A decisão por tirar o Mirena

Decidi tirar o Mirena. Depois de 10 meses e 25 dias, deitei-me na maca do consultório de minha ginecologista e me livrei daquele que estava sendo o maior causador de aborrecimento dos últimos meses de minha vida de mãe de quatro filhos: um dispositivo intra-uterino (ingrato como só ele).

Como eu queria ter me adaptado à ele… Teria sido tão bom. Cinco anos sem menstruação e sem perigo de gravidez. Retiraria somente para colocar outro. Esse era o plano… que acabou não dando certo. É isso aí: não me adaptei e tive que tirar o Mirena. Realizei a remoção em consultório na última sexta-feira, dia 29 de janeiro de 2016. Foi fácil e indolor. Sem necessidade de anestesia ou coisa alguma. Foi só puxar que ele veio.

Por favor, não entenda com esse post que eu estou falando mal desse método contraceptivo. Muito pelo contrário. Foi por ouvir tantos relatos positivos que acabei optando por ele. São diversas as mulheres com quem conversei pessoalmente e via internet que me relataram que o Mirena foi a solução para seus problemas. Dou como exemplo esse relato da Gabriela. Mas, infelizmente, não fui feliz durante o período que estive com ele. E eu não consigo manter algo que está me aborrecendo.

mirena 02

Tudo nessa vida tem prós e contras. Por constatar tantas mulheres satisfeitas com o Mirena, imaginei que pertenceria à essa grande maioria. Ele é um sistema intra-uterino (SIU), colocado dentro do útero com o objetivo de liberar uma pequena quantidade de levonorgestrel (tipo de progesterona sintética), hormônio que impede a gravidez. O Mirena produz um efeito anticoncepcional que chega a 99,3% de eficácia. Mas talvez essa pequena quantidade, não combinada com outros hormônios (como as pílulas anticoncepcionais), tenha sido demais para mim, sendo o motivo de meu corpo não ter se adaptado. Afinal, descobri na minha primeira gestação que tenho deficiência desse hormônio e era um dos motivos de não conseguir engravidar.

Nos primeiros três meses da colocação (em março de 2015), eu senti muito cansaço, fadiga, enjoo. Minhas unhas ficaram quebradiças, meu cabelo ficou seco e perdi muitos fios, ou seja, diversos sintomas de gravidez. A médica disse que o organismo levava cerca de 6 meses para adaptar-se e insistiu que eu esperasse. Foi o que fiz, esperei. Mas meu organismo foi, a cada mês, dando sinais estranhos. Eu tinha muita TPM, que durava 15 dias. Sentia calorão, como na menopausa. Muitas espinhas e cravos (nem na adolescência tive esse problema). Dores nos seios, como aquelas que a gente sente quando a menstruação atrasa. Cheguei a fazer teste de farmácia para tirar a dúvida se não estava grávida mesmo! A única coisa positiva sobre estar usando Mirena foi realmente a amenorreia (ausência de menstruação). Fazia sete meses que eu não menstruava, isso realmente era muito bom.

Porque decidi tirar o Mirena

Todos os pontos negativos que citei eram toleráveis, pois o contraceptivo estava fazendo seu efeito maior que era controlar a endometriose e não me deixar engravidar. Mas, o motivo de eu ter realmente decidido me livrar do Mirena foi os quilos que ganhei. Eu aumentei, de julho de 2015 a janeiro de 2016, oito quilos (8kg). Mesmo fazendo exercícios físicos quatro vezes por semana. Não fazia uma dieta exemplar, mas não tinha ingesta alimentar que justificasse esse aumento de peso. Foram 8 quilos ganhos em 10 meses, probleminha que eu não estava precisando, né? Vamos combinar.

Bem, se vou me arrepender de ter tirado só o tempo vai dizer. Minha médica disse que o primeiro ciclo menstrual acontece de 3 a 7 dias após a retirada. Hoje ele veio (3 dias depois). Vamos ver quanto tempo vai durar. Enquanto isso, estou estudando a colocação do DIU de cobre, sem hormônios. Dentre as possibilidades que minha médica me passou também estão um anel de uso interno, a volta ao anticoncepcional e a abstinência sexual. Creio ser a última opção a mais garantida de todas (risos).

Enquanto decido, cá estou eu sentindo cólicas de novo, convivendo com menstruação novamente e morta de medo de ficar grávida. Mas, podem me chamar de louca, estou me sentindo como nessa foto:

tirar o Mirena

livre…

Bora emagrecer!! Até mais!

Leia também:

4 meses sem Mirena

Leia toda a história com o Mirena:

A opção pelo Mirena

20 dias com Mirena

3 meses com Mirena

341 comentários

  1. Avatar

    Olá, Michele! Tomei anticoncepcional por um ano e não me adaptei. Depois desse período, começou a “saga” em busca do contraceptivo ideal para mim. Pesquisei muito e fiquei entre o Mirena e o DIU de cobre. Acabei optando pelo segundo, uma vez que tenho tendência a ter acne (de acordo com minha dermato, efeito bastante comum do Mirena) e também porque desejava me ver livre dos hormônios. Minha ginecologista apoiou minha decisão, fizemos alguns exames e coloquei o dispositivo. Resultado: há seis meses me sinto como a moça da foto que tu acima! Como em tudo na vida, há alguns pontos negativos. Voltei a ter TPM, um pouco de acne, tenho cólicas (bem suportáveis) e meu ciclo, cuja duração era de oito dias com pouco fluxo, agora é de dez dias com fluxo moderado. Ou seja: os sintomas que tinha antes de tomar hormônio. Todavia, nenhum deles supera os pontos positivos: libido, a qual estava negativa, está recuperada, desaparecimento total das dores de cabeça que me assombravam no período menstrual, cabelo e unhas crescendo bastante e tranquilidade de saber que meu corpo está livre de hormônios sintéticos. Em suma: te recomendo muito o DIU de cobre! Não me imagino nunca mais voltando a tomar anticoncepcional.
    Se quiser saber mais da minha experiência, basta me enviar um e-mail.
    Boa sorte!!

    1. Michele Kaiser

      Obrigada, Ana! Confesso ter receio de recolocar algo dentro do meu útero. Também gostaria de ver livre dos hormônios sintéticos. Porém, devido endometriose, creio precisar deles. Ainda estou pensando. Um beijo!!

      1. Avatar
        Ana Paula

        Olá também tive uma experiência negativa com Morena,a 11meses coloquei o Mirena e tenho ainda cólicas diariamente, existe dias que a dor é muito forte,tenho que tomar remédios,tive que tomar anticoncepcional associados para conter o fluxo.Este é pequeno,mas é contínuo,se eu não usar o anticoncepcional associado sangro todo dia.Enfim marquei com minha GO para retirar o diu espere que seja um sucesso e que não tenho aumento do sangramento.

      2. Avatar
        Jade Caroline

        Oi Michele parece que vc relatou a minha história ganhei 10kg com 2 anos com o Mirena , retirei no dia 31/07/2018 desde quando tirei tento engravidar e não consigo.

      3. Michele Kaiser

        Poxa vida! Boa sorte para você, Jade!

      4. Avatar
        Cynthia Almeida

        Obrigada Michele, por seu texto perfeito para mim, hoje. Acabei de sair do ginecologista livre desta droga que resolvi colocar por cabeça dos outros. Também me sinto como a foto, apesar de um cabelo avaaaourado, pele igual chokito, libido zero e humor negro. Mas creio que tudo isso se resolverá quando a neura de “estou grávida” vier mês a mês kkkkkkkl
        Mas a abstinência no período fértil será, para mim, a melhor escolha. Fiz o curso novamente do método Billings e estou atrás de fazer o Creighton. Nada como ter um corpo desintoxicado funcionando em seu modus operandi natural. Beijos!
        Cynthia Almeida

      5. Avatar
        Michele

        Vc conseguiu perder os kilos q ganhou?eu engordei 10 com o mirena, resolvi tirar tmb

      6. Michele Kaiser

        Não tem mistério: reeducação alimentar e exercícios (pilates funcional). Sugiro que siga no instagram a minha nutricionista Natalia Stedile (http://instagram.com/nataliastedilenutricionista). Boa sorte!

    2. Avatar

      oi Michel tambem eu decidi retirar o MIRENA…e logo ao fim de apenas 2 meses, pois sentia também alguns efeitos secundários k descrevia, nomeadamente: unhas quebradiças sem causa aparente, queda cabelo. humor mais depressivo, mas ao contrario de si emagreci pois nao tinha apetite… mas acima de tudo foi o susto k apanhei…com um dos meus quistos das mamas aumentaram para 5 cm…em apenas 1 dia!…fui drenar o quisto e fiquei perplexa com a quantidade do liquido drenado…Por isso sem hesitar fui retirar o mirena mas confesso que é excelente na ausência da menstruação…nesses 2 meses nunca tive período…considero k toda a mulher é livre de decidir quando colocar e retirar…temos k estar bem connosco próprias. Força e coragem para a sua vida e felicidades. bjinhos

      1. Michele Kaiser

        Obrigada pelo depoimento, Ana. Temos que estar bem conosco. Isso aí. Beijos!

      2. Avatar
        Jaci /brasil

        Olá Michele!
        Nosso corpo é muito engraçado! Eu li esse texto como se alguém tivesse dentro de minha cabeça e reproduzindo minhas frases… rs Coloquei o diu mirena a pouco mais de 3 meses e me sinto exatamente como vc! Calor, tpm, espinhas e cravos, queda de cabelo e mamas doloridas quando seria (teoricamente) o período pré-menstrual. A única e exclusiva diferença entre nós duas é que eu perco peso excessivo com absolutamente todos os métodos anticoncepcionais. Fico parecendo um palito de dente e isso me irrita (apesar de saber que várias mulheres gostariam de emagrecer assim… kkk).
        Enfim… ainda estou nesse parto de “aguardar adaptação”. É muito bom não menstruar, poder ter relações seguras de não engravidar, mas os efeitos de contraceptivos sintéticos são sempre difíceis. O diu de cobre não é tão eficaz na contracepção e pra nós duas (portadoras de endometriose) também não resolve, pois menstruaríamos normalmente. Tô quase pirando e arrancando o útero pra fora com minhas próprias mãos! Portanto, não se sinta só… rsrs

      3. Michele Kaiser

        Hehehehe. Adoraria emagrecer bastante e rápido, hehehe. Exatamente, o de cobre não nos ajuda. O que fazer??? Ai ai

      4. Avatar
        FABIANA

        Eu também vou tirar pelo mesmo motivo: Engordei 10kg e me sinto muito inchada. Parece que estou grávida ou que vou explodir a qualquer momento.
        Gostaria de saber se você conseguiu emagrecer. Beijos!

    3. Avatar
      Nielly

      Olá passa seu email

      1. Avatar
        Vanessa

        Olá eu também venho na mesma duvida que você estava, ficar com o Mirena e esperar todos esses efeitos positivos que todas , maioriam falam, ou acabar com minha tortura, e voltar a menstruar e tomar anticoncepcional oral, pois cólica sei que vai existir com Mirena ou sem, venho tendo cólicas sintomas de tpm o mês inteiro, tenho escapes diretos fico dias de absorvente, maioria das relações tenho sangramento, sinto fadiga muscular nas pernas parte posterior, as vezes tenho um calor inexplicável , e muita muita enxaquecas, que não passam e o pior em 3 meses engordei 7kg, inchada retendo liquido ,socorro!! Faço exercícios e saio fora da dieta apenas nos fds e treino todos os dias sou Personal Trainer! Vai fazer um ano que estou nessa vida e essa semana estou lendo tudo sobre vantagens e desvantagens, e decidi ir amanhã para retirar! Coloquei o Diu com suspeita de adenomiose e pelas cólicas que vinha sentindo. Ultimo exame nada de adenomiose, e tenho cólicas e enxaquecas hoje! Tenho medo tb de me arrepender mais nao posso ficar com esse “treco” dentro de mim sem saber se esta fazendo bem ou mal a mim! Obrigada

      2. Avatar
        Keila

        Olá,Eu tenho o de cobre a 1 ano, mas pretendo tirar… Nos primeiros meses foram uma benção para mim, mas actualmente me da muito desconforto sinto dores menstruais horrível, a menstruação prolonganda e com muito fluxo, momentos há que dá a sensação deter saído do lugar. Vou tirar porque já não aguento,vou tendar por um chip no braço ou vou optar pelos adesivos.

      3. Michele Kaiser

        Sabe que chego a me perder em tantas opções que existem, mas hoje ainda estou sem utilizar nada. Um beijo.

    4. Avatar
      Danielle

      Oie!! Bom meninas eu uso o morena vai fazer 5 anos! Coloquei final de 2012, nesse periodo sempre tive muita queda de cabelo, unhas fracas e ganhei muito peso! Ganhei ao todo 22 kilos.

      1. Michele Kaiser

        Nossa!! Sinto muito!

      2. Avatar
        Brunna

        Oii faz tres anos que tenho q o mirena, e sempre me perguntando pq estou aumentando o meu peso, ja perguntei umas tres vzes á minha ginecologista se tem algo com o mirena e ela disque não. Agora com esses depoimentos tenho certeza, e a queda de cabelo aff

      3. Michele Kaiser

        Eles sempre dizem que não… hehehehe… eita!

      4. Avatar
        Naipi

        Oi, Michele!! Você adapta bem ao anticoncepcional via oral?! Eu uso o Qlaira inintereuptamente. A menstruação parou de vez após alguns meses.
        Eu estava com descontrole hormonal, pequenos miomas e sangramento excessivo durante o período menstrual, além de sentir muita cólica.
        Foi cogitado o Mirena. Graças a Deus que decidi não usá-lo.
        Estou muito bem. Numa fase ótima da minha vida.
        Estou cuidando do peso há 10 meses. Emagreci 16 quilos. Fiz lipoeacultura e abdominoplastia (diástase na gravidez).
        Hoje estou pesando 49kg. Quero chegar aos 48kg.
        Tenho 1, 60 de altura.

        Um beijo. Que tudo, tudo dê certo em sua vida.

      5. Michele Kaiser

        Já tomei este e tive problemas.

    5. Avatar
      Marcia

      Olá Michele, infelizmente também não tenho muito bem a dizer sobre o Mirena. Há 3 anos coloquei o DIU para ficar livre da menstruação mas ganhei tantos problemas que não valeu a pena. Dores de cabeça absurdas, espinhas demasiadas, corrimento excessivo além de um melasma que já gastei rios de dinheiro para me livrar dele. Não recomendo Mirena. Minha experiência foi decepcionante.

      1. Michele Kaiser

        Cada caso é um caso, mas assim como você, não funcionou legal para mim. Infelizmente. Um beijo e boa sorte ao se livrar do melasma.

      2. Avatar
        Lia Cruz

        Michele, vou hoje a medica tirar o DIU Mirena, lendo sua postagem me senti dentro dela, tenho todos esses sintomas e ainda tenho menstruaçao, e ja fazem 8 meses que coloquei, foi a pior experiencia da vida, engordei exatos 8kg desde quando coloquei, 1kg por mes e a medica diz que pode ser ansiedade ou qualquer coisa do tipo, tudo, menos o DIU. Nossa… voce me deixou aliviada por saber que nao foi so comigo que isso aconteceu.

      3. Michele Kaiser

        Boa sorte sem ele!! Um beijo!

    6. Avatar

      Boa noite, comecei usando o Diu de cobre mas as cólicas eram insuportáveis e o fluxo muitos dias, optei por colocar o Diu Mirena, faz 10 anos que uso o Mirena,Não tive nenhuma reação e não engordei esse ano vence vou tirar e colocar outro Mirena.

      1. Avatar
        Priscila

        Oii meninas,coloquei o mirena há 2 anos todos esses sintomas tenho engordei 10 quilos. Manchas e espinhas na pele ,colicas e sangramentos intensos,mas o que realmente está me prejudicando é as crises de ansiedade ,que se tornou sindrome do panico !!!isso mesmo sindrome do panico . O meu psiquiatra indicou a retirada do mirena .essa semana já irei retirar espero que ele tenha razao . Voltai p dizer se realmente o qie estou passando está relacionado ao mirena bjkas

    7. Avatar
      Ana Paula de Oliveira

      Oi Michelle, Depois de ler seu depoimento tomei coragem… Vou retirar o vou retirar o mirena… já tem 3 anos e engordei 3 kilos não adianta exercício ou dieta… e a barriga estufada então só Deus….
      obrigada

      1. Avatar
        Valéria

        Olá, Michele Kaiser, eu estou usando o mirena a mais ou menos seis meses , coloquei dia 10/07/19 e hoje 04/02/2020 estou com consulta marcada para retirar, pois infelizmente pra mim foi só problemas, com 2 meses com o diu adquirir um inchaço em volta da barriga, parecendo barriga de três meses de gestação, cabelo caindo, cansaço, fadiga, enjôo ,mal está dores de cabeça que começava na nuca e acabava em enxaqueca, tive escapes que duraram 5 meses e agora no sexto mês, estou tendo crise ansiedade no meu período menstrual parece que vou ter um infarto, e quando sentia cólicas que pareciam mais contrações sinto que algo quer sair pois estou sentindo pontadas no meu útero, enfim, dia 12/02 eu retiro o diu.
        Conheço meu corpo e sei que ele está reagindo assim devido a esse corpo estranho no meu útero.

    8. Avatar
      Ellen

      quero retirar o meu, espinhas eu já tinha mas continuam, tenho 28 anos e sinto cólicas constantes mesmo não estando menstruada e nem próximo do dia que teoricamente eu menstruaria. já tem 2 anos que suporto essa dor, meu médico não quis retirar, vou tentar outro medico. sinto muita dor nas relações sexuais, e senti que meu abdomem tbm inchou muito. ou seja só sofro. Meu noivo me chama de velhinha kkkkk

    9. Avatar
      Dulce

      Boa tarde! Estou no meu segundo Dói mir ena. Primeiro 7 anos e, esse segundo à 4. Tenho 46 anos e, coloquei por ter tudo uma péssima experiência com o de cobre que, fez meu útero crescer imensamente como anemia é suas complicações.
      Nesses 11 anos adquiri várias ” complicações ” que, hoje uma ginecologista disse que é devido ao uso do Mirena. Sendo: 2 cistos de ovário e crescimento do ovário direito. Vários nódulos é cistos na mama.
      Essa médica me orientou à retirada do dispositivo.
      Claro que, todos essas complicações se acrescentam a idade e outros fatores más , ela afirma que, a principal é o Mirena.
      Tive anos maravilhosos com o uso principalmente no que se diz à não menstruar que, para eu que sempre tive uma menstruação excessiva e dolorida.
      Fica aqui o meu alerta.

      1. Avatar
        Fer

        Dulce, aconteceu o mesmo comigo. Tenho 27 anos e o Mirena a dois. Como tenho alergia a pirula achei que o Diu ia ser uma boa opção.
        Mas há um mês apareceu um nódulo benigno, porém palpável no meu seio. Fiz a us e descobri vários outros.
        Minha ginicologista sempre diz que não tem ligação com Mirena, porém meu peito está ficando muito inchado durante a menstruação, minha barriga só fica inchada e sinto muita TPM de uma na tempos pra cá. E odor vaginal tmb.

    10. Avatar
      Renata Andrade

      Gente! Eu ameiiii o Mirena. Já uso a 5 anos e já quero tirar e colocar um novo. Pra mim foi a melhor invenção da humanidade. Eu sofria muito com TPM cólicas menstruais intensas. Já tenho 3 filhos então o medo de engravidar de novo era enorme. Ele veio e resolveu todos os meus problemas. Super indico.

      1. Avatar
        Cristine

        Oi, comigo a mesma coisa estou com DIU mirena a 1 ano, já no primeiro mês US apresentou cistos no ovário. Agora estou com um nódulo em cada seio além de vários cistos fora escapes entre outros sintomas. Meu médico comentou que td indica que vou tirar o mirena não vejo a hora.

    11. Avatar
      Jaqueline

      Meninas, o incrível é que quando se pesquisa só tem pontos positivos, a não ser que procure informações em blogs, para ver relatos dos pontos negativos.
      E realmente são bem parecidos, eu tive que ficar internada no dia em que coloquei , foi uma surpresa passar tão mal, travei, quase desmaiei e minhas mãos ficaram duras, perdi movimentos e não conseguia falar direito.
      Sim, eu fui aquela 1 em 100 mulheres que tem esse bendito sintoma, consta na bula.
      Não foi cólica, não foi desmaio, foram vários sintomas juntos e intensos.
      Passei a tarde na emergência até conseguir estar bem e ir pra casa.
      O médico disse que era normal porque beliscou o útero, podem haver estas reações e eu deveria ir pra casa e me adaptar por 6 meses.
      Bom, eu me senti bem e segui para o período de adaptação.
      Desde a colocação, não tive sangramentos, nem escapes, não tive cólicas fortes, nem dores, sentia algo diferente na primeira semana como algo estranho no baixo ventre, mas creio que era psicológico em saber que tinha um corpo estranho ali.
      Nunca atrapalhou no sexo, também nunca sentimos o fio.
      Fiz acompanhamento no primeiro ano a cada 6 meses e depois 1x por ano, sempre no lugar.
      Durante os 4 anos senti aumento de espinhas, cravos, mudança de humor, TPM bem forte, menstruação já era fraquinha, fiquei apenas com sinais nos dias de menstruação, as vezes só na hora de me limpar aparecia a sujeirinha, não veio mais sangue, somente sujeirinha as vezes marrom, as vezes mais claras.
      Ovulação normal, secreções das fases mantiveram normais.
      No último ano, agora em 2021, pela primeira vez em 5 anos mesntruei sangue vermelho vivo por 5 dias, (sabe que até fiquei feliz, eu acho tão feminino e tão da nossa natureza se livrar desse sangue, digo pelo meu organismo e experiência, nunca sofri com meus ciclos menstruais) dores insuportáveis nas costas, na pelve tive cólicas e dores, irritabilidade fora do que é o normal, espinhas exageradas no rosto, dor de cabeça e seios doloridos.
      Apareceu um cisto no ovario esquerdo com 4,7cm, devido ao diu, pode ser normal, mas acredito ter a ver com diu.
      Agendei a retirada do Diu Mirena e a médica não achou o fio, fiz ecografia e ele entrou na cavidade uterina.
      Agendei e estou na espera para retirada com pinça especial ou então ter a que ser através da histeroscopia.
      Minha verdadeira dor de cabeça com diu iniciou no último ano.
      A médica sugeriu permanecer por mais 2 anos com ele, disse que a validade vai para 7 anos.
      Mas eu não quero mais, quero ser livre definitivamente.
      Sou feliz por ele ter estado comigo nestes 5 anos de proteção eficaz, mas naoquero mais os efeitos, agora já posso seguir sem meu amigo Diu Mirena.

  2. Avatar
    Teresa

    olá,
    Eu fiquei com o mirena por 4 longos anos após ter meu 1 filho, optei por tirar por sentir que estava estranho e tive o ganho de +/- 12 kg e depois de realizar um exame ultrassom realmente constatou que ele havia se movido. Eu fui em uma consulta e também me senti livre … Hoje sou mãe de 3 Renato com 7 anos , Vítor com 2 anos e o Júnior com 11 meses faço uso do DIU de cobre e tenho super gostado pq minha menstruação é certinha isso já me basta …. Kkk tenho TPM e Sangro em média 5 dias mais fico super feliz por saber que está tudo ok todo mês.

    1. Michele Kaiser

      Pois é… A menstruação faz parte da vida da mulher saudável, será que é necessário terminar com ela? Eu tenho endometriose, então é uma boa opção, mas prefiro minha vida sem hormônios sintéticos. Parabéns pelas crianças. Beijos!

