Quarto dos trigêmeos

Atendendo ao pedido de alguns leitores do blog, vou falar um pouco de como foi a criação, inspiração e execução do projeto do quarto dos meninos.

Uma vez que nosso apartamento tem três quartos e dois já eram usados como tal, tivemos que desativar o quartinho que tínhamos como escritório para transformar em quarto de trigêmeos. Tínhamos uma parede pintada de vermelho e móveis sob medida feitos em duas das quatro paredes. Como vocês podem ver nessa foto de março de 2012, quando a Mônica era filha única e tinha 7 meses:

DSC03544

Tínhamos o computador, nichos de madeira nas paredes e um móvel com uma porta e três gavetas lá no fundo. Na parede inversa, tínhamos uma esteira para exercícios físicos.

Quando descobri a gravidez (antes de saber que seriam três bebês), resolvemos manter todos os móveis, tirar o computador e colocar o berço no lugar da esteira. Estávamos em dúvida se repintaríamos a parede porque esse vermelhão aí não combinava com quarto de bebê.

Depois de descobrir a gravidez trigemelar, optamos por reformular tudo, mas ter uma irmã arquiteta ajuda muito! Minha mana Marina é muito criativa, além de prática e funcional, sendo assim, nos deu boas ideias, principalmente porque não queríamos gastar muito. O computador acabou indo pra sala, que foi toda reformulada também.

A transição foi assim:foto (10)

Meu marceneiro de confiança, o Ademir da Ofício de Arte, deu mais umas ideias e o quarto ficou lindíssimo, além de ter custado menos do que eu imaginei que custaria. Então, pessoal, é possível sim fazer um projeto prático, num quarto pequeno, que fique lindo sem gastar muito!

Desculpem a foto ruim, mas não encontrei aqui no computador a imagem do projeto do quarto. Essa é uma foto da planta do quarto do apartamento:

planta quarto trigemeos

Ele tem 2,99m de comprimento e 2,49m de largura, mas podem ver que temos uma janela grande (que dá pra dentro da sacada e evita que fique muito frio nessa terra gelada). Dois dos berços foram colocados nas paredes mais compridas e o terceiro lá na parede da porta. O trocador ficou na janela, entre os berços, e o guarda-roupa maior, com 90cm, ficou entre o berço da parede e um dos berços da parede mais comprida.

IMG_0280

Optamos por fazer tudo em branco e pintar as paredes de azul, já que eram três meninos. Essa foto panorâmica dá a impressão que o quarto é maior. Escolhi um azul mais escuro do que o tradicional porque achei que ia ficar mais bonito. Quase me arrependi quando o nosso amigo Renato começou a pintura, mas resolvi “pagar pra ver” e achei que foi uma excelente escolha. Foi a cor “Veludo Azul” da marca Suvinil.

Quanto ao tamanho dos berços, o colchão da Mônica é padrão americano, que tem 1,40m por 0,80m. Fizemos os dos meninos menor, 1,30m por 0,70m que é outro tipo de padrão existente. Não precisei comprar colchão personalizado, comprei numa loja tradicional de colchões e gastei apenas R$90 cada um. O berço foi feito para que coubesse um colchão nesse tamanho.

Mandamos fazer os protetores de berço (acolchoados) direto de fábrica e pagamos mais barato por eles. Na foto falta a almofadinha do trocador que ficou pronta uns dias depois porque mandei dobrarem a altura da espuma. Podem ver que, além do móvel que serve como trocador, ainda temos um guarda-roupa alto e armários aéreos acima das caminhas, onde foram colocadas luzes de LED. Além de tudo, fizemos um gavetão embaixo de cada berço para ter mais espaço para guardar as coisinhas deles.

Uma coisa que pedi pra ser feito personalizado pra nós foi a extensão do móvel trocador para quando os bebês crescessem. Não gosto de trocar fraldas com os bebês deitados de lado pra mim, prefiro trocar com eles na minha direção, batendo as perninhas em mim (hehehe). Assim ficou:

10695170_10204540837431283_1224462981_n 10699234_10204540837711290_930333885_n

E podem ver que, quando a Mônica deixou de usar fraldas, acabamos pegando a almofada do trocador que era dela e utilizando com os meninos também.

Qualquer dúvida ou sugestão de posts aqui pro blog, mandem um e-mail para mim: mfvkaiser@yahoo.com.br

Contatos das pessoas que me ajudaram a fazer o quarto:

Arquiteta Marina Faé Velho Schmitt: (51) 3226-1236

Marceneiro Ademir: (54) 3206-1310 (Ofício de Arte)

Maison Laville: (54) 3027-4458 (protetores de berço, cortina e almofada do trocador)

Jussara Casa e Colchão: (54) 3223-4642 (bairro Pio X, em Caxias do Sul-RS)

Espero que tenham gostado do quartinho! Até mais!

14 comentários

  1. Avatar
    Maison Laville

    Olá Michele.. O quartinho dos Trigêmeos ficou muito lindo! Parabéns a todos envolvidos nesse projeto. Um grande abraço!

    1. mfvkaiser

      Obrigada! Ficou mesmo!

  2. Avatar

    Mi, pq não foi dito o valor dos móveis sob medida?

    1. mfvkaiser

      Olha, na verdade esse não era o objetivo. O objetivo era contar como foi fazê-lo e mostrar o resultado final. Foi um valor bem em conta, mas as pessoas têm diferentes ideias sobre o que é barato ou caro e eu realmente não pensei em entrar nesse detalhe. Abraço!

  3. Avatar
    michele

    eles ainda dormem nos bercinhos?

    1. Michele Kaiser

      Sim, ainda dormem ali.

  4. Avatar
    Marília

    Michele, como você pretende fazer quando eles deixarem o berço? Não gosto muito da bicama (tenho dó de quem ficar “no chão” rs) e sou meio receosa com beliche (principalmente pra criança).

    1. Michele Kaiser

      Esse bercinho é mini cama, basta tirar as grades, que saem inteiras. Ele é bem altinho do chão, mas sem exagero. Pretendi tirar quando eles crescerem mais, no mínimo aos 2 anos. Um beijo!

  5. Avatar

    Michele, adorei o quarto!!!

    Qual o tamanho dos seus berços?

    Aguardo. Obrigada.

    1. Michele Kaiser

      Oi, Talita. O berço dos meninos não é padrão americano, é padrão menor, para caber. O colchão é 70cm x 130cm. O berço é feito para comportar esse colchão, que pode ser encontrado nesse tamanho em qualquer loja. Um beijo!

  6. Avatar
    Fernanda

    Ola! Muito fofo o quarto! To apavorada em como vou acomodar todas as roupinhas e acessorios. Qual a lurgura do armario? Vc acha q vale mais um armario pequeno mais comoda, ou um armario grande. O q caberia no quarto seria de 1,80. Obrigada!!!!

    1. Michele Kaiser

      Fico em dúvida. Gosto muito da cômoda. Acho que é melhor os dois. Beijos!

  7. Avatar
    Giordana

    oie queria saber se vc é de Caxias do Sul

    1. Michele Kaiser

      Oi, moramos em Caxias do Sul-RS!

Deixe seu comentário