Últimos posts

Trigêmeos na Eliana!

Gente, nós participamos do Programa da Eliana! Os trigêmeos na Eliana!

Trigêmeos idênticos no Programa da Eliana

Nossa família no palco com Eliana.

Bora contar tudo com detalhes…. No dia 14 de fevereiro de 2024, um produtor do Programa da Eliana entrou em contato conosco devido a alguns vídeos que fizemos que viralizaram no nosso Instagram e no nosso TikTok. Ele estava nos convidando para participar do quadro Famosos da Internet, do Programa da Eliana! Estavam organizando o quadro com foco em crianças que viralizaram, então chamaram de Famosinhos da Internet!

Entre o fim de janeiro e início de fevereiro, vi nas redes sociais uma nova trend. Muitos perfis faziam vídeos assim: “Somos (aqui inseriam sua resposta) e é claro que…” e falavam sobre coisas ou perrengues que já tinham acontecido com eles.

Por isso, tive a ideia de chamar outras mães de trigêmeos e mais um (ou seja, mulheres com o mesmo perfil que eu) para fazermos um vídeo juntas e falarmos dos nossos perrengues. Enquanto montávamos o roteiro, tive algumas ideias que não ficariam legais no vídeo em conjunto pois apenas uma das três mães que convidei também tinha filhos idênticos. Sendo assim, gravamos sozinhos alguns vídeos sobre eles serem idênticos e as bobeiras que isso gera. Acreditam que deu 10 milhões de visualizações no Instagram?

Alguns outros vídeos nossos viralizaram no nosso Instagram e no nosso TikTok. E por isso, então, fomos convidados a participar deste quadro do Programa da Eliana. Sim, os trigêmeos na Eliana!

Viagem e vlog dos trigêmeos na Eliana

O SBT mandou as passagens para nós e reservou hotel para a gente em São Paulo-SP. Viajamos para São Paulo no dia 12 de março. Gravamos o programa no dia 13 de março, uma quarta-feira. Conhecemos e nos tornamos amigos de diversos outros participantes do programa. Todos estavam muito animados em estar participando do Programa da Eliana.

Voltamos para nossa casa, em Caxias do Sul-RS, no dia seguinte, 14 de março. Foi supercorrido, mas muito divertido! O programa vai ao ar (ou foi ao ar, dependendo quando você estiver lendo) neste domingo, dia 24 de março!

Assista ao vlog sobre nossa ida, no YouTube:

Até mais!

Nós temos trigêmeos idênticos!

Foto de Bruno Todeschini

Depois de 10 anos, descobrimos que nossos trigêmeos são idênticos! Depois de falar tantas vezes aqui no blog e nas redes sociais que nossos filhos eram frutos de dois embriões e que um tinha se dividido em gêmeos idênticos, preciso reorganizar meus pensamentos e entender o que aconteceu dentro do meu útero há tantos anos atrás.

Quando engravidei pela segunda vez, em fevereiro de 2013, levei um susto muito grande na primeira ecografia ao vermos dois sacos gestacionais. De acordo com a médica que nos atendeu naquele dia, eu estava grávida de gêmeos bivitelinos. Ou seja, eu havia ovulado duplamente, os dois óvulos haviam sido fecundados por dois espermatozóides, e eu estava esperando dois bebês não-idênticos. Eu teria tido o caso da ilustração abaixo, à direita.

nós temos trigêmeos idênticos

Diferença entre gêmeos idênticos (ou monozigóticos ou univitelinos) e fraternos (ou bivitelinos).

Porém, alguns dias depois, descobrimos que, na verdade, em um dos dois sacos gestacionais havia dois embriões. Eu estava grávida não de gêmeos, mas de trigêmeos!

Observe a imagem acima novamente. Segundo os médicos, tínhamos os dois casos acima numa mesma gestação e, por isso, haviam nos dito que nosso caso era de trigêmeos plurivitelinos. Tínhamos os gêmeos fraternos e, dentro de um dos sacos gestacionais, tínhamos o caso dos gêmeos idênticos. É o caso da ilustração da direita e, dentro de um dos embriões, o caso do desenho à esquerda. Isto é, dois gêmeos idênticos e um fraterno ou não-idêntico. Diferente.

Porém, desde que eles nasceram (com 34 semanas, em outubro de 2013), vimos semelhanças importantíssimas nos três. À época, até escrevi sobre isso neste texto onde me questionava e fui informada que seria possível sim que eles três fossem idênticos. Havia uma explicação para isso e a dúvida poderia ser tirada com um teste de DNA de gemelaridade. Como o exame era caro e não necessário, deixamos de lado.

