14 coisas que já me disseram ao me ver com trigêmeos

Quando a gente vê uma mãe com filhos múltiplos, dá uma curiosidade danada, não é? As mães de múltiplos ouvem comentários e perguntas malucas sempre que saem com os filhos. Nesse post, listo 14 coisas que já me disseram ao me ver com trigêmeos e eu achei engraçado, e às vezes nem tão engraçado assim. Vamos à elas?

14 coisas que já me disseram ao me ver com trigêmeos

1) São gêmeos? Os três? E são todos seus? É muito engraçado quando me perguntam isso. Algumas vezes já ouvi essa pergunta e algumas variações dela. A pessoa fica tão chocada em ver três crianças iguais que perde a noção e pergunta pra ter certeza do óbvio. Claro que são todos meus.

2) A menina também é sua? Quando saio com os quatro, somos parados diversas vezes por curiosos. A pergunta que mais me fazem é: “são todos seus?”. Sim, todos meus. “Até a menina?” Sim, até a menina. Eu sei que é chocante.

3) Você fez tratamento? Não fiz, mas não vejo muita importância nisso. É como se as pessoas procurassem uma justificativa para eu ter trigêmeos. Ah, se fez tratamento então ok, entendi. Mesmo com tratamento a probabilidade de trigêmeos é baixa. Quanta gente fez e não engravidou de múltiplos…

4) Os três são meninos? Ai, gente, espero que eles não tenham cara de menina! Hehehehe. Acho graça quando percebem que são bem parecidos e ainda perguntam se os três são meninos. Aliás, uma vez me perguntaram se os três eram meninos mesmo depois de eu ter dito os nomes deles.

5) Os três meninos, que sorte.  Uma mulher nos parou em um dos corredores do shopping e disse: “Os três meninos, mas que sorte!” Abri a boca, num choque. Então se fossem meninas era azar? Ainda tem gente que pensa assim? Em pleno 2015?

6) Fechou a fábrica, né? Fechei. Não fechei. Fechei. Não fechei. Fechei. Não fechei. Gosto de dizer que eu quero ter outro daqui uns anos. Isso não é verdade, mas me deixa, né?

7) Não fez ligadura? Quando conto que não fiz, sempre me perguntam por que não. Minha obstetra não quis nem falar sobre esse assunto porque os bebês poderiam não nascer bem e não estar mais aqui. Existem outros métodos contraceptivos.

8) É bonitinho quando não é você que cuida. Me disseram isso fim de semana passado. “Eu acho seus filhos muito bonitinhos. Aí comentei isso com minha nora e ela me disse: ‘Você acha bonitinho porque não é você que cuida'”. Respondi: Olha, sou eu que cuido mas continuo achando bonitinho.

9) Ah, coitada! Mas o bom é que cria tudo junto, né! A pessoa era de idade e ficou com pena de mim. Quis amenizar meu sofrimento me mostrando o lado bom em ter trigêmeos.

10) Como você fez para ter trigêmeos? Uma mulher realmente me perguntou o que ela podia fazer para também ter trigêmeos. Me disse que era seu sonho. Me pediu dicas. Gente, a vida me pregou essa peça de me contemplar com trigêmeos. Não fiz nada de especial.

11) Mas que coragem, hein? Eu escuto bastante essa frase, mas não entendo muito bem os que as pessoas querem dizer com ela. Acham que tenho coragem de quê, exatamente? Coragem em encarar a situação e criar meus filhos? Coragem por não ter abortado quando descobri que eram três?! Pô, a vida deu o limão, tive que fazer limonada. Não tive escolha. Cá estou eu com todo o amor do mundo, criando meus trigêmeos, criando meus quatro filhos.

12) Nossa, quatro?! Eu já tinha ficado louca. Às vezes eu me vejo louca mesmo, mas respiro fundo e continuo a vida. Trabalho dão, mas a gente tem que escolher o lado bom, né…

13) Você assim tão novinha com tantos filhos… Nossa, depois de ter quatro filhos e as olheiras que ganhei, alguém ainda me achou novinha! Ganhei o dia. Tenho 32 anos, aliás. Sou bem nova mesmo. E comecei a “fazer filho” quando tinha 28. Na boa, sem brincadeira, sou mesmo privilegiada!

