Podemos substituir o leite de vaca por leite vegetal?

Começo este texto falando que, na verdade, não existe leite vegetal. Só podemos chamar de leite a secreção nutritiva de cor esbranquiçada que é produzida pelas glândulas mamárias de mamíferos (como a vaca). O que costumamos chamar de “leite de soja” ou “leite de arroz” é o extrato vegetal destes alimentos. E podemos substituir o leite de vaca por leite vegetal?

Atualmente é cada vez mais comum encontrarmos este tipo de bebida nos mercados e lojas de produtos naturais. A variedade deles é imensa, podemos encontrar os “leites vegetais” de soja, amêndoas, coco, aveia, arroz… Será que é vantagem consumi-los? Quais as diferenças destes para o leite de vaca? Vamos lá!

Substituir o leite de vaca por leite vegetal

O leite de vaca é um alimento de origem animal, sendo assim, apresenta proteína de alto valor biológico (que é a proteína melhor absorvida pelo organismo). Além disso, naturalmente em sua composição estão presentes nutrientes importantes como cálcio, fósforo e vitamina A. Certamente o nutriente de destaque no leite de vaca é o cálcio, mineral essencial para o crescimento e desenvolvimento da nossa estrutura óssea.

substituir o leite de vaca por leite vegetal - leite de amêndoas

leite vegetal feito de amêndoas

No quesito cálcio, os “leites vegetais” saem perdendo, em função de que a maior parte dos mesmos não apresenta naturalmente o cálcio em sua composição (pelo fato de os vegetais de onde é extraído o “leite” não serem ricos em cálcio). A indústria alimentícia já vende “leites vegetais”, como o de soja, enriquecidos com cálcio. Este cálcio adicionado pela indústria é sintético, ou seja, não é natural e por isso pode não ser bem absorvido pelo organismo.

Então eu estou dizendo que é mais vantagem consumir o leite de vaca? Não. Então podemos substituir o leite de vaca por leite vegetal? O “leite vegetal” é mais saudável? Não. Eu olho para esta questão de forma individual para cada paciente. Temos que pensar se os benefícios são maiores que as desvantagens em cada caso.

Vantagens e desvantagens na substituição

Embora seja um alimento natural, o leite de vaca infelizmente passa por uma série de processos industriais. Se pudéssemos ter o leite direto de uma vaquinha no quintal de casa, eu acharia ótimo consumir leite. Mas o fato é que compramos os leites de caixinha (saquinho ou garrafa) e os mesmos já trilharam um longo caminho até a nossa geladeira.

substituir o leite de vaca por leite vegetal

Além disso, a maioria das vacas são alimentadas com rações que contém hormônios e são tratadas com antibióticos, substâncias que obviamente passam para o leite que consumimos. E esta eu diria que é a maior desvantagem do leite de vaca. Alguns produtores não utilizam esse tipo de manejo, mas como saber quem utiliza e quem não? Então seria melhor substituir o leite de vaca por leite vegetal? O “leite vegetal” também apresenta química, por ser industrializado. E o pior: pode ser fabricado com alimentos transgênicos (que também são ruins – quase da mesma forma que os hormônios).

Parece um beco sem saída, não é? Mas nas minhas condutas nutricionais eu costumo pensar no que é mais importante para aquele momento que a pessoa está vivendo. Por exemplo, se estou planejando a alimentação de uma criança, eu sempre priorizo o cálcio já que esse nutriente é essencial na infância e na adolescência, fase em que o mesmo participa ativamente da construção dos ossos e dentes. Para os adultos, eu avalio de outra forma, sem nunca esquecer, claro, das preferências e culturas de cada indivíduo.

Resumindo, minha recomendação é que a gente varie o máximo possível o consumo de todos os alimentos. Quanto mais variedade e cor, melhor! Isso garantirá que estamos comendo todos os nutrientes necessários. Então, intercale entre os tipos de leite. Experimente novos sabores e novos ingredientes nas preparações. Ah, uma grande desvantagem dos “leites vegetais” é o preço, por isso, vou passar para vocês uma receita caseira, super barata, de “leite de arroz”.

Bebida vegetal à base de arroz (“leite de arroz”):

substituir o leite de vaca por leite vegetal - leite de arroz

Ingredientes: 500ml de água e 3 colheres (sopa) de arroz integral

Modo de preparo: Em uma jarra (pode ser a do liquidificador mesmo) coloque cerca de 500ml de água e 3 colheres (sopa) de arroz. Deixe de molho por cerca de 8h. Em seguida bata tudo no liquidificador e coe. Sirva.

Observações:

  • Essa receita rende cerca de 2 copos e pode ficar na geladeira por 48h;
  • O mesmo pode ser feito com amêndoas, aveia, soja;
  • O leite da foto está rosinha porque foi utilizado arroz vermelho (cateto integral).

Um abraço,

Nutricionista Natalia Stedile (CRN2 10038)

————————————————–

foto NataliaA nutricionista Natalia Stedile é especialista em Nutrição Clínica e Estética (2011) e em Nutrição Clínica Personalizada (2012). Mestra em Biotecnologia (2014). Atualmente é nutricionista clínica e professora no curso graduação em Nutrição na Faculdade da Serra Gaúcha (FSG). Tem experiência na área de nutrição e saúde coletiva, com ênfase em atendimento clínico, atuando principalmente nos seguintes temas: obesidade, doenças crônicas não transmissíveis, reeducação alimentar e comportamento alimentar. Aqui no blog Os Trigêmeos da Michele, escreve textos com dicas sobre nutrição infantil.

4 comentários

  1. Bom dia, gostaria de esclarecer a informação sobre a alimentação da vaca fosse corrigida. A vaca não é alimentada por hormônios, isso está muito errado! A grande produção de leite das vacas de granjas atualmente deve-se ao melhoramento genético das raças. Algumas granjas utilizam a ocitocina para que todo o leite seja liberado mais rapidamente na hora da ordenha, mas nem todos os produtores adotam esta prática no Brasil, especialmente os pequenos no RS. É importante que um blog que tem tanto alcance como este não traga informações equivocadas, pois da forma como está escrito, parece ser uma regra este manejo. Obrigada pela atenção. Parabéns pelo blog, é uma das minhas leituras diárias!

    1. Michele Kaiser

      Oi, Ana! As pessoas que trabalham com nutrição, como a Natalia que escreveu esse post, têm a informação de que a grande maioria das empresas compra leite de vacas que são alimentadas com rações que contém hormônios. Talvez se a pessoa compra de uma cooperativa pequena até pode ser que não tenha hormônio, mas não é tão simples. De qualquer maneira, vou editar a informação para que não pareça que são todas as que fazem isso. Obrigada por sua colaboração com o blog! Obrigada por nos acompanhar!!

Deixe seu comentário