  3. Avatar
    Eduarda

    Olá Michele, eu estava pensando seriamente em colocar o Mirena, mas receosa. E confesso que estava ansiosa por este seu post pq sabia q vc estava usando. Obrigada pelo relato, eu sempre fui muito sensível aos hormônios de anticoncepcionais, e quase todos que usei me deram reações, só que nesse tempo em que estava na dúvida estou usando o Nuvaring que é um anel de uso interno e não tenho tido problemas, até fui orientada pelo ginecologista pra fazer o uso continuo e evitar menstruação (que ninguém gosta!). O único inconveniente do anel é ter q retirar e colocar todo mês, mas fora isso tudo certo. Obrigada e boa sorte. Seus filhos estão cada dia mais lindos, parabéns! =)

    1. Michele Kaiser

      Oi, Eduarda! O Mirena funciona para muita gente, não posso falar mal dele por não ter dado certo comigo. Não há como prever o que acontecerá, mas não gostei de como as coisas sucederam para mim. Enfim, acho que essa ideia do anel é boa. Estou pensando em tentar. Um beijo!

      1. Avatar
        Susana

        Oi Michele! Eu vou a ginecologista hj a tarde, faz sete meses que coloquei o mirena, além de tudo que tu relatou eu tbm tenho infecção, três meses seguidos, e tomando medicação a base de corticoide, hj vou na ginecologista e vou pedir a retirada do mirena, não aguento mais sentir dor e desconforto.

      2. Avatar
        Sintia

        Coloquei o mirena a 1 mes e ja quero tirar tive um sintoma que ate agora so vi um comemtario do mesmo senti que ele pre esta precionando minha bexiga e tenho um desconforto horrivel sinto vontade de fazer xixi toda hora e sinto ardencia na vagina tipo uma presao quero marcar pra tirar o mais rapido possivel mais alguem com esse sintoma?

      3. Avatar
        Simone Santana

        Olá Michele! Fico mais aliviada em ver que não sou a única, com todos esses efeitos que infelizmente o Mirena causa em algumas mulheres.
        Hoje foi o dia da minha libertação, o retirei depois de quase 3 anos de sofrimento, isso mesmo sofrimento!
        Falo isso pois, após a colocação além de todos os sintomas mencionados acima, veio a oleosidade absurda da pele, cabelo, sudorese noturna, acordei várias vezes a noite achando que tinha feito xixi na cama, mas graças a Deus não, era suor e a minha ansiedade que era controlada com homeopatia e acupuntura, deixou de ser e passei a fazer uso de antidepressivos.
        Me sinto como na foto livre, com algumas cólicas, mas livre desse negócio que infelizmente não me fez bem.
        Como algumas amigas disseram é um método que para algumas da super certo, mas no meu caso não deu.
        Agora seguir me cuidando para não engravidar logo, pq não penso em tomar nenhum tipo de hormônio.

        Beijão

      4. Michele Kaiser

        Tb e sentia assim, Simone! Que bom que vc se libertou. Já tirei há 5 anos e estou super feliz.

  4. Avatar
    Mariane

    Que pena que não deu certo pra ti, pq como vc disse tens problemas hormonais, mirena é MA-RA-VI-LHO-SO!! As espinhas são um problema hormonal como o mirena tem levo em pequena quantidade não supriu teu organismo, mesmo motivo das unhas quebra dicas, cabelo fraco é até dia enjoos.
    Mas para quem não tem problemas hormonais sim ele é tudooooo de bom! Não tenham medo.

    1. Michele Kaiser

      Como eu disse, não me atrevo a dizer que ele não é bom, apenas relato que para mim não foi. É interessante, todavia, que as pessoas em geral saibam que não é todo mundo que se dá bem com o Mirena. Embora existam muito mais depoimentos pró Mirena, existem algumas mulheres que não se dão bem, como eu. Um Beijo.

      1. Avatar
        Pammella Wiik

        Eu sou uma das que amooo o mirena…eu menstruo todo mes mas bem pouco,e por incrivel que pareca emagreci depois qye coloquei….no primeiro ano fiquei inchada de fato,sentia tpm mas nada de colicas,fui a ginecologista aqui na Noruega onde eu moro quase 80%das mulheres usam esse metodo…os medicos que eu passei aqui disseram que durante o primeiro ano eu poderia ganhar peso (aqui eles fazem uma pesquisa rigorosa a cada 6 meses col todas as usuarias do mirena) eu ganhei cerca de 4 kg…apos 1 ano como magica perdi peso e agora estou mais magra do que antes de engravidar como os medicos disseram nosso organismo leva 9 meses para se recuperar da gravidez e juntamente com o mirena o primeiro ano e sempre dificil…eu acredito que minhas espinhas agora diminuiram muito eu sou super sedentaria nao faco exercicios e minha alimentacao nao e das melhores bebo todo tipo de refrigerante e porcarias e nao engordo de jeito nenhum deoois do mirena eu acho que foi a melhor coisa que fiz na minha vida!!! Agora estou na lyta pra ganhar peso kkkk estou com 50kg e 1.65 oi seja pra mim estou magra demais…sinceramente acho que vc deveria ter esperado um pouco mais…aqui na Noruega o pais referencia em gravidez e saude da mulher a marioria das mulheres tem os mesmos problemas que vcs citaram acima mas que depois de 1 ano ou 1.6 meses desaparecem (pelo menos e o que dizem as pesquisas) por isso quase todas as mamaes usam esse metodo aqui…

      2. Avatar
        Elaine

        Cada caso é um caso , um corpo é diferente do outro eu não tenho problema hormonal ALGUM e tive TODOS esses efeitos colaterais que as meninas mencionaram acima, queda de cabelo, unhas fracas, ganho de peso (sempre fui bem magra,aliás, antes do mirena) , enxaquecas absurdas…etc..etc ..etc… Então com ctz para algumas mulheres ele deve ser maravilhoso, porém não para todas !Mesmo para as que NÃO tem problema algum de saúde! Só acho que os médicos poderiam alertar que SIM! para algumas mulheres ele tem efeitos colaterais, e não nos tratarmos como “loucas” dizendo que a culpa de tudo isso é de mil coisas , menos do Mirena…o que não é realidade ! É impossível MUITAS mulheres reclamarem da mesma coisa e não ser ele 🙁

    2. Avatar
      Isabelle

      acabei de colocar, sem anestesia, no consultório. Só doeu no dia da colocação, nos outros não. Nunca tive nenhum problema hormonal, espero que só me ajude. Morro de medo de ter um terceiro filho…. sem remédio minha menstruação é regrada, vem no msm dia e horário e dura dois dias bem moderado o fluxo. Por isso engravido só de passar perto de cueca kkkkk espero que não engorde e nem tenha cólicas pq nunca tive.

      1. Avatar
        MITIELY BALINI

        Nossa você falou tudo. Eu coloquei o DIu de Mirena fim de 2016 e desde então tive tanta alteração em meu corpo e psicologicamente. Passei em diversos ginecologista que diz não ter relação com o Mirena. Mas agora estou fazendo todos os exames que preciso e retira-lo, pois o meu corpo é minhas regras. Espero não me arrepender depois. Ma pesquisei tanto, e descobri que na França já tem vários movimentos para que os efeitos colaterais sejam inseridos na bula e que os médicos informem as mulheres que optarem por este método.

      2. Avatar
        Juliana

        Olá, nossa me identifiquei com várias meninas eu coloquei meu mirena em outubro de 2017 e de lá até a 1 mês atrás quando resolvi tirar eu sofri muito , cólicas diárias, aumento de 15 kg,barriga de 6 meses de gravidez, cistos no seio e ovário e zero líbido e ainda pra acabar com tudo Nao acharam o fio e tive que fazer uma histeroscopia pra retirar. Tem 20 dias que retirei e a sensação é como se eu fosse uma bexiga que tava cheia de água a ponto de estourar e agora ta murchando ja foram quase 5 kg que perdi E a barriga murchou Kķkķkkk nossa melhor sensação nao há ! Não recomendo mirena pra ninguém…

  5. Avatar
    Mariane

    Não supriu as necessidades de teu organismo*****

    1. Avatar
      Jaqueline

      Meninas, o incrível é que quando se pesquisa só tem pontos positivos, a não se que procure informações em blogs, para ver relatos dos pontos negativos.
      É realmente são bem parecidos, eu tive que ficar internada no dia em que coloquei , foi uma surpresa passar tão mal, travei, quase desmaiei e minhas mãos ficaram duras, perdi movimentos e não conseguia falar direito. Sim, eu fui aquela 1 em 100 mulheres que tem esse sintoma.
      Não foi cólica, não foi desmaio, foram vários sintomas juntos e intensos.
      Passei a tarde na emergência até conseguir estar bem e ir pra casa.
      O médico disse que era normal pq beliscou o útero, podem haver estas reações e eu deveria ir pra casa e me adaptar por 6 meses.
      Bom, eu me senti bem e segui para o período de adaptação.
      Desde a colocação, não tive sangramentos nem escapes, não tive cólicas fortes, nem dores, sentia algo diferente na primeira semana como algo estranho no baixo ventre, mas creio que era psicológico em saber que tinha um corpo estranho ali.
      Nunca atrapalhou no sexo, também nunca sentimos o fio.
      Fiz acompanhamento no primeiro ano a cada 6 meses e depois 1x por ano, sempre no lugar.
      Durante os 4 anos senti aumento de espinhas, cravos, mudança de humor, TPM bem forte, menstruação já era fraquinha, fiquei apenas com sinais nos dias de menstruação, as vezes só na hora de me limpar aparecia a sujeirinha, não veio mais sangue, somente sujeirinha as vezes marrom, as vezes mais claras.
      Ovulação normal, secreções das fases mantiveram normais.
      No último ano, agora em 2021, pela primeira vez em 5 anos mesntruei sangue vermelho vivo por 5 dias, (sabe que até fiquei feliz, eu acho tão feminino e tão da nossa natureza se livrar desse sangue, digo pelo meu organismo e experiência, nunca sofri com meus ciclos menstruais) dores insuportáveis nas costas, na pelve tive cólicas e dores, irritabilidade fora do que é o normal, espinhas exageradas no rosto, dor de cabeça e seios doloridos.
      Apareceu um cisto no ovario esquerdo com 4,7cm, devido ao diu, pode ser normal, mas acredito ter a ver com diu.
      Agendei a retirada, e a médica não achou o fio, fiz ecografia e ele entrou na cavidade uterina.
      Agendei e estou na espera para retirada com pinça especial ou então ter a que ser através da histerectomia.
      Minha verdadeira dor de cabeça com diu iniciou no último ano.
      A médica sugeriu permanecer por mais 2 anos com ele, disse que a validade vai para 7 anos.
      Mas eu não quero mais, quero ser livre definitivamente.
      Sou feliz por ele ter estado comigo nestes 5 anos de proteção eficaz, mas naoquero mais os efeitos, agora já posso seguir sem meu amigo Diu Mirena.

  6. Avatar
    Tassi

    Oi Michele olha só que interessante, uso DIU de cobre desde que o Lucas tinha 4 meses de idade, ou seja, 4 meses após o parto. Esta quase na hora de trocar novamente afinal meu pequeno vai fazer 5 anos. O que eu posso dizer? Bom, eu sou da seguinte opinião e me desculpem as que acham o contrário, mas, quanto mais NATURAL melhor. Natural vc diz e esse negócio ARTIFICIAL ai? Bem, o DIU de cobre funciona muito bem obrigada, menstruo normalmente, ovulo normalmente, tenho algumas espinhas e TPM também, mas esta não é a forma como Deus nos criou? O fato de eu ter escolhido colocar DIU de cobre é pela propensão familiar genética a tromboses e não queria procurar sarna pra me coçar mas, pense bem, hormônio sintético não faz bem!!! Olha na bula todos os efeitos colaterais destas medicações. E se vc tiver que tomar mesmo, pense nos hormônios fitoterápicos, funcionam pra muita gente. Mas cada caso é um caso, o meu foi assim, não me arrependo.

    1. Michele Kaiser

      Obrigada pela dica, Tassi. Também penso nisso, no mais natural possível. Me dá uma sensação estranha o fato de não menstruar, sabe? Mas deus me criou com “defeito”, afinal, tenho endometriose (o organismo burro não sabe menstruar direito!) kkkkkk. Beijos.

      1. Avatar
        Alessandra

        Michelle vai fazer 3 anos q coloquei o mirena.no inicio tdo certo mas de um tempo pra cá nao paro mais de menstruar e minhas tpms estao terríveis.Hj fui retirar e a médica não conseguiu só através de anestesia..vi q mais pessoas não se adaptaram então sou normal kkkk

    2. Avatar
      Pammella Wiik

      Acho que o diu de cobre deve ser otimo mas o risco de gravidez e maior de acordo com os medicos se houver deslocamento pode ocorrer a gravidez…ja o mirena nao tem essa possibilidade pois alem do bloqueio mecanico ele tambem evita a ovulacao

  7. Avatar

    Nossa, ainda bem que não foi só comigo!! Coloquei o Mirena em agosto de 2012 e acabei de tirar ele ontem (viva!!), exatamente em função do ganho excessivo de peso que ele me causou. Nesses quase 4 anos, foram mais ou menos 10kgs e olha que tenho uma dieta alimentar super equilibrada e faço exercícios físicos toda semana. Ou seja, não havia explicação para esse aumento de peso….E por incrível que pareça, hoje (um dia após tirar o Mirena), já me sinto menos inchada! Estou me sentindo da mesma forma que vc! Mirena nunca mais!!!

    1. Michele Kaiser

      Oi, Cris! Podem me chamar de louca, mas tenho certeza que já desinchei também. Ninguém merece engordar 10kg né? Estou me sentindo mais leve e de melhor humor. Um beijo!

      1. Avatar
        Fernanda

        Nossa.. Estava desesperada.. chorando ao me olhar no espelho.. e não achava motivo pro ganho de peso ja que faço dieta… Agora eu decidi que vou tirar o meu Mirena com toda certeza…

      2. Avatar
        Carla

        Olá
        Gostaria de saber se já emagreceu depois da retirada do mirena
        Pois eu me libertei hoje
        Retirei mirena
        Depois de 1 ano e 3 meses o tempo do meu filho
        Engordei muito tb

      3. Michele Kaiser

        Oi, Carla! Você já leu o post “4 meses sem Mirena”? Bom, independetemente de ter lido ou não, posso te dizer que sim, consegui emagrecer. Já perdi 12kg desde que tirei o Mirena. Alguns foram embora muito rapidamente depois da retirada. Outros eu perdi com o acompanhamento da nutricionista Natalia Stedile (wwww.nataliastedile.com.br), que atende pela internet. Um beijo!

      4. Avatar
        jan

        eu mesma coisa! muita dieta e exercícios…. barriga sempre estufada e não perco 2kg! vou retirar

  8. Avatar

    Oi Michele. Não tenho filhos, mas nesse assunto posso dar o meu pitaco.
    Tenho 26 anos e vou casar no final do ano. Não queremos, em hipótese alguma, filho nos próximos 5 anos. Então, sabe o que eu faço? Tomo anticoncepcional (pra mim é sinônimo de qualidade de vida, visto que minha menstruação era um inferno sem ele) e além disso, praticamos o coito interrompido. Sou bem cagona, confesso. Pra mim, é o jeito de não ficar paranoica.
    Vc não pensou em fazer laqueadura, ou o seu marido fazer vasectomia?
    Bjs

    1. Michele Kaiser

      Oi, Rê! Pode opinar quando quiser. Eu tomei anticoncepcional por 10 anos e não tive problemas. A endometriose me maltratou no ano que fiquei sem tomar, tentando engravidar. A laqueadura não foi opção no parto porque eram múltiplos e toda a gravidez é de risco. Quando os bebês são prematuros os médicos não gostam de fazer. Hoje, a laqueadura seria um procedimento bastante invasivo. Meu marido não está muito a fim de fazer vasectomia. Quando voltei a tomar anti depois dos filhos, tive uma ovulação. Então, o anti não estava sendo eficaz. O Mirena era a solução dos problemas! Mas acabou sendo mais um problema. Ainda não decidimos o que fazer. Um beijo!

      1. Avatar
        Michele

        Olá meninas gostaria de deixar meu relato sobre o mirena; coloquei ele em março de 2015 e nunca imaginei que minha queda de cabelo poderia estar ligada com ele, coisa que me incomoda muito. Mas o pior de tudo foi um mega cisto que surgiu no meu ovário direito de característica hemorrágica. A gineco falou que é comum surgir cistos ovarianos em usuárias de Mirena… também não sabia disso. Resultado: vou ter que operar o ovário e provavelmente retirá-lo. A sorte é que já tenho filho e vou fazer 40 então nem pensar engravidar de novo. Retirei ontem o Mirena; me senti muitooo feliz e nunca mais quero colocar DIU. Muito traumático colocação e consequência. Estou com dor depois da retirada também. O de cobre usei antes do Mirena por 5 anos e deu tudo certo. Então pensem bem antes de colocar o Mirena, e o mais importante meninas escutem o seu corpo! ele fala com você, então se não estiver se adaptando não pensem 2 vezes antes de tirar.

      2. Michele Kaiser

        Obrigada pelo relato e pelos conselhos, Michele! Já estou da opinião que quanto mais natural pudermos viver, melhor. Nos alimentando mais saudavelmente e sem tanto hormônio artificial. Um beijo!

      3. Avatar
        Michelle

        Nossa parece que me Vi no espelho com essa postagem, eu usei o mirena por 9 anos engordei certa de 10 kilos , apareceu acne no meu rosto e costas, e eu me matando de fazer aeróbica, mudando alimentação, tomei remédio para emagrecer e nada resolveu, fui hj na ginecologista e retirei o diu ,após ver tantos relatos , acredito que só pode ser ele o causador desse aumento de peso, foram 1 kilo por ano , agora vou esperar para ver se mudar alguma coisa ,mas eu acredito que sim.

  9. Avatar
    Fernanda

    Com certeza, se vocês não querem mais filhos, a solução é a laqueadura ou a vasectomia. Caso os hormônios não sejam indispensáveis para tua saúde, use um método definitivo. Depois dos gêmeos sabíamos que com 3 estava bom demais! Conversamos, esclarecemos dúvidas, e meu marido decidiu fazer a vasectomia. Procedimento menos invasivo, se comparado a laqueadura, e tão seguro quanto. Quem sabe repensem essa ideia. Bjs e parabéns pelos pitocos!

    1. Michele Kaiser

      Adoraria que meu marido fizesse a vasectomia. Beijos!

      1. Avatar
        Isabelle

        então mas nem sempre fazem… pedi muito pro médico, paguei minha cesárea e ele não fez…

      2. Avatar

        Eu retirei meu DIU de Mirena ontem,justamente por muito ganho de peso,em dois anos foram 12 kg a mais,fora a TPM infernal,celulite a perde de vista(coisa que eu nem tinha tanto assim). Confesso que estou passando mal depois da retirada,mas me sinto aliviada,fora que não quero engravidar de jeito nenhum,nem quero tomar nenhum anticoncepcional.

  10. Avatar
    Daniela

    OI, você perdeu peso depois que tirou o mirena?

    1. Michele Kaiser

      Estou lutando para perder. Perdi dois em menos de um mês. E recentemente mais 3. Mas agora estou indo aos poucos. 😉

  11. Avatar
    Liliane

    Estou feliz por ter encontrado o seu relato porque minha ginecologista me faz pensar ser impossível sentir-se em razão do Mirna e cá estou a sofrer a 1 ano e 9 meses. Tenho um filho de 3 anos e também tenho endometriose. Optei pelo Mirna em razão do controle da endometriose e como método contraceptivo mais indicado para quem sofre de enxaqueca. Desde a colocação até hoje experimentei diversos sintomas, desde a me sentir grávida a me sentir numa eterna TPM. Essa por sua vez só piorou. O ponto positivo realmente é não menstruar. A maioria das pessoas falam maravilhas do Mirna e eu já estava pensando que era psicológico, já que a minha médica sempre diz que em 1p anos colocando Mirna apenas 2 pacientes pediram pra tirar. Eu serei a terceira então.

    1. Michele Kaiser

      Esse relato das médicas de que “em mil anos colocando Mirena ninguém está insatisfeito” só pode ser exagero. São inúmeros relatos por aqui, ao menos. Eu tirei, estou mais magra e mais feliz. Nunca estive tão mal enquanto usava. Mas cada mulher reage de uma forma. Um Beijo!

  12. Avatar
    Telma

    Oi Michelle, nossa…acho que eu também não dei certo com o Mirena! Eu optei por ele em Março de 2015 e cá estou eu com ele Junho de 2016,com muitos problemas e insatisfações! Realmente eu também tive um grande aumento de peso e um pouco de barriga inchada, coisa que eu não tinha antes(mesmo com a barriga após duas gestações). Ai meus cabelos, no começo achei que seria pela química que faço, mas depois de 3,4 meses após conclui que estava caindo mais e mais…a cada passada de mão no chuveiro era uma bola de fios, no pente mais fios e no chão muito mais…até meu marido se espantou ! Fora as espinhas internas e cravos no rosto e nas costas…espinhas feias e doloridas , os escapes dia sim e dia não …machas na calcinha e escapes de pequenas menstruação de 1,2 dias e para concluir os seios doloridos..que só de encostar já me deixavam irritada.
    Bom…na semana que vem irei exterminar o MIrena da minha história. Não estou feliz, pois achei que ia durar por longos 5 anos sem menstruar e não correr o risco de engravidar novamente. A dúvida agora é qual o método que vou escolher, pois ela me apresentou o Diu de Cobre, Vasectomia(o meu marido também não quer fazer), o anel, a laqueadura ou a volta dos hormônios….porém ela não quer..pois já estou na casa dos 40!

    1. Michele Kaiser

      Que coisa, né!! Tb estou nessa. Voltei com a pílula mas estou infeliz. Beijos.

      1. Avatar
        Maria

        Olá Michele, penso que temos problemas muito semelhantes… Tomei pílula durante muitos anos, decidi parar porque me engordava e desaparecia a líbido. Coloquei dispositivo de cobre, o que fez “aparecer” a endometriose que pelos vistos já tinha. Mas nesse ano e meio perdi 20kg e consegui manter. Voltei a tomar a pílula, p controlar a endometriose, mas os efeitos secundários voltaram todos, colesterol, aumento de peso, enxaquecas, líbido zero… A ginecologista aconselhou o mirena, mas o mais certo é ter os mesmo efeitos secundários da pílula. Há pessoas que se dão bem mas também vejo aqui e noutros sites que muita gente se dá mal, acho que não vou colocar. Ainda estou a tomar a pílula mas não posso continuar assim…

      2. Michele Kaiser

        Ai, eu não aconselho… sentia meu organismo lento. Demorei a me sentir bem de novo. Foi muito esforço até emagrecer. Parece que vivemos um dilema, hein?

      3. Avatar
        Edi

        Eu também tenho endometriose, quero ter filhos e não consigo usar NENHUM método anticoncepcional. TODOS me dão depressão. Continuo menstruando e deixando a endo avançar

      4. Michele Kaiser

        Confesso que estou no mesmo barco. Não estou tomando nada e a endo deve estar avançando… eita.

  13. Avatar
    kEILA

    Concordo com vc Michele, acabei de tira meu Mirena dia 22 de junho deste ano 2016. Pois além de sentir todos esses sintomas relatados por vc,quando ele saiu do lugar tive que me submeter a um exame de videohisteroscopia para recolocá-lo e o médico ainda fez o favor de colocar a cordinha toda dentro do Útero. Mais um sofrimento para retirá-lo. Sinceramente eu também infelizmente não recomendaria esse método para ninguém, ele com certeza é eficaz, mais também muito traumático, fiquei 5 anos com ele pra NUNCA MAIS!

