A importância da rotina do sono

Por ser mãe de trigêmeos, me perguntam com frequência sobre a rotina do sono dos meninos. Como fiz para dormirem a noite toda. Eu sempre respondo que, desde sempre, seguimos o ritual do sono, construindo tudo com três elementos: chupeta, cobertinha e bichinho de pelúcia. Mas para implantar uma boa rotina do sono, com um ou mais filhos, é preciso dedicação e perseverança.

Recentemente li que uma apresentadora de TV tinha um segredo para fazer o filho dormir. Cliquei na hora para saber qual era a dica. Me deparei com a mesma dica que já havia lido em livros e, mais recentemente, no livro “Crianças francesas não fazem manha”, de Pamela Druckerman: a pausa. De acordo com o livro, os bebês têm os ciclos do sono em períodos que duram em torno de 2 horas. Às vezes, quando ouvimos o bebê resmungar no bercinho ao nosso lado ou quando a babá eletrônica dá sinal, vamos correndo e pegamos o bebê no colo. Fazendo isso, não estamos respeitando ‘a pausa’. O bebê está fazendo pequenos ruídos mas não está acordando. Precisamos deixá-lo quieto no berço para que aprenda a conectar o sono nessas pausas, dormindo, assim, uma noite inteira. E isso é possível já desde os primeiros meses de vida.

Mesmo sem saber disso, eu sempre respeitei essa pausa. Nunca peguei bebê no colo no primeiro choramingo. Faço isso desde a Mônica. Sempre esperei alguns minutos para ter certeza que o bebê está mesmo acordado. Não ligava luzes nem nada. Esperava, quieta, observando. Assim, tanto ela como eles passaram a dormir a noite toda desde cerca de 3 meses de idade, que foi quando passaram as cólicas.

A importância de ter uma rotina do sono

Para tirar algumas dúvidas sobre como implementar uma boa rotina do sono em bebês pequenos, conversei com a também mamãe de trigêmeos Ana Paula Schoriza. Ela é  consultora de rotinas familiares, do sono materno-infantil e de aleitamento materno. Ela orienta que nos primeiros meses de vida, o bebê não consegue ficar acordado entre um soninho e outro por longos períodos. A partir de cerca de 3 meses os bebês é que já começam a definir padrões de sonecas (de duas a três por dia, geralmente), e conseguem manter-se acordados por volta de uma ou duas horas.

Michele: Qual a importância da rotina na vida dos bebês e crianças?

rotina sonoAna Schoriza: No quesito rotina, entendo que a criança precisa de ritmo no seu dia-a-dia. Isso significa que a criança durante o dia vai ter momentos para brincar, comer, fazer sonecas e dormir de forma regular (sem rigidez). Entretanto, é muito importante para a criança saber o que vem depois, a chamada previsibilidade. É uma forma de controle da ansiedade e aprendizado, com bons hábitos. Além disso, é essencial o respeito pela fase de desenvolvimento do sono da criança.

Por exemplo, é sacrificante demais para uma criança, que sente a necessidade de dormir 11 horas por noite, ficar acordada até às 23h ou 24h porque os pais chegam muito tarde do trabalho. No outro dia querem exigir da criança que acorde disposta às 7h da manhã. Para que tudo corra bem, os pais precisam entender as necessidades de sono da criança com parâmetros desenhados por alguns estudos científicos. Mas sobretudo decorrente de um olhar atento dos pais às necessidades específicas dos seus filhos, fazendo as adaptações necessárias e possíveis.

M: E no caso de pais com filhos múltiplos? É mais fácil ou mais difícil?

A: No caso de múltiplos, ritmo vira rotina mais rígida para o dia-a-dia fluir melhor (e os pais não enlouquecerem), principalmente nos primeiros meses de vida. É horário para trocar, para banho e soninho (dentro do possível). Aliás, não é incomum ouvir mães de trigêmeos falarem que os filhos dormem muito bem, justamente porque as crianças adquirem desde cedo o hábito de dormir em horários regulares. Ficam tão sossegados que o choro de um muitas vezes não incomoda o outro. Mas não pense que isso não exige trabalho contínuo.

M: Então o ideal seria ter uma rotina rígida, sem mudanças?

A: Esclareço que o fato de entender que é importante que a criança tenha um ritmo diário não significa que nunca vai poder dormir mais tarde do que o habitual, como em dias de festa. Desde que que isso não traga um grande aborrecimento para a criança, ou que não se trate de um bebê de poucos meses, é possível alterar a rotina às vezes, mudando gradativamente alguns dias antes do dia especial.

Quantidade de sono em cada idade

Para se ter uma ideia geral, recentemente, o National Sleep Foundation publicou uma pesquisa em que estabeleceu uma recomendação média de horas de sono necessárias em cada idade:

– Recém nascidos (0-3 meses ): Entre 14-17 horas por dia.
– Bebês (4-11 meses): Entre 12-15 horas.
– Crianças (1-2 anos): Entre 11-14 horas.
– Pré- escolares (3-5 anos): Entre 10-13 horas.
– Escolares (6-13 anos): Entre 9-11 horas.
– Adolescentes (14-17 anos): Entre 8-10 horas.
– Adulto jovem (18-25): Entre 7-9 horas.
– Adultos (26-64 anos): Entre 7-9 horas.
– Idosos (65+): Entre 7-8 horas.

rotina sono

Horas de sono recomendadas por idade

Até mais!

Deixe seu comentário