Mônica vai para a escola

Era uma vez uma linda princesa chamada Mônica, que morava em um lar encantado, cheio de amor e paparicos. Um dia, para deixar seu reino mais alegre, sua mamãe e seu papai decidiram que ela merecia ganhar um irmãozinho, o que tornaria sua vida mais feliz. A família queria tanto um novo nenê que vieram três! Todos ruivinhos e um mais lindo que o outro. Mônica adorou a chegada deles e passou a ser mais feliz.

Sem que pudesse perceber, a vida da princesinha foi ficando complicada. Seu castelo ficou cheio e a atenção que recebia exclusivamente passou a ter que ser dividida entre quatro. Foi perdendo seu espaço único e passou a ser uma criança mais independente, por força da necessidade…

Minha filha Mônica é uma criança adorável. Ela é amável, carinhosa, tagarela, observadora, inteligente, brincalhona. Dentre todas as coisas malucas que vêm acontecendo em nossas vidas desde a descoberta da gravidez de trigêmeos, a que me preocupa constantemente é a nossa relação como pais com respeito a ela.

Tenho muito receio de deixar ela de lado ou não atender seus pedidos porque preciso cuidar dos meninos. Tento passar o máximo de tempo com ela quanto possível. Mas o que sinto e o que sempre vou sentir ao correr para atender um dos irmãos e deixá-la me esperando é culpa.

Pensando nisso tudo, resolvemos colocá-la na escola no ano que vem. Ela nunca foi pra escolinha de nenhum tipo. Antes de completar um ano, ficava com uma prima nossa em sua casa. Depois, sempre ficou com a babá e, desde o nascimento dos meninos, com meus pais. Desde a metade desse ano ela tem frequentado o ballet, tudo porque quero que ela conviva com outras crianças. Aqui no condomínio tem diversas crianças que ela brinca e chama de amigos, mas quero, enfim, ampliar seus horizontes.

Para colocá-la na escola pensamos em diversos prós e contras:

Prós:

* Brincar e conviver com professora e colegas da idade;

* Aprender além do que ensinamos em casa;

* Divertir-se e fazer coisas diferentes;

* Não ficar esquecida num canto quando os irmãos estiverem demandando mais atenção (por serem menores e correrem mais riscos de acidentes em casa, temos que estar sempre de olho).

Contras:

* Valor a ser pago de mensalidade, uniforme e material escolar (já tenho babá, ela poderia ficar comigo e com a babá em casa, sem gastos);

* Risco de ficar doente com frequência (ela é propensa a alergias respiratórias e de pele);

* Risco de passar doencinhas desagradáveis aos irmãos, em casa;

* Ter que levar e buscar, pegando a hora do trânsito intenso, alterando nossos horários de trabalho e renda.

Ponderando os prós e contras, optamos pela escola e, hoje a tarde, a matriculamos. Acho que ela será mais feliz e menos prisioneira da casa. Às vezes ela quer ver TV e reclama que não consegue ouvir porque os maninhos estão chorando muito alto. Muitas vezes me convida pra brincar em seu quarto e não posso.

Ela visitou quatro escolas com a gente há dois meses. Ela mesma nos disse que preferiu aquela que a gente também preferiu, então, tudo certo. Quando eu disse que ia ficar com muita saudade quando ela fosse pra escola, ela me respondeu: “mamãe, vamos combinar assim: eu vou pra escola mas eu já volto, tá bom?”

Por coincidência, durante a matrícula a Mônica fez amizade com a Carolina, filha de uma de nossas visitantes do blog. Foi muito legal conhecer quem nos acompanha! As duas se divertiram muito juntas e a Liliane, mãe da menina, me enviou essa foto:

Mônica e sua primeira amiga na escolaFoto: arquivo pessoal/Liliane Ferreira de Brito

Nos desejem sorte! Ela vai no ano que vem, as aulas só começam em fevereiro. Mas enquanto isso vou contando pra vocês o que acontece.

Até mais!

0 comentários

  1. Avatar
    VERAMILLES

    Fique tranquila ela vai adorar.

    1. mfvkaiser

      Esperamos que sim. Torcemos para que seja algo bem positivo.

  2. Avatar
    Rogeria

    Vai dar tudo certo!

    1. mfvkaiser

      Obrigada pela força, Rogeria!

  3. mfvkaiser

    Sim, Babi… Tb me emocionei ao escrever! É muito amor…

  4. Avatar
    Viviane Cristina

    Bom dia Michele! Tenho certeza que a Monica vai amar ir para escola. Essa foi uma escolha muito sábia. Eu também vivo me culpando pois as vezes deixo de dar atenção para ela, por conta da correria com o trabalho, casa, os gêmeos. Mais ela é bem compreensiva. Na verdade acho que toda mãe vive se cobrando. Mais enfim, a Eduarda começou na escola com 3 anos e meio, foi ótimo para ela, na época ela era filha única, e por isso resolvi colocar para interagir, e não me arrependo. bjus

    1. mfvkaiser

      Obrigada pela força, Viviane! Nunca temos certeza o que é melhor pra eles. Vamos ver, ela estará com 3 anos e meio também em fevereiro, quando começarem as aulas. Um beijo!

  5. Avatar
    Fernanda

    Oi Michele. Onde tu vai colocar a Mônica? Tu chegastes a fazer pesquisa nas escolinhas? Eu quero colocar o Nando com dois aninhos, mas é preciso reservar vaga. Queria colocar numa escola que eu sabia que era muito boa, mas vai fechar. Agora estou meio perdida :(. Um beijo

    1. mfvkaiser

      Oi, Fernanda. Vou colocar ela numa escola que só aceita depois dos 3 anos. Visitamos as escolas e reservamos a vaga, agora ligaram para que levássemos fazer a matrícula. Não tenho experiência com escolinhas para te ajudar, sinto muito!

  6. Avatar
    Regina

    Oi Michele!
    Acho que a Mônica vai adorar a escolinha. Vai fazer amiguinhos e tudo mais. Já ouvi casos de crianças que era super tímidas e ao entrar na escolinha, ficaram mais extrovertidas.
    Beijos

    1. mfvkaiser

      Obrigada pelo apoio, Regina! Esperamos que ela se divirta muito! Um beijo.

Deixe seu comentário