Dicas para o lanche das crianças nas férias

Acontece com você de ficar sem ideia para os lanches dos pequenos? Em breve começará o período de férias das escolas e escolinhas e aí começa a surgir esta situação: o que oferecer para a criança comer no lanche da tarde em casa? Esta questão fica ainda mais complexa se a escola que seu filho frequenta já oferece o lanche e você não está habituada a se preocupar com isso diariamente! O que oferecer no lanche das crianças nas férias?

Empadinha caseira:

lanche das crianças nas fériasINGREDIENTES

Para a massa:
– 1 ovo
– 2 colheres (sopa) de goma hidratada para tapioca
– 2 colheres (sopa) de farelo de aveia
– 1 colher (sopa) de requeijão
– Sal, pimenta, orégano e gergelim a gosto

Para o recheio:
– 1 colher (sopa) de cebola picada
– 3 colheres (sopa) de atum
– 1 colher (sopa) de palmito picado
– Azeite de oliva extravirgem

MODO DE PREPARO

Refogue o atum com a cebola em um pouco de azeite de oliva e acrescente o palmito. Reserve. Em uma vasilha bata bem o ovo, a goma de tapioca, o requeijão, o sal, pimenta e o farelo de aveia. Coloque um pouco da massa nos fundos das forminhas de muffins, adicione o recheio, complete com a massa. Se desejar, salpique orégano e gergelim por cima. Asse por cerca de 20 minutos em forno pré-aquecido (ou até que fique com a casca bem dourada).

OBSERVAÇÕES

– Rende 3 porções.
– Varie os recheios de acordo com a sua preferência. Sugestões: frango desfiado com azeitona, legumes, presunto e ricota, etc…

Pão de queijo com ricota

lanche das crianças nas fériasINGREDIENTES

– 1 xícara de polvilho azedo
– 1 xícara de ricota amassada
– 2 ovos
– 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado (opcional)
– 1 pitada de sal
– 1 colher (sobremesa) de azeite de oliva extravirgem
– Óleo para untar a forma

MODO DE PREPARO

Coloque todos os ingredientes em uma tigela e amasse bem com as mãos até obter uma massa homogênea. Modele os pães de queijo, coloque-os em uma assadeira untada com o óleo e asse em forno pré-aquecido (180ºC) por cerca de 30 minutos ou até que dourem.

OBSERVAÇÕES

– Se preferir, pode utilizar queijo Minas frescal (no lugar da ricota).
– Este pão de queijo pode ser congelado cru (no formato das bolinhas) e assado congelado.
– Rende cerca de 20 unidades.

Bolo de frigideira

lanche das crianças nas fériasINGREDIENTES

– 1 ovo
– 2 colheres (sopa) de farelo de aveia
– 1 colher (sopa) de farinha de coco
– 1 colher (chá) de açúcar demerara (opcional)
– 1 colher (chá) de chia
– 1 colher (sobremesa) de cacau em pó
– 1 banana grande amassada
– 1 colher (sopa) de pasta de amendoim
– Óleo de coco

MODO DE PREPARO

Em um recipiente misture bem todos os ingredientes (menos o óleo de coco). Unte a frigideira anti-aderente com óleo de coco. Despeje a mistura e deixe dourar dois lados, em fogo baixo. Depois de pronto, corte em 4 pedaços e recheie com a pasta de amendoim.

OBSERVAÇÕES

– Se desejar acrescente canela, coco ralado, etc.
– Rende 1 porção.

Muffins de laranja

lanche das crianças nas fériasINGREDIENTES

– 1 xícara de farinha de trigo integral
– 1 xícara de farinha de arroz integral
– 2 ovos
– 2 colheres (sopa) de óleo de coco
– 1 xícara de suco de laranja natural
– ½ xícara de açúcar demerara
– 1 colher (sopa) de fermento

MODO DE PREPARO

Bata no liquidificador: o suco de laranja, os ovos, o açúcar demerara, o óleo de coco. Transfira a mistura líquida para um recipiente e acrescente o fermento. Despeje a mistura em forminhas de muffins (se for de silicone não precisa untar) ou forma tradicional de bolo untada. Asse em forno pré-aquecido por cerca de 25 minutos, na temperatura média.

OBSERVAÇÕES

– Se desejar uma preparação sem glúten, substitua a farinha de trigo por uma farinha sem glúten (de linhaça, milho, coco, amêndoas, etc.) ou utilize apenas a de arroz (2 xícaras);
– Pode substituir o açúcar demerara por açúcar mascavo e o óleo de coco por manteiga se quiser;
– Pode acrescentar chia ou linhaça, se desejar.
– Rende 10-12 muffins.

E aí, gostou? Espero ter te ajudado com algumas ideias!

Um beijo,

Natalia Stedile

Nutricionista e Coach

Aprenda a fazer o falso pão de queijo!

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foto NataliaA nutricionista Natalia Stedile é especialista em Nutrição Clínica e Estética (2011) e em Nutrição Clínica Personalizada (2012). Mestra em Biotecnologia (2014). Atualmente é nutricionista clínica e professora no curso graduação em Nutrição na Faculdade da Serra Gaúcha. Tem experiência na área de nutrição e saúde coletiva, com ênfase em atendimento clínico, atuando principalmente nos seguintes temas: obesidade, doenças crônicas não transmissíveis, reeducação alimentar e comportamento alimentar. Aqui no blog Os Trigêmeos da Michele, escreve textos com dicas sobre nutrição infantil.

1 comentário

  1. Débora

    Oiiiiii,amei as dicas,porém está faltando o modo de preparo das empadinhas.

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