Quarto dia de aula dos trigêmeos

Hoje foi o quarto dia de aula dos trigêmeos na escola. Os meninos estão estudando em turmas separadas e estão se adaptando muito bem. Como nem tudo são flores, hoje rolou um pequeno stress.

Quando relatei o terceiro dia de aula dos trigêmeos ontem, contei que optamos por colocá-los dormir das 11h30 às 12h30 para que não fossem tão cansados à escola. Eles acordam cerca de 7h, então ficam bem cansados na hora que está começando a aula nessa semana de adaptação (14h).

Como ontem essa soneca fez muito bem, resolvemos repeti-la hoje. Quando a gente os coloca dormir depois do almoço, geralmente deixamos a janela do quarto aberta. Às 12h30 de hoje, abrimos a porta do quarto para que eles ouvissem nossos barulhos e fossem despertando lentamente. Marcelo apareceu na sala e eu expliquei que estava organizando os lanches e as mochilas. Ele viu o que ia levar de comidinha hoje e ficou animado. Levei-o fazer xixi e colocar o uniforme.

Murilo e Matheus não estavam acordando naturalmente, então fui com o Marcelo chamá-los. Por serem acordados, ficaram muito mal humorados! Fizeram birra para colocar o uniforme, não queriam fazer xixi, estavam achando tudo ruim. Mas, no fim, aceitaram e fomos para o colégio. No carro, fomos criando a expectativa de um dia de aula feliz. Perguntamos os nomes das professoras, dos coleguinhas e fomos deixando-os animados.

Ao chegar na porta que leva à Educação Infantil, ainda estavam tranquilos. Tinha uma fila de crianças. Chegou a vez de eles entrarem. Me abaixei e dei tchau naturalmente, como nos outros dias. Quando o Matheus recebeu meu beijinho, começou a chorar dizendo que queria a mãe. O Murilo, que já tinha feito beicinho ontem, acabou caindo no choro também. Marcelo ficou só olhando, como se não entendesse porque os manos não queriam entrar naquela escola tão legal!

Acho que o Murilo teria feito essa choradeira ontem, mas acabou entrando junto com os irmãos, seguindo o fluxo. Ninguém chorou, então por que ele ia chorar, né? Mas hoje, no momento que o Matheus abriu o berreiro, ele abriu também. Os dois choraram para caramba. O Marcelo? Pegou na mão da monitora e foi para a sala dele sem problemas.

Papai pegou o Matheus e levou para o pátio da escola, enquanto eu dava colinho e carinho para o Murilo. De repente, Matheus passou por mim e foi com sua mochilinha para a sala com a monitora. Perguntei: ‘como você o convenceu a ir?’. O papai contou que abriu a lancheira e mostrou o lanche e foi assim que o guloso aceitou ir. Papai tentou a mesma estratégia com o Murilo, mas não funcionou.

quarto dia de aula dos trigêmeos

Murilo chorou na chegada e não queria ficar na escola.

Perguntei se ele queria ficar na escola ou ir para casa e ele pediu para ir comigo. Eu já estava decidida a levar Murilo comigo de volta para casa. Mas aí o papai me mandou ser mais dura com ele, parar de agradar e mostrar como a escola é legal. Eu disse para ele que ia ficar ali esperando e que ele podia ir lá brincar com os amigos e colegas. A monitora pegou ele no colo, mas ele foi chorando e esperneando. Dez minutos depois, a coordenadora e a monitora vieram me dizer que, assim que ele viu a professora, correu para o colo dela e parou de chorar. Me disseram que eu poderia ir embora e que, se ele chorasse muito, me ligariam.

A hora da saída

Ninguém me ligou, então voltei ao colégio somente para buscar, às 16h15. Eu sempre busco o Marcelo primeiro porque é na primeira sala, mas hoje corri em direção à sala do Murilo. Cheguei lá e o encontrei sorrindo e brincando. A profe contou que ele parou de chorar assim que entrou na sala e que participou das brincadeiras e atividades normalmente. Ai, como eu queria ter uma câmera escondida!!!

Com Murilo de mãos dadas, fui à sala do Marcelo. A profe contou que ele chorou de novo logo que chegou, assim como ontem. Mas logo começou a brincar com um coleguinha e se acalmou. Quando eu cheguei, ele veio correndo e contava para a profe: ‘a mamãe chegou! Olha! Olha!’. Coisa mais querida!

Na hora de buscar o Matheus, a profe disse que ele nem deu sinais de ter chorado antes da aula. Chegou feliz, brincou, conversou, interagiu, participou. Na hora do recreio, viu que o Murilo estava no pátio com os coleguinhas e disse: ‘olha, o Murilo!’, mas preferiu brincar com seus colegas.

Hoje aprendi que não posso ficar na porta dando chance para eles fazerem manha comigo. Não é fácil ver nosso filho chorar, mas não posso dar escolha para ele. Quer ficar ou ir? Não. TEM que ficar. E ficar é muito legal! Quero trabalhar bastante isso amanhã de manhã antes de irem para a aula. Ah, e não vou deixá-los dormir. Na próxima semana já terão o horário regular e não vai dar tempo de dormir antes da aula. Então, não vale a pena deixar fazer essa soneca, que hoje só serviu para ficarem de mau humor.

Continuem acompanhando a adaptação escolar dos trigêmeos! Até mais!

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