O que fazer quando a criança não come carne?

A alimentação dos meus filhos foi ficando mais restritiva com o passar do tempo. Quando eram bem pequenos, comiam tudo que a gente dava. Não tinham problema com nenhum tipo de alimento, nem frutas ou vegetais. Pois aos 1 ano e 6 meses começou o problema de não quererem tomar leite. E agora, mais recentemente, começaram a rejeitar a carne. O que fazer quando a criança não come carne?

Criança não come carne

A primeira preocupação dos pais é se os nutrientes vão fazer falta na alimentação da criança que não come carne. Dos meus filhos, apenas Marcelo come bife de carne de gado e gosta. Os demais comem apenas quando está quase invisível no prato e, ainda assim, na maioria das vezes dizem que não querem. Eles comem frango mais facilmente, mas também negam com frequência.

criança não come carneComo fiquei preocupada com isso, conversei com nossa colunista do blog, a nutricionista Natalia Stedile. Perguntei para ela qual a importância da carne na nossa alimentação e se há problemas quando a criança não come carne. “A importância da carne é a proteína de alto valor biológico, o ferro, a vitamina B12”, me disse Natalia. “Mas se a pessoa só não estiver comendo carne vermelha, e ovo sim, frango sim, peixe sim – beleza, não tem o menor problema”.

Existem diversas pessoas que não comem carne. Muitas são veganas (que não comem ou utilizam qualquer produto de origem animal), outras vegetarianas e outras ainda não consomem carne simplesmente porque não gostam. Segundo Natalia, os veganos buscam outros alimentos para substituir a proteína da carne.

“Eles utilizam a proteína do feijão, soja, lentilha – que é uma proteína de médio valor biológico, mas é de muita qualidade também. Às vezes ficam deficientes de alguns nutrientes e aí precisam suplementar vitaminas e minerais, mas isso não é um problema. Já os vegetarianos consomem leite, iogurte, ovos e queijos, por isso não sofrem com a ausência da proteína da carne”, completa.

Balanceando a alimentação

Fiquei mais tranquila depois de conversar com a nutricionista. Meus filhos adoram arroz e feijão e comem três vezes por semana. Marcelo, Matheus e Mônica tomam bastante leite; Murilo não toma leite nem come carne, mas ele consome iogurte, ovos e adora queijo (Marcelo e Matheus também comem queijo todos os dias). A melhor coisa a fazer é dar um bom prato de arroz com feijão e, logo após, um suco de laranja natural. A vitamina C do suco de laranja ajuda o organismo a absorver melhor o ferro do feijão (ou outros leguminosos como lentilha e grão de bico).

Então, a melhor solução é sempre balancear bem a alimentação das crianças. Tento fazer isso desde que eram bem pequenos e aceitavam tudo. Hoje eles têm opiniões mais fortes e se negam a comer algumas coisas, mas como caprichei na alimentação desde pequenos, consigo fazer eles comerem diversos vegetais e frutas. No ebook que eu e a Natália escrevemos tem diversas receitinhas legais e fáceis de fazer para as crianças.

Até mais!!

4 comentários

  1. Michele, tudo bem? Eu conheço muitas famílias com dieta vegetariana e vegana. Inclusive eu mesma diminui o consumo de carne há algum tempo. Todas essas crianças que conheço estão sempre com a saúde muito melhor do que as que consomem carne. As verduras de cores escures possuem muita proteína e não há necessidade de repor com vitaminas. O tanto que a carne é prejudicial ao nosso corpo por causa da forma como é feito o abate do gado (além das gorduras e risco de doenças por carne de procedência ruim) nem se compara com a quantidade pouca de vitamina que podemos obter da carne. Fique despreocupada. Se suas crianças aceitam bem os legumes, as verduras e os grãos, estarão mais que saudáveis.
    Um abraço!

    1. Michele Kaiser

      Obrigada pelo comentário, Angelica! Estou sempre em contato com a nutricionista, então, não me preocupo. Beijos!

  2. Tamila

    Oi, Michele. Fiquei curiosa, qual queijo eles comem? Beijos.

    1. Michele Kaiser

      Eles comem queijo normal, mozzarela. Um beijo.

Deixe seu comentário