O que meus filhos comem

A alimentação aqui em casa é algo levado bastante a sério. A gente tenta manter a rotina alimentar da maneira mais saudável possível para que possamos permiti-los guloseimas de vez em quando. Saiba neste post o que meus filhos comem durante o período de uma semana.

O objetivo deste post é mostrar como minhas quatro crianças se alimentam e também dar sugestões para as mães que estão em dúvida sobre como variar o cardápio. Temos uma rotina alimentar com cardápio semanal, que permite algumas variações. A gente também conta com o auxílio de uma funcionária, que cozinha ao meio-dia de segunda a sábado (o que facilita muito a vida). No final deste texto, há o vídeo para o nosso canal no YouTube sobre o mesmo assunto. Se preferir, corra lá agora mesmo! 😉

O que meus filhos comem: cardápio semanal

o que meus filhos comem

Comendo brócolis como aperitivo do almoço.

Nossa funcionária (dona Lourdes) inventou um cardápio semanal que funciona muito bem. Ela cozinha de segunda a sábado ao meio-dia e deixa várias coisas prontas ou semi-prontas para as demais refeições. Na segunda-feira, ela sempre cozinha feijão, que é reaproveitado na terça-feira. Na terça-feira à tarde ela faz um molho caseiro de tomate muito simples que facilita as preparações dos demais dias.

Ela corta grosseiramente cerca de 3-4 cebolas e utiliza uma lata de tomate pelato (de qualquer marca). Deixa tudo cozinhando em uma panela por cerca de 30 minutos e depois bate no liquidificador. Começamos a fazer isso porque a Mônica (assim como muitas crianças) não gostava de ver a cebola no molho. Mas a ideia foi muito boa e esse molho é feito todas as semanas. Ela faz nas terças e congela para os outros dias. Acaba usando na quarta-feira para o macarrão e na sexta-feira para o strogonoff.

A gente varia o cardápio aqui em casa da seguinte maneira:

Café da manhã: Para o café da manhã a gente varia entre tapioca com queijo, panqueca de aveia com pasta de amendoim, bolinhos caseiros (geralmente de iogurte ou cenoura), torrada de queijo, pão com geléia de uva ou morango, biscoito caseiros (geralmente de amendoim ou aveia com chocolate).

Almoço: Para o almoço, geralmente tem feijão na segunda, que preparamos a mais para ter também na terça. Então as crianças comem feijão duas vezes por semana. Para fixar bem o ferro do feijão, fazemos suco de laranja natural nesta refeição. O que varia é a carne. A Mônica não come o grão do feijão, somente o caldo.

Outra coisa que acompanha geralmente o almoço dos meninos é brócolis. Muita gente me pergunta nas redes sociais se as crianças comem vegetais e frutas. Posso dizer que a Mônica gosta de várias frutas (melão, pêssego, bergamota – ou tangerina -, ameixa, uvas, etc.), mas os meninos ficam sempre nas tradicionais banana e maçã. Quanto aos vegetais, Mônica experimenta mas não gosta de quase nada. O único vegetal que come é cenoura crua. Os meninos adoram comer brócolis como aperitivo do almoço desde que eram pequenos. O Marcelo comia tomate cereja também. Mas hoje brócolis é o único vegetal que tem saída com as crianças aqui em casa. Menos a Mônica, que não gosta.

Eles me vêem comendo salada todos os dias e perguntam e pedem para provar. Tenho esperança de que um dia comecem a curtir.

Lanche da tarde: À tarde els vão para a escola e precisamos enviar lanche. Lá, fico muito contente com algumas restrições que a escola faz. Eles prezam o lanche saudável, então não pode levar biscoito recheado, chocolate, bolo com coberturas açucaradas, essas coisas. E tem todos os dias o lanche da fruta, que é comido antes do “outro lanche”. Os meninos levam todos os dias maçã ou banana (às vezes morango e uva verde). A Mônica, como eu disse, varia um pouco mais. Esses são os exemplos de lanche que eles levam:

o que meus filhos comem

Jantar: Na hora da janta geralmente a gente tenta aproveitar as sobras do almoço. Aqui a gente aproveita muito a comida, para evitar o desperdício. Quando fazemos uma nova refeição, geralmente é polenta mole; ou um risoto com o molho da massa que sobrou do almoço; ou sopa de agnolini, que as crianças adoram. Também às vezes faço massinha de panqueca para rechear com carne moída, se sobrou do almoço.

Fim de semana: Nossa rotina semanal é bem organizada, mas nos fins de semana a gente varia um pouco mais. No jantar de sábado ou domingo, às vezes comemos hambúrger ou pizza. Nos lanches, comemos pipoca. No café da manhã de domingo, com frequência faço waffle doce com gotas de chocolate.

Aqui no blog, há diversas receitas legais na aba Receitas. Diversas sugestões. Também temos o meu novo e-book de receitas e sugestões saudáveis, que pode ser adquirido aqui por R$58,00 (ou em 6x no cartão de crédito). Até mais!

2 comentários

  1. Ariane Passos

    Oieeeee…. Fiquei interessada no d queijo…. É vc mesma quem faz?? Se for pode me passar a receita??

  2. Thaís

    Assisti esse vídeo e aproveitei muitas idéias. Obrigada Michele!
    Bjs

Deixe seu comentário