Mãe sozinha em casa!

Minha vida, assim como a sua, é uma correria danada! Sempre trabalhando, cuidando dos filhos e da casa. Quando fica uma mãe sozinha em casa e fazendo o que gosta? Por aqui a resposta é nunca!

Saio correndo para o trabalho de manhã (sempre meio destrambelhada e atrasada), trabalho até 11h45 e vou para casa almoçar. Arrumo as mochilas dos meus quatro filhos com lanche, suco, fruta e água. Vejo recados na agenda, cuido para não esquecer a tarefa de casa. Levo para a escola e volto para o trabalho. Saio correndo do trabalho e busco na escola. Trago eles para casa e, duas vezes por semana, tenho que trabalhar à noite até às 21h. É uma correria ou não é?

Nunca sobra tempo para aquelas besteirinhas de mulherzinha que eu costumava fazer. Ir ao salão fazer a unha é raridade. Tô sempre com a sobrancelha “vencida”, passando da hora de fazer. Vou uma vez por mês e olhe lá. Nunca sobra tempo para conversar frivolidades com alguma amiga sem filhos. Nunca sobra tempo para ir no mercado com calma e ver as novidades. Nunca sobra tempo para ler um livro inteiro. Nunca sobra aquele tempinho para mim, nem que seja para fazer uma coisinha boba e idiota.

Aproveitando o tempo sozinha em casa

Mas hoje parece que o universo conspirou a meu favor. Eu tinha uma consulta médica marcada para às 16h e, por isso, havia cancelado uma aula (sou professora de inglês, aliás). Uma hora antes da consulta, ligaram do consultório dizendo que a médica tinha tido uma emergência e não poderia me atender. Na hora, fiquei indignada porque havia mudado minha agenda para poder ir. Mas, quando chegou o horário, me dei conta de que eu havia ganhado um presente: TEMPO!

Cheguei em casa às 16h. Olhei para a sala e a cozinha limpas e me lembrei, com imensa alegria, que a faxineira tinha vindo hoje. Olhei para minha máquina de pão. Coloquei os ingredientes que eu mais gosto (chia, quinua, amaranto, linhaça, gergelim e farinha integral) e programei a máquina. Vim para a sala, tudo limpo e organizado. Fui para o banheiro. Tudo limpo e organizado. Sentei no sofá. Vi minhas redes sociais, meus e-mails, tudo na maior tranquilidade do mundo. Fiquei procurando o que fazer. Eu tinha a casa todinha para mim! Sem filhos, sem marido, somente eu! Euzinha! Na minha própria casa. No meu sofá.

mãe sozinha em casaPude, muito calmamente, pegar o livro que eu tanto quero ler e nunca sobra tempo. Leio umas duas ou três páginas por dia e não consigo avançar na história. Pois sentei no sofá e mergulhei no mundo de Claire e Jaime, no terceiro volume da série Outlander chamado Voyager – que eu altamente recomendo a quem gosta de histórias românticas de mulherzinha (ah, entrou no Netflix a segunda temporada da série baseada nestes livros). Com uma bela xícara de café na mão, pude curtir uma coisa que EU gosto, no melhor lugar do mundo: A MINHA CASA!

Claro que eu só tive uma hora livre. Às 17h eu saí de casa para buscar meus filhos na escola. Dirigi o carro sonhando em quando eu poderia ter esse tempinho maravilhoso para mim de novo. Voltei decidida a reservar um espaço na minha agenda para o meu cantinho, meu lar, meu lugar ideal, com a paz que esta única hora me proporcionou durante esta maravilhosa tarde. É essencial que a gente tenha vida fora da bolha da maternidade por alguns momentos e recupere nossa sanidade. Mas não apenas nossa sanidade, mas também nossa essência, nossos gostos, nossas preferências. Faz um bem danado para a gente e para os filhos, que, assim, poderão conviver com uma mamãe muito mais iluminada e feliz.

E você? Quando tem um tempinho só para si?

2 comentários

  1. Avatar
    Grazi Motta

    Eu só consigo um tempinho depois q dormem …os 3filhos e o marido..isso depois das 22hrs.

  2. Avatar

    Moramos no exterior e sem a ajuda da família e sem ajuda em casa é quase impossível ter esse tempinho. Mas no final do mês meu marido e filho vão para o Brasil visitar a família por 3 semanas e eu não vou poder ir porque estou grávida do segundo. Não sei quem está mais ansioso com essa viagem, meu filho que quer rever a família, ou eu por ter 3 semanas todinhas só pra mim! Haha Já estou fazendo uma listinha do que vou fazer (arrumar as coisas pro segundo bb, comprar o que falta do enxoval, organizar a casa q nunca dá tempo, ler, colocar meus seriados em dia, colocar o sono em dia, sair com as amigas, ir no cinema, etc etc etc) e acho que 3 semanas vão ser até pouco pra tudo que quero fazer! rs

Deixe seu comentário