Lanches da Mônica – Início das aulas

Como já contei por aqui (post “Mônica vai para a escola”), esse ano a Mônica vai iniciar as aulas e o principal motivo por termos escolhido colocar ela na escola foi a convivência com crianças da mesma idade. Optamos por matriculá-la em uma escola normal, não escolinha, porque ela já tem idade para isso (3 anos) e ainda não havia frequentado nenhuma.

A escola pela qual optamos fica no centro da cidade e lá eles têm uma visão de alimentação e hábitos saudáveis, uma coisa que gostei muito. Então, agora com o início das aulas próximo, me preocupei com o tipo de lanche que poderei mandar em sua lancheira e descobri diversas opções saudáveis e bem gostosas. Espero que, indo para a escola, ela se canse e se divirta bastante para ter fome e se alimentar melhor. Ai, minha pequeninha cresceu…

Opção 1: 1 copo de suco de laranja natural, 5 morangos, 5 biscoitos integrais sem recheio.

Opção 2: 1 copo de suco de uva natural, 2 fatias de melão cortado em cubos, 1 barra de cereal sem chocolate.

Opção 3: 1 iogurte, 1 banana, 5 biscoitos integrais salgados.

Opção 4: 1 caixinha de água de coco, 1 pote de salada de frutas, 1 fatia grossa de bolo de chocolate sem cobertura.

Opção 5: 1 caixinha de suco de frutas, 1 fatia grossa de pão integral com geléia, 1 maçã.

Opção 6: 1 garrafinha de água mineral, 1 fatia grossa de mamão picado, 1 fatia de bolo de laranja sem cobertura.

Opção 7: 1 achocolatado, 1 porção de danoninho caseiro, 1 pêra, 5 biscoitos integrais sem recheio.

OBS.: O suco de laranja natural deve ser bem conservado para não perder as propriedades. A nutricionista Natalia Stedile, que já me ajudou com dicas nos posts anteriores sobre alimentação saudável, recomenda para os sucos de caixinha a marca “DoBem”. E com relação aos biscoitos, recomenda os tradicionais como maisena.

Atualizando… Natalia me orientou com relação à conservação do suco de laranja natural: “O ideal é imediatamente após feito, refrigerar (4-8 graus, temperatura de geladeira). Também é importante conservar em frascos de vidro (pode ser em potes de conservas) e depois servir em copos. Como são crianças, pode ser melhor evitar o vidro (dependendo da escola pode servir o suco em um copinho), melhor optar por algum tipo de garrafinha térmica ou embalagens plásticas livres de BPA. Mesmo a garrafinha sendo térmica, recomendo o uso de lancheira térmica. Uma boa dica para conservar melhor é espremer o suco de 1/2 limão dentro do suco que a criança levará para escola (os Antioxidantes presentes no limão retardam a oxidação). Também é importante encher bem a garrafinha para evitar o contato de muito oxigênio com o suco. E se for comprar sucos prontos, lembre-se de olhar a lista de ingredientes! Quanto menos ingredientes tiver, melhor! Lembrando que a lista de ingredientes aparece, por lei, em ordem decrescente. Ou seja, o primeiro ingrediente da lista é o que mais tem dentro do produto e o último ingrediente da lista é o que menos tem dentro daquele produto. Portanto fuja de sucos cujo primeiro/segundo/terceiro ingrediente seja açúcar!”

Será que é muita comida? Será que é pouca? Será que a escola vai me orientar? Será que ela vai comer? E vocês, o que mandam de lanche para seus pequenos? Ainda sou nova nessa área e adoraria sugestões!

Até mais!

8 comentários

  1. Avatar
    Cyntya Monteiro

    Michele, trabalhei por dois anos em escola e gostaria de deixar minha percepção sobre esse assunto de lanches.
    Primeiro que o lanche para essa idade da Mônica deve ser o mais prático possível. As crianças não estarão em casa e portanto não contarão com a ajuda dos pais. Elas estão experimentando as primeiras independências e ficarão felizes por tudo que aprendem a fazer “sozinhas” rsrs.

    Cada escola tem uma rotina e logo logo você receberá recadinhos sobre “o dia da fruta”, “lanche saudável”, etc. 🙂 Ainda mais pelo que foi descrito no post sobre a postura da escola.

    Sugiro, se for de acordo com o gosto da Mônica, incluir pãezinhos de queijo no cardápio. Por experiência, as crianças adoram e acredito que seja pela facilidade de abrir seu depósito e comer com a mão mesmo rapidinho pra poder brincar. Eles têm uma certa pressa de comer para muitas vezes poderem brincar, conversar, etc.
    Pode comprar no supermercado congelado ou fazer em casa mesmo (prepara a massa e congela para ir preparando no dia a dia).