    1. Michele Kaiser

      Nossa, que situação. É bom que as pessoas saibam que ele não é um método sem lados negativos. Ele é excelente para diversas pessoas, mas existem lados ruins. Beijos!

    2. Avatar
      Pammella Wiik

      Mas fico tranquila em.saber que 5 anos e nada de filhos acho que pelo menos ele e eficaz nesse aspecto…hahaha eu tenho medo de engravidar o resto eu aturo! Estou com o mirena a 1 ano e 8 meses e muito feliz!

  14. Avatar
    Karine

    Olá,menina! Vou deixar meu comentário, usei mirena por cinco anos e troquei e fiquei quase um ano.minha vida foi lutar com as acnes e manchas no rosto,além de muita ansiedade e stress,e muito problema de estomago. Minha ginecologista dizia q não era em razão do mirena q sofria com problemas no estômago, mas há um mês tirei o mirena pra ter certeza se era ele ou nao.nao poderia comer quase nada q ficava mal.meninas estou ótimo, comendo sem sentir mal,aliviada das ansiedades e minha pele está outra.fiquei lutando pra não tirar o mirena pq não queria menstruar, mas confesso que foi melhor coisa que fiz.minha prima e amiga, aumentaram muito o peso,o q não aconteceu comigo,mas vivi com problemas terriveis de estomago sem saber a causa.pra quem se dá bem com mirena,parabéns, pra mim não foi legal.

    1. Michele Kaiser

      Que legal ler seu relato. Tb tive que ouvir da minha gineco que não era o Mirena que me engordava e me trazia enjoos estomacais. Mas as coisas melhoraram muito depois que tirei. Voltei a tomar anticoncepcional mas já estou ansiosa para parar. Beijos.

    2. Avatar
      Martina luz

      Minhas Amigas estou sofrendo muito com o mirena estou a perder muito peso problema de estomago colicas fortes insônia falta de apetite enjoada sempre com nauseas vou retirar ñ aguento ms….quero saber se alguém também emagreceu com o mirena?

  15. Avatar
    Bianca

    Eu tenho três filhos,o caçula com 1ano e 8meses (tempo que fiz laqueadura). Mas tenho muitos incômodos por causa da menstruação,TPM,cólicas fortes,inchaço abdominal,prisão de ventre…e quero parar de menstruar.Nunca fui boa em lembrar de tomar pílula,por isso nao iria dar certo.E tambem nunca gostei da idéia de ter “algo”dentro demim,porém pelo que li,o melhor metodo é o DIU ou Mirena. Sera que estou certa? Meu contato se alguem quizer me responder 11 9 6999-4029

    1. Michele Kaiser

      Bianca, eu usei Mirena e não gostei. Achei muito ruim os efeitos que o hormônio teve sobre mim, mesmo que tenha sido uma dosagem tão pequena, como dizem os médicos. Menstruar é chato, mas é natural e faz parte da gente. Já estou achando que não deveríamos interferir tanto no nosso organismo, utilizando coisas artificiais sem necessidade. Um beijo.

      1. Avatar
        Bruna

        Oi Michele concordo vc , coloquei o mirena te. 15 dias , tenho cólicas que não saio mais de casa , estou apenas na base do buscofen com advil mas um antiflamatorio e não adianta . Resolvi tirar isso chega de sofrimento . Ah não tenho filhos , creio q o útero está tentando expulsar.

  16. Avatar
    Tisha

    Eu tenho o mirena há 2 anos e ainda bem que li estes relatos, porque achei que estava a ficar louco. Eu também tenho 4 filhas e meti o mirena porque não queria mais filhos e porque menstruava durante 7 dias e muito. Mas 2 anos depois estou descontente quase todos os dias tenho cólicas tenho tido escapes menstruo todos os meses e últimamente 10 dias com pouco fluxo mas 10 e as vezes 15 dias. Tenho tido as sensações de gravidez, engordei 7 quilos, por vezes muitas dores nos seios, enjoos, sensação de estar sempre com fome. Dores abdominais depois das relações. Estou cansada o meu médico também diz que não é o mirena que estou a ser dramática que inicialmente era a fase da adaptação agora que é psicológico, mas eu não era assim. Parece que estou numa constante TPM.

    1. Michele Kaiser

      Isso que você está relatando é muito familiar a mim. Optei por tirá-lo e até hoje ouço de minha médica que não foi o Mirena que me causou todos esses sintomas. Estou atrás de algum método que não mexa tanto com meus hormônios. Mas impliquei com as pílulas, ainda não sei o que usar. Um beijo!

    2. Avatar

      Tisha, tenho os mesmos sintomas e a médica dizia que não era o mirena, nas depois de ler tantos depoimentos fica difícil achar que não tem relação. Engordei muito, tenho queda de cabelo, tenho mais dias de escape do que dias tranquilos e às vezes não consigo dormir de tanta cólica após a relação sexual.
      Michele, foi muito bom achar o seu blog e confirmar que não sou a única com essas aflições.

      1. Michele Kaiser

        Que bom que você nos encontrou, Taty. Há tantas meninas com problemas com o Mirena que fiquei feliz em ter feito esse post e unido as ideias. Minha médica até hoje me diz que não engordei por causa do Mirena. Talvez sejamos uma minoria, mas temos que saber que isso pode sim acontecer. Beijos.

  17. Avatar

    Olá meninas, que bom encontrar este post para dividir com vocês minha experiência com o Mirena. Coloquei o Mirena em 27/07/13, desde então até ontem, 04/07/16 (dia em que me livrei dele) engordei 18kg. Isso mesmo, 18kg! Porém essa foi a única reação que ele me causou. No mais, me adaptei bem, o alívio de não menstruar e não ter TPM, não foi satisfatório devido o ganho excessivo de peso, mesmo mantendo minha dieta restrita. É incrível como foi libertador o momento que foi retirado o DIU. Agora é aguardar o corpo responder às mudanças! Pretendo colocar o DIU de cobre. Boa sorte a todas vocês! Bjos!

    1. Michele Kaiser

      Espero que você consiga livrar-se desses quilos extras que tanto nos chateiam. Eu voltei ao anticoncepcional mas odiei e parei de novo. Ainda não decidi o que fazer. Beijos.

      1. Avatar
        Ingrid

        Bom dia meninas eu coloquei o Mirena em outubro de 2014 e bisquei informacoes somente agora depois de ter engordado 10kg. Meu cabelo esta caindo muito e nunca havia sentido nauseas nem na minha gravidez, minja nutricionista ja passou a dieta e disse que o Diu nao engorda e sim a vida sedentaria mas trabalho numa siderurgica andando pra cima e pra baixo tenho o dia muito puxado e ainda faculdade porem nao posso ver comida ate sem fome por ansiedade nao sei de que nem dividas nao tenho preocupacao tudo em dias (gracas a Deus) mas tudo quanto e de dor estou sentindo como se fosse mestruar e pior por mais tempo que mestruava. Sao quase 2 anos sem mestruar e me sinto mais inchada que cururu no sal( como dizem na minha terra-inchada).Marquei pra tirar amanha e depois de ler todos esses comentarios irei finalmente acabar com esse sofrimento tambem!Obrigada por todas as informacoes.Fiquem com Deus!

      2. Michele Kaiser

        Oi, Ingrid. Como foi a retirada? Eu não me dei bem com o DIU Mirena mas não torço para que outras pessoas também não gostem. Pelo contrário, gostaria que fosse o método maravilhoso que pintam. No fim das contas, um hormônio artificial bloqueando a menstruação parece algo bem ruim, não é? Deixa a coitada da menstruação vir (inconveniente como só ela). Beijos.

      3. Avatar
        Andréa

        Olá Michele…adorei seus relatos. Uso o mirena a 3 anos, e de uns 4 meses para cá, tenho sentido fortes dores de cabeça, pernas cansadas, seios doloridos, uma TPM absurda, alteração de humor, pele oleosa enfim. Minha go jura que não tem nada haver com o Mirena, mas vendo tantos relatos vejo que não estou doida kkkk, parece que estou sempre grávida, chego a ficar doida com isso, pq não quero mais filhos…meu marido fez a vasectomia tem 10 dias, e assim que zerar o espermograma dele vou tirar o DIU pq tenho certeza que ele anda me fazendo mal. Mas me conta como vc ficou depois que tirou?

      4. Avatar
        Mariana

        Retirei o Mirena há 2 dias depois de 2 anos em uma saga quase interminável para retirá-lo (precisei passar por uma histeroscopia porque os fios se perderam). Ele me deixou com cistos complexos no ovário direito (nunca tive cistos ovarianos em toda a minha vida), me deixou com uma barriga inchada parecendo que tava eternamente grávida, me deixou calva, tirou completamente a minha libido, afetava meu intestino (que ficava mais lento e eu tinha que me entupir de manga, mamão e ameixa), me fazia engordar com muita facilidade (nunca tive tendência à engordar e tive que entrar em uma dieta rígida carnívora para não engordar mais do que já tinha engordado). Além disso, ainda comecei a ter candidíase de repetição (coisa que antes do Mirena não tinha). O único ponto positivo foi que não menstruava mais (mas, os efeitos colaterais certamente não compensavam para mim, que nunca sofri com cólicas ou qualquer outra coisa quando menstruava). A experiência não foi legal e estou feliz que estou livre dessa bomba que estava em meu organismo (para quem não sabe, progesterona mesmo em baixas doses é diabetogênica).

    2. Avatar
      Thalitta

      Rosi tudo bem?? Me conte por favor sua experiência sem o mirena. Conseguiu emagrecer? Estou muito preocupada e querendo tirar por conta do ganho de peso

    3. Avatar
      Joice

      Oi meninas que bom ler estes comentários. Coloquei o Diu Mirena em abril de 2021 para diminuir o fluxo sanguíneo uma vez que minha anemia estava altíssima. Porém de lá pra cá estou péssima, tenho dores nas pernas como um cansaço excessivo, e vários outros sintomas que foram relatados aqui. Porém o ganho de peso a barriga extremamente inchada e os seios parecendo duas bexigas tem sido meu maior problema. Ganhei quase 5 kg aos quais não consigo perder mesmo com uma.dieta restritiva. Passei.com a gineco e ela disse ser sim do Diu, que várias pacientes dela que eatavam assim ao retirarem melhoraram muito. Vou retirar o meu. Estou muito infeliz e me sentindo muito mal. Em breve co to para vcs

  18. Avatar
    Vanuza

    Olá meninas,
    No meu caso o Mirena ta me matando de raiva.rs
    Coloquei em Setembro de 2015 nos primeiros dias fiquei monstruada e com uma colica chata.
    Mas ai passou e pensei que seria tudo lindo e cor de rosa. rs
    Mas passaram se dois meses e começou a dar espinhas horrorosas em mim que não acabam por nada, já usei tudo quanto há na terra e não resolve.
    Fui ao dermato e gastei rios de dinheiro e ele não quis passer Roacutan justamente porque ele diz que a acne é causada pelo mirena.
    Minha pele ta super manchada e dolorida de espinhas internas e ainda tem o fato do meu convenio não cubrir a retirada do mirena eu tenho que pagar.
    To com ódio desse trem e sinceramente não quero mais nada no meu utero, prefiro tomar remédio.
    Mas tenho medo de engravidar, visto que eu já tenho três filhos.
    Ta dificil a vida! rsrsrs
    Pra mim não deu certo.

    1. Michele Kaiser

      Sempre estamos preocupadas, né? Infelizmente não há um método que não tenha efeitos desagradáveis. Também tive espinhas internas, pele horrorosa, enjoos, dor nos seios… mas o pior foi o aumento de peso!! Para mim também não deu certo. Beijos!

      1. Avatar
        Gislaine

        Michele, li seu conteúdo por acaso e continuei lendo.Tenho Endometriose, tive um bebê ,hoje com 1 ano e 9 meses, a médica passou Cerazzete mas, tive várias reações,parei,depois passou um específico para endometriose.O medo foi maior e não tomei,preferi as dores da mestruação.

      2. Michele Kaiser

        Que bom que me encontrou na web. Qual foi esse específico para endometriose?

  19. Avatar
    Juiana

    Olá meninas, fiquei com o Mirena por 4 anos. Por orientação médica optamos pelo Mirena pois minha menstruação era em grande volume, que me deixou com anemia, precisando inclusive de reposição endovenosa de ferro.
    O Mirena me livrou da anemia, pois não menstruei mais. Foram 8kg de aumento de peso, abdômen sempre inchado.
    Há dois meses voltei a menstruar com muitas cólicas.
    Na ultrassonografia descobrimos que o Mirena estava deslocado.
    No dia 08/07/16 o Mirena foi retirado no consultório médico. Senti uma dor bem forte, mas muito rápida. Após fiquei com um pouco de cólicas.
    Estou feliz por saber que não tem um DIU dentro de mim.
    Optei por aguardar 3 meses, para verificar se os níveis de ferritina e VG estiverem normais não usarei mais hormônios sintéticos.
    Tenho duas filhas e meu marido fez vasectomia. Então, não preciso me preocupar com uma nova gestação.
    Caso seja necessário, minha ginecologista me auxiliará na escolha de um método para não menstruar.
    Espero que minha menstruação tenha um volume normal que não prejudique minha saúde e assim eu fique longe de mais hormônios.
    Beijos, felicidades para todas.

    1. Michele Kaiser

      Obrigada por seu depoimento! Espero que você não tenha mais o problema da anemia. Eu também me sinto muito feliz por ter tirado o Mirena. Embora me preocupe em engravidar e em menstruar, estou preferindo viver “ao natural”, sem hormônios me incomodando a vida. Beijos.

    2. Avatar
      Creide

      Oi tenho 5 meses que coloquei já engordei 4kilo.o médico mim diz que não é o Diu de mirena. Eu já fiz bariátrica .e impossível eu engorda tanto assim faço dieta e 3x na semana faço academia

      1. Michele Kaiser

        Eles sempre dizem que não é mas nosso organismo diz o contrário. Que pena que você, eu e tantas outras meninas que comentaram aqui tenham tido o mesmo problema. Um beijo e boa sorte!

  20. Avatar
    Ingrid

    Bom dia meninas eu coloquei o Mirena em outubro de 2014 e bisquei informacoes somente agora depois de ter engordado 10kg. Meu cabelo esta caindo muito e nunca havia sentido nauseas nem na minha gravidez, minja nutricionista ja passou a dieta e disse que o Diu nao engorda e sim a vida sedentaria mas trabalho numa siderurgica andando pra cima e pra baixo tenho o dia muito puxado e ainda faculdade porem nao posso ver comida ate sem fome por ansiedade nao sei de que nem dividas nao tenho preocupacao tudo em dias (gracas a Deus) mas tudo quanto e de dor estou sentindo como se fosse mestruar e pior por mais tempo que mestruava. Sao quase 2 anos sem mestruar e me sinto mais inchada que cururu no sal( como dizem na minha terra-inchada).Marquei pra tirar amanha e depois de ler todos esses comentarios irei finalmente acabar com esse sofrimento tambem!Obrigada por todas as informacoes.Fiquem com Deus!

  21. Avatar
    Vanessa

    Michele, eu engordei 10kgs usando o Mirena. Fiquei 1,5 anos com ele. Tirei hoje. Todo mundo diz que é impossível engordar com Mirena. Eu sempre engordo com anticoncepcional, mas as pessoas dizem que o Mirena só tem ação hormonal local. Eu tenho certeza que o Mirena pode engordar e muito!! Você emagreceu de volta, tirando o Mirena?

    1. Michele Kaiser

      Ainda não emagreci tudo, Vanessa. Estou seguindo na dieta. Engordei 8, emagreci 6. Voltei a tomar anticoncepcional e ficou mais difícil emagrecer de novo. Sempre inchada, o peso não baixou na balança. Agora parei de novo e vou ver se perco o resto. Vida triste essa, né? Sanfoneando. Beijos.

  22. Avatar
    Fernanda

    Ola meninas. Sei ja passou uns meses. Como foi michele a diferença pos retirada do mirena? Tenho 3 filhos e na ultima gestacao ha 2 anos coloquei o mirena. Ótimo nao tem colica nao mestrua. Mas o problema nao foi as espinhas os cravos a queda do cabelo as dores de cabeca o mau humor..tudo pos diu que nunca tive. Mas foi o aumento de peso de 20 kg. Isso mesmo. Emgordei 18 kg na ultima gestação ( 13 kg na primeira e 9 kg na segunda). Em menos de 3 meses emagreci 16. Opa falta 2 .. Coloquei o diu e em menos de 5 meses engordei 18. Desde entao desde dietas normais malucas exercícios e ate mesmo acompanhando com endocrinologia nao consigo emagrecer 1 kg. So mantenho esse peso. Ate remedios formulas subtramina eu tomei. Super laxantes. E o pior nao é estar 20 kg acima do peso. E sim os 20 kg estarem na barriga. Pareco pronta para ir ao hospital ganhar um “bebe”. Mais barriguda que na gravidez. Apos praticamente implorar a ginecológica que afirma ser muito dificil isso acontecer ela disse vamos tirar entao. Pois todos exames deram normais. Cade o fio? Benedito subiu… O diu esta no lugar..mas o fio subiu e agora so uma histeroscopia para retirar o infeliz. O medo é passar por anestesia cirurgia p tirar o sossego de nao menstruar e nao engravidar e permanecer essa gravida sem bebe kkkk. Quem tirou o diu como se fosse ganhar um bb e emagreceu???

    1. Michele Kaiser

      Nossa, Fernanda!! Como você vai fazer? Eu fiz um post chamado “4 meses sem Mirena”. Dá uma lida nele. Um beijo!

      1. Avatar
        Fernanda

        Oi michele, fiz a cirurgia ontem (04/08/16) agora so esperar e tomara q eu emagreca pelo menos a metade que engordei rsrs.

      2. Avatar
        Aline Rapado

        Oi Michele, estou com o Mirena há quase 3 anos, coloquei durante uma cirurgia para limpar os focos da endometriose severa que eu tinha. Engordei 12 kg e quero tirar… me diga como está, continuou emagrecendo após os 4 meses?
        Abs,
        Aline Rapado

      3. Michele Kaiser

        Oi, Aline! Sim, consegui emagrecer 13 quilos até agora! Mas também tive acompanhamento de uma nutricionista excelente, a Natalia Stedile! Beijos!

    2. Avatar
      Alessandra

      Fernanda estou com o mesmo problema.hj fui retirar e cade o fio…vou ter q retirar com anestesia..como foi pra vc?

  23. Avatar

    Olá meninas. Tenho 28anos e não tenho filhos. Coloquei o diu mirena fazem 8meses. Engordei 8kg, meus cabelos e minha pele estão um nojo de tanta oleosidade. Não menstruo desde quando parou o escape aquele da colocação. Este era meu intuito, pois sou alérgica ao algodão dos absorventes, tentei aqueles copinhos e não me adaptei. Tomava diane 35 e tinha uma incidência muito grande de candidíase por conta dos hormônios. Estou pensando em retirar o mirena e tentar algum anticoncepcional para uso continuo, pois não posso menstruar devido a alergia. Vida de mulher é mesmo difícil, se melhora de um lado, estraga so outro. Bem como já escreveram em outo comentário: Sempre tem os prós e os contras. Abraço a todas

    1. Michele Kaiser

      Val, eu tomava Gestinol 28 de uso contínuo e gostava muito, mas tive ovulação (poderia ter engravidado). Então tudo tem mesmo os prós e contras. Hoje já estou me colocando contra os hormônios de uso contínuo porque são muito artificiais e vemos que eles têm, sim, efeito negativo na gente. Um beijo.

  24. Avatar
    Kátia

    Oi Michele, tudo bem?
    Não imagina como se sinto aliviada lendo tudo isso!!! Uso Mirena há 2 anos e meio, há 1 mês trato uma inflamação uterina/infecção de urina. Tenho avaliado todo esse tempo de uso do Mirena e a única conclusão foi que ele talvez seja o culpado de tudo de ruim que me acompanha, vou explicar. Há 2 anos uso metformina pq desenvolvi resistência a insulina, controlo minha pressão arterial tbem pq ela tbem desandou, vivo todo esse tempo num estado depressivo e com crises severas de ansiedade. Já utilizei todos os métodos (pílula/adesivo/anel), inclusive o DIU de cobre que precisei retirar por ter aumentado a incidência de infecções urinárias. No final de maio de 2016 passei a ter muitas dores na região pélvica e depois de muitos exames descobrimos se tratar de uma inflamação no endométrio, causada pela ausência de menstruação!!! Enfim, só pra deixar meu relato e afirmar que vou desistir dele, tenho 32 anos e quero voltar a viver.

    1. Michele Kaiser

      Nossa, Kátia!! Então a amenorreia (ausência de menstruação) traz problemas, diferente do que muitos médicos dizem. Você optou por tirar o Mirena então? Um beijo.

      1. Avatar
        Jucilene

        Olá Michele, coloquei o Mirena há 3 meses e me identifico muito com o comentário da Kátia, estou exatamente assim com crise de ansiedade, fui ao médico para tirar mas aceitei a sugestão de tentar mais um mês tomando um calmante natural. Infelizmente não estou sentindo resultado com o calmante e não vejo a hora de voltar ao meu médico para tirar o Mirena. Sentia muita cólica por conta do Mioma, o que melhorou, mas prefiro sentir cólicas do que achar que estou ficando louca. Além da crise de ansiedade sinto outros sintomas como azia, náuseas, inchaço, irritação, dores nas costas e já tive aumento de peso. Se eu tivesse visto esse blog antes com certeza não teria colocado, pois só li a bula que fala dos benefícios e possíveis sintomas e não os relatos. Claro que cada organismo tem uma reação, mas eu não me arriscaria.
        Obrigada, um abraço.

      2. Michele Kaiser

        Muitos médicos não acreditam que seja o Mirena que nos faz mal. Tenho dois amigos médicos que respeitam minha opinião mas não creditam ao Mirena os problemas que tive. Ok, a gente se respeita. Mas cada um sabe o mal que o aflige, não acha? Resumindo… Tire logo este negócio! Não deu certo, não insista! Um beijo.

  25. Avatar
    Kátia

    Oi Michele, pois é, algo que eu nunca ouvi sobre: amenorreia traria problemas. Enfim, vou terminar o tratamento e vou tirar, ainda não sei qual usar, mas quero deixar meu corpo “respirar”. Outra coisa que não citei, são malditos 10 kgs que não vão embora por nada nesse mundo (faço acompanhamento com nutricionista e treino 4 vezes por semana). Te desejo boa sorte em um novo método :*

    1. Michele Kaiser

      Também tive esse problema do peso. Engordei 8kg mas já consegui eliminar 6kg. Problema são esses últimos 2kg. Queria perdê-los e mais uns 5 ainda… Eita.

    2. Avatar
      Luciana

      Oi Katia! Que coincidência… tenho 10 meses com o DIU e comecei a sentir uma sensação estranha ao urinar… às vezes parece que tenho muita vontade e quando vou ao banheiro, não consigo fazer. Ou não tem nada. Vc tratou? Com o que? Fiz exame de urina e não deu nada.

      1. Avatar
        Deisy

        Olá engordei 10 kilos depois que coloquei o mirena. Auto estima ta no pé. Quero tirar. Quanto tempo você levou para perder esse peso após a retirada? Isso é algo que me aflige, você seguiu alguma dieta?

