Perguntas frequentes sobre nós
Quantos anos vocês têm? Tenho 34 anos e meu marido tem 38.
Há quantos anos são casados? Casamos em 2006 e tivemos nossa primeira filha cinco anos depois, em 2011.
Vocês têm gêmeos na família? Bem, meu marido tem um primo que teve gêmeas bivitelinas. A irmã da vó dele teve gêmeos univitelinos. Uma irmã do meu avô teve gêmeos bivitelinos. E é isso. Não sei que relação pode ter com o nosso caso. Dizem que não se explica o caso de gêmeos univitelinos (idênticos), mas que o caso de bivitelinos pode ser genético. Nossos trigêmeos são bivitelinos e univitelinos. Marcelo é diferente do Murilo e do Matheus, que são iguais.
Perguntas frequentes sobre o parto
Eles nasceram com quantas semanas de gestação? 34 semanas, de cesariana.
Qual foi o peso e altura deles? Matheus pesou 2.070g e 43,5cm; Murilo pesou 1.950g e 44cm e Marcelo pesou 1.990g e 43,5cm.
Eles precisaram ir pra UTI? Sim. Ficaram uma semana na UTI e 8 dias na salinha de aquisição de peso. Ou seja, 15 dias de hospital. Nasceram dia 4 de outubro e tiveram alta dia 19.
Perguntas frequentes sobre a gravidez
Você fez tratamento para engravidar? Não. Foi ao acaso e tomei um baita susto. Tentei engravidar para dar um irmãozinho(a) pra minha filha e conseguimos no segundo mês de tentativas. Descobrimos a gravidez em fevereiro de 2013 e, em abril, que eram três!
Você teve enjôo? Na primeira gestação não tive nada. Na gestação dos trigêmeos tive muito. Mas vomitei apenas uma vez. Tomava Gatorade (Powerade) para amenizar.
Quantos quilos você engordou na gravidez? Ganhei 27 quilos. Após quatro meses, perdi 21.
Dá pra saber quem é quem na ecografia? Sim, desde o início foi possível porque eles se mexiam na barriga, mas não trocavam de lugar um com o outro. A ordem de nascimento foi Matheus, Murilo (idênticos) e Marcelo.
Perguntas frequentes sobre os bebês
Os bebês são idênticos? Sim e não. Dois deles estavam em um saco gestacional, dividindo a placenta, mas cada um tinha seu líquido amniótico. O outro estava sozinho no seu saquinho gestacional com uma placenta só pra ele. Então, dois são idênticos e um é diferente, só coleguinha de útero (mas são tããão parecidos…)
Como vocês identificam quem é quem? Ganhamos de presente pulseiras de ouro para identificá-los. A dermatologista da maninha Mônica disse que não há problemas em usarmos porque o ouro é o metal que menos dá alergia. Coloquei as pulseiras no dia da alta (19/10/2013). Atualizando… A gente consegue saber quem é quem baseado em pequenos detalhes que só quem convive percebe. Mãe é mãe, embora eu ainda me confunda, às vezes.
A Mônica sabe quem é quem? A Mônica sabe muito bem quem é quem. Como ela convive com eles, consegue observar as individualidades que também observamos. Até a voz e o jeitinho de choramingar é diferente. A gente sabe e ela também!
Você tem ajuda? Sim! Ufa! Minha mãe é uma supervovó e fica comigo de dia (das 8h às 20h). Meu pai também fica por aqui e ajuda fazendo arrotar e dando mamadeira. Nas noites é mais difícil. Duas vezes por semana chamo enfermeiras do hospital, que passam a noite com eles e eu durmo. Três vezes por semana a babá da Mônica vem e fica comigo. Nos outros dias meu pai dorme aqui. Algumas noites são bem fáceis e outras bem difíceis. Nos sábados é dia do papai me ajudar.
Atualizando… Agora contratei a babá da Mônica pra ficar com eles todas as noites. Ela vem de domingo a sexta-feira.
Atualizando de novo… Agora, com quase quatro meses de vida, eles dormem bastante a noite. A babá continua vindo todas as noites, mas já estamos estudando a diminuição de horários para que ela comece a vir de dia, nosso principal objetivo. Minha mãe vem às 9h e fica até às 23h, quando a Lurdes chega. Eles estão calminhos de noite e agitadinhos de dia. Aprenderam o que é noite e o que é dia. Que amor.
Atualizando outra vez… Aos 10 meses, dormem geralmente das 22h às 6h. Às vezes acordam, mas ganham o bico e dormem de novo. Algumas vezes dormem até às 8h. Ainda tenho a babá da noite. Ela dorme aqui e fica 2 dias por semana até às 13h, assim meus pais descansam um pouco.
Você amamenta? Sim, adoro amamentar. Senti muito quando parei de amamentar a Mônica (aos 10 meses). Não tenho tanto leite assim, mas por enquanto consigo amamentar no peito o dia todo e dar fórmula somente a noite. Tomo muita água e chá de maçã e funcho. Mas 3… Nunca é suficiente!
Atualizando… eles mamam muito e já está bem mais difícil amamentá-los. Dou fórmula bem mais vezes por dia. Agora eles mamam 8 ou 9 vezes por dia e só umas 3 é leite materno. Infelizmente. Mas faço o possível.
Atualizando de novo… Parei de amamentar quando eles tinham 6 meses. O cardápio variou e o leite foi secando. Eles precisavam de uma quantidade grande no mesmo horário e acabou ficando inviável.
Você veste eles iguais? Não, só de vez em quando, pra fazer alguma foto divertida. Normalmente vesti-los iguais dificulta minha vida.
Você veste eles sempre com a mesma cor? Não. Todas as roupas são de todos. Não visto um sempre de azul, outro de amarelo, outro de verde. Uso o que serve e o que está limpo.