Está na hora da escolinha?

Que os meninos andam bem arteiros ultimamente não é novidade para ninguém. Soma-se a isso a tal fase dos dois anos, conhecida como terrible twos, fase essa onde agora se encontram os peraltinhas. Sempre pensei que colocaria os meninos na escola apenas a partir dos três anos, como foi com a Mônica, mas essa energia acumulada de ficar tanto tempo trancados dentro do apartamento me trouxe à meu mais novo dilema: será que está na hora da escolinha?

Eu sempre tive um pouco de medo de escolinha. As preocupações são inúmeras, mas a principal é com relação à saúde das crianças porque aqui na região onde moramos o clima é difícil, temperamental. Os relatos das mães são de que nos primeiros meses de escolinha os filhos pegam todas as doenças possíveis, resultando em ciclos intermináveis de antibióticos e outras medicações e visitas frequentes à pediatra. Imaginando esse quadro vezes três (bem, vezes quatro, né?) você pode compreender o medo que tenho.

Como a Mônica teve muitos episódios de bronquiolite quando tinha de 10 meses a dois anos, o pneumologista dela recomendou que somente a colocássemos na escola depois dos três anos. Dessa forma, segundo ele, ela estaria com a imunidade mais forte e não teria tantos casos de doenças, especialmente as respiratórias. Sendo assim, quem cuidou dela de tarde para eu trabalhar, dos sete aos 15 meses, foi uma prima nossa. Depois disso, tivemos a imensa sorte de encontrar a nossa atual babá, que começou a cuidar da Mônica nessa época e acabou acompanhando toda a novela da nossa descoberta da gravidez dos trigêmeos. É ela quem me ajuda a cuidar deles até hoje. É ela quem chega segunda-feira de manhã morrendo de saudades deles. É ela quem defende eles quando eles quebram a televisão…

A Mônica foi para a escola somente esse ano, aos três anos. Já entrou em um colégio de gente grande, que tem todas as séries, até o ensino médio. A ideia era fazer o mesmo com os meninos. Ficar mais ano que vem com a babá (e comigo) e ir para a mesma escola da irmã em 2017.

Mas, gente, me dá dó ficar com os meninos só dentro de casa! O lugar onde moramos tem um pátio ótimo para as crianças, mas o clima da terrinha aqui não ajuda muito. Se não está chovendo, tem muito vento, e por aí vai. A gente acaba conseguindo ir pro pátio uma vez por semana e olhe lá. Os trigêmeos ficam tempo demais só em casa. Tadinhos!

Resolvi, então, me informar em algumas escolinhas. Fiquei um pouco chocada com o preço, mas principalmente por saber que as escolas e escolinhas não tem muita vontade de nos dar descontos por termos três filhos estudando lá. Dão desconto, mas se torna quase insignificante considerando o total. Sim, eu queria ganhar pelo menos um de graça. Outro agravante é que as matrículas já foram encerradas em quase todas. Demorei para ir atrás disso.

Aí fui me informar nas creches gratuitas de nossa prefeitura. A fama é boa, tem uma bem perto daqui, eles dão todas as refeições. O problema é conseguir a vaga. As vagas. As três. Mas aí a creche é em turno integral. Não dá para escolher levar só de manhã ou só de tarde. Tem que levar no máximo até às 8h30 da manhã e buscar a partir das 17h (até no máximo às 18h18). Como eu trabalho principalmente no fim do dia, se meu marido conseguir buscar todos às 18h, eu vou ver meus filhos só às 20h. Será que eu quero ficar tanto tempo assim sem ver meus filhos? Gostaria que fossem para a creche só de tarde e ficassem em casa de manhã, com a babá e comigo, assim não precisaria dispensar a funcionária.

Já sei o que vou fazer! Vou matricular somente um dos trigêmeos em uma escolinha e cada dia eu levo um! Será que alguém vai notar a diferença?

Brincadeirinha! Até mais!

14 comentários

  1. Avatar

    Kkkk adorei a ideia de matricular apenas um e ir fazendo um rodízio! Difícil essa decisão ein?! De qualquer forma um ano passa tão rápido. Boa sorte!

