Esperamos demais de nossos filhos

Observe essas duas situações para analisar se esperamos demais de nossos filhos:

1) Era o terceiro aniversário da filha. O primeiro aniversário que costuma-se dizer que a criança aproveita. Os pais investem em decoração, alimentação, convidam os amigos da criança e os parentes. Na hora do “parabéns”, a criança enfia a cabeça entre as pernas da mãe, chora e quer ir embora. Não gosta de ser o centro de tanta atenção.

esperamos demais de nossos filhos2) Filha de 3 anos, primeiro Dia das Mães dessa mamãe na escola. Veio bilhete na agenda, a mãe desmarcou compromissos de trabalho para estar lá. Chega na escola e percebe que deu sorte de seu nome estar selecionado na primeira fileira. Começa a apresentação, as crianças entram e entregam um presentinho para as mães ao mesmo tempo que cantam uma musiquinha com gestos. A criança do lado faz tudo bonitinho olhando para sua mãe, que sorri de volta. A filha dessa mãe reclama que está com sono (apresentação era às 18h), cruza os braços e não participa da apresentação.

Vi acontecer cena semelhante à primeira situação recentemente, com uma amiga minha. Já a segunda situação aconteceu comigo. O que elas têm em comum? A expectativa que os pais colocam em determinadas coisas vistas como importantes, mas que não são importantes para os filhos. Certamente esperamos demais de nossos filhos.

Leia também: O dia em que magoei minha filha

Criamos expectativas demais

Minha filha é um dos meus quatro tesouros. Ela é uma criança extraordinária e especial. É muito carinhosa comigo e com seu pai, sem contar o que faz pelos irmãos. O comportamento dela naquele dia da apresentação nada se parece com ela na maior parte do tempo.

Naquele dia, saí da escola arrasada. A sensação que eu tinha era a de que todos os filhos amavam suas mães e a minha filha não me amava. Minha filha entrou no carro e dormiu. Chegando em casa, depois dessa soneca, já estava comportando-se diferente. Tudo aquilo havia sido culpa do sono.

Vejo o semblante da minha frustração com o Dia das Mães no rosto de outros pais e mães em diversos momentos. Mas a gente só se decepciona quando cria expectativa diferente. Podemos criar expectativas com relação à uma promoção no trabalho, uma viagem de férias, um carro novo que compramos, mas será que devemos criar tanta expectativa com relação à reação de nossos filhos com coisas que nós é que damos importância?

A pobrezinha da minha filha nem sabia que aquilo era a celebração do Dia das Mães. Ela nem sabe o que é o Dia das Mães. Ela me dá carinho todos os dias e, sejamos sinceros, nos pequenos atos do dia-a-dia é que recebemos as verdadeiras homenagens e demonstrações de carinho de nossos filhos. Aprendi a viver esses pequenos momentos e a não esperar demais da minha pequena, a não criar situações ideais e a não imaginar um filho perfeito. E quando a gente faz as coisas com a mente mais calma, abre-se espaço para as surpresas positivas que preenchem nosso coração de alegria, como a florzinha que ela me traz toda a vez que volta de passeios pelo pátio.

Para que esperamos demais de nossos filhos? Até mais!

8 comentários

  1. Avatar
    Julia

    Michele, entro em seu blog todo dia para acompanhar as histórias dessa turminha linda.
    Uma sugestão de post: A Mõnica confundiu muito os meninos? Você a ajuda ou ela já os reconhece sozinha?
    Um beijo em todos ai

    1. Michele Kaiser

      Obrigada pelo carinho e pela sugestão de post! Ela sabe quem é quem bem direitinho! Um beijo.

  2. Avatar
    Ariane

    Michele seu blog é 10!! Adoro as histórias do quarteto!! bjos nessa turminha!!

    1. Michele Kaiser

      Muitíssima obrigada, Ariane!

  3. Avatar
    Núbia

    Adoro o blog, apesar de não ser mãe de gêmeos, tenho o Iago de 2 anos e 11 meses e o Benjamin de 1 ano e 1 mês. Acho que as mães se identificam nas histórias. Como é bom trocar experiências e saber que não estamos sozinhas… Sempre que estou meio deprê venho ler o post do dia que você chorou… chorar as vezes é libertador. Michele, o meu filho mais velho foi muito maduro com a chegada do irmão, como a Mônica enfrentou a chegada de 3? Beijos em cada um de vocês!

    1. Michele Kaiser

      Ah, que legal saber disso, Núbia!!
      A Mônica encarou bem, mas às vezes rola um ciuminho. A gente faz de tudo pra ela não se sentir deixada de lado, e acho que a gene realmente não deixa. Fiz um post sobre isso há um ano: http://ostrigemeosdamichele.com.br/2014/09/18/monica-e-seus-irmaos-trigemeos/
      Beijos!

      1. Avatar
        Núbia

        Adorei o post, a Mônica é mesmo uma mocinha, fico pensando no ciúme que vai ter que enfrentar! hahaha Ela será sempre bem protegida! Eu me senti um pouco culpada por ter engravidado em tão pouco tempo, confesso que tem dias que ainda me sinto, (apesar dele ter encarado tão bem). Sonho com uma menina ainda, quem sabe um dia? (meu marido pira) Parabéns Michele, pelo quarteto lindo, e por dividir suas experiências! Beijos

      2. Michele Kaiser

        Acho que vai rolar ciúmes mesmo. Obrigada, Núbia!

Deixe seu comentário