Feliz alimentação de fim de ano!

O post de hoje não é sobre alimentação das crianças, mas como será a sua alimentação nas festas de fim de ano. Não estou aqui pra te dizer “não coma sobremesa”, “só consuma carnes magras”, “não beba álcool”, “tome caipirinha com adoçante”. Se é isso que você espera desde post… pode parar de ler por aqui mesmo.  =)

Juntamente com as comilanças de fim de ano vem a preocupação sobre os quilos extras que geralmente são adquiridos nesta fase! Muitas vezes as pessoas passam boa parte do ano mantendo cuidados com a alimentação e aí nesta fase de festas a coisa começa a “desandar”. Isso é familiar pra você?

como-fazer-uma-ceia-de-natal-completa-perfeitaEstou escrevendo este post para te dizer que você é livre para comer o que quiser! Por favor, não se sinta culpada por gostar das sobremesas da ceia de Natal, não fique arquitetando um plano para fugir das bebidas alcoólicas, não vá para as festas pensando em como você vai controlar as suas vontades de comer as delícias natalinas e festivas.

Veja bem, se você faz, geralmente, 5 refeições por dia… isso significa que em um ano você realiza aproximadamente 1825 refeições. 1825 refeições! Você acha mesmo que as ceias de fim de ano são um problema na sua alimentação? Eu penso que não! Eu penso que este momento é para a gente curtir a família, aproveitar a folga, ver os amigos e, sim, comer! Porque essas refeições elaboradas fazem parte da nossa cultura de fim de ano. Me parece trágico na ceia do Natal não comer panetone (risos). Mas comer um panetone inteiro também não vem ao caso, certo?

O que eu quero dizer é que você não deve se preocupar com estas refeições. São refeições incríveis ao lado de quem a gente gosta. Isso é ótimo! Eu entendo que você não queira engordar e não estou te dizendo para se empanturrar com as comidas da ceia, mas aproveite o momento sem pensar em dieta. Aliás, não pense em dieta nunca! Dieta é coisa do passado. Dieta é coisa momentânea, ineficaz a longo prazo, torturante quase sempre. Pense em aprender a comer, a se relacionar melhor com os alimentos! Você merece ter uma relação saudável e feliz com a sua alimentação, e isso não tem nada a ver com ficar controlando as calorias das suas refeições.

Vou te passar algumas ideias muito simples de REEDUCAÇÃO ALIMENTAR, para você seguir tanto na ceia quanto nas demais ocasiões da sua vida:

PLANEJE-SE. Você já sabe que terá a ceia na noite do dia 24. Você já sabe disso há tempos. O que você está fazendo nesta semana para equilibrar a sua alimentação? Eu estou querendo dizer que você sabe que a ceia apresentará alimentos diferentes daqueles programados no seu plano alimentar, e você sabe que gosta destes alimentos e não quer (e nem deve!) se privar disso. Então que tal dar mais caminhadas no parque essa semana? Ou então garantir que os cafés das manhã dos próximos dias serão extremamente saudáveis?

o-que-comer-no-cafe-da-manha-para-emagrecer-1-1-640-427

Evite aquele pensamento 8 ou 80: “já que tô fazendo isso errado então vou fazer tudo errado mesmo e em janeiro eu começo”. Veja mais sobre isso neste vídeo no meu canal.

SEJA SELETIVA. (exemplificando:) Na ceia da sua família a mesa é farta! Tem chester, farofa, maionese, espaguete, batata, frango, fios de ovos, arroz… mas você não é muito fã de farofa. Então pra que comer a farofa? Muitas vezes acabamos comendo tudo, só “pelo olho” mesmo. Seja seletiva! Priorize os alimentos que você mais gosta! Supondo que você terá a disposição 5 tipos de sobremesa (sagu, torta, panetone, mousse e sorvete), você realmente precisa comer os 5 tipos? Destes 5, quais são os 2 que você mais gosta? Mousse e sorvete? Ok, coma uma porção de cada, mas não se deixe levar pelo “olho”. Seja seletiva!

COMA DEVAGAR. É muito ruim quando você está fazendo “dieta” e montou seu prato (que será o único) e quando terminou de comer, todas as outras pessoas ainda estão comendo.. aí você fica tentada a comer mais, a se servir de novo. Te aconselho, fortemente, a comer devagar. Pouse os talheres no prato entre uma garfada e outras. Só leve mais alimento a boca se você já tiver engolido 100% do pedaço que estava mastigando. Para não ficar olhando as pessoas repetirem (e assim ficar tentada a se servir de novo), sugiro que faça o seguinte: seja a última a se servir (isso fará com que você esteja iniciando um prato enquanto outras pessoas já estão no segundo; acredite, isso te deixa menos ansiosa no fim das contas); comece pela salada, sirva-se apenas de salada e em seguida, monte o seu prato com seus alimentos preferidos – aprecie cada garfada, sinta aqueles sabores incríveis. Se você achar que está satisfeita (e lembre-se que tem que ter espaço para a sobremesa), pare! 1 colher de maionese tem o mesmo gosto de 10 colheres de maionese, então pra que repetir? Mas se você acha que ainda está com fome, repita um ou dois dos seus alimentos preferidos. Em seguida, escolha a sobremesa que você mais gosta, uma ou duas, sem problemas! A questão neste caso é a quantidade.

A QUANTIDADE. Eu sei, a farofa com bacon está uma delícia. Mas levando em consideração que você já comeu outras coisas, e que depois terá a sobremesa e ainda tem o espumante. Será mesmo que você precisa repetir? Você pode comer este alimento outro dia. Porque não no almoço seguinte comer mais uma porção? Não tem problema! Você não terá arruinado tudo se estiver controlando as quantidades. Pode ser que a sua alimentação não esteja sendo extremamente saudável no quesito “nutrientes”, mas estará sendo saudável no quesito “comportamento alimentar”, afinal você não estará exagerando nem para mais e nem para menos! =)

O EXCESSO. Evite fazer muitas variedades de alimentos, isso pode acabar te confundindo. E se na sua ceia terá 10 pessoas, faça comida para 10 pessoas e não para 20. Quando sobra muita coisa, os dias seguintes ficam difíceis, porque toda vez que você abre a geladeira verá as tais sobremesas ali “dando sopa”. Se você planejar direitinho a quantidade e mesmo assim sobrar, não seja egoísta (risos).. monte uma marmitinha para os familiares levarem para as suas casas. Assim ninguém exagera!

Seja feliz com a sua alimentação! Comer não é pecado, nem crime, não pode ser um problema na sua vida. Respeite os seus desejos e os limites do seu estômago!       

bola-de-natal-decorada-em-tons-dourados-imagens-imagem-de-fundo-wallpaper-para-pc-computador-tela-gratis-ambiente-de-trabalhoTe desejo um feliz Natal e que em 2017 você possa estabelecer uma relação de paz com a sua alimentação (com a balança e com o seu corpo).

Um beijo,

Natalia Stedile

Nutricionista e Coach

—————————————————————–

foto NataliaA nutricionista Natalia Stedile é especialista em Nutrição Clínica e Estética (2011) e em Nutrição Clínica Personalizada (2012). Mestra em Biotecnologia (2014). Atualmente é nutricionista clínica e professora no curso graduação em Nutrição na Faculdade da Serra Gaúcha. Tem experiência na área de nutrição e saúde coletiva, com ênfase em atendimento clínico, atuando principalmente nos seguintes temas: obesidade, doenças crônicas não transmissíveis, reeducação alimentar e comportamento alimentar. Aqui no blog Os Trigêmeos da Michele, escreve textos com dicas sobre nutrição infantil.

Deixe seu comentário