    1. Michele Kaiser

      Obrigada, Letícia! Ainda está me parecendo a melhor ideia! kkkk Bjs

  2. Avatar
    Mariane

    Baah guria, eu imagino teu dilema! Por aqui, moramos em casa,com pátio fechado, Augusto brinca e corre o dia inteiro e ainda tem energia para aprontar poucas e boas… imagino os 3 aí, fechados em apartamento eles devem ter muita energia acumulada e é ruim pra eles né. Bom, quanto a creche, eu levo o meu na municipal, mas apenas no turno da manhã (aqui tem escolha, se tiver vaga) ele adora, mas…. como ele começou a frequentar a escola em maio, tu podes imaginar que ele teve 2 otites, 3 bronquiolites, 2 infecções na garganta, 4 virores, sem contar no quadro alérgico que esse ainda está presente!! Conselho: se fosse bom… mas, já deixo o meu registrado rsrsrs, se pudesse voltar atrás, colocaria ele na escola no início do verão quando o quadro imunológico geralmente está mais alto, pq eu sofri, esse inverno foi crueeel!!
    QUANTO AS ESCOLAS PARTICULARES, ESTÃO PERDENDO O MAIOR E MELHOR MERCHANDISING DA VIDA, oras, tu tens blog, imagina a sensação ‘no Caxias’ kkkk, as mães daí vão pirar quando souberem que os trigêmeos estão na escola tal, iriam por seus bebês também, ooooo povo sem visão, lamentável né! Boa sorte nessa busca pela melhor solução.

    1. Michele Kaiser

      Kkkkkk, Mariane! Não somos celebridades na cidade! Kkkkk, bom se fôssemos, assim poderíamos usufruir de alguns benefícios! Acho que seguirei seu conselho e colocarei os meninos na escola somente em 2017 e no verão. Bjs!

  3. Avatar
    Diana

    Eu te indico a escolinha da minha dinda,meu filho sempre ficou com ela desde q nasceu la, nao estamos mais em caxias ,entao ele nao ta la.Castelo infantil vai la ve a Dinda Vania a escolinha e passa na sala da profe Ale minha prima e da minha tia Nice,a escola é familiar acho q se encaixa com vc!Bjus e boa sorte

    1. Michele Kaiser

      Obrigada pela indicação, Diana! Beijos!

  4. Avatar

    E ai Michelle. Vc vai levar as crianças p praia esse verão?

    1. Michele Kaiser

      Isso é um assunto ainda não decidido por aqui. Talvez sim! Beijos!

  5. Avatar
    Livia

    Michele, eu coloquei com 1 ano e 3 meses, realmente tiveram 2 meses de febres e etc, mas passou….mas pra eles foi muito bom, eles amam a escola, e como você disse…é bom pra eles sair de casa, tb ficava com pena de ficarem só em casa, já que trabalho….eu acho que vc deveria amadurecer a idéia e vai ver que é muito bom! Bjs

    1. Michele Kaiser

      Pois é, ainda estou dividida, porém mais tendenciosa a esperar os 3 anos. Beijos!

  6. Avatar
    Valéria

    Olá, Michele.
    Sempre que possível acompanho seu blog e já que você está aberta a ouvir outras opiniões… Vou aproveitar e dar a minha 🙂
    Tenho trigêmeas e também moramos em apartamento, eu as coloquei na escola com 1 ano e 6 meses, os primeiros meses foram terríveis e, realmente, pegaram viroses e demais “ites”, mas esta fase passou e posso dizer que há bem mais pontos positivos. Se eu tivesse somente um filho é possível que tivesse esperado até os 3 ou 4 anos, porém quando falamos em múltiplos a realidade é bem outra e a escola ajuda muito.
    Abraço.

    1. Michele Kaiser

      Obrigada por dividir sua experiência comigo, Valéria! Estou mais tendenciosa a esperar os 3 anos mesmo. Mas o único motivo é o alto valor da mensalidade da escolinha. Mesmo que conseguisse a vaga na prefeitura, não quero que meus filhos passem o dia todo na creche. Mas acredito que você tenha razão quando diz que há muito mais pontos positivos que negativos. Beijos!

  7. Avatar
    Michele

    Oi Michele. Acho que pros meninos vai valer a pena irem pra escola. Coloquei o meu mais velho com 1 ano e 8 meses… depois de 1 mês ele estava outra criança, comunicativo, concentrado, se alimentando melhor e até mais tranquilo com as trelas. Lógico que ele pegou varias viroses e passou por vários ciclos de antibiótico, mas olhando pra trás sinto que valeu muito a pena. Agora estou com o Joaquim com 1 ano e 5 meses e já está certo que colocarei ele na escola no próximo ano. Ele é muito ativo/treloso e minha sogra não está mais dando conta de tanta disposição.
    O desconto que a escola oferece é pequeno para o segundo filho… E eu já vou chorar um desconto maior.
    Veja o que você consegue de possibilidades tenho certeza que vai ser muito bom pra eles.
    Beijos.

    1. Michele Kaiser

      Olá! Que legal!! O problema realmente para nós serão os custos. Vou segurá-los em casa mais um ano, infelizmente (ou felizmente, não sei). Mesmo que me dessem uma mensalidade gratuita, sairia muito caro, afinal, são quatro filhos para pagar escola. Mas concordo contigo que para o desenvolvimento deles é mesmo bem melhor!
      Beijos!

Deixe seu comentário