14) Se um já dá trabalho, imagina 3! Eu corrijo: são 4! Ouço essa frase quase todos os dias. No início me irritava, hoje estou mais de boa. Escutamos recentemente a variação, de um pai de gêmeos: Se eu com dois fico louco, imagina 4! É, imagine só…

Leia também: Mães de múltiplos sofrem preconceito?

36 comentários

  1. Avatar
    Rodiane

    Hilário, muda-se a cidade, e as abordagens, questionamentos e espanto são os mesmos, amo ser mãe de múltiplos. Beijinhos na turminha.

    1. Michele Kaiser

      Hehehehe. É verdade! Beijos nos teus!

  2. Avatar
    Alcione Melo

    Olá Michele! Tenho um menino de 07 anos e pensei bastante sobre a decisão de ter o segundo filho. Criei coragem no início desse ano e disse: é agora ou nunca. Engravidei no mesmo mês. No mês seguinte descobri que são gemeos univitelinos. De início fiquei em pânico! Pensei: vou passar de 01 filho para 03! Agora estou um pouco mais calma, assimilando aos poucos as informações, fuçando sobre o tema. Descobri seu site e achei muito legal! Muito bom aprender com as experiências das pessoas. Isto é reconfortante! Um abraço!

    1. Michele Kaiser

      É engraçado como a vida nos traz surpresas… Parabéns pelos seus gêmeos! Pulei de 1 pra 4. O susto é grande mas eles nos enchem de alegria. Beijos!

  3. Avatar
    Tamara

    Oi Michele! Sou mãe da Júlia, de 05 anos e das Gêmeas Gabriela e Rafaela. Os comentários que escutamos são muito engraçados! Estão todas de rosa e brincos. “É um menino e uma menina??””. kkk. beujos

    1. Michele Kaiser

      A gente dá todas as pistas e eles ainda têm dúvidas… kkkkkk! Beijos!! Parabéns pelas meninas!

  4. Avatar
    Élen

    Oi Michele!
    Também sou de Caxias, e acompanho teu blog desde que você deu uma entrevista para o Pioneiro, no dia das mães!
    Adoroo acompanhar vocês!! Sei que é chato, mas acho que quando vê-los por ai, também vou te abordar! hehehe Mas prometo não fazer essas perguntinhas hehehe
    Abraço,
    Élen

    1. Michele Kaiser

      Olá, Élen! Que legal!!! Pode nos abordar, sim! A gente sai pouco, mas pode acontecer! Beijos.

  5. Avatar
    etiene

    Nossa achei incrivel vc com seus 4.
    Eu tenho 22 anos. E aos 20 engravidei pela primeira vez e vieram trigêmeos ( LUAN LUCAS E LEO).
    HOJE tenho 22 e eles 1 ano e 3 meses.
    Muito interessante tudo q vc escreveu aki. Boa sorte. Felicidades

    1. Michele Kaiser

      Que legal sua história, Etiene!! Parabéns!

  6. Avatar
    Aline

    Acho que o comentário a respeito de não serem meninas é em relação aos gastos que menina dá, principalmente na adolescência (cabelo, unhas, depilação, maquiagem, sapatos, roupas – tá que meninos também precisam de roupas e sapatos, mas meninas são mais consumistas!).
    Há pouco tempo uma colega de trabalho, ainda grávida disse:”Ainda bem que é um menino. Se fosse uma menina eu ia falir de vez!” hahahahha

    1. Michele Kaiser

      Quem sabe… Mas era uma senhora de uns 65 anos… Acho que era machismo mesmo. Beijos!

  7. Avatar
    lucirene de souza

    Oi Michele!!! É engraçado mesmo como algumas pessoas não em noção do falam…eu mesmo, por ter sido mãe aos 37 anos, muitas vezes quando falo a minha idade tem gente que se surpreende, acham que já sou velha pra realizar esse sonho e criar um filho! Só que não!!!
    Um beijo na galerinha… Até mais!!! 😉

    1. Michele Kaiser

      Gente metida… kkkkk! Um beijo!