    Evita mandar uma comidinha seca (algumas bolachas integrais são deveras secas) sem unir algum líquido (suco!), senão facilmente o lanche voltará na lacheira.
    Evita mandar porções grandes de comida. Por exemplo: um pedaço de bolo pode ser cortado em cubinhos menores.

    Enfim, acho que minha última sugestão é variar bastante os sucos, claro, novamente se for do gosto da sua filha, aqui as polpas são grande aliadas, tanto as do supermercado ou as feitas em casa.

    Agora duas observações:
    1. Acredito que as frutas como maçã e pêra não aguentam muito tempo cortadas, pois elas ficam logo arroxeadas e
    2. O suco de laranja geralmente não dá muito certo se não tomado na hora. Pode ficar com um gosto mais azedo na hora que ela for tomar.

    Bom, é isso!
    Desculpa o comentário enoooorme! Só queria deixar minha contrbuição!
    Bjos em todos!

    1. Michele Kaiser

      Muito obrigada, Cyntya. A Mônica não é muito fã de queijo e pão de queijo, mas pensarei nas suas outras dicas. Várias pessoas comentaram sobre o suco de laranja. Vou trocar essa opção.
      Um abraço!

  2. Avatar
    Pollyana Volpato

    Eu achei muita coisa, e provavelmente muita coisa vai voltar. Mas com algumas semanas de aula você já vai perceber o que ela gosta mais.
    Aqui, pro meu afilhado, mandamos 5 biscoitos e um suco e as vezes ainda volta. E olha que ele come bem nas refeições. Ele adora sanduíche, faço pão com queijo branco e esse nunca volta nem um pedacinho.
    Como disse, vc vai se adaptar bem rápido ao que colocar e quanto colocar.

    1. Michele Kaiser

      Obrigada pelas dicas! Hoje compramos a lancheira, ela ficou muito animada! Espero que ela se alimente bem, como eu sonho. Heheheh. Um beijo!

  3. Avatar
    Paolla Aquino

    Sugiro pãezinhos com tipo bisnaguinha que também tem a opção integral com geléia ou patê que ela goste. São práticos para comer, carregar e como foi mencionado em um dos comentários ela vai ter pressa de comer para brincas. Nessa idade brincar é mais importante do que comer e eles não querem “perder” esse precioso tempo. Outra sugestão é mandar iogurte e algum cereal que ela goste para misturar. Para meu sobrinho sempre mandamos iogurte e granola e ele ama!

    1. Michele Kaiser

      Obrigada pelas dicas, Paolla! Infelizmente a Mônica não gosta de bisnaguinha. Nunca gostou. Pão fatiado com geléia ela gosta, por isso coloquei nas opções. Vou testar o iogurte. Um abraço!

  4. Avatar
    zeila

    Oi Michele, faz algum tempo q acompanho suas postagens e por esse ser um assunto q nos aflinge resolvi falar d minha pequena experiencia. Ah, acho seus filhos lindos e adora as fotos em q estao os quatro.Eu queria muito ter gemeos…mas tenho uma linda menina q acabou d completar 6 aninhos e menininho fofo d 1 ano e meio.Bom! A escola d Nicolle tb tem uma preocupacao com alimentacao, pede a colaboracao dos pais p n mandar refri, frituras, salgadinhos…,e eu concordo, p quem n quer se preocupar eles oferecem o lanche mediante o pagamento de uma taxa e confesso q o cardapio q eles mandam p casa m ajudou muito no inico.Hoje faço assim:
    segunda – biscoitos( caseiros, maizena, agua e sal com geleia)
    terça- pao de queijo ou paozinho com creme de coco
    quarta- bolo caseiro
    quinta- salgado assado, sanduiche ou misto
    sexta- pipoca
    quanto ao de beber eu tento variar os sabores de suco e agora tb mando acholatado( 1x)
    completo com uma fruta( banana, maça, pera ou laranja), barra de cereal, bis, doce d leite.pq ela tb e criança.rsrsr
    obs: completo nos dias q ela come menos e no dia d pipoca.
    desculpe o comentario longo e espero q tb te ajude.bjs a todos

    1. Michele Kaiser

      Muito obrigada, Zeila! Vou usar suas sugestões. Não tinha pensado na pipoca! Pão de queijo ela experimentou de novo e gostou. Não tinha gostado da primeira vez. Um beijo!

Deixe seu comentário