Por que meus filhos vivem doentes?

Nariz começa a escorrer, vem um tossezinha e quando vê… os quatro doentes! Quando se curam, ficam cerca de 20 dias bem e, de uma hora para outra vem aquele narizinho escorrendo de novo. O último ciclo de antibiótico foi em setembro, e semana passada já estavam resfriados novamente. Por que meus filhos vivem doentes?

Nós moramos na Serra Gaúcha e aqui o frio nos castiga. Além de ser muito frio, a temperatura não estabiliza. Então, há dias em que é quase 5°C pela manhã, faz 25°C a tarde e a noite a temperatura cai bruscamente de novo. Além disso, há muitos dias chuvosos, nublados ou com neblina. Parece que a gente nunca tem permissão para ver a luz do sol e ficamos com deficiência de vitamina D, o que é sabido causar baixa imunidade. No inverno é frio e muito úmido. No verão, é melhor. Fica quente durante o dia, mas a noite sempre esfria um pouco e a gente não precisa nem de ventilador.

Leia mais sobre onde moramos em A cidade que amo e odeio

Eu sempre culpo o clima daqui pelas doenças respiratórias dos meus filhos. Há até um tempo atrás, eu usava um remedinho fitoterápico preventivo (Kaloba ou Umckan – Pelargonium sidoides). Eles são indicados por fortalecer o sistema imunológico. Eu dava 10 gotas uma vez ao dia. Falei sobre isso em um post sobre nossas precauções quando chega o inverno. Mas usei durante um bom tempo e não mudou nada. Eles continuaram pegando todas as “ites” possíveis. Como o tal remedinho custava caro – e eu tinha que dar para quatro crianças -, achei que o custo não compensou.

meus filhos vivem doentes

Murilo (esquerda), Marcelo (meio) e Matheus (direita) estão resfriados de novo.

Imunidade aumenta aos 3 anos

Enfim, dizem que aos 3 anos as crianças ficam com o sistema imunológico mais resistente. Claro que eu tenho uma mini creche em casa e, como a Mônica frequenta a escola, ela acaba trazendo mais vírus. Os meninos acabam pegando essas doenças porque ainda não têm anticorpos para se defenderem (mesmo eu tendo optado por ficarem em casa até os 3 anos). O lado bom é que eles estão constituindo imunidade contra essas doenças e a tendência é que fiquem menos doentes no futuro. Tomara que sim porque eles frequentarão a escola no ano que vem em turmas separadas. Sendo assim, eles terão contato com um número muito grande de crianças (cada turma terá entre 15 e 17 alunos).

Dizem que uma criança que foi amamentada no mínimo até os 6 meses já tem imunidade maior quando comparada à uma que não foi. Bem, Mônica teve amamentação exclusiva até os 6 meses e seguiu mamando até os 10. Os meninos mamaram no peito até os 6 meses, mas nunca exclusivamente. Será que esse pode ser um dos motivos de os meus filhos viverem doentes?

Eles têm uma alimentação variada, com legumes e frutas. Arroz com feijão é o carro-chefe, e suco de laranja natural junto para a vitamina C da laranja ajudar a absorver o ferro do feijão. Estão sempre com as vacinas em dia. A casa é limpa e usamos álcool em gel. Ainda assim, meus filhos vivem doentes. Será que a solução é nos mudarmos para uma região mais quente?

Até mais!

Leia O que fazer quando a criança está com febre?

14 comentários

  1. Mariah

    Sobre a amamentação fique tranquila, minha mãe não pode me amamentar, mamei só por 20 dias e não ficava doente quase nunca.

    1. Michele Kaiser

      Que bom saber disso… hehehe. Um beijo!

  2. Livia

    Já li em alguns lugares q o uso de chupetas e mamadeiras, além das consequencias pra os dentes, podem causar problemas respiratorios: respiração bucal, rinite, desvio de septo, sinusite… Não sei se é esse o caso dos seus pequenos.

    1. Michele Kaiser

      Já faz 1 ano e meio que eles largaram a chupeta. Por isso, acho que não há ligação. Culpo o clima mesmo… hehehehe. Beijos!

  3. Troca comigo, vem pra região dos lagos do RJ é eu vou pra Será Gaúcha! Odeio o calor daqui!!!

    1. Michele Kaiser

      Acho que vc pode escolher um lugar mais fresquinho sem ser esse friozão úmido daqui. Você não ia gostar, não! Hehehehehe.

  4. caroline

    Michele, conheço um menino que nunca tomou complemento na vida…amamentação em livre demanda até 1 ano e meio e fica doente igual aos seus…muitas otites, nariz escorrendo e tudo mais… mora em Caxias também… então acho que não é deve ser por isso não…
    Mas que morar em Caxias deve interferir, isso é verdade… a minha filha tem 1 ano e 9 meses, só que vai para a escolinha… o nariz dela escorre sempre… graças a Deus antibiótico faz alguns meses que não dou… mas tive que usar antiinflamatório (Profenid) duas vezes em 20 dias…daí contornamos a situação… também faço tratamento homeopático com o dr. Ricardo Dallagno… e acho que tem ajudado. Também espero o dia em que a imunidade se fortaleça e que as coisas melhorem… mas agora vem o verão! Tudo vai melhorar! bjs

    1. Michele Kaiser

      Santo verão, que está chegando! Tem coisa melhor que verão?? Hehehehe. Obrigada por seu comentário. Um beijo.

  5. Priscila

    Oie michele nao amamentei meus trigemeos e nem o mais velho de 4 anos e nunca ficaram doentes na minha opiniao a medicina deixa a desejar um pouco nessa historia de amamentaçao

    1. Michele Kaiser

      Será? Por que você acha isso?

  6. Oi Michele, moro em porto alegre, amamentei até os 8 meses com exclusividade até os 6 meses. Lorenzo é prematuro e não adoece nunca. Mas eu sou muito chata pra tudo, acho que é isso. Mas no seu caso provavelmente seja a maninha que trás da escola então vamos rezar para o tempo passar né? Boa sorte pra nós aqui do sul. Beijo

    1. Michele Kaiser

      Só podemos contar com a sorte mesmo… Hehehehe. Levei meus filhos ao pneumologista e ele receitou um remedinho que eles mastigam antes de dormir. É preventivo de problemas respiratórios. Beijos.

  7. Angelita

    Esse remedinho é o Montelair? Meus filhos também vivem doentes! Somos de caxias também e meu filho mamou até 1 ano e 8 meses!

    1. Michele Kaiser

      Os meus estão tomando este ano. Um beijo!

Deixe seu comentário