  8. Avatar
    Patricia

    Michele, adoro o jeito que tu escreves! Falas as verdades com um tom meio irônico, rsrs.
    Me identifico contigo porque também sou professora de inglês e mãe de trigêmeos a 3 meses! Devido à correria, quase não tenho mais lido o seu blog, mas sigo algumas postagens no Facebook e as conversas no grupo Trimamães, no WhatsApp. Espero ter mais tempinho pra ler seus posts!
    Beijos

    1. Michele Kaiser

      Oi, Patricia! Espero que consigas encontrar um tempinho na rotina louca para vir aqui trocar experiências conosco! Bjs

  9. Avatar
    Alexandra

    Ouvi de uma pessoa que soube que estava grávida de trigêmeos: te achei muito corajosa ! Fiquei dias pensando onde está a coragem se não foi escolha minha.

    1. Michele Kaiser

      Exatamente! Também não entendo! Abraço!

  10. Avatar
    Veralucia

    Michele, sempre haverão comentários, as pessoas gostam de emitir suas opiniões, mas o filtro é você que faz, beijos, te amo . Tia Lúcia. E há coisa mais linda do que pedir onde tá a tia Lúcia e eles apontam pra Tia. Adoro. sim corrigindo tia avó.

  11. Avatar
    Luciana

    Meu avô paterno era gêmeo, meu sonho era ter gêmeos infelizmente não tive, tenho duas meninas Giovana de 10 anos e Giulia de 7 anos e quando saio com as duas perguntam se são gêmeas kkkkkkk.
    Sua família é linda seus filhos são lindos, parabéns pela bela família!!

    Abraço Luciana

    1. Michele Kaiser

      Muito obrigada, Luciana! Quem sabe não terá, um dia, netos gêmeos? Beijos!

  12. Avatar
    Rosangela

    Acho que estes comentários acontecem porque é muito lindo de se ver, parabéns…

    1. Michele Kaiser

      Com certeza é por isso… Mas às vezes as pessoas falam coisas que podem magoar nossos corações já tão sensíveis… beijos

  13. Avatar
    Juliana

    Olá Michele, eu ja tinha 2 e engravidei de gêmeos…escuto as mesmas coisas que vc.Os 4 são meninos ai quando eu falo que vou tentar uma nenininha as pessoas piram…falo só pra ver a cara delas.
    Bjs

    1. Michele Kaiser

      Hahahahha. Quatro meninos, tem que tentar a menininha, né?? kkkk

  14. Avatar
    Josiane

    Michele sei bem desses comentários, tenho gêmeos, e confesso que as vezes tenho vontade de responder a altura, porque são muito cada comentários indelicados, hoje mesmo a moça me falou que ” coragem e Deus me livre”, dá a impressão que a gente teve azar de ter múltiplos, tem que ter muita paciência.. Parabéns pela sua garra. Seus filhos são lindos e você é um exemplo, sigo sempre vc..bjs

    1. Michele Kaiser

      Obrigada pelo carinho e pelo apoio, Josiane! “Deus me livre” de gente que venha nos dizer isso. Beijo!

  15. Avatar
    Michelle

    Oi Michele… super me identifiquei com as perguntas. Aos 25 anos já tinha 03 e sempre me chamavam de corajosa, pois tive 1 casal de gêmeos na primeira gestação e depois engravidei de mais 1 menina (queria gêmeos de novo hahahahhah)… cheguei a ouvir de uma senhora quando soube que minha gestação era gemelar “Não se preocupe, um sempre morre!” Isso me deixou muito assustada, como se eu nao quisesse os dois ou como se isso fosse amenizar algo que pra ela era perturbador. Mudam-se as cidades, mas não a mentalidade das pessoas. bjs

    1. Michele Kaiser

      Cruzes!! Nunca ouvi algo tão negativo assim… Essa pessoa aí se superou. Tinha que ter mandado ela calar a boca. Que coisa feia para se dizer. Estou chocada! Um beijo.

  16. Avatar
    Priscila

    Eu passo por essas perguntas seguido mas custo responder com irônia kkk

  17. Avatar
    Simone

    Me vi em muitas das perguntas… Tenho uma filha de 12 anos e acabei engravidando de gêmeos (estamos no 5°mês), passado o susto me sinto privilegiada! Amor em dobro! Sempre amei famílias grandes…
    Parabéns pelos babys!
    Acredito que alguns falem por se assustar sim, mas muitos tem é inveja! Rs
    Também adoro responder que não vou ligar, sou muito nova pra isso e não sei o dia de amanhã!

    1. Michele Kaiser

      Parabéns!!! Hehehehe. A gente se vira nas respostas! Beijos!

Deixe seu comentário