  26. Avatar
    Thais

    Oi estou com o diu mirena a 1ano,mais estou marcando a data para retirar após seis meses de uso tive um aumento de pelos no rosto,espinhas, e cólicas fora do período.E aqui estou eu agora usando um diurético receitado que pode ajudar nesses efeito. minha médica disse você não vai quer tirar só por isso né??Nossa não estou disposta a ficar mais 4anos assim!! Boa sorte bjs

    1. Michele Kaiser

      Que coisa, não tinha ouvido falar de aumento de pêlos. Os efeitos passaram para mim em 3 a 4 dias depois da retirada. Só o peso extra ficou mais um tempinho… hehhehehehe

    2. Avatar
      Andreia Scavacin

      Tais tu me aliviou hoje meus pelos todos cresceram braço coxa e no rosto eu reparei hoje cedo tô mortificada fora as espinhas que deixam marcas horríveis. Qual diurético está tomando. Tô ficando maluca com tudo isso e deixando todos malucos também!!!

  27. Avatar
    Karelize

    Precisa ler isto, achei que estava ficando louca sozinha, quando falo que ganhei 10kg em 1ano e 3 meses de mirena as pessoas me okham e dizem onde??? Só eu sei como está insuportável conviver comigo, estou muito depressiva sem vontade de acordar e quando levanto é uma luta pra me sentir bem! A única coisa que senti foi uma leve sensação de ter a libido mas que faz uns 3 meses que ela não existe mais a falta de humor de alegria de vontade pela vida esta maior, obrigada por me fazer tomar a decisão de retirar, ainda não sei se volto a pílula mas não vou mais insistir no mirena.
    Sempre senti muita cólica desde a colocação que por sinal foi a mais traumática da minha vida, desmaiei fiquei uma semana branca tomando remédio pra conter a cólica e não parei de sangrar.
    Ufa senti um alívio de expôr este sentimento, hoje mesmo agendo a retirada não quero mais sofrer com isto, só não quero engravidar.
    Obrigada mesmo

    1. Michele Kaiser

      Espero que estejas mais tranquila. A gente não deve se fazer sofrer e insistir tanto em algo que não nos faz bem. Pense bem, converse com seu médico e tente outro método. Minha consulta está marcada para semana que vem. Beijos!

    2. Avatar
      Maia Jecília Granja Amorim

      Bom dia!! Eu estou tentando tirar o meu Diu mirena,mas sempre a ginecologista passa medicação,que melhoro uns dias e logo volta tudo novamente, sangramento e dor.AFF colocou dia 05 de março 2020 e até hoje dia 02 do 09 2021 mais de ano não vejo nem uma melhora ,pelo contrário,minha endometriose aumentou muito , as dores cólicas e dores aguda no lado esquerdo insuportável,mau humor, sem vontade de nada, vezes nada… Estou de novo na medicação útero inflamado e quase 8 dias e nada ,tenho retorno dia 9 e estou pensando seriamente em fazer a retirada do Diu e Deus tome a frente!!! O que vcs acham meninas me ajudem! Por favor!!
      Gostaria muito que tudo tivesse sido perfeito ,mas… infelizmente não foitenho medo de retirar e piorar,mas como ia saber tinha que tentar né verdade????

  28. Avatar
    Cristiane Feitosa

    Boa noite Michele.. e possivel ter adquirido peso após a colocação o Diu no meu caso o mirena? Gostaria de retirar mais tenho muito medo de engravidar..porém minha menstruação é completamente desregrada e quando vem são apenas sinais como no final da menstruação no último dia. Oq me aconselharia?

    1. Michele Kaiser

      Acho que é possível, sim. Mas para retirar você tem que ver os prós e contras. Os sintomas parecidos com os da gestação são chatos, mas engravidar é pior. Para mim, o peso extra e o organismo lento foram fatores determinantes para a retirada. Conversa direitinho com seu ginecologista. Um beijo.

  29. Avatar
    Adriana Abreu

    Olá, Michele. Gostei muito desse post e como li aqui nos comentários várias vezes, não estou me sentindo mais sozinha e nem maluca! Tenho 34 anos e uso Mirena a 4 anos também por causa da endometriose que quase me tirou a chance de ser mãe. Tenho todos os seus sintomas citados e ainda o Mirena nunca cortou exatamente minha menstruação. Tenho escapes que duram às vezes 10 dias e já cheguei a ter 3 dias de menstruação. A acne me incomoda muito, mas acho que o ganho de peso é pior. Quando meu filho tinha 9 meses eu cheguei a um peso ideal pra mim, mas depois que coloquei o Mirena engordei 7 kilos. E até hj luto para perder, perco 2 ou 3 kilos com muito esforço porque faço exercícios. Vou marcar de tirar o Mirena. Mas gostaria de saber de você, que também tem endometriose sobre como tem feito para acompanhar a evolução dela. Bjs! E parabéns pelo blog.

    1. Michele Kaiser

      Sinceramente, tirei o Mirena porque estava com muita raiva e ainda não sei o que fazer sobre a endo. Como não pretendo ter mais filhos, não me preocupo com infertilidade, mas me preocupo com o que ela pode causar de incômodos. Terei nova consulta com a ginecologista na semana que vem e quero tirar todas as minhas dúvidas. Beijos e obrigada!

      1. Avatar

        Então,conversando com uma amiga ela me relatou que gostaria de colocar diu,porém tem receio pois ouviu falar que engorda.eu uso o mirena a dois anos ,não tenho filho.minha médica me sugeriu por mais pelo o motivo de intenso fluxo menstrual e muita cólicas. Depois que minha amiga comentou isso resolvi vir pesquisar. E lendo os comentários de vcs me endentiquei muito. Eu engordei mais de 12quilos nesses dois anos.não sou sedentária meu trabalho e muito corrido ando vários quilômetros de uma loja pra outra.e as vezes me pegava pensando estava engordar tanto. As vezes fazia dietas e nao perdia nada tomava remédio também nada de perder peso. Enfim lendo os comentários de algumas de vcs cheguei a conclusão que esse meu aumento de peso foi decide a esse diu. E sinceramente vou retirá.lo e continuar convivendo com o meu fluxo mentrual.Pois no caso ainda teria três anos pela frente. E a pergunta é .quantos quilos posso vir a engorda.Assim que eu retirar passo informações para vcs.ainda terei que pesquisa preço pois não tenho mais plano.aff! Se alguém puder me ajudar quanto a isso ficarei grata.

      2. Michele Kaiser

        Pois é, são diversos relatos de mulheres que ganharam peso com o Mirena por aqui. Sou uma delas, infelizmente. Volta aqui e nos conta como ficou sem? Um beijo.

  30. Avatar
    Aline

    Olá Michele, Sou ALine faz 3 anos q uso mirena já engordei 10 kg, fora o inchaço nas pernas, barriga, e até o rosto, muitas dores nas pernas também, penso em tirar, o q vc acha? Vc demorou para emagrecer depois q tirou o diu

    1. Michele Kaiser

      Perdi dois quilos no primeiro mês e mais alguns quilos nos meses seguintes. Ainda não perdi tudo…

  31. Avatar
    Michele

    A minha experiencia tem sido muito desagradável. Pelos mesmos motivos que você fui aconselhada a colocar o mirena, que até agora só me causou dores de cabeça. Precisava de algo que me livrasse de ter que lembrar de tomar todos os dias, que me livrasse do sangramento exagerado e das cólicas e bum! vamos por o mirena! No primeiro mês tive cólica de parto. Meu útero contraia tentando colocar pra fora algo que ele não reconheceu. Nos próximos 05 meses continuei menstruando horrores e tendo cólica, fui descobrir que ele estava fora do lugar. Poderia ter engravidado!!! moral da historia? vou tirar e voltar a minha saga de um anticoncepcional que meu corpo aceite. Muito dificil não ter garantias que aquilo que você acha que esta te protegendo não esta! boa sorte para nós 😉

    1. Michele Kaiser

      Poxa… que pena! Infelizmente fazemos parte da estatística das que não deu certo. O problema é achar um que a gente se adapte. Ainda não encontrei o ideal para mim. Beijos!!

  32. Avatar
    Juliana Benare

    Fiquei com o mirena por 3 anos, engordei 15 kgs, os médicos insistem em dizer que o que engorda é comida, pois bem, só comecei a engordar dps do mirena, nem na gestação engordei tanto. Nunca lutei contra a balança, minha luta só começou após a colocação. De sedentária, passei a fazer exercícios 5 dias por semana, contratei personal trainer, fui ao nutricionista, o próprio nutricionista após ver minha dieta disse que não entendia o porque de eu não emagrecer, pois bem, a única explicação é o mirena. O mirena influiu tanto no meu metabolismo que fazendo tudo conforme personal e nutricionista, eu não perdia NADA em dois anos de personal e dieta! Isso fora a prisão de ventre. Ganhei quilos extras, muitos pelos no queixo, minha pele estava só óleo. Perdi todos os meus sutiãs, já que meus seios aumentaram muuuito! Foi uma das piores experiências da minha vida. Tirei o mirena faz quinze dias, e sem fazer exercícios ou dieta (já que minha sensação era estar fazendo tudo certo e não ter recompensa, assim como desmotivava o personal e o nutricionista q achavam que eu só podia estar fora da dieta), já perdi mais do que quando só vivia malhando e fazendo dieta. Jamais recomendaria o mirena. Minha auto-estima está lá embaixo, nunca usei nada que me prejudicasse em mais sentidos do que o mirena me prejudicou. Também tenho alergia a absorvente, mas ainda assim, prefiro o incômodo da alergia ao fundo do poço que o mirena me levou.

    1. Michele Kaiser

      Nossa, Juliana!! Sinto muito! Espero que os efeitos do Mirena passem logo. Eu tenho um palpite de que a progesterona do mirena faz nosso organismo ficar mais lento e, assim, com mais retenção de líquido e digestão mais lenta. Espero que você recupere logo seu vigor e auto-estima. Passei por coisa semelhante. Depois da retirada emagreci seis quilos, mas não consigo perder os outros dois que faltava (e mais alguns que queria) e acabei desmotivando um pouco. Mas bola para frente. Beijos!

    2. Avatar
      Kátia

      Juliana lendo seu relato me identifiquei do início ao final, tbem engordei 15 kgs, minha nutri tbem não conseguia entender pq um cardápio tão restrito (sou intolerante a lactose e gluten) e eu não perdia nada. Fora 2 anos e meio em depressão, crises terríveis de ansiedade e algumas de pânico, chata, cansada, sem paciência, sem memória…enfim, consegui me livrar dele há uma semana e de 1,5 kg em 2 dias!!!Boa sorte e bem-vinda à vida novamente.

  33. Avatar
    Priscila

    Olá Michele, tenho 39 anos, 2 filhos e uso o Mirena há pouco mais de 3 anos. Logo que o DIU foi colocado tive problemas de acne ao ponto de ter que tomar o Roavutan. Hoje não tenho mais acnes, e também não engordei muito (engordei uns 4 kg), mas tenho TPM, calor excessivo, ansiedade e já é a segunda vez que tenho uma Mastite que nenhum médico consegue explicar. A primeira vez que tive a inflamação (cerca de um ano e meio após a colocação do Diu) fiquei internada por uma semana. A minha Mama direita inchou, tive febre e muita dor e tive que fazer punção para retirada de seroma. Tenho prótese de silicone há 6 anos e só coloquei por causa da flacidez dos seios após duas gestações. Já perguntei ao médico se há alguma relação entre o Mirena e essa inflamação recorrente da Mama e ele disse que não há estudos que falem sobre isso. Bom, o fato é que quando coloquei o Mirena eu já estava com a pótese há 3 anos e, até então, eu não tinha tido nenhuma inflamacão na mama. Algo me diz que o Diu também pode ter alguma relação com essa inflamação recorrente, além da própria prótese é claro!!!. Por estes motivos, estou pensando em me livrar dos dois, primeiro do DIU e depois da prótese. Achei importante relatar o meu caso para que outras pessoas possam se identificar se for o caso. No momento, estou tomando antibiótico para inflamação na mama que voltou a ocorrer. Vou na Ginco amanhã e pretendo retirar o Diu. Vamos ver o que ela vai dizer. Ahhh, a única coisa que me faz querer ficar com o DIU é mesmo a ausência da menstruação, pois o meu fluxo antes de 8 dias e intenso. Bom!!! Esta é a minha experiência com o DIU Mirena. Boa sorte pra vc e pra todas!

    1. Michele Kaiser

      É importante lembrar que o Mirena é a solução para várias mulheres. Somos a exceção, conosco não funcionou. Com a grande maioria ele funciona. Mas, como você disse, acho importante citar o nosso caso para que as pessoas saibam que existe a possibilidade de não dar certo e que os efeitos colaterais podem ser bem cruéis para a nossa autoestima e bem estar. Me conta se você tirou mesmo. Beijos!

      1. Avatar
        Daniela Oliveira

        Oi ! Posso dizer que tudo depende da sua adaptação ,o Mirena já troquei agora a pela terceira vez , em 10 anos nunca tive problemas só alegria, agora com 42 anos efetuando a terceira troca, e já faz 7 meses, estou sentindo tantas dores lombar , dor de cabeça q ate pronto socorro tive que ir, até dores na relação sexual devido a colocação do Diu , meu ginecologista diz que o útero está baixo devido aos 2 partos normais q tive, mas agora o Mirena incomoda demais e sinto q meu corpo está rejeitando, irei remove lo ! Mas antes farei um exame de gravidez , pq todos meus sintomas me alertam q também posso estar grávida , e o Diu não é 100 % seguro !

  34. Avatar

    Coloquei o Diu mirena dia14/7/16 e no terceiro dia já tinha inchado 3kg! Revoltada fui conversar com o meu médico que me instruiu a ficar pelo menos um mês. Começaram as dores de cabeça, enjôos e cólicas. Fiquei durante um mês e dois dias com todos esses sintomas e não parava de sagrar, pouca, mais incômodo. Quando fui procurar sobre o Diu, vi maravilhas. Nunca vi ninguém com todos esses sintomas. Mais só vamos saber se vamos nos adaptar se tentarmos. Eu não me adaptei as dores diárias que atrapalharam muito minha vida.

    1. Michele Kaiser

      Talvez você se adapte a partir de agora. O ideal é esperar ao menos 6 meses para o organismo se acostumar. Infelizmente eu não me adaptei e tirei depois de 10 meses. Espero que você se adapte e não precise tirar. Beijos.

  35. Avatar
    Kátia

    Voltei e voltei sem Mirena!!! Há 7 dias consegui tirá-lo (sim, conseguir, pq ele foi inserido e praticamente não tinha fio pra puxar, sofri e muito). Saí do consultório com 85,5 kg na quinta-feira, no sábado já estava eu com 83,9. Confesso que, o fato de dispor apenas do preservativo ainda tem causado um certo receio, venho dizendo que por enquanto não quero nenhum hormônio, vamo ver como caminha os próximos meses. Ainda continuo o tratamento da inflamação do endométrio por mais 3 meses, o médico disse que talvez eu não menstrue nesse período (o que fica mais difícil de calcular período fértil). Estou feliz e aliviada.

  36. Avatar
    Josebel

    Oi Michele
    A minha historia com o mirena não é diferente…. Sempre tive muito fluxo e durante vários dias….coloquei o morena pensando que acabaria tudo…..ledo engano….são 5 meses de sofrimento com dores de cabeça….nos seios….nas pernas….espinhas sem fim….queda de cabelo…… 6 kg a mais…….unica coisa que melhorou foi a mestruaçao…..que praticamente cessou…..decidi então que vou tirar essa coisa….e não tomarei mais nada….se engravidar de novo faço uma laqueadura e pronto…..pois do que adianta não menstruar se tenho tantos efeitos colaterais……li todos os comentários acima os quais me fizeram decidir de uma vez por todas retirar o mirena…..e é isso……linda familia a sua bjo

    1. Michele Kaiser

      Oi, Josebel. Acho importante contarmos nossa história com o Mirena, mas também vale lembrar para novas leitoras que ele funciona sim com a imensa maioria das mulheres. Mas como disse, acho importante que as pessoas conheçam histórias que não deram certo. E acho isso mesmo, se não estamos contentes, vamos atrás de novos métodos. Eu estou me inclinando a ir fazer uma ligadura. Beijos!

  37. Avatar
    Jéssica Magalhães

    Oi Michele, gostei muito do seu relato e dos comentários que li aqui. Tenho 37 anos, 2 filhos e uso Mirena desde o nascimento do meu segundo filho, hoje com 14 anos. Estou no 3o Mirena. Sempre fui apaixonada por esse método contraceptivo. Nunca tive nenhum efeito colateral. Logo que coloquei (com 22 anos), entrei na academia e fiz dieta e perdi 12 kg (ou seja, nesse começo o Mirena não me engordou, pelo contrário). Mas, ao passar dos anos, ganhei 14kg que estão muito difíceis de perder… Sei que junta o fator idade, mas tenho “incucado” com o Mirena, fico pensando que se tirar, talvez consiga perder peso (ainda faço academia e controlo a alimentação). Foi muito bom ler aqui que muitas pessoas associam o Mirena ao aumento de peso, está me ajudando a decidir. Mas, vou esperar meu marido fazer vasectomia, porque um temporão agora nem pensar!!!!! rsrsrrsrsrs

    1. Michele Kaiser

      Pois é, Jéssica. Eu tenho uma impressão de que o Mirena meio que desacelera nosso organismo. Retém líquido, por exemplo. Mas não sei, não sou médica. Mas foi isso que senti. Minha obstetra/gineco me disse que não acredita ter sido o Mirena que me engordou. Enfim, talvez o fator idade colabore. Mas eu estou com 33 anos e não me sinto como antes. Acho que meu corpo passou por muito esforço com os trigêmeos. Vamos convencer esses maridos a irem para a vasectomia!! Beijos.

    2. Avatar
      Pammella Wiik

      Gente eu acho que a marioria que relata ganho de peso deve ser tambem pelo fator idade…depois qye temos filhos e apos os 30 anos a maioria das mulheres nunc que vao ter o mesmo peso que antes de ser mae…e muito raro nao ganhar peso depois dos 30…acho que como a maioria ganha peso pelo fator idade associa com o mirena por isso os medicos aqui afirmam que o ganho de peso nao e associado ao mirena…existem excecoes e claro mas acredito que a quantidade minima de hormonios (20 vx menor que em anticoncepcionais comuns) seria quase impossivel ser responsavel pelo ganha de peso. Pelo menos e o que dizem os medicos ne…mas acredtito que eles nao iam sacanear agente nisso ne hahah

      1. Avatar
        Jéssica Magalhães

        Isso é verdade Pammella, com a idade ganhamos peso mesmo…. por isso que fico super em dúvida se tiro ou não… já estou ha quase 15 anos com o Mirena (estou no 3o) e sempre fui apaixonada por esse método… Para mim, as vantagens são muito maiores do que as desvantagens…

  38. Avatar
    Josebel

    Oi Michele, quando eu falei com meu GO ele me falou que o Mirena é isso mesmo….que tem organismo que nao se adapta de jeito nenhum….e que a retenção de liquidos acontece mesmo….e eu sou muito propensa a reter líquido….e outra coisa que eu conversei com ele, pois como estudante da área da saude, tenho observado muitas mulheres que se tornam mães tardias, tipo depois dos 30 tem muita dificuldade para perder peso pois o metabolismo é mais lento…..observei também que meninas que tem filhos mais cedo voltam logo a seu corpo nao tendo dificuldade nenhuma para emagrecer, pelo contrario secam….que ate tem que tomar vitaminas pra engordar um pouco….falei sobre isso com meu GO ele concordou comigo…..sendo que fui mãe do Samuel com 30 anos e do Pedro com 32…..queria ter a minha menina….mas fiquei com medo de ser outro homem e embarangar de uma vez…hihihi….
    Mas enfim botei o DIU e infelizmente não deu certo….mas conheço mulheres que tem o Mirena e simplesmente amam…..e que o mesmo foi a solução da vida delas…..já pra mim foi muito ruim….quanto a vasectomia….marido tem pensado….não sei….mas se após tirar o DIU eu engravidar terei esse bebe e farei a laqueadura e assim viverei feliz pra sempre…..é isso….bjs e parabéns pelo blog….amei

    1. Avatar
      Pammella Wiik

      Foi o que aconteceu comigo
      ..tenho 26 anos e depois do mirena perdi peso e hoje estou com o mesmo peso de antes das minhas 2 gravidez…eu achei absolutamente incrivel! E a seguranca que ele proporciona sem mentruacao sem colicas,sem tpm, e o principal SEM BEBES eu estava pesquisando sobre a possibilidade de engravidar usando o mirena e ate agora nao encontrei…acredito que seja eficaz como dizem…nao pretendo ter filhos agora nem tao cedo…mas estou feliz com a seguranca e meus 50kg da adolescencia de volta acredito que o mirena associado com a idade (depois dos 30) possa realmente engordar oi pode ser apenas a reducao de metabolismo como os medicos aqui na Noruega falam que depois dos 30 a chance de ganho de peso e de 79%…

  39. Avatar
    Telma

    Oi Michele, nossa..eu adorei esse espaço e foi aqui que eu tomei a atitude, coloquei o Mirena em Mar -15, e até os 06 meses de adaptação que minha medica pediu eu só tinha os escapes…que eu odiava, pois achei que estava libertada da menstruação e tinha que usar protetor diário e as vezes absorvente. Mas foi em Outubro que o drama começou pois o meu cabelo começou a cair, mais cair muito no banho fazendo bolas, e mais no chão e na escova e ao longo do dia eu via fios inteiros pelo chão ,e 8 kilos a mais . Hoje eu fui retirar o DIU e confesso que estou me sentindo muito bem e liberta. Espero que a queda de cabelo cesse e eu emagreça pois estou com uma barrigona inchada que nem segurando ela esconde. A minha medica disse que não é por causa do DIU que engordei e nem a queda de cabelo, porem não leveii em conta e pedi para retirar. Como estou com 38 anos, por enquanto vou deixar o corpo se ajeitar e pensar no metodos que ela propos.

    1. Michele Kaiser

      Que pena que você também não se adaptou. Oito quilos a mais é muito triste. Perder cabelo também. Esses sintomas eu também tive, mas a queda de cabelo foi só bem no início. Beijos e boa sorte!

  40. Avatar
    Cristina Previd

    Bom , meninas, procurei muito informações hoje sobre contra indicações do mirena
    Quero dizer que iniciei uma depressão alguns vezes após utilizar e não acreditei que poderia ser o Mirena, na verdade nem imaginei..
    Bom , tinha um emprego extremamente estressante e surtei, tive uma depressão fortíssima, após muitos tratamentos, perda do emprego, de vida, de muitas coisas, da minha vida… Fui diagnosticada como portadora de tab, gente sofri e sofro muito, passei por muitos médicos, tomei muitos medicamentos e hoje passei com um Médico Nutrologo e ele no final da consulta me perguntou, vc usa mirena ? Eu assustei e disse sim, bom , com isso veio a interrogação? Pode ser os hormônios que alteraram seu humor, seu estress, sua vida e com a medicação tudo piorou…
    Gente , prometo contar o desfecho dessa história, realmente a pior fase da minha vida!
    Mas, amanhã mesmo, Marco a retirada, a possibilidade de ter o início das alterações é muito grande com o Mirena
    Abs

    1. Michele Kaiser

      O hormônio é “fraco” e por isso os médicos dizem que não deve ser o Mirena o causador de tantos problemas já citados aqui nos comentários. Mas preciso dizer que sim, é possível. Mirena em alguns casos engorda SIM, pode dar indisposição SIM, desacelerar o organismo SIM, dar muita espinha COM CERTEZA e incomodar para caramba! Pena que vc tb não se adaptou, Cristina. Um beijo.

  41. Avatar
    Luciana

    Bom dia!!
    Foi muito bom ler a história de cada uma de vocês. Eu tenho 41 anos, coloquei o mirena em fevereiro/21016. Engordei 5kg, sinto muita dor nas pernas, cansaço, retenção de líquidos..
    Esperei o tempo de “adaptação”, como o médico disse, mas não houve adaptação. A consulta está agendada pra amanhã e eu espero sair de lá sem o Mirena. Não aguento mais, quero tirar logo!!!!!

