciso tirar urgente .

    1. Michele Kaiser

      Tire de uma vez! kkkkk… cada um sabe de si, cada pessoa sabe o mal que o aflige. Se está insatisfeita, experimente outro método. Um beijo!

  53. Jéssica Rodrigues

    Como é difícil encontrar similaridade com o que estou vivendo mas descobri com vc e nos comentários que estou sofrendo e muito (novamente). Usei o DIU por 18 meses e desenvolvi além de terríveis cólicas (digo que entrava em trabalho de parto todo mês) uma TDPM que é uma variante bem mais agressiva de TPM. Optei pelo Mirena pela baixa dosagem hormonal (que me foi “vendido” ) além de acreditar que ajudaria a controlar esta tal TDPM que me fez conhecer um inferno de nervoso, descontrole e irritação e assim estou, a 5 meses com SIU. Depois de duas semanas inválida de cansaço extremo, enjoos e muitos de todos sintomas já relatados fui estudar mais a fundo o meu quadro e me deparei com alguns enganos que em fizeram ter a certeza que preciso deixar meu corpo livre destes venenos sintéticos. No meu caso já comecei a dieta low carb que ajudará a equilibrar este descontrole hormonal e manterei minha prevenção de forma natural com controle do período fértil (por vários métodos somados) e uso de preservativo nestes dias. Farei junto com a alimentação, a modulação hormonal. E sugiro a todas um estudo aprofundado sobre os malefícios do uso de hormônios sem necessidade (julgo necessário quadros de endometriose etc..). Obrigada pela ajuda Michele.

Deixe seu comentário