Nova mudança na nossa rotina

Aqui no blog eu já comentei diversas vezes o quanto eu gosto e sigo rotina. Acho a rotina essencial na nossa vida, seja com um, dois, três, quatro ou mais filhos. Tem gente que acha ruim “viver escravo” de rotina. Para nós, organizar horário para comer, tomar banho e dormir faz com que possamos viver mais tranquilamente. Consigo programar diversas coisas baseada na minha rotina, e é assim que eu consigo ter alguns momentos de lazer e aquele famoso “tempinho para mim”.

Pois bem. Defendida a rotina, tenho que contar que, mais uma vez, estou mudando a nossa para o bem de todos na casa. Todas as vezes que eu e meu marido estabelecemos horários na casa foi baseado nas necessidades que percebemos nas crianças. Começamos com eles ainda bem pequenos, quando passou o período das cólicas. Estabelecemos o horário que eles dormiriam e fizemos a seguinte sequência: banho de banheira, mamá, arrotinho e cama. Construímos o ritual do sono, usando elementos para que eles reconhecessem a própria caminha e se sentissem a vontade e tranquilos. Os elementos, naquela época, eram o George de pelúcia, a cobertinha azul e o bico. Cada um tinha o seu George, sua coberta e seu bico.

IMG_4883Halloween 09George

Quando decidimos tirar a mamadeira da madrugada, nos forçamos a não dar se eles acordassem antes das 6 horas da manhã. Quando acordavam, a gente colocava o bico de volta na boca e ficava “enganando” eles até dormirem. Parece maldade, mas funcionou superbem.

Conforme eles foram crescendo, fomos mudando a rotina do sono de acordo com a necessidade deles. Passaram a dormir a noite inteira e acordar às 7h, aí faziam um sono das 10h30 às 12h e outro das 15h30 às 17h. Dormiam entre 21h30 e 22h. Percebemos a necessidade de mudar essa rotina quando terminou o horário de verão de 2015. Sendo assim, passaram a acordar às 7h30 e dormir de novo das 12h às 14h e depois somente às 21h. Mas, novamente, percebemos a necessidade de mudança.

Há dias o Matheus estava reclamando para dormir às 21h. Passamos a atrasar o horário e levá-los para a cama às 22h. Passei uns três dias implorando para ele dormir até mais ou menos umas 23h30. Enquanto Murilo e Marcelo dormiam facilmente, Matheus me dava um baile. Pensei: será que já não está na hora de tirar a soneca do dia? Com a Mônica, tiramos a soneca do dia aos três anos. Falta pouco mais de um mês para eles completarem três anos. Mas a Mônica dormia até às 10h. Será que conseguiremos segurá-los acordados das 7h30 às 21h (ou pelos menos 20h)?

IMG_5014

Mônica, Murilo, Matheus e Marcelo.

Bom, tentamos ontem e foi engraçado. Não deixei ninguém dormir às 12h. O Matheus percebeu e ficou supercontente (ele sempre acha ruim ter que ir dormir). Mas o Murilo e o Marcelo pegaram a cobertinha e foram para o quarto. Só que estava uma bagunça! Eu tinha tirado os lençóis para lavar e tinha levantado os colchões, meio que para impedir que dormissem! Eles disseram que queriam dormir e os levei para o sofá. Lá, ficaram deitadinhos relaxando mas logo levantaram e foram brincar. Saí para trabalhar.

Nossa babá me contou que, às 16h, Murilo e Marcelo adormeceram. O Murilo subiu no sofá e dormiu e o Marcelo fez o mesmo sentado no chão se encostando no sofá. Matheus nem deu sinal de sono. Ela permitiu que eles dormissem cerca de 30 minutos e os acordou. Eu trabalho até mais tarde nas quintas e, quando cheguei, às 21h, meu marido já estava deitadão no sofá, curtindo as Olimpíadas! Já tinha colocado os quatro filhos para dormir em suas camas. Que beleeeeza!

Eles dormiram direto, sem nos chamar, sem levantar, sem ter pesadelo e sem resmungar (ao menos eu não ouvi) até às 8h. Foi uma maravilha…

Bom, hoje eles tiveram muito sono às 12h e eu resolvi mudar um pouco o esquema. Deixei dormirem por 40 minutos e os chamei. Essa vai ser a estratégia a partir de agora. Vou deixá-los dormir bem pouco para que não caiam de sono no meio da tarde. Mas não vou mais permitir o sono de quase 2 horas durante a tarde. Vamos nos adaptando e eu vou contando para vocês. Se não der certo, volto para como estava antes. Espero que eles gostem dessa nova rotina e durmam mais cedo pois assim o papai e a mamãe podem ter, de novo, aquele famoso “tempinho para nós dois”.

Até mais!!

Deixe seu comentário