2 anos e 11 meses dos trigêmeos

No último dia 4 de setembro, os trigêmeos completaram 2 anos e 11 meses. Falta bem pouquinho para meus meninos fazerem 3 aninhos. Dá para acreditar? Moniquinha completou 5 anos e 1 mês no mesmo dia. Todos são do dia 4 aqui em casa. Eles de outubro de 2013, ela de agosto de 2011.

2 anos e 11 meses dos trigêmeos

Marcelo, Murilo e Matheus com papai.

Estamos chegando mais perto da minha meta do desfralde. Optei por desfraldar os meninos somente depois de completarem três anos porque no verão passado achei que eles ainda não estavam prontos. Como com a Mônica o processo foi traumático e demorado (começamos aos 2 anos e 5 meses), pensei em esperar mais com os meninos para evitar grandes transtornos. Uma coisa que muita gente me diz é: “se um já dá trabalho, imagina 3”! Então agora imagina desfraldar três? Confesso que estou com receio e já sofrendo por antecedência. Pretendo começar o processo do desfralde assim que o clima melhorar e firmar. Aqui no sul do Brasil o inverno é rigoroso, mas esse ano ele se superou!! Está sendo muuuuuito frio! E só pretendo desfraldar meus filhos quando for quente.

Os meninos andam bem gordinhos e gulosos. O Murilo passou todo mundo e está mais alto! Ele sempre foi um centímetro maior, mas agora acho que está cerca de 3 centímetros maior do que o Marcelo e o Matheus. O Marcelo está mais esbelto que os irmãos. Ele tem os ombros mais finos em comparação à duplinha idêntica. Lembrando que Murilo e Matheus são gêmeos univitelinos e Marcelo é fraterno. Marcelo está, também, cerca de um quilo mais magro que os outros dois, mas só terei certeza disso na próxima consulta de rotina com a pediatra, que está marcada para o dia do aniversário deles: 4 de outubro próximo.

2 anos e 11 meses dos trigêmeos

Sobre o relacionamento entre eles, posso dizer que está cada dia melhor. Mas mesmo assim, há dias que eles brigam muito. O Murilo sempre foi um cara mais da paz. Enquanto Matheus e Marcelo brigavam mais, Murilo ficava alheio às brigas. Ultimamente ele tem sido vítima dos outros dois. Mesmo assim, eles são muito unidos e amigos, mas estou até estranhando o Murilo estar mais chorão do que de costume. Matheus está muito queridinho. Agora ele brinca mais com a Mônica (estão se entendendo superbem) e, apesar de ainda haver bastante teimosia, ele escuta nossos argumentos e aceita melhor quando dizemos “não”. Ele aprendeu a dizer: “tá bem, mamãe” e “tá bem, papai”. A gente explica porquê tem que fazer alguma coisa e ele abaixa a cabecinha e diz “tá bem”. Coisinha mais engraçada.

O Marcelo parou de ser tão destruidor das coisas. Ele tinha uma mania chata de jogar tudo longe e dar risada. A gente explicava que não era para fazer e ele nem dava bola. Isso melhorou bastante. Ele tem se concentrado mais nas brincadeiras e agora ele briga com os manos quando eles jogam as coisas. Todos têm gostado muito de montar quebra-cabeça, sendo o Murilo o que mais está evoluindo e conseguindo montar.

Ainda não decidimos muito bem o que faremos no aniversário deles. Acho que será uma comemoração bem simples, como a do ano passado. Conto por aqui em breve.

Para ler os posts mensais do desenvolvimento dos meninos, use a tag desenvolvimento.

E nesse feriado de 7 de setembro, a prima Cristina, a vovó Veralice, o vovô Aldo e os titios Marina, Cristiano e Milena vieram visitar nossa casa. A vovó aproveitou para fazer uma foto com todos os netinhos.

2 anos e 11 meses dos trigêmeos

Até mais!

Deixe seu comentário