Meus trigêmeos precisam usar óculos

Os trigêmeos estão com 4 anos e 10 meses e na semana passada eu descobri que os três precisam usar óculos! O Marcelo havia sido diagnosticado com astigmatismo em abril deste ano, mas nós nunca havíamos desconfiado que Matheus e Murilo também precisassem. Exatamente, meus trigêmeos precisam usar óculos!

meus trigêmeos precisam usar óculos

Tudo começou em janeiro de 2018, quando resolvi levar a Mônica ao oftalmologista somente porque segui uma onda da turma dela da escola. A maioria das mães já haviam levado os filhos consultar com um médico desta especialidade, uma vez que estavam iniciando o primeiro ano do ensino fundamental. Não enxergar bem dificulta a aprendizagem e nesta fase é muito importante.

Bem, levei a Mônica para consultar apenas por precaução e ela tirou nota 10 na consulta. Não precisa usar óculos. Mas dois meses depois de ter levado a Mônica, percebi que o Marcelo estava olhando muito de perto quando mostrei umas fotos para os três. Notei que, ao pegar o lápis, ele se aproximava muito do papel para escrever seu nome e fazer seus desenhos. O Marcelo é canhoto (assim como a Mônica), então naturalmente o jeito que ele pega o lápis já é com o braço um pouco mais deitado. Mesmo assim, achei que estava precisando se aproximar demais para enxergar melhor.

Por isso, levei o Marcelo ao oftalmologista em março, que constatou que ele precisava usar óculos e que tinha 2.25 graus de astigamatismo. O astigmatismo se caracteriza pela visão distorcida ou borrada das imagens, tanto à longa como curta distância porque a superfície da córnea é ovalada. A principal causa é genética. Eu não uso óculos, tampouco usa meu marido. Mas meu pai precisa e minha sogra também.

Fui orientada a consultar uma oftalmologista especializada no público infantil. Como demorei para conseguir consulta com ela (4 meses), resolvi mandar fazer os óculos para ele enquanto isso. Quando finalmente a consulta chegou, a doutora percebeu que o grau era 2.75 e aconselhou que a gente comprasse uma lente específica e uma armação mais recomendada para crianças. Comprei o segundo par de óculos para o Marcelo.

Conheça nosso novo e-book de receitas saudáveis clicando aqui!

Consulta do Matheus e do Murilo

Assim como a Mônica, eu nunca pensei que Matheus e Murilo precisassem usar óculos. Nunca havia notado neles qualquer dificuldade para enxergar. Mas pelo fato de eles serem trigêmeos, quando marquei a consulta do Marcelo com essa oftalmologista pediátrica, resolvi marcar também para Matheus e Murilo. Mas apenas para aliviar a consciência. Tinha certeza de que eles não iam precisar!

Como a consulta do Marcelo era mais urgente (eu já sabia que ele precisava de óculos), consegui para antes. A dos meninos marquei sem urgência, conseguindo apenas para agosto. Tamanha não foi minha surpresa ao saber que eles também têm astigmatismo e precisam usar óculos. Matheus e Murilo precisam usar óculos com 2.50 graus. A prescrição deles é praticamente idêntica, sendo que a única variação é o grau de um dos eixos (detalhe que não sei explicar aqui). Por isso, a médica pediu para a gente cuidar muito para que eles não usem os óculos um do outro. Cada um vai ter que ter o seu e usar o tempo todo.

A adaptação do Marcelo foi ótima, tendo um pouco de dor de cabeça somente na primeira noite de uso. No último sábado, seguimos a orientação da oftalmologista e compramos os óculos dos outros dois meninos. Veja no vídeo a seguir:

Bom, agora é esperar chegar os óculos e ver como será a adaptação dos meninos. Como mãe, me senti culpada por não ter percebido a necessidade dos outros dois em usar. Me lembro de um dia, brincando com os óculos do Marcelo, a Mônica ter colocado no rosto e tirado imediatamente, dizendo que era horrível usar aquilo. Na mesma brincadeira, Matheus e Murilo colocaram e ficaram alguns instantes com ele, sem estranhar. Estava aí uma pista que eu não quis ver.

Mas agora tudo estará resolvido. Continuaremos contando essas novidades por aqui. E você pode nos acompanhar em nosso canal no YouTube! Até mais!

Assista ao vídeo da consulta na oftalmologista:

1 comentário

  1. Bruna Siqueli

    Michele boa noite! Tudo bem?
    Estão lindos!!!!!! Minha filha de 4 anos também terá que usar.
    Que modelo te aconselharam comprar?
    Obrigada!

Deixe seu comentário