Mas com o passar dos anos, eles foram ficando ainda mais parecidos e a curiosidade foi aumentando. Descobrimos que os três precisavam de óculos porque tinham astigmatismo e praticamente o mesmo grau. E recentemente ficamos chocados com o fato de que, em um raio X da boca, descobrimos que os três não têm o mesmo dente molar permanente. Uma grande coincidência que só nos deu a entender que eles eram, sim, idênticos! Tava na hora de tirar a dúvida e fazer o exame.

Fizemos o teste de DNA de gemelaridade no Laboratório Diagnose, em Caxias do Sul-RS, pelo custo de R$210,00 por criança. Neste exame, realizado com a coleta de saliva, descobrimos que os trigêmeos são 100% idênticos.

Segundo o Laboratório Diagnose incluiu no laudo: “raramente a divisão acontece muito precocemente (estágio de mórula) e, nestes casos, cada gêmeo terá seu âmnio, seu córion e sua placenta. O evento mais comum é gêmeos monozigóticos (idênticos) compartilharem a mesma placenta”.  

Pesquisando em sites médicos na internet, encontrei a informação de que o estágio de mórula representa a última etapa da divisão celular após a fertilização do óvulo. Quando a separação dos gêmeos acontece dentro de 72 horas após a fertilização, resultam dois embriões separados, como se fossem bivitelinos ou não-idênticos!

De acordo com o site Brasil Escola, a formação dos gêmeos monozigóticos pode ocorrer no primeiro dia da fertilização ou então até 14 dias após. “Em 30% dos casos, essa formação inicia-se com a separação dos blastômeros por volta do terceiro dia, quando o zigoto ainda é chamado de mórula. Nesses casos, durante o desenvolvimento, observa-se a formação de cório e âmnio individuais. Em 70% dos casos, no entanto, a formação começa mais tardiamente e verifica-se a formação de um córion e dois âmnios, quando a divisão inicia-se até o oitavo dia de fecundação, e um âmnio e um córion quando a divisão é iniciada após esse período.”

Veja mais no site Brasil Escola sobre “Gêmeos”. 

Encontrei, ainda, a informação de que, quando a separação dos gêmeos acontece entre 8 e 13 dias, apenas um âmnio e cório se formam. Cerca de 2% das gestações incluem essa variação (que é considerada a mais arriscada para a saúde e formação dos fetos).

O que aconteceu no nosso caso foi que eu só tive um óvulo, que foi fecundado com um espermatozóide. Este embrião se dividiu uma vez ainda na fase mórula (até 72h depois da fertilização do óvulo) e voltou a se dividir entre 8 a 13 dias depois da fertilização. Um embrião que se dividiu duas vezes em fases diferentes. 

Minha irmã querida, Marina Faé Velho Schmitt, fez esta arte para me ajudar a explicar melhor o que tinha no meu útero:

trigêmeos idênticos

Crédito da imagem: Marina F V Schmitt

Eu achei esta história toda INCRÍVEL! Nem acredito que os nossos trigêmeos são idênticos, ainda mais raros do que nós pensávamos. Por enquanto, esta descoberta não muda nada na nossa vida. Mas explica algumas dúvidas que tínhamos. Com relação à saúde, pode ser útil saber isso pois eles podem ser doadores de órgãos ou medula de uns para os outros, por exemplo.

Descobri que sou uma máquina de xerox! Heheheehe. Até mais!

Trigêmeos na mesma turma em aula presencial

Hoje quero falar um pouco sobre nossa escolha de colocar os trigêmeos na mesma turma e enviar os meninos para as aulas presenciais. Decidi trazer o assunto porque eu mudei de opinião. As opiniões das pessoas são muito diferentes e eu respeito muito. Por isso também estou expondo a minha, buscando respeito.

No ano passado, estávamos vivendo aulas remotas com cada um em uma turma. Foi desgastante para nós, mas demos um jeito e terminamos o ano com tudo em dia. Como imaginávamos que neste ano as aulas seriam em sistema de rodízio (quando um grupo vai em um dia e outro grupo no outro), resolvemos colocá-los na mesma turma. Sempre defendemos que cada um tivesse sua turma, com o principal objetivo de promover a interação com colegas de maneira individualizada. Mas, no momento, o que menos queremos é interagir de perto com outras pessoas, devido aos riscos de pegarmos o coronavírus.