    1. Michele Kaiser

      Que pena que para você também não deu certo, Luciana. Espero que se sinta melhor sem ele. Um beijo.

  42. Avatar
    Nivia Nalva

    Oi Michele,

    Coloquei Mirena 31/01/2016 fiquei com ele longos 7 meses, entre esses meses ficava 2 dias sem menstruar o restante era todo dia aquela borra de café, infelizmente meu corpo não adaptou, tentamos no meio do caminho tomar pilula para regularizar e nada, resultado disso tudo… tive que tirar
    (engordei 3 kg e me sentia sempre muito inchada)

    1. Michele Kaiser

      Pois é… tenho recebido tantas mensagens reclamando do Mirena que fico me perguntando se o número de satisfeitas é tão maior assim. Coloquei porque todo mundo adora. Vejo que muuuitas não se adaptaram. Um beijo.

  43. Avatar
    Andreia

    Gostaria de deixar tambem meu relato. Dois anos de mirena, muito mau humor, ausencia completa de libido, dores nas relações para ambos. Tentei tirar em 4 consultas e todos os ginecologistas me convenceram que os sintomas nao eram do Mirena. Agora tenho consulta e vou dizer que quero engravidar, pois não quero mais ouvir que o Mirena é maravilhoso para todas as mulheres se para mim não foi. Espero que meu casamento e minha vida voltem ao normal…

    1. Michele Kaiser

      Pois é, Andreia! Também não aguentava mais ouvir que o Mirena era maravilhoso (menos para mim). Ontem mesmo contei a uma amiga que tinha tirado e ela me criticou muito. Mas, para mim, não rolou! Beijos e boa sorte!

      1. Avatar
        Vitoria

        Ola Michele. Que bençao que achei esses relatos. Estou ha 11 meses com mirena. Minha pele virou uma meleca. Nao engordei. Nos 3 primeiros meses eu tinhas colicas de ir parar no hospital, achando que meu utero estava sendo torcido. Depois passou…ai nao tive mais nada, ate 10 mdses de mirena. Voltei a ter colicas infernais e uma abencoada”pressao” pelvica. Eu tenho a nitida sensacao de que tem alguma coisa raspando na minha pelve. Fiz papa e ultra. Tudo no lugar. Tudo normal. Meu gineco fala.que é “emocional”. Agora nao tenho duvidas que essa pressao é um efeito colateral sem sim. Marquei a retirada para mes que vem. Gracas a Deus. E a titulo de sugestao, tem um novo no mercado,chamado Kyllena. Ele tem menos da metade do hormonio do mirena. Parece uma boa proposta. Obrigada por abrir esse espaço.

  44. Avatar
    CATIE CRISTINE PRIM PETRY

    Oi Michele,

    Coloquei o Mirena em maio de 2015 e também não me adaptei. Sentia cólicas horríveis e estava sempre tendo escapes. Estava super irritada, nervosa, minha depressão aumentou. Acordava a noite com dores abdominais terríveis. Mas nunca era culpa do Mirena… Cheguei a fazer até endoscopia e colonoscopia e estava tudo normal. Tinha dores de cabeça todos os dias. Foi aí que dei um basta e pedi para o médico solicitar uma ultrassonografia pra ver se estava fora do lugar. Meu endométrio estava com 11mm e estava ovulando. O médico falou que é normal ovular, mas coloquei o bendito para cessar a menstruação e não ovular mais, pois tenho muitas dores na ovulação. Mesmo não o médico não querendo tirar eu exigi a retirada. No dia seguinte já estava bem melhor, não estou mais irritada. Não engordei com o uso do Mirena, mas tive um queda absurda de cabelo. Tirei no dia 01 de setembro, mas desde o dia que tirei até hoje estou com cólicas e com pequenos sangramentos, não tive sangramento de menstruação, somente essa borra. Gostaria de saber como foi para vc depois da retirada do Mirena.

    Abraços

    1. Michele Kaiser

      A retirada do Mirena foi ótima para mim. Todos os meus sintomas desagradáveis passaram. Em dois dias eu já não tinha mais dor no seio. No primeiro mês já emagreci quase 2 quilos. Me sinto superbem sem hormônio nenhum. Minha menstruação está regulada e o fluxo bem leve, de 3 dias no máximo. Um beijo! Ah, leia o post sobre os 4 meses sem mirena: http://ostrigemeosdamichele.com.br/2016/05/24/4-meses-sem-mirena/

  45. Avatar
    Catie Cristine

    Oi Michele,

    Coloquei o Mirena em maio de 2015 e também não me adaptei. Sentia cólicas horríveis e estava sempre tendo escapes. Estava super irritada, nervosa, minha depressão aumentou. Acordava a noite com dores abdominais terríveis. Mas nunca era culpa do Mirena… Cheguei a fazer até endoscopia e colonoscopia e estava tudo normal. Tinha dores de cabeça todos os dias. Foi aí que dei um basta e pedi para o médico solicitar uma ultrassonografia pra ver se estava fora do lugar. Meu endométrio estava com 11mm e estava ovulando. O médico falou que é normal ovular, mas coloquei o bendito para cessar a menstruação e não ovular mais, pois tenho muitas dores na ovulação. Mesmo não o médico não querendo tirar eu exigi a retirada. No dia seguinte já estava bem melhor, não estou mais irritada. Não engordei com o uso do Mirena, mas tive um queda absurda de cabelo. Tirei no dia 01 de setembro, mas desde o dia que tirei até hoje estou com cólicas e com pequenos sangramentos, não tive sangramento de menstruação, somente essa borra. Gostaria de saber como foi para vc depois da retirada do Mirena.

    Abraços

    1. Michele Kaiser

      Oi, Catie! Tenho um post que mostra como eu fiquei 4 meses depois de tirar o Mirena. Tudo melhorou! Menos o emagrecimento, que está lento. Vou deixar o link aqui para você: http://ostrigemeosdamichele.com.br/2016/05/24/4-meses-sem-mirena/

  46. Avatar
    Cinthya

    Olá!!! Tenho 29 anos e coloquei o DIU MIRENA ha 10 meses. Imaginei tb que seria perfeito. O que posso dizer, é q minha pele ficou horrivel ! Tanto no rosto, pescoço, colo do peito. Hoje estao bem manchadas devido as espinhas . Antes minha pele era perfeita! Por mais q eu passe pomadas n resolve. E as malditas no periodo q “vou menstruar florescem! Tenho todos os sintomas de tpm. inclusive uma dor terrivel nas pernas .Engordei 5 kg desde q Coloquei. Agora a cordinha sumiu e estou aguardando a boa vontade do posto para q eu consiga tirar. Ja tentei o de cobre que foi pessimo tb. A pele ficou com muitas espinhas, aumento do fluxo menstrual, colicas enxaqueca e até anemia devido ao sangramento. Enfim. Dificil ne. Os DIUS p mim n deram certo.

    1. Michele Kaiser

      Que pena, Cinthya. Não é fácil… Tudo de bom para você!

  47. Avatar
    Ana Paula Ribas

    Gente, vou ligar amanhã no consultorio da gineco para tirar esse veneno de dentro de mim!! Uso ha 4 anos e ja engordei bem mais de 10kg! Ja tentei até sibutramina e não emagreci 1kg sequer (em 2 meses tomando 20mg). Ja passei 1 semana sem jantar e pasmem: engordei 400 gr! Parece piada né! Minha pele e cabelo dá pra fritar bife de tao oleosos! Muita acne e manchas na pele, e barriga sempre inchada. Aliás tudo inchado! Pernas, mãos, rosto e até pescoço (roliço). Malho todos os dias e suo muito, e nada! Fora a libido, zero vontade! Fujo do marido… Coitado… Só pode ser do Mirena, porque antes de colocar, eu fazia pouco exercicio e comia so porcariada e não engordava, agora só de imaginar a comida já engordo!! Retirando o Mitena em 3,2,1!!

    1. Michele Kaiser

      Hehehehe… Isso acaba com a vaidade da pessoa, né, Ana Paula? Boa sorte!

      1. Avatar
        Ana Paula Ribas

        Tirei hoje!! Uhull! Depois conto meus resultados. Beijinhos

  48. Avatar
    Liliane

    Faz 15 dias que tomei coragem e tirei o Mirena após 2 anos com retenção de liquido, abdômen inchado, mudança na pele, cabelos, dentre outros sintomas. Menstruei 4 dias após retirada e esoeto ver as mudanças pós retirada. Tenho endometriose e segubdo minha ginecologista não poderei ficar sem usar nada. Mas por enquanto quero aproveitar meu corpo sem hormônios sintéticos.

  49. Avatar
    maria fernanda

    Oi, tudo bem? Seu relato parece ter sido escrito por mim. Tirei o mirena há um mês, depois de dois anos e meio, exatamente pelos mesmos motivos. No meu caso, engordei 6kg nos últimos 8 meses de uso, mesmo mantendo a dieta e exercícios. E as espinhas na pela aumentaram muito no mesmo período. fiz hoje uma consulta com a nutricionista e ela também estranhou muito esse ganho de peso nos últimos meses, pois me acompanha ha 3 anos e sabe que eu mantinha meu peso estável há tempos. Então aí vai a minha dúvida. Quanto tempo demorou para o seu organismo se livrar dos efeitos do Mirena? Estou muito incomodada com esse ganho de peso e, nesse um mês sem o DIU, quase não emagreci

    1. Michele Kaiser

      Poxa vida, mesma história! Infelizmente ainda não recuperei meu peso. Engordei 8kg com Mirena e perdi 5kg em 8 meses. Voltei a usar anticoncepcional no período e engordei um pouquinho de novo. Aí parei o anti de novo e emagreci de novo. Mas ainda faltam 3kg para o peso antes do Mirena e mais 3kg antes de engravidar. Estou 6kg acima do peso pré-gestacional. Beijos.

  50. Avatar
    Ana Lúcia

    Bom dia Michele, bem eu como vc tive muitas dificuldades em engravidar até descobrir que tinha baixa de progesterona, assim que iniciou o uso do utrogestan vaginal e meus hormônios se reajustaram enfim … Eis que fiquei grávida de quadrigêmeos naturalmente, porém um feto involuiu segundo a ultrassonografia era uma menina, mas com a bênção de Deus tive meus Trigêmeos mega saudáveis, meus Arcanjos Gabriel, Rafael & Miguel (na ordem de nascimento) rsrsrs. Como vc mesma disse fazer a laquiadura para minha ginecologista era inviável, primeira gestação, múltiplos …. E toda aquela conversa que vc já sabe, bem agora com meus Trigêmeos com 3 anos eu depois de tentar vários métodos resolvi colocar o Mirena, meu Deus que experiência horrorosa está sendo até agora , primeiro para colocar aqui na minha cidade não se usar sedação de nenhum tipo, nem local, senti aquela contração de segundos que pareceu uma eternidade, e como foi realizado guiado pelo ultrassom ao terminar o médico disse que ele havia saído do lugar, então passei por tudo outra vez, isso foi no dia 7 de junho, os primeiros 15 dias senti uma cólica que nunca senti na minha vida, de rolar na cama e contorcer de dor, masssss é tudo período de adaptação, pois bem se passaram dois meses e as cólicas loucas se foram, isso mesmo dois longos meses, agora com 3 meses de uso, sinto cólicas leves esporadicamente, porém agora vieram as náuseas matinais, enjôo excessivo, espinhas nas costas e no colo ( não tive espinha na adolescência) e ainda agora essa semana fui na medica e ela me disse que está visualizando muito a cordinha do DIU que pode ser um sinal de que ele saiu do lugar, estou em pânico pq não queria tirar, também estou na expectativa da oitava maravilha do mundo que não está funcionando comigo e pelo visto vou entrar na mínima taxa de não adaptação ao DIU Mirena o contraceptivo dos sonhos. Vou fazer um ultrassom amanhã com muito medo de chegar lá e não está no lugar
    Voltarei aqui para dar notícias…

    1. Michele Kaiser

      Ana Lúcia, que história!! Você tem que me escrever sobre sua história! Escreve um email para contato@ostrigemeosdamichele.com.br e eu te envio umas perguntinhas para responder! Eu também tinha baixa de progesterona. Tenho uma teoria de que eu não conseguiria segurar uma gestação sem usar o Utrogestan, mas enfim…

      Sobre o Mirena… Ai, menina… Que triste. Tomara que você consiga se resolver. Mas se já está insatisfeita, difícil ser diferente para você. Sinto muito. Espero que tudo se encaminhe para o seu conforto.

      Um beijo!

      1. Avatar
        Ana Lúcia Araújo

        Então aqui estou pra dizer que PASSOU As cólicas e todos os outros sintomas PASSARAM aqui estou com 7 meses de uso do DIU mirena e nem me lembro que ele existe Agora com relação a pele oleosa e peso parece que procede, mas tbm colocamos a culpa do peso no DIU e pelo menos no meu caso eu não fecho a boca e detesto academia ai fica difícil né. Bjos e preciso sim fazer um blog da minha história mas não sei mexer com essas coisas

  51. Avatar
    Rubi Portella

    Olá meninas,
    Bom venho deixar minha experiência com Mirena .
    Utilizei o primeiro de 2010 até 2015, nao tive problemas , menstruação era apenas uns escapes mensais , colocado em centro cirúrgico com sedação no período menstrual.
    Em setembro de 2015 fiz a troca, retirada e colocação no consultório , no mesmo dia .
    Doeu um pouco para tirar, mas a colocação foi terrível. Antes do procedimento a medica me deu um Deocil SL, mesmo assim a dor foi intensa, tanto na medição do fundo de útero quanto na colocação . Passado isso, tive cólicas durante o restante do dia, mas nada demais.
    A médica alegou que não precisaria fazer uma USG para avaliar o posicionamento do Diu, só que como sou um pouco neurótica insisti e ela me deu a guia.
    Um mês depois eu fiz USG, que constou Diu normopoaicionado e presença de CISTO ANECÓICO FOLICULAR DOMINANTE NO OVÁRIO ESQUERDO.
    até então, eu não sabia que ovulava com o Mirena, nunca havia evidenciado isso nas USGS do mirena anterior, e também não sentia meu corpo ovulando. Ao trocar de Gineco, devido a distância, meu atual me falou na época que sim, era NORMAL OVULAR COM MIRENA. Fiquei um pouco intrigada , pois minha Gineco anterior disse que ele agia como um anticoncepcional de uso interno, ou seja, alegou que não haveria TPM é tudo mais que temos no período pre menstrual.
    Com o tempo, após o intercurso sexual, notava que havia sangramento acompanhado de cólicas, imaginei ser um escape… Mas aquilo vinha se repetindo na maioria das vezes em que ocorria o intercurso, então decidi voltar ao gine para relatar , ele solicitou outra USG, e nela constou : presença de Diu normopoaicionado , agora com CISTO ANECÓICO FOLICULAR DOMINANTE NO OVÁRIO DIREITO.
    Retornei ao gine com o resultado, e novamente ei estava ovulando exatamente no dia em que fiz a USG, diferença de espaço de 7 meses entre as duas.
    Como continou o sangramento apenas durante o intercurso sexual, não havia menstruação alguma , retornei ao Gine novamente.
    Ele alegou que por eu ter um útero em RVT ( retrovertido ou ” virado”) o Diu estaria causando pequenos traumas na parede uterina devido a atividade sexual , com isso, ocorria o sangramento.
    Ele disse não causar danos, mas meninas, cá entre nós, não é fisiologicamente correto um endométrio ser ferido não é mesmo ? .
    Opitei por retirar, inclusive fiz isso hoje, outubro 2016.
    Motivos que não relatei aqui pq a história ja. Está muuuitoo comprida rs :
    – TPM de 2 semanas ou mais;
    – acne ( nunca tive, nem na adolescência);
    – cólicas;
    – Mamas doloridas sensíveis e inchadas;
    – excesso de crescimento de pêlos no rosto ( queixo);
    – sangramento leve durante a atividade sexual;
    – Pele oleosa;
    -Cabelo oleoso;
    – libido diminuída no período de TPM;
    – Ovulação mensal, sentia exatamente quando era;
    – Sentimento de estar grávida todos os meses, devido a sintomatologia semelhante;
    – Receio de causar danos ao útero no futuro.

    É realmente intrigante o fato de ocorrer no meu segundo Mirena.

    -O que acham ?
    -Alguém mais teve esse sangramento durante a atividade sexual ?

    Beijos Michelle e leitoras.

    1. Michele Kaiser

      Olá!! Obrigada por deixar seu depoimento. Eu sabia que o Mirena não impedia a ovulação, no meu primeiro post sobre ele (http://ostrigemeosdamichele.com.br/2015/03/05/a-opcao-pelo-mirena/) eu falo sobre como ele funciona. Mas assim como você, não me adaptei e tive todos esses sintomas. Sempre me sentia como se estivesse grávida. Mas para mim o pior foi o ganho de peso. Você ganhou peso? Um beijo.

  52. Avatar
    Cintia Campos

    Michele
    Coloque o Implanon (bastonete) inserido debaixo da pele na parte do braço, usei 2 x consecutivas e foi o melhor em varias aspectos . Atualmenge tenho Mirena e nao estou gostando nem um pouco . Voltaria sem duvida nenhuma para o Implanon

    1. Michele Kaiser

      Obrigada pela dica, Cintia. Cada pessoa se adapta de uma maneira diferente a cada medicação. Eu não estou mais com vontade de colocar nada artificial… Um beijo!

  53. Avatar
    Ana Claudia

    Fiquei com o Mirena por um ano ganhei 8 quilos, muitas infeccoes urinárias, e o bonus de ficar menstruada por apriximadamente 20 dias ( sim durante um mes eu tinha 1 semana de folga dos sangramentos) Os dois primeiros meses foram maravilholhosos os demais um inferno. Segundo minha gineco eu faco parte dos 20% que nao se adaptam. Me sinto mais livre assim como a moca da foto.

    1. Michele Kaiser

      Ana Cláudia, sua médica disse que há 20% de mulheres que não se adaptam? Nunca tinha ouvido uma estatística tão grande. Que bom que te livrou daquele que estava te incomodando! Um beijo!

  54. Avatar
    Vanessa Maia

    Nossa fiquei muito feliz em saber que tem gente como eu aqui, também usei o Mirena e não me adaptei, me achava inchada e tinha muitos escalpes que a minha médica disse que era normal, só que atrapalhava muito na hora do vamos ver, sinceramente não consegui gostar. passei só 9 meses com ele, mais quando tirei achei um alivio tremendo, parece que tava pressionando meu útero. Mirena nunca mais!

    1. Michele Kaiser

      Que bom que você se livrou daquele que estava te incomodando. E que bom que achou o blog e mais alguns depoimentos similares ao seu. Um beijo!

  55. Avatar
    Graciely

    Oie meninas uso mirena a 1 ano e 6 meses e tenho engordado 10 kg e tenho uma alimentação muito regulada,difícil comer massas,e lendo os comentários muitos engordaram usando o Mirena e acredito que não seja a idade pois tenho 21 anos e tava querendo muito tirar o DIU pq além de varias transformações que o mirena causam eu ainda mestruo muito todo o mês fui no genecologista e ele viu que ta fora do lugar e to achando que eu engravidei pq o medico me pediu mais exames dia 3 de novembro volto no consultório depois volto para dar noticias se engravidei serei a 1 % pq e dificil ver pessoas que engravidaram usando o Diu,obrigada pelos relatos de todas.bjos

  56. Avatar

    Acabei de marcar minha consulta pra tirar o Mirena. Vim morar na Australia e como nao sabia se encontraria um remedio ou medico bom por aqui essa foi a melhor saida que encontrei. Nove meses depois estou com o rosto e as costas completamente tomado e despinhas e acima do peso. Me conta como esta sendo a vida sem ele, estou bem anciosa. Vou voltar pra pilula e espero voltar a ter minha pele lisinha de novo. Se arrependimento matasse…

    1. Michele Kaiser

      Bem melhor sem!!! Mil vezes!!! Não se culpe pela má escolha. O Mirena costuma ser bom para a maioria, não teríamos como saber que não nos adaptaríamos. Beijos.

      1. Avatar
        Karen

        Que alívio saber que não sou só eu!
        Tive eclampsia na última gravidez, fui proibida de engravidar novamente. Minha menstruação sempre foi regular porém todo mês é o apocalipse zumbi, com cólicas, muito fluxo e baixa imunidade. Conversando com a GO optei pelo DIU. Desde então uma luta constante com a balança, sangramentos contínuos, um cisto de 4cm no ovário e muitas espinhas. Foi um alívio retirar. Espero que eu fique bem.

  57. Avatar

    Eu também tirei o mirena a uma semana! O que mais me encomodava eram as espinhas minha médica GO disse que não é o Mirena, mas a dermatologista disse que sim! Que era para eu tirar! Gostaria de saber quanto tempo sua pele voltou ao normal? Obrigada beijao

    1. Michele Kaiser

      Minha pele voltou ao normal logo em seguida da retirada! Talvez um mês depois. Beijos!

  58. Avatar

    Finalmente, um relato negativo quanto ao uso do Diu Mirena. Coloquei o meu há 1 ano e meio e até hoje não me adaptei (pensei que fosse a única…kkk). Meu ciclo menstrual ficou mega desregulado, sim, continuo menstruando de 20 em 20 dias, às vezes 30 e outras 10 dias (e não é escape, é muito sangramento mesmo). Antes do Diu mirena, meu fluxo menstrual era pequeno e super regulado. Cólicas, que nunca tive, tb apareceram. E engordei 10 quilos nesse período. Meu sonho era não menstruar, sofro com enxaqueca e o período menstrual agrava demais as dores de cabeça. Resumindo, minha médica disse que faço parte de 0,0000001% das mulheres que não se adaptaram ao Mirena. Como o investimento é alto, tentei permanecer com ele o máximo de tempo possível, mas já decidi, vou tirar tb!!

    1. Michele Kaiser

      Para que sofrer tanto, tire logo!!! Hehehehe. Eu achei demais para mim. O investimento foi alto mas perdi em saúde e autoestima. Que bom que você encontrou meu relato e de tantas outras nos comentários! Beijos!!!

  59. Avatar

    Coloquei o Mirena dois meses depois da minha filha nascer – ela nasceu dia 7 de dezembro de 2015 e eu coloquei o Mirena dia 5 de fevereiro de 2016. Eu estava de mudança de país (mudei pros Estados Unidos no dia 21 de fevereiro de 2016) e meu GO falou que seria a melhor solução pra mim. Como eu estava na loucura de mudança e filha pequena, além de estar longe do meu noivo (agora marido) na época, não pesquisei muito e simplesmente coloquei o SIU. Como me arrependo! Sinto dores constantemente, inchaço e desconforto. Além do ganho de peso. Tudo bem que a comida aqui é bem engordativa, mas não justifica o meu peso atual. Não vejo a hora de tirar o Mirena. Acho que só conseguirei fazer isso quando for ao Brasil, já que esse tipo de procedimento aqui é caro ainda que você tenha plano de saúde, que é o meu caso.

    Seu post ajudou bastante. Me sinto meio sozinha nisso, já que não conheço muitas mulheres que usam esse tipo de anticonceptivo. Vou acompanhar seu blog a partir de agora!

    1. Michele Kaiser

      Que bom que encontrou o post, Lívia! Se você tivesse pesquisado, teria encontrado muitas mulheres satisfeitas com o Mirena. Você provavelmente teria optado por colocar devido a isso. Felizmente, somos uma minoria de insatisfeitas. Ou infelizmente, sei lá. Hehehehehe. Eu tirei e senti alívio. Beijos!

