A técnica para livrar os filhos das “ites”

Bronquite, bronquiolite, otite, laringite, amigdalite, sinusite. O inverno dá os primeiros sinais e já estamos morrendo de medo das “ites”. Fora a falta do sol… Os filhos iniciam a escolinha pela primeira vez e vivem doentinhos, com “ites”. Há quase três meses, Mônica iniciou a escola e eu nem sei mais como é um nariz que não escorre. Aqui, uma dica para livrar os filhos das “ites”.

Por acaso, alguns dias atrás alguém me indicou esse post do blog Senta que lá vem história, onde a autora ensina como livrar os filhos das “ites”. Sem muito crer, resolvi tentar a técnica que ela ensina no post, até porque a pediatra já havia me dito que algumas mães limpam as narinas dos filhos com soro fisiológico e, afinal, soro não tem contra-indicação alguma. Consiste em aplicar 1ml de soro morno nas narinas, 0,5ml em cada uma, para limpar bem o nariz.

Como livrar os filhos das “ites”

As infecções (“ites”) surgem por causa do catarro que não é eliminado totalmente do organismo. Assim, acaba indo para outras vias, como o ouvido, e vira uma infecção, como otite. Para acabar com isso, esse catarro precisa sumir, de vez. Meus filhos vêm tendo um resfriado atrás do outro e, recentemente, os quatro tiveram que tomar antibiótico por causa de uma otite interna, causada por catarro mal eliminado.

Leia mais sobre otite de repetição no blog Aprendizados de Mãe.

livrar os filhos das "ites"

Kit contra “ites”

Como prevenção, devemos limpar as narinas dos filhos de manhã e antes de dormir, à noite. Pego uma seringa de 3ml (sem a agulha!), encho de soro fisiológico, coloco no micro-ondas por 4 segundos e aplico 1,5ml em cada narina. O jatinho que entra na narina não afoga a criança, acredite! Uso mais do que o post do outro blog sugere porque a seringa que eu tinha era maior, acabei fazendo assim e deu certo. Em bebês menores pode-se fazer também, mas acredito que seja melhor aplicar menor quantidade! Perguntem à pediatra.

Depois de aplicar o soro, sugo a secreção e a água com esse sugador da foto. Aperto para sair o ar e insiro na narina, soltando. A sucção traz toda a secreção. Tenho feito isso há cerca de 10 dias e o catarro amarelado sumiu! Agora vem apenas aquela secreçãozinha transparente. Quando a criança está com o nariz muito trancado, entupido, deve-se fazer com mais frequência, para limpar bem e não deixar o catarro trazer as “ites”.

Sobre o soro fisiológico: na própria embalagem diz que devemos, depois de aberto, mantê-lo em geladeira por no máximo 15 dias. Não podemos deixar aberto e esquecido junto à nossa farmacinha caseira. Ele precisa, sim, ser refrigerado para não perder as propriedades.

Até mais!

7 comentários

  1. Bruna

    Michele e eles deixam você aplicar o soro numa boa? Geralmente as crianças choram e se irritam bastante, ainda que seja para o bem delas.

  2. Que bom que minha dica funcionou! Obaaa…aqui realmente tbm fui descrente rs, igual falei no texto mas funcionou. ..e sobre sono, qto tempo eles tem??? Espero q permaneça a melhora e tbm melhora no sono. bjo
    #maepandastyle rs

    1. Michele Kaiser

      Oie!!! Adoramos a dica! Agradeço imensamente! Eles sempre dormiram bem, mas faz mais de um mês que estão acordando a 1h e às 6h. Saudade do verão… Eles estão com 1 ano e 7 meses! Um beijo.

      1. Michele, olha, não sei se serve de consolo kkkkkkk, mas Marília teve periodos assim sabia, antes de 1 ano, após 1 ano, e até com mais de 2 anos, de acordar td noite no msm bathorario, batcanal kkkkkkkkkk, eu pirava, mas do msm modo q veio sumiu rsss…espero q logo melhore aí…bjo

      2. Michele Kaiser

        Espero que essa fase suma logo!

Deixe seu comentário