Veja também: Por que separamos os trigêmeos?

Trigêmeos na mesma turma

trigêmeos na mesma turma

Juntinhos na escola.

Nosso objetivo em colocá-los na mesma turma foi:

  1. Facilitar nossa vida durante as aulas remotas. Se queríamos que estivessem separados para terem os próprios amigos e serem indivíduos únicos na escola, na aula online isso se perde totalmente. Não temos dispositivos (computadores, celular ou tablets) o suficiente para termos 4 crianças em aulas online diferentes;

  2. Se for o caso de ter crianças contaminadas (ou se nós estivermos contaminados sem sabermos), as chances de espalharmos o vírus seriam muito grandes com cada criança da mesma família em turmas diferentes.

Iniciamos o ano letivo com bandeira laranja, que classifica o estado do RS em risco médio. Veio um decreto que autorizou aulas presenciais para a Educação Infantil até o 2° ano (série que os trigêmeos estão). Mesmo com medo de deixar que eles corressem riscos de se contaminarem, resolvemos mandar os meninos para a aula para ver como a escola estava organizada. Nos surpreendemos positivamente com a maneira como eles organizaram os ambientes para receber os alunos com distanciamento. Os meninos passaram a ir todos os dias e estão muito mais animados e contentes. Depois de 11 meses em casa todas as tardes, voltaram a passar 4 horas na escola fazendo atividades para a idade deles.

Bandeira preta e risco altíssimo

Porém, os casos aumentaram muito no nosso estado. As UTIs estão lotadas, e o governador aumentou as restrições e classificou o Rio Grande do Sul inteiro na bandeira preta. Somente os serviços essenciais podem abrir e todo o resto tem que estar fechado até o dia 7 de março, quando a situação será reavaliada. Mas pela primeira vez, as escolas foram autorizadas a continuarem abertas, atendendo os alunos até o 2° ano. Pela primeira vez, bares e restaurantes estão fechados enquanto a escola está aberta.

As crianças estão sim mais expostas ao vírus indo à escola. Mesmo com máscara e álcool em gel. Tanto que em uma das turmas as aulas foram suspensas hoje por 15 dias pois um dos alunos testou positivo. Mesmo assim, estou sendo a favor de enviar meus filhos pelo bem geral que frequentar a escola faz. Sabe por quê? A gente pode se contaminar no trabalho, saracoteando pelas lojas no centro da cidade, com as compras do mercado, com a visita de um parente, pegando elevador com um vizinho que insiste em não usar máscara. A gente pode se contaminar com o produto que pedimos por tele-entrega no aplicativo! Então, isto significa que temos que nos cuidar a todo o momento, sem exceção.

Eu acho que a escola é essencial para meus filhos. Respeito a opinião de todos que pensam diferente. Sei dos riscos e estou orientando as crianças e confiando na escola. Para nós tem sido positivo.

Para acompanhar toda a nossa rotina com aulas presenciais e online, assista nosso canal no YouTube! Temos vídeos novos todas as terças e quintas! Até mais!

O quarto novo da Mônica

O quarto novo da Mônica ficou pronto e nós estamos apaixonados! Conseguimos mudar diversas coisas e deixá-lo muito mais prático e funcional. Veja neste vídeo em detalhes como ficou:

Quando eu estava grávida, há 9 anos, fizemos o quarto dela com um guarda-roupas reaproveitado do quarto da minha sobrinha. Na ocasião, a família dela estava de mudança e eles estavam de desfazendo dos móveis. Haviam sido feitos sob medida, mas encaixaram quase que perfeitamente no cômodo que tínhamos.

À época, colocamos um berço que, mais tarde, virou mini cama. Mais tarde, a vovó presenteou com uma cama de carruagem. E o balcão que servia como trocador acabou virando a mesa de estudos da mocinha. Mas… o guarda-roupas estava muito grande e próximo da porta. A cama de princesa ocupava 25cm a mais na cabeceira e no pé, o que resultava em 50cm a mais de espaço além do colchão. Mônica está crescendo e o quarto não estava legal.

Como ficou o quarto novo

quarto novo da Mônica

Reformar o quarto dos trigêmeos era uma necessidade e foi feito. O bom é que diversos dos móveis aéreos puderam ser reaproveitados no quarto da Mônica e o resultado foi show! Acabamos decidindo pintar, colocar um vidro colorido na escrivaninha e acrescentar luzes para ela estudar melhor. Pronto! Ficou uma beleza!