  60. Avatar
    Denise Dantas

    Boa noite!
    Quando comecei a ler os relatos desse site me encontrei totalmente.
    Estou há 6 meses passando em vários endócrinos, gastros, fazendo mil exames para descobrir esse ganho de peso que não abaixa de jeito nenhum, tomando até controladores de apetite e nada!
    Depois de 6 meses que tive minha filha pus o Mirena pela 1a vez e não tive efeito colateral. Depois de 5 anos, meu ginecologista achou melhor tirar e colocar um novo. Pus em julho deste ano. Em agosto meu abdomem inchou mto e eu retornei ao ginecologista para verificar se o Mirena não tinha saído do lugar, o que explicaria este volume estranho. O médico observou e disse que ele estava bem posicionado.
    Desde então, ganhei vários kgs, agora em janeiro de 2017, já são 8 kgs, e minhas roupas não cabem, me sinto feia , desanimada e triste. E todo mês, vou a outros endócrinos, faço exames e nada justifica estes kgs que não diminuem nem com dieta saudável e nem com remédios que controlam o apetite de tarja preta!
    Uma endócrino não confiou que não era barriga de gravidez, mesmo eu afirmando que usava Mirena e que não estava grávida, ela me pediu para realmente fazer o teste de gravidez devido ao formato do abdomem, parecido com o de gravidez! Deu negativo.
    Até que uma pessoa me ouviu falar que uso Mirena e que luto para emagrecer e me contou que uma amiga dela engordou devido ao Mirena. Pesquisei na internet e achei este site que me trouxe uma luz no fim da túnel.
    Amanhã marquei para retirar o Mirena! Estou muito animada. Espero voltar a ser o que era antes, ou pelo menos, perder alguns destes kgs.
    Obrigada por compartilharem suas experiências! Boa sorte a todas!

    1. Michele Kaiser

      Que engraçado que foi só o seu segundo Mirena que te deu problema. Mas sim, todas nós aqui engordamos e mesmo fazendo dieta não conseguíamos emagrecer um grama!! Já deves ter tirado agora. Volta aqui para contar! Eu demorei uns 10 meses mas consegui emagrecer os quilos que ganhei. Parece que os resquícios dele no meu corpo demoraram a sair. Beijos.

  61. Avatar

    Meninas coloquei o diu de cobre mas tive rejeição engordei do dia p noite. sem comer.. em ter meses.. ainda bm que meu organismo não aceitou. Tive hemorragia.. e depois desceeu após 20 dias mais sete dias de fluxo intenso. E hj faz um mês que não desce.. e normal gente..???? Obg

    1. Michele Kaiser

      Nossa… que bom que você já tirou!!

  62. Avatar
    Luciane

    Acabei de marcar a retirada do diu mirena com progesterona, eu engordei 10 kg, meu cabelo fica oleoso sem contar que tenho 45 anos com o rosto cheio de espinhas. Só estava usando o diu por causa dos miomas, prefiro ficar com eles do que ficar gorda…rss

    1. Michele Kaiser

      Concordo! kkkkkk

  63. Avatar
    Ana Carolina

    Olá meninas tudo bem? Faz 3 anos e 9 meses que coloquei o mirena, a cerca de um ano estou indo ao ginecologista reclamando de dores no utero, faço exames e esta tudo normal. De uns 4 meses para cá as dores ficaram ainda piores do lado esquerdo, onde o mirena se encontra. As dores ficam por varios dias, uns 20 a 25 dias no mes fico com dores…De repente ela some, dai sinto uma pontada muito d forte e começa tudio de novo. Meu ginecologista falou que sumiu o fio do mirena, eu consegui sentir o mirena com o dedo, mas não sei se é o fio ou não, sei que é uma peça bem dura. Meu ginecologista quer abrir meu utero para retirar ele, mas se eu senti ele com a ponta do dedo será que não pode ser retirado da mesma forma que foi colocado? Alguma de vcs já passaram por isso? Estou desesperada. Outra coisa , doe muito a costa do lado que o mirena esta, doe utero e costa ao mesmo tempo.

    1. Michele Kaiser

      Abrir seu útero? Cirurgicamente? Meu senhor… Quem sabe procura outro médico para ouvir uma segunda opinião?

  64. Avatar
    Ana Carolina

    Isso abrir cirurgicamente….Essa semana vou em outro pra ver…faz mais de um ano que toda semana tenho fires no útero pelo menos uns 5 dias…o médico disse que é por causa do mirena….vc já ouviu falar de dores por tanto tempo?.

  65. Avatar
    Cintia

    Olá Michele.
    Que bom saber que nao sou a única a se sentir mal com o mirena. Coloquei em dezembro de 2015 e ate então engordei 10 kg. Faço ciclismo tres vezes na semana, nao exagero na alimentaçao e nao perco 1 grama…estou pensando em retirar, tenho dois filhos e nao quero ter mais. Sinto inchaço, minha barriga aumentou muito, tenho enxaqueca e estou sempre com absorvente, muito chato isso.
    Obrigada por criar um meio de compartilhar essas vivencias.

    1. Michele Kaiser

      Oi, Cintia! Infelizmente fazemos parte do grupo das que não se adaptaram… Mas tenho conversado com muitas mulheres que se dizem felizes com o Mirena mas que vez ou outra têm incomodação com ele. Como cito no post, o principal motivo foi o excesso de peso. Demorei alguns meses mas consegui perder os 8kg que ganhei com ele. Beijos!

  66. Avatar
    Thamiris

    Michele,

    Eu li todos os comentários de quando você colocou, quando tirou e depois de 4 meses sem o Mirena.
    Resultado?

    VOU TIRAR!

    Meu bebê nasceu em Março de 2016, perdi 12 kg, coloquei o Mirena em Maio de 2016, ganhei 8 Kg de lá pra cá =S. Nunca pensei que pudesse ser do Mirena!

    – Tenho muitas espinhas (mas pensei que era meu corpo sentindo falta do AC).
    – Engordei muito (Pensei que fosse por causa do meu corpo que mudou muito após a gestação)
    – Meu cabelo comecou a cair horrores depois de 5 meses de Mirena (Pensei que so estivesse trocando os fios.

    Em nenhum momento pensei que tudo isso pudesse ser por causa dele!
    Acabei achando a sua página por acaso, pois pesquisei “Gravidez com Mirena”. Pq? Tenho essa sensação de estar grávida todo mês, e não é por causa da ausência de menstruação, e sim pq fico enjoada, com tontura…

    VOU TIRAR!!!

    1. Michele Kaiser

      Menina, exatamente isso que ele faz! Aumenta a progesterona e a gente fica com sintoma de gravidez. Que saco! Eu tirei e sou a pessoa mais feliz. Um beijo!

  67. Avatar
    Mariana

    Olá…. Quanto tempo demoroi para sentir o corpo como antes? Sem espinhas e sem queda de cabelo….. Se livrar do inchaço…. Em fim… Quanto tempo demora pro hormonio vei maldido sair do noaao corpo? Tirei na sextaaaaaa uhuuu

    1. Michele Kaiser

      Demorou cerca de 11 a 12 meses para perder todo o peso. Mas as espinhas e as cólicas foram embora bem antes. Acho que demorou uns 2 meses.

  68. Avatar
    Sarah

    Olá, estava procurando outra coisa e acabei esbarrando no seu site. Também faço uso do Mirena e em breve estarei fazendo a troca dele. Dentre os efeitos comuns como queda de cabelo e acne, achei um ponto que vou entrar em contradição com você. A questão do ganho de peso. Eu perdi peso com o uso do Mirena, visto que não há mais retenção de liquido que tinha com os anticoncepcionais orais. Ficava inchada com eles e com o Mirena não.
    Não faço dieta, tenho horror a dieta, e quanto a exercícios físicos tem exatamente a idade da minha filha que não vou a academia por falta de tempo. Agora já faltando 4 meses para completar os 5 anos, realmente vem uma onda de calor até em dia fresco, mas antes não sentia isso.
    Um pena não ter dado certo para vc. Ele é ótimo na questão de não se preocupar com esquecimento e no tratamento de endometriose, no meu caso, terei que dar continuidade por conta de um mioma.
    Meu medo agora é só da retirada, pq pra sentir dor eu sou terrível.
    Abraços.

    1. Michele Kaiser

      Sarah, eu não senti dor alguma para retirar. A dra havia feito anestesia para colocar mas não fez para retirar. Fiquei com medo. Mas não doeu nadinha!

      Foi um pena não ter dado certo para mim. Estava confiante. Mas nada melhor que estar sem hormônios. Me sinto ótima. Beijos!

    2. Avatar
      Maria Celeste Maurício ribeiro

      Bom dia tirei o meu Mirena no dia 07-07-2020 e até à data não me veio a menstruação.
      Sera que já engravidei sem me vir a menstruação?

  69. Avatar

    Olá Michele, belo relato. Eu uso Mirena há 4 anos e vou tirá-lo ano que vem.

    Me adaptei bem, minha menstruação parou de vir logo nos primeiro meses, mas confesso que já me preparo psicologicamente para o retorno do meu ciclo, não penso em colocar Mirena por um tempo. Mesmo porque pretendo ter filho em breve. Acho que o meu maior efeito colateral foram espinhas, não são muitas, mas são frequentes. Nem sei se é mesmo por conta do Mirena, mas senti que foi algo que apareceu e desde então me acompanha.

    Como a Sarah, meu medo é a dor no momento da retirada. E foi em busca de informação de retirar que cai aqui no seu blog. Para colocar foi sem anestesia e suportável.

    Parabéns pelo trabalho.

    1. Michele Kaiser

      Claudia, vou te dizer o que disse para a Sarah: para mim não doeu nada. A dra puxou a cordinha sutilmente e me mostrou o Mirena na mão dela. Nem senti ele sair. Acho que não vai doer, viu? Um dos efeitos colaterais do Mirena é o aumento das espinhas, então, eu credito à ele as suas. Os outros sintomas eu citei nesse post e, sinceramente, vivo melhor sem hormônios artificiais. Um beijo e obrigada pelo carinho!

  70. Avatar
    Claudia

    Olá Michelle

    Coloquei o DIU MIrena em agosto de 2016 e no começo fiquei menstruada durante 2 meses direto, sentia dores musculares e nas articulações, ansedade e agora, após 7 meses estou com muuuuuuita queda de cabelo. Começou a 1 mês e meio. Ja perdi 30% do meu cabelo ou mais. Estou a 1 mês tratando a queda com Pantogar, finasterida e minixidil e tomando ferro endovenoso pq estava baixo e nem sinal de parar a queda. O pior é q o ginecologista acha um absurdo eu questionar se não pode ser o DIU. Mas depois de tantos relatos, estou convencida que é o DIU sim! Obg a todas por dividirem suas experiências. Depois de ler tantos relatos vou marcar a retirada do DIU. Obg MIchelle pela iniciativa de dividir sua história.

    Claudia

    1. Michele Kaiser

      Claudia, claro que é o DIU Mirena que está causando sua queda de cabelo. Os médicos duvidam da gente, isso é muito triste. A minha nunca se convenceu que foi por causa do Mirena que engordei. Mas só emagreci depois que tirei. Não indico esse método. Hormônios artificiais: passe longe! Beijos!

  71. Avatar
    Danielle

    Eu sempre tive problemas com anticoncepcional…. coloquei o Mirena há 1 ano…. vou tirar meu Mirena pq não aguento mais… tenho sintomas de ansiedade, ganho de peso, TPM eterna e até um inicio de melasma que nunca tive e nem tenho casos na familia… achei que tava ficando maluca de achar que fosse do Mirena, mas to vendo que nao estou sozinha…
    Vou colocar o DIU de cobre pq é minha ultima esperança.

    1. Michele Kaiser

      Tire urgentemente! Tudo isso é sim por causa do Mirena e ninguém merece! Por métodos sem hormônio já!

  72. Avatar
    Nisciana

    Oi Michele. Obrigada pela matéria. Estou com o Mirena há 4 meses e estou tendo os seus sintomas. Quero saber se após a retirada, eles sumiram? Voce emagreceu? Pele melhorou?

    1. Michele Kaiser

      Tudo melhorou! Emagreci, a pele voltou ao normal. Demorou uns meses mas tudo se acertou! Emagreci 11 quilos.

  73. Avatar
    Fernanda

    Olá Michele!
    Tenho 30 anos, uma filha de 2 anos e estou com o DIU Mirena há quase 1 ano.
    De 1 ano para cá estou muito depressiva, com sintomas de ansiedade e o pior: estou com ZERO de libido! Parece até que estou com nojo de sexo, nojo de pensar em sexo e NUNCA tive falta de libido, muito pelo contrário….sempre adorei sexo!!!!
    De umas semanas para cá estou entendendo que deve ser por causa do DIU…..não faz sentindo pq antes do DIU eu não tinha problema nenhum!!!! Estou pensando seriamente em tirar pq o q adianta ter um método maravilhoso pra não engravidar mas não ter a menor vontade de fazer sexo????? Fora as crises de ansiedade que ando tendo e os médicos me mandando para psiquiatra……. Cansei!!!!
    Vc tbm teve algum problema de libido??
    Obrigada pelo seu relato e bjos!!!

    1. Michele Kaiser

      Fernanda, uma coisa que percebi com o Mirena foi que eu tinha certos sintomas durante um determinado período e que, depois, eles passavam totalmente e vinham outros. Por exemplo, teve uma época que eu senti enjoos por quase 3 semanas, sem explicação. Cheguei a fazer exame de gravidez e procurei um gastroenterologista. Enfim, do nada, passou. Aí veio uma época que eu tinha dor nos seios. Quinze dias de dor horrível. Vai entender. Tudo eu creditei ao Mirena… Tirei e renasci para a vida. Um beijo!

  74. Avatar

    Nossa estou completamente perplexa com tantos relatos, tem 8 meses que coloquei o DIU Mirena, estou aguardando para ver se tem melhora, por conta dos efeitos colaterais já que dizem ser de até um ano, engordei exatamente 20 kilos, meu cabelo está caindo horrores, meus seios pesam e o pior ainda contínuo a menstruar mesmo em menor quantidade e usando apenas protetor diários, tenho uma retenção de líquido terrível, o que mais me incomoda é meu peso e a minha menstruação ainda vem em menor quantidade no mês mas ainda vem, estou aguardando para ver se melhora os efeitos, mas com tantos relatos estou com medo de não conseguir voltar para meu peso, me sinto no fim do dia como um sapo de tão inchada, tenho sentido muito cansaço, estafa mesmo. Não tenho filhos, e queria muito me dar bem com o método, pois minha rotina diária de trabalho necessita que não tenha menstruação o que é meu sonho, estou na dúvida cruel tiro ou não tiro. Confesso que ter relações naturalmente é a melhor coisa do mundo, não me adapto a pilulas, fiz uso de perlutam tive problema com peso. Muito obrigado Michele pelo seu relato, acredito que ajudou muitas mulheres assim como está me ajudando.

    1. Michele Kaiser

      Poxa, que pena que isso aconteceu com você. Várias mulheres relatam problemas parecidos, como você pôde ver. Creio que, passados já 8 meses, as coisas não vão melhorar. Talvez o melhor seja ver outro método. Um beijo e boa sorte!

  75. Avatar
    Carol

    Tb resolvi tirar essa semana pq meu humor mudou completamente pra pior. Em casa fiquei muito agressiva, impaciente, hostil, rude mesmo. Meu marido e minha filhinha de 3 anos sofreram bastante nesse último ano, rs.. meu marido me ajudou a perceber q poderia ser o DIU, meu ginecologista tb confirmou essa posibilidade e então tirei.. vcs, estou me sinto livre!!!

    1. Michele Kaiser

      Ótimo sentir-se livre. Um milagre seu médico concordar que poderia ser o Mirena o culpado. Geralmente eles defendem esse método contraceptivo ferrenhamente e nunca acreditam que ele pode não ser tão bom para a gente. De hormônio artificial eu quero distância. Beijos!

      1. Avatar
        Jaque

        Ah e sobre os médicos “duvidarem” de vcs, isso é padrão de muitos deles, já que infelizmente são muito bem patrocinados pelos multimilionários laboratórios.
        Já trabalhei nessa área e sei que eles ganham viagens, cruzeiros, etc.
        Confiem no sexto sentido de vcs, não é possível tantos relatos iguais serem coincidência!
        Ah e esqueci de relatar aqui em cima que também sinto calorão, uma cólica chata quase todo dia e esses sangramentos chatos de escape.
        Decidi tirar, muito obrigada por esse espaço!!

      2. Michele Kaiser

        Acho que os médicos também vêem muito mais gente tolerando os efeitos pelo bem maior. Então as que não aguentam os efeitos (como eu) acabam sendo a grande minoria. Um beijo.

  76. Avatar
    Ethiene

    Olá Michele, tenho 29 anos e uso depoprovera, não tenho pretensões de ser mãe e a minha ginecologista sugeriu colocar o Mirena. Ultimamente tenho lido muito sobre ele. Com o anticoncepcional injetável não menstruo há quase 3 anos, meu maior receio é voltar com força total o sangramento e com ele o risco de engravidar. Sobre ficar gordinha, o injetável já me deixa assim, mas é o único efeito e tenho uma vida muito melhor sem sangrar. O que vc acha? Faço a mudança?

    1. Michele Kaiser

      Não sei, menina. Eu não gostei do Mirena, mas não sei se seria uma opção ruim para você. Tenho a impressão que, quanto mais naturalmente vivermos, melhor. Porém, menstruar é ruim tb. Não sei opinar. Desculpe 🙁

  77. Avatar
    Fabiana santos

    Estava pensando em colocar para não mestria mais, mas diante de todos esses relatos (que fiz questões de ler todos) sinceramente não sei se colocarei não. Até pq o investimento é um pouco alto, pois não tenho plano e pagar isso pra não dar certo, complica. EU SÓ NÃO ENTENDO PORQUE OS MÉDICOS NÃO OUVEM VOCÊS E NÃO ACREDITAM! Não entendo mesmo o por que disso! Eu acho que seja por ele ser tão bom pata evitar a gravidez, aí tentam empurrar de qualquer jeito! Mas ainda assim estão errados! Eles tem que falar a verdade é deixar a paciente decidir se continua ou tira e tenta outro. Existem vários métodos pra evitar gravidez e menstruação. Vou procurar outro. Já fiz uso de pílulas, mas n gostei porque me dava dor de cabeça, não mudou muito minha menstruação, que é forte, minha visão ficou sensível a luz e me senti um pouco inchada (essa parte gostei pq aumentou um pouco o seio kkkkkk…) E tenho extrema dificuldade de engordar, por mais que eu coma, não adianta. Só que usar o Mirena pra ganhar mais de 8kg aí também não. Vou pesquisar mais para ver o que faço. Mas adorei todos os cometários. Valeu meninas por compartilhar as experiências de vocês! =D

    1. Michele Kaiser

      Talvez se você não tem por natureza a tendência a engordar, isso não aconteça com você. Mirena é um bom método para não engravidar e não menstruar. Por ler tantos relatos positivos foi que resolvi colocá-lo. Quem sabe com vc até funcionaria. Porém, são tantos relatos ruins que tb hoje, se eu fosse colocar, teria receio. Beijos.

  78. Avatar
    Sara Gomes

    Olá, ainda bem que li tudo isso, estava me achando a “diferentona” pois estou a 5 meses com o MIRENA, e já engordei horrores, não conseguir me adaptar a ele.

    1. Michele Kaiser

      Não estás sozinha, Sara!! Beijos!

  79. Avatar
    Jaque

    Muito obrigada Michele e todas as meninas que deixaram os comentários, vcs não tem ideia do peso que tiraram de mim!
    Eu não tinha associado que tudo o que estava acontecendo comigo tinha relação com o mirena e agora tenho certeza!
    Depois de estar vivendo em uma TPM sem fim e de chegar em um ponto que eu não me aguento mais, de estar impaciente com todos, decidi pesquisar sobre o assunto e vim parar aqui!
    Meninas , não estou me reconhecendo, um mal humor e impaciência horríveis, uma fome louca, sendo que eu era super controlada.
    Aqui caiu a ficha do porque da metade do meu cabelo ter caído (não caiu na Amamentacao)!
    Deixo aqui uma sugestão para vocês : o chamado “chip da beleza ” por alguns.
    Falei com meu endocrino sobre a possibilidade de eu usar algo para melhorar minha massa muscular, pois fiquei seca depois do mirena.
    Aí ele me falou de algo que uma amiga já usava, esse implante, que além de ser contraceptivo, ele melhora celulite, tpm e aumenta a massa.
    Segundo ele, não há malefícios, apenas possíveis efeitos colaterais, variáveis de pessoa para a pessoa, mas faz-se um teste antes.
    Deve ser feita uma avaliação pois ele disse que não é indicado para todas. (Assim como vimos o caso do mirena). Ele tb me disse que me aconselharia a tirar o mirena pois mesmo sendo uma dosagem baixa, não deixa de trazer os efeitos deletérios do anticoncepcional (perda de massa magra entre outros riscos para a saúde.) Estava em duvida se tirava o mirena ou não mas Ler tudo isso foi libertador, vi que não estou louca!!!!
    É um alívio saber que vou voltar a ser a pessoa calma e sensata que eu era, pois estava me achando uma louca!

    1. Michele Kaiser

      Que bom que você encontrou o blog e todos esses relatos!!

      Sobre esse método que você falou, ele é hormonal também, né? Quero viver longe de hormônios artificiais. Passei a ter muito medo deles!

      Um beijo!

  80. Avatar
    Raquel

    Eu tirei o meu ontem, fiquei 1 ano e 7 meses com o mirena. Sentia exatamente o q vc sentia, mais ausencia de libido, dor na relação e nos ultimos meses sangramentos (cerca de 10 dias por mes, fluxo baixíssimo). Engordei 7 kg. Estou me sentindo livre também, “limpa”. O duro foi ouvir as pessoas falando que eu nao deveria tirar, que é normal isso, que eu iria engravidar… dose viu… mas foi bom ler seu relato (e o de 4 meses tbm). Pretendo usar apenas a camisinha, queria ficar livre de hormonios.

    1. Michele Kaiser

      É bom quando a gente encontra relatos de pessoas que passaram pelo que passamos. Só nós sabemos como nos sentimos! Boa sorte! Bjs

      1. Avatar
        Vanusa

        Ei Michele! Seu relato me ajudou demais, tem 6 meses que estou com o mirena e a 4 meses meses estou sentindo todos esses sintomas, engordei 7 kilos, faço academia sigo o estilo de vida lowcarb mas nada de emagrecer, só inchando cada vez mais. Ontem 11/04 fui no meu médico para conversar sobre a retirada do diu e ele disse que esses sintomas não estão relacionados ao Mirena. Sinceramente fiquei meio balança, mas depois de ler tantos relatos de experiências iguais a minha estou decidida que não quero mais isso no meu corpo.

      2. Michele Kaiser

        Fico feliz em saber que meu relato te ajudou de alguma maneira. Um beijo!

  81. Avatar

    Amei esse site! 🙂

  82. Avatar
    Amanda Faria

    Bom dia Michele. Eu uso o DIU Mirena há mais ou menos 4 longos anos.. De um tempo p cá, me sinto estranha, inchada(Ou gorda msm ) rs To tendo muita cólica. A menstruação msm não vem(Graças a Deus), mas vem aquela sujeirinha sabe bem poruca, mas vem. Tenho duas filhas, uma de 10 e outra de 5 anos. estou muito a fim de tirar e fazer a laqueadura, mas tenho medo de tirar e arrepender.. Quando coloquei o DIU, sofri p colocar, pois coloquei sem nenhuma anestesia. Foi dolorido demais. Mas enfim, já vai p quase 5 anos. Me ajude.. Um bju p vc.

