O que fazer quando a criança engole massinha de modelar?

Os filhos nos dão alguns sustos! O mais recente aqui foi a ingestão de uma bela porção de massinha de modelar. Eu fiquei super assustada e não sabia o que fazer. Me lembrava de sempre ver nas propagandas que as massinhas não são tóxicas, mas quem sabe poderia haver algum problema, considerando a quantidade ingerida? O que fazer quando a criança engole massinha de modelar?

Voltamos de férias e a mamãe aqui foi abrir as malas e colocar tudo para lavar. Tínhamos muitas coisas para arrumar e colocar em ordem para recomeçar a rotina na segunda-feira. As crianças pegaram suas coisinhas e foram brincar. Correndo pelo casa de um lado para o outro, percebi o Marcelo colocando a língua para fora e tentando cuspir o que estava na boca. Era massinha de modelar, do tipo Play-doh ou Super Massa. Abri a boquinha e ele estava com os dentes todos azuis. Devia ter engolido uma bela quantidade de massinha. Imediatamente procurei a caixa e não encontrei nenhuma informação sobre o que fazer no caso de ingestão do produto.

criança engole massinha de modelarCorri para a internet para procurar o telefone de algum centro de desintoxicação para perguntar o que eu deveria fazer. Encontrei o Ceatox (Centro de Assistência Toxicológica do Instituto da Criança de São Paulo-SP) e liguei imediatamente para o número 0800 deles. No caso de engolir massinha de modelar, não há necessidade de preocupação. Me passaram a informação que eu mais queria ouvir naquele momento: a massinha não é tóxica. Mesmo em quantidades maiores, pode dar é dor de barriga ou mal-estar estomacal. Mas a situação me lembrou os perigos de ingestão acidental de produtos químicos ou fármacos.

O que fazer se o seu filho engole produtos tóxicos

criança engole massinha de modelarNão provoque vômito ou ofereça nada sem orientação médica. Busque a maior quantidade de informações que puder sobre a substância suspeita. Há algum tempo atrás, Matheus estava brincando com um popular remédio descongestionante nasal que, se ingerido, pode dar muita sonolência, baixar a temperatura e causar depressão do sistema respiratório. Desconfiei que tivesse engolido pois a embalagem estava vazia. Ligamos para o Centro de Informação Toxicológica (CIT) daqui do meu estado (RS) e descobrimos que o perigo era grande. Ele ficou uma tarde inteira em observação no hospital, mas os médicos chegaram à conclusão de que ele não tinha ingerido pois não apresentou qualquer sintoma.

mais sobre o caso com matheus em: Meu filho engoliu remédio. E agora

Ao entrar em contato com o Ceatox-SP, você será perguntado sobre idade e peso da criança, como foi o contato com o produto, há quanto tempo foi a exposição e os sintomas que está apresentando. É importante ter em mãos a embalagem do produto que foi ingerido para que você receba a orientação correta. Às vezes a gente não precisa se preocupar, como no caso da massinha, mas no caso do Matheus com o descongestionante nasal me mandaram ir urgentemente ao pronto-socorro.

A prevenção é a melhor saída. Não deixe produtos de limpeza ao alcance das crianças ou animais domésticos. Não deixe remédios em locais de fácil acesso. Não seja negligente (como fui com Matheus) em pensar que aquele descongestionante não oferecia perigo. Qualquer remédio é perigoso para as crianças.

Você pode entrar em contato com o CIT-RS ou Ceatox-SP morando ou não nesses estados. Os números são 0800 e você será atendido e orientado. É uma boa ideia anotar esses números na porta da sua geladeira. Tomara que nunca precise usar.

2 comentários

  1. Paula Machado Santos

    Olá!
    Me ajudou muito o post sobre ingestão de massinha..Aconteceu comigo…E pior…Não sei a quantidade que minha filha ingeriu…
    Creio q não foi muito pois a boca não estava nem azul e nem com cheiro de massinha…Mas me assustei muito…

    1. Michele Kaiser

      Eu também! Quase levei no pronto-socorro. Que bom que liguei no Ceatox. Beijos!!

Deixe seu comentário