A organização ficou ótima. Tirar o móvel que fazia o canto do guarda-roupas foi essencial para ganharmos espaço de circulação. E o espaço que deixamos de ter para guardar coisas não fez falta alguma. Jogamos fora várias coisas que não usávamos mas ainda guardávamos porque tínhamos aquele espaço.

quarto novo da Mônica

Antes…

quarto novo da Mônica

Depois…

Ter trocado o piso do apartamento também fez uma grande diferença na qualidade da reforma dos dois quartos. O investimento valeu super a pena. Conseguimos um excelente preço na compra da madeira e também na colocação (em janeiro de 2020).

O luxo da reforma foi o lustre de corações! Amei quando vi e escolhi na hora! Outra coisa que gostamos muito foi o móvel de rodinhas com gavetas que compramos via internet por um precinho muito camarada. Atendeu às nossas necessidades e foi super em conta.

quarto novo da Mônica - lustre

O lustre de corações

Como dica de organização, sugiro que utilize colméias como as da foto abaixo. Comprei as nossas em uma loja de produtos para a casa aqui na minha cidade. Gastei R$22,00 e foi super em conta. Comprei uma para a gaveta das meias e outra para a gaveta das calcinhas. No quarto dos meninos nós também colocamos para guardar a roupa íntima deles.

quarto novo da Mônica - organização

Colmeias para as meias e calcinhas.

Assista ao vídeo, no início deste post, para ver com detalhes como ficou o quarto novo da Mônica! Até mais!

Como ficou o quarto novo dos trigêmeos

O quarto novo dos trigêmeos finalmente ficou pronto! As crianças e eu estamos ansiosas para mostrar como ficou cada detalhe, por isso convidamos você a assistir esse vídeo que mostra o antes, durante e depois desta nossa pequena obra:

Bom… Nosso apartamento tem três quartos e cerca de 95 metros quadrados. Quando engravidei dos trigêmeos, já tínhamos nossa filha Mônica, que teve seu quartinho planejado verde e roxo. O outro quarto livre estava sendo usado como escritório e também tinha uma esteira para exercícios. Minha segunda gravidez foi planejada e tínhamos a ideia de manter os móveis do escritório e acrescentar ali o bercinho do segundo filho, comprando aquelas caminhas com cômoda acoplada.

Mas vieram trigêmeos! E assim precisamos refazer diversos dos planos que tínhamos. O escritório foi desativado e o quarto foi planejado por um marceneiro, meu marido e eu e contou com a ajuda de uma das minhas irmãs, que é arquiteta. Todos os detalhes do planejamento e execução daquele projeto estão listados aqui:

 O PRIMEIRO QUARTO DOS TRIGÊMEOS

Naquela época, previmos que teríamos que mudar o quarto quando os meninos tivessem cerca de 5 anos. Isso seria porque a caminha ia ficar pequena e a funcionalidade do quarto também teria que mudar.

Quando os meninos fizeram 6 anos, começamos a perceber que a hora tinha chegado! Eles estavam muito apertados na cama (que tinha 70cm de largura e 1,30m de comprimento) e nós queríamos que eles tivessem mais conforto.

O quarto novo dos trigêmeos: o projeto

Chamamos os arquitetos Cláudia e Gildo para nos ajudarem nesta nova empreitada. Eles ouviram todas as nossas necessidades e montaram um belo projeto para o quarto. Não queríamos que tivesse televisão no quarto. Queríamos que fosse muito funcional e que tivesse beliche. Porém, não tínhamos o desejo de que o beliche tivesse uma cama em cima da outra. Preferíamos que fosse meio desnivelado, para dar um design mais moderno.

Mas descobrimos que a falta de espaço ia atrapalhar este nosso desejo, principalmente porque a maneira como havíamos imaginado não possibilitaria que a cama superior ficasse presa de maneira segura. Então confiamos no trabalho deles para que criassem um beliche que fosse seguro, bonito e atendesse nossas necessidades. Este foi o resultado:

quarto novo dos trigêmeos quarto novo dos trigêmeos - projeto quarto novo dos trigêmeos

Depois do projeto, os marceneiros executaram um excelente trabalho. Assista, no início deste post, ao vídeo onde conto com todos os detalhes como foi que ficou o quarto novo dos trigêmeos! Lá detalho onde estamos guardando cada coisa e porque optamos por algumas coisas que não estavam previamente no projeto. Os meninos estão apaixonados por seu quarto novo e contaram tudo isso no vídeo também!

como ficou o quarto novo dos trigêmeos

Até mais!