    1. Michele Kaiser

      Oi, Amanda… Vc está no limite da troca do DIU. Seja para tirar ou para colocar outro, está na hora de encarar o problema. Fazer o quê? Eu não me adaptei. Quem sabe agora vc tira e vê um outro método? Beijos!

  83. Avatar
    Izabel

    Tenho sentido alguns sintomas mas até que toleráveis meu problema maior é engravidar, estou assustada por que li relatos de pessoas que engravidaram com o Mirena alguém conhece algum caso

    1. Michele Kaiser

      Eu li um comentário aqui no post mesmo de uma menina que engravidou, mas ela não respondeu meus comentários sobre. Nenhum método é 100% eficaz, então é possível haver casos. Mas não se assuste por isso. O Mirena é um dos métodos contraceptivos mais seguros. Beijos.

  84. Avatar

    Olá, meninas bom dia!
    Conforme já tinha relatado antes todos os incômodos com o Mirena, ontem retirei. Confesso que foi um mix de alegria com libertação. 😉
    Estava sofrendo demais, cólicas, dor abdominal, inchaço dos seios (confesso que meus seios triplicaram de tamanho, e ficaram super pesados) nunca tive barriga, minha barriga cresceu abdome sempre dilatado, o útero parecendo que era o dobro de tamanho, é sério uma verdadeira bomba chiando. O pior de todos os sintomas: inchaço nas pernas, minhas pernas inchavam tanto que se apertasse ficaria a marca, um cansaço sem fim, fiquei com ele 10 meses, ganhei de brinde 22 kilos ;( sentia uma fome horrorosa, compulsão por comer, a barriga roncando de fome é sério nunca fui assim de sentir essa fome louca, uma ansiedade tremenda, falta de desejo sexual, sempre fui de fazer atividade física e esses kilos adquiridos que não saiam nem com dieta, academia e nenhum santo ajudava, me sinto toda inchada, tive um susto quando olhei na minha linha do tempo tempo facee uma foto minha do mês de junho do ano passado (é sério, nunca chorei tanto na minha vida, a diferença desses 22 kilos pesaram em minha fisionomia, no meu corpo, na minha vida, no meu emocional ) to pensando em até procurar um psicólogo. Me vi completamente deprimida, com esses kilos a mais e com esses problemas, escapes eram mensais, o período 17 dias de escapes, sangramentos e é sério cada coisa que saia, que nem quando menstruava normalmente isso não acontecia. Meus cabelos caiem horrores, achei que iria ficar careca. Hoje me sinto, tão bem, tão bem que foi um verdadeiro alivio. Estava com medo de doer na retirada, mas foi tranquilo não senti nada, nada mesmo, além de alivio e alegria, quando eu coloquei fiz a utilização de anestésico, por isso estava com tanto medo. Nada que o Mirena vende como auxilio, foi útil para meu caso. Nunca parei de menstruar, sempre com sangramentos. Minha médica me indicou o NUVARING que é uma anel que é introduzido na vagina, estou em dúvidas se utilizo, confesso que preciso voltar para o meu peso normal e depois pensar em utilizar outro método. O Nuvaring conforme ela me orientou não aumenta o peso e conforme orientação médica é um excelente contraceptivo, depois do Mirena eu fiquei completamente frustrada e assustada com esses métodos. Acredito que o melhor de tudo e ser natural mesmo, sem utilizar nenhum desses métodos que acabam com a mulher. Sem sombra de duvidas, hoje estou mais feliz que ontem, e confesso que logo perderei esses kilos extas que não me pertencem, pois, com a motivação e alegria que estou sentindo, logo eles sumiram. Obrigado!

    1. Michele Kaiser

      Que bom saber que está se sentindo melhor, Manu! Tomara que você consiga se sentir bem como antes logo logo! Eu fiquei de testar outros métodos mas acabei ficando sem nada mesmo. Me sinto muito melhor assim, ao natural, mas há o risco de gravidez. Maridos: VASECTOMIA!

  85. Avatar
    Dani M.

    Ai, eu queria ler todos os relatos, mas são muuuuuuuitos! Meu caso foi mais ou menos como o da Manu. Tirei ontem o meu Mirena, 27/06/17. Eu coloquei no final de janeiro. De lá para cá engordei 6 quilos e não consegui emagrecer nenhuma grama apesar dos 4 ou 5 dias por semana de academia, caminhada na praia aos finais de semana e acompanhamento com nutricionista. Deus que me livre de usar qualquer contraceptivo de novo. Nunca dei certo com a pílula, não sei porque achei que fosse funcionar com o DIU. Quase morri de cólica todos os dias desde a colocação, que já foi super dolorosa. Inchava desesperadamente, libido baixa, mamas pesadíssimas (mas não doeram tanto), dias e mais dias de escape. Olha, um inferno. Até que mês passado menstruei com direito a coágulo e tudo mais. Tirei depois de 5 meses. Agora bora ficar gostosa de novo, pq ninguém merece ter o corpo roubado. Essa gordura aqui não me pertence. TO FORAAAA!

  86. Avatar
    Dani M.

    Ops! Nenhum* grama.
    Sorry!
    Rsrs

  87. Avatar
    Amanda

    Bom dia, meninas! Estou com o MIRENA fazem 2 anos e o que me incomoda muito são as espinhas. Mas tenho as controlado com limpeza de pele e produtos especificos. A oleosidade capilar também…..
    Fora isso, estou muito bem! Não sinto cólicas, nem enxaqueca mais…. 🙂

    1. Michele Kaiser

      Dizem que esse é o mais recorrente dos sintomas. Para mim, além de dores horríveis nos seios, o que fez realmente tirar foram os quilos extras. Um beijo!

  88. Avatar
    Carla

    Meninas estou desesperada, parece um pesadelo, tirei o mirena dia 26 de junho a menstruação veio três dias depois e esse mês está atrasada há cinco dias, sinto cólicas e enjoo , não tive relações então não sei o q está acontecendo. Já aconteceu com alguém

    1. Michele Kaiser

      Não se desespere, Carla. O organismo precisa se reacostumar sem o Mirena. É normal sentir cólicas e enjoo quando temos alterações hormonais. Quando tiramos o Mirena, nossos níveis de progesterona e outros hormônios se alteram até voltarem ao normal. Não se alarme. É normal.

  89. Avatar

    Usei o Mirena por 2 anos e foram 2 anos inteirinhos sentindo DOR e cheia de candidíase todo mês, além de TPM de 15 em 15 dias, como a Michele. Estou livre da dor e só isso já vale a pena. Meus filhos te´já sabiam do “ferrinho que dói na barriga da mamãe” e tomavam cuidado pra não me machucar, tadinhos. E eu nem tinha coragem de fazer exercício porque doía demais, e me atrapalhava nas minhas aulas de dança do ventre (já imaginaram dançar com uma dor eterna no útero?). Espero que agora eu consiga emagrecer, porque já me sinto animada a me movimentar de novo a dieta eu já faço (podendo melhorar nesse aspecto, haha). Para não engravidar a médica me recomendou diafragma e camisinha, ainda vou combinar com tabelinha e métodos naturais até decidir fazer a laqueadura ou não. Boa sorte pra vcs!

    1. Michele Kaiser

      Boa sorte para você também, Gabriela!

  90. Avatar
    LUCIANA SOUZA

    Obrigada por seu blog, ja estava entrando em desespero, apesar de não sentir qualquer dor em relação a endo. Fiz a vídeo em 2000, tomei zoladex, anticoncepcional direto ate 2013. Sem convenio e desempregada, fui buscar apoio ao Sus, a ginecologista mandou tomar o anticoncepcional normal, estou assim ha 4 anos. Ha 10 dias atras sentir forte dor na virilha e lombar no lado esquerdo, nada terrível ,mas me fez pensar de novo na endo. Faz tempo que não faço exames, pois sempre fico muito estressada e passo muito mal, já ouvi cada coisa ao procurar ajuda que o único que confio é em Deus. Lendo sua historia da endo grau 3, pois a que tive foi assim. senti conforto, pois apesar de 45 anos, ainda sonho em ter filhos. Quero com a ajuda de Deus e um bom profissional ainda realizar este desejo. Somente queria falar com alguém que me entende e sabe bem o que estou sentindo, obrigada de todo coração.

    1. Michele Kaiser

      Fico feliz em saber que meu relato te ajudou de alguma maneira. Não desista do seu sonho! Um beijo!

  91. Avatar

    Coloquei o Mirena em junho/2017 e retirei o hoje, 14/09/2017′, antes tinha peso sem oscilações, engordei 4 kg e estou super inchada, além de seio muito dolorido. A sensação que tenho é de gravidez. Meu médico disse que o mirena pode dar ganho de peso, e que o inchaço é sintoma comum. Espero que volte tudo ao normal. Não gostei do Mirena

    1. Michele Kaiser

      Diversas alterações em muito pouco tempo. Ainda que seu gineco acreditou em você. A minha até hoje disse que não foi o Mirena que me engordou.

  92. Avatar

    OLA MICHELE COLOQUEI O MIRENA A 4 DIAS COMECEI A FICAR COM PRESSÃO ALTA MUITA TONTURA DOR DE CABEÇA NÃO CONSEGUI NEM TRABALHAR E NEM ESTUDAR ,FUI AO HOSPITAL ONTEM RETIRA LO MAS AS PESSOAS FALAM CALMA É UMA FASE DE ADAPTAÇÃO RSRSR NÃO AGUENTAVA MAIS SOFRER TOMAVA PERLUTAN MAS NÃO SENTIA NADA SÓ OPTEI PELO MIRENA PORQUE MINHA MEDICA DISSE EMAGRECIA NÃO MENSTRUAVA ETC MAS FOI TUDO AO CONTRARIO FIQUEI DEPRESSIVA COM ESPINHA JA LOGO NO 1 DIA DA INSERÇÃO DOR NA NUCA SENSAÇÃO DE DESMAIO NUNCA MAIS NA MINHA VIDA COLOCO ESSE TROÇO TANTO QUE TIREI ONTEM TIVE QUE TOMAR INJEÇÃO DE PROFENIDE SORO E BUSCOPAN NA VEIA NÃO RECOMENDO PRA NINGUEM E ACHO QUE ESSES MEDICOS ESTÃO ENGANADOS DEVERIAM FAZER UM ESTUDO MAIS APROFUNDADO POIS SÃO VARIAS MENINAS QUE REJEITAM E É SIM POR CAUSA DO MIRENA PORQUE ANTES ESTAVA BEM DEPOIS QUE COLOQUEI ME SENTI MUITOOOO MAL ESTOU MEGA FELIZ SEM ELE

    1. Michele Kaiser

      Existem muitos estudos sobre ele e, bem na verdade, a porcentagem de pessoas que (como nós) não se adaptam é muuuuito menor. Mas para algumas pessoas não faz bem. E me incluo. Um beijo e boa sorte sem ele!

  93. Avatar
    Samantha

    Ola Michele
    Estou decidida a retirar o mirena tb. Depois de 1 ano e 4meses. Além de menstruar o mes inteiro eu não tenho nenhuma outra queixa. Mas tb acho q isso já basta Ne? Não aguento mais. Eu aguardando diminuir o fluxo e ele só aumentando. Pois então este mês menstruei direto com fluxo forte. Depois do seu relato fiquei mais tranquila pra retirar pois parece q foi tranquilo Ne! Obrigada.

    1. Michele Kaiser

      A retirada foi bem tranquila e achei ótimo ficar sem hormônios artificiais! Um beijo.

  94. Avatar
    Renata Bruna

    Michele,
    Obrigada pelo post. Tenho 35 anos e não quero ter filhos, uso o cerazette mas estava achando que o Mirena seria uma boa. Tenho que usar hormônio porque meu organismo tende a fazer cisto hemático quando ovulo e já tive que fazer cirurgia em virtude deste problema. Mas analisando o seu depoimento e das outras mulheres concluo que não seria bom para mim, porque tenho tendência a dores de cabeça e, antes de chegar ao cerazette, senti muitas dores de cabeça em todas as pílulas que tentei (aproximadamente 05, ao longo da vida).
    Muito obrigada!!

    1. Michele Kaiser

      Oi, Renata. Fico sempre um pouco dividida quanto à isso porque para mim não funcionou, mas quem disse que não funcionaria com você? Bem, espero ao menos ter te ajudado a conhecer os dois lados. Um beijo!

  95. Avatar

    Boa noite
    Estou surpresa com os relatos. Uso o dil ha mais de 4 anos. Engordeu bastante , a libido baixa mas nao associava ao mirena. Fiquei livre da mestruacao porem ha mais ou menos um mês voltei a sangrar. O quee.incomodou muito por durar mais de uma semana. O qiue me fez pesquisar. E aqui estou. Ja me decisldi vou retira lo. Espero que consiga pensar com o ginecologista outra opcao. Por vezes tb achava que ppdia esta gravida. Me vi em varios relatos.

  96. Avatar
    Priscilla

    Olá,
    Coloquei o mirena em julho desse ano, de lá pra cá minha qualidade de vida caiu muito, sinto MUITA dor de cabeça, diariamente, muita dor na nuca ao ponto de acordar nas madrugadas chorando de dor e o pior, venho me entupindo de medicamentos que só aliviam e não passam a dor, minha energia desceu pelo ralo,fadiga, mal humor,tristeza, insônia, ansiedade! Já marquei pra retirar, muito obrigada pelo seu blog, não recomendo o Mirena, pra mim tem sido um pesadelo!

    1. Michele Kaiser

      Que pena que você também não se adaptou. Mas tire mesmo se está te dando tantos problemas. Precisamos buscar juntas uma alternativa. Também ainda não encontrei.

  97. Avatar

    Oi!! encontrei o seu blog por andar a procura no Google “remoção do DIU”, e achei o seu relato igual ao meu! estou com o DIU há quase 5 anos, e esta na hora de o trocar ou remover e optar por outro método.
    desde que coloquei o DIU, sempre tive muitos sintomas iguais aos seus, mas sempre pensei que eram normais, sou uma pessoa que sempre teve peso a mais, mas de há 2 anos atras para cá, nao baixei dos 100kg (não consigo perder mais de 10kg com exercico e regime alimentar severo!), . nunca coloquei a hipotese do DIU estar a atrapalhar, mas agora que vi o seu relato…. vou ver se ainda este ano o retiro e volto a tenta emagrecer! e se realmente conseguir faço uma festa e nao volto a colocar diu nenhum!

    1. Michele Kaiser

      A vida é muito melhor sem nenhum hormônio sintético. Mas aí há o perigo de engravidar. Eu amo viver sem anticoncepcional!

  98. Avatar
    Daiana

    Faz 1 ano e 1 mês que coloquei o diu, e os efeitos colaterais são insuportáveis. Tenho achado diversos relatos iguais aos meus e ao seu! Por isso penso que não é tão baixo o índice de mulheres que não se adaptam como relata a “indústria farmacêutica” Marquei para tirar no consultório mas meu fio entrou no útero e tenho que tirar no bloco. Tenho escapes direto, nos primeiros seis meses chegava a ter escapes 20 dias, depois reduziu para 10 e o fluxo bem menor…. Há 50 dias tenho acnes como uma adolescente… Tenho muita cólica, e o pior de tudo é a TPM insuportável! O Diu Mirena trouxe tanto transtorno para minha vida que sinceramente não indico para ninguém que me pergunta!!!! Ansiosa para ter minha vida de volta. Obrigada por compartilhar sua experiência e permitir que mais pessoas entendam o comportamento de seu proprio sistema hormonal.

    1. Michele Kaiser

      Pois é, são tantos relatos que acho que o número de mulheres que não se adapta não é tão baixo assim. Tenho pra mim que só quem sempre tomou anticoncepcional e não se conhece sem é que gosta dele. Enfim, na teoria, é muito bom. Na prática, muitas não se adaptam. Beijos!

  99. Avatar

    Meu Deus que medo!
    a 15 dias, pedi meu mirena para o convenio, ele ja chegou e eu só estava esperando mestruar para entao colocar. Depois desses post. eu sinto muito,eu nao vou colocar nao. Tenho 27 anos, 2 filhas!estou pesando 76 kilos, tenho facilidades para engordar, e problemas para emagrecer!
    Ja usei o DIU de cobre e nao me adaptei, dentia muita colica, e na ultrasson pude ver que meu corpo colocou o DIU fora da marcacao certa. ai ela a ginico… me oferrceu entao o mirena!
    nao queria tomar igecao, nem anti comprimido pq eu acabo esquecendo! mais nao tem jeito, eu nao quero engordar com mais facilidade do que ja engordo : (

  100. Avatar
    Renata

    Nossa o texto me descreve, vim aqui buscar apoio, ver se alguma mulher me entendia, se sentia o desconforto que sinto ou se era do coisa da minha cabeça e encontrei vcs.
    Estou prestes a retirar o DIU, sinto todos os sintomas que descreveu, mas o aumento de peso, humor alterado, cólicas e diminuição da libido predominam, foi um investimento alto e terei q retirar sem completar o tempo da validade. Mas espero q minha vida, meu corpo volte ao normal… é bem difícil escolher um método, todos apresentam problemas, mas agora tudo o que quero é ficar sem nada, natural! Só quero ficar livre, me livrar do diu rsrsrs… Obrigada por compartilharem as experiências, precisava ouvir um consolo, conforto

    1. Michele Kaiser

      Você não está sozinha! 😉

      1. Avatar
        Queca

        Olá Michele…. Meninas….
        Agradeço por compartilhar sua experiência e fazer com que muitas tbém possam relatar um pouquinho de suas tbém….
        Confesso que fiquei um pouquinho assustada, pois estou lendo um pouco mais sobre o Mirena agora, pois infelizmente sofro de adnomiose severa (já se estendeu p quase 70% do útero) e se não bastasse uma endometriose se instalou no ovário esquerdo. Ainda não sou mãe, eis um dos motivos pelo qual minha médica optou em tentar a cirurgia antes e ttar por um período de tempo com a Mirena pós a cirurgia. Confesso que minhas espectativas não eram das melhores sabendo o fato dele ser hormonal, masssss depois de todos os relatos, fiquei estupefada! risos….. Enfim, agradeço por seus relatos e de todas, pois já me dá uma idéia melhor do que está por vir…risos, espero e peço a Deus p que seja menos do que o que vcs passaram, creio q será por pouco tempo , mas vamos crer p que seja um pouquinho mais tranquilo né…

  101. Avatar
    PATRICIA ANDRADE

    TENHO 3 MESES COM MIRENA E MIM SINTO MUITO BEM, EM RELAÇÃO AO LIBIDO O MEU AUMENTOU 80% , APOS 11 ANOS DE ANTICONCEPCIONAL MEU LIBIDO TAVA ABAIXO FIZ REPOSIÇÃO DE TESTOSTERONA E NADA, ERA CANSAÇO DORES DE CABEÇA ENFIM TUDO QUE UMA MULHER SENTE NO PERÍODO MENSTRUAL EU SENTIA O MÊS TODO, UMA SEMANA COM O MIRENA JÁ ME SENTIR MUITO BEM, ATE VOLTEI A FAZER ACADEMIA… MEU ESPOSO BRINCA FALANDO QUE O MIRENA FOI O MELHOR DINHEIRO QUE ELE INVESTIU KKKK

  102. Avatar
    Daiane

    Olá Michele , ameii seu depoimento,coloquei o diu mirena a uns 2 meses mas a dor nos seios é insuportável parece que está inflamado, fiquei preocupada pois parece sintomas de gravidez,mas vi aqui que muitas mulheres tb sentem essa dor né,fora a dor nas costas e a indisposição pra fazer tudo, quero tirar!!!!
    Beijoss

  103. Avatar

    Olá,
    Inicialmente quero te dizer que seu blog é maravilhoso, o conteúdo é muito esclarecedor e me ajudou demais.
    Quero deixar meu relato aqui, para alertar outras mulheres, eu preciso falar!
    Coloquei o mirena a quatro meses, a inserção foi no consultório sem anestesia e eu quase desmaio de dor, tive aquele choque, e cólicas por uma semana, um pouco de sangramento que logo passou.
    Após um mês comecei a sangrar, e sangrei por três meses todos os dias, em uma quantidade de pouca a moderado. Meu cabelo começou a cair aos montes. Sentia muitas dores nas costas, nos rins e dificuldade de urinar.
    Fui ao médico que me passou um hormônio, o sangramento parou. Ele passou pantogar para queda de cabelo.
    Após um mês, já sem hormônio, o sangramento voltou. Com muita ansiedade, crises de pânico, depressão, queda de cabelo violenta. Voltei ao médico!
    Adivinha?
    Eles querem fazer a gente de louca, disse que eu deveria estar com algum problema, que eu tinha que tomar anti depressivos, o cara falou até de Osho, e tudo que eu queria era me livrar dessa porcaria de diu. Ok, PODE ser maravilhoso, mas para mim não foi!
    Consegui, me sinto livre. Graças a Deus.
    Então um conselho, ouçam seu corpo, se conheçam. Pesquisem muito, em sites confiáveis, conversem com as amigas.
    A indústria farmacêutica é muito gananciosa, os médicos trabalham para esta indústria, ganham viagens, congressos, e até carros!
    Boa sorte a cada uma de nós mulheres.

    1. Michele Kaiser

      É fato que para algumas ele não é uma boa opção! Isso aí, escutem seus corpos! Eu tb tirei e me sinto muito melhor. Um abraço!

  104. Avatar

    Ola, eu tambem sofro com o mesmo problema que varias relataram a cima. Já se faz um ano e quatro meses que coloquei o MIRENA, coloquei por prevenir gravidez, porque sou casada e nao queremos filhos por agora, mas nunca imaginaria que isso ia me causa tao baixa auto-estima. Porque desde que eu coloquei, meu cabelo nao para de cair e estou com o cabelo muito ralo e visivel, pele bastante oleosa, ganho de peso de uns 5 kg. E agora lendo o relato de toda voces e varios foruns que tem na internet, estou segura de que é o MIRENA. Pretendo colocar o DIU de Cobre que pelo que estou pesquisando, ele nao tem hormonios. Estamos juntas nessa Luta.

  105. Avatar
    Queca

    Ahhh, esqueci… Boa sorte p vc, que encontre o melhor método e que sejas muito mais feliz… Deus a abençoe e toda sua linda família! Abç

  106. Avatar
    Marianne

    Olá Michele, após a minha primeira gestação, fiz o uso de Mirena e quando tirei depois de 1 ano (por opção), batata rs, engravidei da minha filha. Hoje já fazem quase 5 anos que utilizo o 2o Mirena, tive raras menstruações, mais no comecinho e agora mais no final. Apesar de ter tido queda de cabelo (imperceptivel pela quantidade de cabelo que tenho), espinhas e um pouco de dificuldade de emagrecer, foi a melhor escolha pois me livrei das cólicas doloridas que causavam sangramentos absurdos e enjoos, vômitos e idas ao hospital mensalmente. Estou ansiosa para a retirada, mas apreensiva por ter que esperar um mês para acolocação de outro, pois o medo de engravidar agora é tenso rs.

  107. Avatar
    Daiane

    Oi tudo bem Michele?
    Todos os sintomas que vc teve estou tendo tb,não aguento mais isso,faz 4 meses e peso só aumenta pior q começa uma dor nos seios que faz a gente ficar achando que ta grávida, Quero desesperadamente tirar!!!!

    1. Michele Kaiser

      Sim! Sintomas de gravidez o tempo todo… Ai ai. Um beijo!

  108. Avatar
    Moema

    Depois de dois anos eu tirei o morena,senti todos esses desconforto citados por vc,mais o q me fez realmente tomar a decisão de tirar também foram os quase 20 kg ganhados,nunca tive alimentação errada,sempre me alimento direitinho,sem comer porcarias e fazendo exercícios, e só engordava,foi um dos maiores motivos p eu tirar,dois dias depois cá estou eu mestruando novamente me sentindo livre daquele incomodo,nunca mais coloco!

    1. Michele Kaiser

      Situação muito semelhante à minha! Beijos!

  109. Avatar
    Thayana

    Muito obrigada pelo post!! Coloquei o DIU mirena final de maio de 2017 e tirei faz 2 dias. Já estava desconfiada que os sintomas era do mirena, mas depois de ler o seu blog e vários casos relatados aqui com os mesmos sintomas, foi decisivo p mim. Fui na emergência de uma clínica com plantão ginecológico, informei da minha cólica e fizeram um ultrasson. Além de todos os sintomas estou com um cisto no ovário esquerdo. Meu marido não queria que eu tirasse o DIU, que os sintomas como aumento de peso (6 kg) e fadiga devem estar relacionados a outra causa, mas o corpo é meu e eu decidi por tirar. Vou ficar sem tomar hormônios até final do ano que vem, quando estamos planejando ter mais um filho. A minha intuição estava gritando para eu tirar, como se o meu corpo estivesse pedindo socorro. O médico não queria que eu tirasse, ficou falando, falando e tive que ser bem direta ” eu vou tirar mesmo que para a maioria é o melhor método, para mim não é “. Na hora que eu sai do consultório deu uma sensação de liberdade e felicidade. Agredeço tbm a todas por compartilharem sua experiência com o mirena, e no fim das contas, pela quantidade de pessoas postando aqui, talvez não seja uma pequena porcentagem que não se adapta ao método.

  110. Avatar
    Jéssica

    Tenho 27 anos e também não planejo ter filhos dentre os próximos 6 anos, fui aconselhada pelo médico a colocar o mirena, hoje completo 3 meses de colocação, não sei se ainda é recente mas estou com minha auto estima lá embaixo, minha pele esta muito oleosa e com acne, coisa que não tive no meu período adolescente, meus cabelos não duram mais de 24hrs sem aspecto de sujo, fora que esta caindo muitooooooo, estou com escapes a aproximadamente 30 dias muito chato!!!! fora que a tpm esta muito forte, nem eu me aguento kkkkkkk se tivesse achado esse post antes da colocação com certeza não teria optado! somente de melhora até agora foram minha unhas que sempre foram quebradiças e agora estão fortes!! meninas pesquisem antes de colocar pois minha experiencia não esta sendo legal!!!! Beijos

  111. Avatar
    Laura Gabrielle

    Oi Michele, vc teve indigestão/digestão lenta usando o Mirena? Além de todos esses sintomas que vc citou, eu também tinha indigestão, parecia que a comida demorava horas para digerir, é horrível. Fiz endoscopia e não tenho nada no estômago, fiquei pensando se não poderia ser o Mirena. Tirei tem 5 dias e ainda não percebi melhora

    1. Michele Kaiser

      Sim!! Consultei gastro e tudo! Menina, que stress… Melhorou depois que tirei sim.

  112. Avatar
    Ana Rita

    Nossa como foi bom encontrar esses depoimentos. Retirei o Mirena ontem. Fiquei 3 anos com ele, após ter minha filha. Coloquei pq queria ficar livre de sangramento e cólicas. Mas o que eu mais temia aconteceu. Não consigo emagrecer por nada. Estou 10 kg acima do meu peso. Me sinto livre rsrs. Agora é esperar pra ver! Volto pra contar pra vcs meninas.

  113. Avatar
    Carla

    Faço o uso do mirena a 15 anos, em janeiro vence o terceiro, e de lá pra cá foram 20 kg a mais e venho pelejando com a balanca… nao tive efeito colateral adoro nao menstruar mas vendo o depoimento de vocês pretendo fazer um teste e não colocar outro por enquando para ver como meu organismo vai funcionar sinto que meu metabolismo é lento! Obrigada pelos depoimentos!

  114. Avatar
    Marlene Borges

    Estou na mesma situação! Estou usando mirena pela 5 vez. Já fiz 2 video tomei 16 ampolas de zoladex, nunca consegui ficar com mirena por mais de 1 ano e meio. Esse último coloquei dia 31 03 2015 porém do ano passado pra cá, venho sentido uns sintomas estranhos, Que até me desconheço.
    Fico muito nervosa fora de controle, muita ansiedade, choro a toa, muito dor nos seios o coração palpita muito forte que tenho que ficar segurando o peito.
    O cabelo está caindo muito, muitas espinhas doloridas que nunca tive na vida em todas as partes do corpo.
    Dor no estômago e enjoos. E muita cefaleia. Parece que a cabeça vai explodir.
    Não consigo dor direito e constipação intestinal aguda.
    Já pensei várias vezes em tirar o mirena porém penso na menstruação dolorosa.
    Na penúltima tive uma expulsão. E o médico esperou 6 meses e colocou novamente. Não posso tomar anticoncepcional nenhum devido enjoos e diarreia. Tenho varizes pélvicas.

  115. Avatar

    Michele, gostaria de saber se após tirar o o SIU Mirena você conseguiu voltar ao seu peso de antes. Você sentiu que melhorou o inchaço? Estou sendo bombardeada por esses hormônios. Agradeço por sua atenção!

    1. Michele Kaiser

      Sim, emagreci 15 quilos após a retirada. Os primeiros 8 sem muito esforço. Os outros com nutricionista e exercícios. Beijos!

      1. Avatar
        Ana

        Michele, quanto tempo depois da retirada você conseguiu emagrecer? Estou pensando seriamente em retirar também.

      2. Michele Kaiser

        Perdi os primeiros 3 quilos sem mudar a alimentação. Os demais perdi com reeducação alimentar, cerca de 8 meses. Um beijo!

  116. Avatar
    Marilia

    Olá coloquei o Mirena dia 23/01/2018.
    No primeiro dia tive vomitos diarreia febre e dores de cabeça
    Fui melhorando aos poucos mas até o quarto mês eu ficava menstruada 2x no mesmo mês, era um trastorno emfim no quinto mês surgiram as borras de cafe os chamados escapes, então vieram os seguintes problemas TPM forte dores abdominais prisão de ventre muito gases , ansiedade humor oscilando sentia um nó na garganta como se tivesse algo entalado,muito calor e depois frio tremedeiras na pernas formigamento nos braços e pernas sentia um calor de dentro de mim como se estivesse com febre interna . Emfim retirei o Mirena no dia 13/09/2018 paguei uma fortuna e meu organismo infelizmente não se adaptou coloquei pra tratar um nódulo de 2 cm no FO da cesária, mas meu organismo não se adaptou espero ficar bem logo e ter uma vida confortável como era antes.
    Mas vale lembrar que cada mulher tem um organismo e cada um reage de uma maneira, tenho amigas que tem o Mirena e não sentem absolutamente nada !

    1. Avatar
      Marilia

      Esqueci de relatar 2 coisas a falta de sono e ganhei um nódulo na barriga perto das costelas, me fez também que olha só que me causou ! Não posso usar diu Mirena Se alguém sente ou sentiu vá ao medico e retire porque bem não está fazendo

  117. Avatar
    MIKAELLY LEÃO

    Olá. Coloquei o Mirena há 5 meses. De início, cólica intensa. Uma semana depois da inserção as cólicas cessaram. Nunca tive fluxo intenso, durava três dias mais ou menos… com o Mirena, até hoje, menstruei uma vez apenas, e vez ou outra tenho sangramento de escape. Nada disso me incomoda.
    Agora vamos aos pontos negativos?! Em 5 meses engordei 8kg!!! Nunca tive uma dieta extremamente restrita, mas mantive meu peso por mais de cinco anos sem grandes alterações. Continuo com o mesmo ritmo de atividade física, então nada justifica o ganho de peso.
    Pele oleosa, muitos cravos, principalmente na zona T do rosto.
    Displasia mamária. Meus seios estão enormes, extremamente doloridos e sensíveis.
    A parte boa da história é não me preocupar com gravidez, TPM zero e libido nas alturas.
    Farei alguns exames hormonais para verificar se há alteração que justifiquem o ganho de peso e a displasia mamária, para então decidir se removo o DIU ou não.
    Antes de colocá-lo fiz muitas pesquisas. Percebo que, apesar de existir um padrão em relação aos benefícios e desvantagens, cada organismo reage de um modo diferente.

  118. Avatar
    Lívia Dias

    São tantos os relatos, me senti dentro deles…fazem apenas 5 meses que estou usando, o único que não tive até agora foi urticária. Coloquei pq tinha enxaqueca, por 5 meses fiquei sem ela mesmo tendo outros sintomas estes eram relevantes. Este mês já tive vários dias de enxaqueca e hj foi a pior, nem consegui trabalhar. É frustrante. Mas pelos relatos realmente Mirena não é o mar de rosas esperado. Vou marcar com meu GO e ver o caminho a seguir.
    Obrigada pelos relatos, foi de grande valor.
    Bjs

  119. Avatar

    OI Michele, tudo bem?
    Obrigada por compartilhar a sua experiência!

    Eu tenho os mesmos sintomas e estou muito propensa a tirar.
    O pior deles é engordar.

    Você emagreceu com facilidade e em quanto tempo depois que retirou?
    Eu preciso muito!

    Qual o método contraceptivo que colocou no lugar?
    Obrigada e tudo de bom pra vc!!!

    1. Michele Kaiser

      Os primeiros 3 quilos eu perdi sem mudar a alimentação. Os demais eu perdi com reeducação alimentar, mas demorou um pouco. Para me prevenir de gravidez, me cuido da maneira tradicional, sem hormônios. Um beijo!!

  120. Avatar
    Ana lucia

    Ao ler esse depoimento fiquei muito feliz em tomar a decisão de tirar pq ganhei 10 kilos em 8 meses
    Será q perco peso rápido?

  121. Avatar
    Vivian

    Oi Micheli! Coloquei o Mirena em junho de 2016…um mês após o parto da minha filha por conta da endometriose e pelo baixo risco de trombose. No meu caso não resolveu a endometriose e assim que parei de amamentar a endo voltou e pra completar o diu perfurou o útero. Resultado: tomando allurene pra ver se diminui o endometrioma e na próxima semana tiro o diu e cá estou torcendo que não tenha prejudicado o útero.

    1. Michele Kaiser

      Nossa, Vivian! Que pena!! Te desejo melhoras e boa sorte!

  122. Avatar
    rejane

    olá,

    interessante relato, pois senti as mesmas coisas. A TPM vem, e com força, como nunca sentira antes. Com fortes dores de cabeça, cólicas, muuuita irritação, dor nos peito, uma droga total. Fora que também engordei muito acima do peso normal, mas não havia relacionado ao mirena. Única vantagem foi a falta do sangramento mesmo, e só. Não vale a pena, vou retirar em fevereiro.

    1. Michele Kaiser

      Senti o mesmo que você. A única vantagem era não menstruar. Boa sorte!

  123. Avatar
    Juliana Reis

    Meu único problema com o mirena foi o primeiro mês, que minha testa estorou de acne… depois tudo voltou ao normal!
    Fiquei 1 ano e meio e retirei hoje pois decidimos engravidar…mas um fato é.. depois do parto: #PartiuMirena
    Minha experiência foi maravilhosa.. sem preocupação.. sem ganho de peso… sem esquecimento…

  124. Avatar

    Olá, Michele! Eu tenho o mirena há 10 meses e sou muito satisfeita. Ao contrário de você, emagreci bastante, minha TPM melhorou demais ( meu namorado que o diga…) e aumentou minha libido. Pontos negativos como qualquer coisa, existem mesmo… Eu considero negativa a aparição de acnes e seios doloridos… Mas antes, morria de cólica que não tenho mais e também a própria menstruação, que em muitas pacientes desaparece ao longo do tempo… Eu indico para minhas amigas porque mudou muito a minha vida… Eu era neurótica com gravidez e inclusive, sempre achava estar grávida… Às vezes esquecia de tomar o remédio e ficava super preocupada… Então para mim, foi o melhor método contraceptivo!! Mas isso varia muito…

  125. Avatar
    Patrícia

    Oi Michelle, me chamo Patrícia e vi seu relato sobre o mirena.. eu usei por 8 anos.. e tive que tirar porque tive um probleminha de saúde e meu ortopedista disse que eu estava retendo líquidos por causa do mirena, eu estava realmente virada num.peixe boi… E apavorada pq só aumentava de peso… Então eu tirei… E para minha surpresa em um mês eu emagreci 8 kg, foi muito rápido… Mas ainda preciso emagrecer mais… Só que agora não sei como fica… Pq depois que eu tirei eu fiquei menstruada bem certinho.. mas aí tive um acidente de percurso e tomei a pílula do dia seguinte… E a surpresa é que estou atrasada a 15 dias… Tô morrendo de medo de estar grávida…ou então se tem algo a ver com a quantidade de hormônios que ainda tinha no meu organismo… Tô com medo…

  126. Avatar
    Tetê

    Oi Michele, procurei no Google o tema “retirada do DIU” e cai no seu blog. Acabei de retirar meu DIU MIRENA depois de 6 anos e meio. Foi hoje mesmo no hospital, com direito internação e anestesia geral. Minha ginecologista anterior insistiu para que eu completasse 7 anos com o Diu que seria a validade, pois ela não conseguia retirar no consultório o dispositivo. Por conta de ter passado ideal validade do diu, comecei a ter infecções e candidíases de repetição. A médica ainda insistia que eu tirasse o Diu para engravidar novamente *ela já havia feito o parto da minha segunda filha. (Mtas vezes, alguns profissionais nos olham como $$$$ e colocam nossa vida em risco). Procurei outro médico que não cogitou ficar mais tempo com esse DIU e já providenciou a minha internação para a retirada. Optou ainda em não colocar um novo para não correr riscos de novas infecções.
    Temos que em primeiro lugar pensar no nosso corpo, pensar que os médicos ganham seus honorários mto bem pagos para colocar o dispositivo e para tirá-los no hospital mais ainda.
    Este médico que fez a cirurgia em mim, falou que mtos médicos cortam a cordinha do DIU mais curta para que a paciente não volte ao consultório com a reclamação que o parceiro não sinta a corda durante na relação. E ela entra, que depois só mesmo para sair é em procedimento cirúrgico. Agora estou eu aqui, sentada no vaso, morrendo de dor enquanto tento fazer um xixi e compartilhando a minha história do Diu com vcs.
    Tb engordei, fiz regime, academia, nem uma grama vai. Espinha é controlada com ácidos dermatológicos, cabelo só para na cabeça com shampoo anti-queda, tomo biotina para cabelo e unha, unha é de fibra de vidro, vivo cansada, estressada. Trato síndrome do pânico, nunca tive isso antes de colocar esse troço. Se era isso ou não que me fazia mal, eu não sei, mas desci do centro cirúrgico me sentindo muito bem. Por mais que eu esteja com dor da cirurgia, parece que não tem uma energia me puxando pra baixo. É esquisito. Mas é bom! Estou LIVRE! 100% como aquela foto! Meu marido? Ele que faça vasectomia. Pq nós temos que estragar nosso corpo? Nosso bem estar? Eles podem dividir isso com a gente tb. Afinal o planejamento da família são dos dois.

  127. Avatar
    Lidiane

    Digitei no google “decisão por tirar o MIRENA” . E aqui encontrei todas as respostas.
    No meu caso não engordei, porém as dores de cabeça , espinhas, queda absurda de cabelo, mal estar, muita mas muita fadiga, líbido zero, dores por baixo.. enfim acabei de marcar para tirar depois de 1 ano e 5 meses já deu tempo para saber que não esta dando certo. tenho 2 filhos e não quero mais, o jeito é recorrer a outro método. Obrigada por compartilhar sua experiencia.

  128. Avatar
    Priscilla

    Oi, vou tirar o Mirena esse mês. Em 1 ano e 4 meses engordei 15 quilos, a médica mandou eu fechar a boca que eu estava engordando de tanto comer, mas, eu nunca fui de comer muito, com duas crianças pequenas então… Nem tenho tempo para isso. Tenho certeza que é o Diu , pois, além de engordar, meu cabelo tbm está caindo muitoooo ,minha pele está horrível e até a minha voz mudou ( eu canto , então , foi mais fácil perceber isso). Não vejo a hora de me livrar desse troço, meu marido fez a vasectomia e eu nunca mais vou precisar desses hormônios. Queria saber se vc emagreceu rápido depois que tirou o Mirena

  129. Avatar
    ANDREA

    Oi Michele e as demais , estou lendo alguns relatos e como me identifico., Coloquei o Mirena em Outubro de 2017. Sou mãe de Três: Lucas de 21, Guilherme de 19 e a Olívia de 3 anos e 4 meses.No começo achava que não tinha nada a ver o ganho de peso. não relacionava.tanto é que neste periodo tomava ansiolitico, pois sou ansiosa por demais…então o peso ficava ok, decidi parar porque já não estava fazendo efeito mais.neste periodo engordei 12 kg. tinha alguma coisa errada.. o meu médico tbm falava que não tem relação como não tem se depois que coloquei essa joça comecei ganhar peso. me alimento super bem!!! maa engraçado que depois que coloquei o mirena a fome triplicou absurdamente ansiedade a mil , a líbido no chão …enfim não era mais a pessoa que eu era anos atras. enfim retirei vai fazer duas semana e me sinto mais sexy, mais bonita e detalhe estou emagrecendo.Concordo que para algumas das nossas colegas aqui funciona. mas pra mim foi um, erro ter colocado.o meu marido diz que vai fazer a vasectomia enquanto isso, estamos nos virando com camisinhas…estou mto satisfeita agora…Um Beijo!!!

  130. Avatar
    Karoline

    Louuuuuca p me livrar desse mirena horrivel. Vou me sentir livre igual a vc hahahaha bjs

  131. Avatar
    Letícia Trindade

    Oi, eu tenho engordado muito… desde que coloquei em 2018. Foram mais de 10 kilos já… será que está ligado ao DIU? Fiquei pensativa agr…

    Abraço

  132. Avatar
    Camyla Brito

    Olá Meninas!!!
    Coloquei o Mirena a 1 mês, mas não estou gostando muito não. Eu tenho endometriose, quando descobri há 1 ano atrás tomei anticoncepcional, mas depois de 15 anos sem nenhum remedinho eu não me acostumei e depois de 6 meses de uso tive que parar.
    Decidi que não iria usar mais nenhum método contraceptivo, porque eu quero engravidar, porém por outra lado fiz exames e tenho endometrioma e tenho que tratar.
    Lendo os relatos de vocês, vejo que não sou a única que não se adaptou muito bem a Mirena. Eu estou com espinhas, cólicas diárias, dores nos seios, uma TPM eterna rsrsr. Como se eu realmente fosse menstruar.
    Vou marcar um retorno com meu GO para saber oque fazer…

  133. Avatar
    ADRIANA REIS DE SOUSA

    Estou chocada com esses relatos, uso o mirena a quase dois anos e engordei muito TB. Minha cara cheias de espinhas e cravos não há um só dia que. Ao tem espinhas novas no meu rosto. Eu nunca tive espinhas …mas fiz tá tás pesquisas e nunca encontrei ninguém relatando o que vi nesses comentários…eu devo lendo tudo isso que vou retirar pra ontem. Engordei quase 15 kg e. Ada .e faz perder isso…mas sempre questionando os médicos eles dizem não ter relação..então sempre acreditei, mas depois disso… é como ouvir o médico dizer que a criança quando está colocando dente não fica com febre e diarréia…gente eu tô assim querendo fazer como uma menina aí, querendo tirar com as mãos.

  134. Avatar
    Alice

    Demorei ainda menos.. em 5 meses tirei. Tive tudo isso ai, calorão, enjoos e ainda menstruava normalmente! Juro por Deus que que tirei na maca… saí do consultório, ao descer o elevador já senti diferença. Psicológico? Pode ser.. mas que a impressão era que uma nuvem de mormaço tinha saído da minha cabeça. Nunca mais!

  135. Avatar
    Joyce Serpa

    Ei, Michele! Tudo bem? Coloquei o DIU Mirena em abril de 2018. No princípio tudo deu certo e eu adorei a ideia de não menstruar, pois sofria muito com cólicas. De uns 8 meses para cá minha vida virou um inferno. Comecei a sentir muitas dores de cabeça, ganhei 8kg, meus cabelos começaram a cair bastante e também tive candidíase recorrente. Nunca tinha passado por essas situações antes do Mirena. Numa consulta, minha ginecologista disse que todas as coisas que eu estava sentindo eram efeitos colaterais do DIU, menos ganho de peso. Acho engraçado que a maioria das mulheres que eu conheço relatam ganho de peso após colocar o Mirena, além de vários outros relatos que li na internet, mas os médicos continuam a dizer que uma coisa não tem nada a ver com a outra. Em fim, resolvi tirar o DIU no mês passado e estou me sentindo melhor do que nunca. Livre, como você disse no texto do post. kkkkk
    Resolvi não recorrer a nenhum outro método contraceptivo, pois cansei de sofrer e também acho que meu esposo e eu estamos com a vida estável o suficiente para ter filhos, se eles vierem. Minha vontade é fazer como minha irmã: ter logo dois filhos, fazer uma laqueadura e o meu esposo uma vasectomia. Só para não ter que esquentar a minha cabeça com isso nunca mais. kkkkkk

  136. Avatar
    Daniela Araujo

    Estava procurando outros relatos para ver se só eu estava passando pelo pesadelo do Mirena, mas não. Pelo que eu vi muitas mulheres estão sofrendo com ele. O motivo de eu ter colocado ele foram as crises de cólica terríveis que eu tive e menstrução que durava 8 dias. Estou com o DIU há 1 ano e 6 meses e ainda tenho: dores de cabeça, depressão, crises de panico, menstruo toda semana! Toda semana sai um borra de sangue. Inchaço abdominal, crises horriveis de TPM, dor nos seios, oleosidade da pele e cabeço, queda de cabelo, ganho de peso e aumento da celulite.
    Hoje irei a posto de saúde para marcar para retirar esse DIU. Pra mim foi uma das piores coisas que eu fiz pro meu organismo. Quero deixar ele livre de hormônios e sinteticos.

  137. Avatar
    cibeli

    nossa vc me descreveu, so faltou libido zero e o fato de nesses dois anos q usei menstruei de varias formas diferentes, durante os seis primeiros meses foi direto, e nos outros toda semana com intensidade diferente… Me livrei faz uma semana

  138. Avatar
    Andreia

    Olá, vou relatar minha experiencia com o Diu Mirena, decidi colocar o Diu depois de ter meu segundo filho, fazia uso de anticoncepcional oral, deixei de fazer uso para engravidar da minha primeira filha, depois continuei usando o Qlaira que é continuo e as vezes tinha escape, porém com ele comecei a ter enxaqueca visual, quando parei de fazer uso para engravidar de meu segundo filho, as enxaquecas sumiram, assim que parei de amamentar e voltar a menstruar decidi colocar o diu mirena, o primeiro mês, estava tudo bem, uma maravilha, já no segundo mês comecei a sentir dores de cabeça constante, não muito forte, mas praticamente todos os dias, fiz o acompanhamento para ver o diu, estava no lugar, no terceiro mês, surgiu um cisto, então fiz uso de medicação, com 4 meses de uso do Diu a doutora optou em tira, muita dor de cabeça, espinhas, cisto, agora estou sem o diu, esperando menstruar e sinceramente não sei o que fazer. Tenho amigas com o diu mirena que super adaptaram, assim como quem colocou outros Diu e não se adaptaram. Queria que meu marido fizesse vasectomia, mas ele tem receio. Não quero mais usar hormônios. A minha medica usa o diu cobre+prata, e esta gostando, estou pensando em tentar esse.

Deixe seu comentário