2 anos e 3 meses dos trigêmeos

Para começar, feliz 2016!

Estamos de volta de nossas férias e já estamos organizadinhos para começar 2016 com a corda toda! Hoje a gente marca por aqui mais um “mês-versário” da galerinha toda. Todos nasceram dia 4 (a Mônica de agosto e os meninos de outubro). Minha gatinha está com 4 anos e 5 meses e os trigêmeos estão completando 2 anos e 3 meses.

crianças no banco

Murilo, Marcelo, Matheus e Mônica.

Passamos 10 dias em um sítio no interior. Minhas neuras de medo da piscina e mosquitos não se justificaram. Tinha bastante gente ajudando a cuidar das crianças e foi tudo bem seguro. Não tinha tantos mosquitos assim e, como sempre, eles preferiram picar a mamãe, as titias Milena e Marina e a vovó Veralice. Não sei porque nós sempre somos alvos para esses mosquitos desgraçados inconvenientes, mas prefiro que piquem à mim do que eles. As crianças passavam repelente (a mamãe também, mas, enfim…) e estavam garantidas.

Eles adoraram tomar banho de piscina. Murilo adorou a água desde o primeiro dia. Marcelo demorou uns dois dias e Matheus só aceitou ir com o papai nos últimos dias. Brincaram muito com nossos parentes, deram comida para os cachorros, fizeram longas sonecas porque tiveram dias muito cansativos! A melhor coisa de todas foi que não assistiram TV! Eu levei um DVD que eles assistiram no primeiro dia na hora de ir tomar banho, mas aí o aparelho estragou e ficaram sem TV todos os outros dias. Foi muito bom fazer esse detox, assim eles curtiram a natureza e as pessoas.

Esse contato diário e frequente com os tios, tias e avós fez com que eles desenvolvessem muito a comunicação. Estão falando muito mais palavrinhas do que antes de ir para lá e agora já fazem pequenas frases. Isso tudo me fez sentir culpa por não conseguir estimulá-los tanto como gostaria em casa, mas já me preparei para continuar com as “aulas” que estavam tendo lá. Uma de minhas tias comprou uns livrinhos de atividades para eles e a gente pegava os livrinhos e mostrava os desenhos, ensinando o que era. Aprenderam rapidinho, mostrando que o que falta é melhorar as maneiras de estimulá-los.

avós e netos

Os avós maternos com todos os netos.

Marcelo e vô Aldo

Marcelo e meu pai.

graciosas

A foto mais fofa da Mônica com a Cristina.

chuva

O 1° banho de chuva dos trigêmeos!

Achei que esse passeio foi ótimo para o desenvolvimento geral deles. Parece que estão mais mocinhos, mais desenvolvidos. Parece até que cresceram vários centímetros e engordaram! Como lá era bem mais quente do que aqui onde moramos, eles só usaram bermuda, camiseta sem manga e sandália. Eles nunca me deixavam colocar essas sandalinhas aqui, lá acostumaram e quase nem colocamos os tênis.

Não tiveram nenhum problema para dormir nas caminhas que conseguimos emprestadas. Na verdade, o problema foi se acostumarem de volta em suas camas, já que aquelas eram maiores e eles podiam se mexer sem cair. Já dormimos duas noites em casa e nas duas teve crianças vindo pedir para dormir na cama com os pais.

Sobre o desfralde, tomei outra decisão. Acabei não tentando fazer o desfralde durante a viagem. Li um artigo um pouco antes de ir para o sítio de que a gente não deve tentar fazer algo que mude tanto a rotina deles quando estamos fora de casa. Por isso, resolvi deixar para tentar aqui. Como quero aproveitar o verão, resolvi que iniciarei em breve, porém, esperarei fevereiro. Um mês faz bastante diferença na aprendizagem deles e vou deixar para desfraldar quando alcançarem 2 anos e 4 meses, ou seja, daqui a um mês. Até lá, dá tempo de se organizar, se programar e se preparar psicologicamente. Isso aí. Eu também preciso me preparar.

Até mais!

6 comentários

  1. Avatar
    Mariane

    Que amados!! Pelo jeito de divertiram, eu estou estimulando o Augusto c um caderno c figuras, como vc sugeriu um tempinho atrás e já está falando algumas palavras mais… mas assim como vc sinto q não estamos estimulando da melhor maneira, temos que mudar um pouco e ceder menos quando ele resmunga e não fala.
    Quanto ao desfralde vc está mais que certa, esriu nesse processo há 60 dias já, o cocô está complicaderrimo!!! Ele ainda não tem maturidade…. um beijão queridos!

    1. Michele Kaiser

      Nós nunca achamos que estamos dando o suficiente de nós, né? Tenho visto que o bom é variar o tipo do estímulo. Sobre o desfralde, quantos anos tem seu filho? Estou morrendo de medo de começar!! Um beijo.

  2. Avatar
    Mariane

    Olá, Augusto é três dias mais novo que os teus, amanhã dia 7 completa 2 anos e 3 meses.
    Comecei o processo do desfralde quando ele fez 2a e 1m, o xixi diurno até q foi tranquilo em 20 dias desfraldamos, o noturno demorou quase dois meses mas agora está acordando cerca de 4 noites sexo p 1 noite “molhada” (c xixi), porém o cocô só faz mas calças! Não aceita penico nem redutor de assento… Mas é assim mesmo… paciência (muuuuuuita) e persistência. Boa sorte!!

    1. Michele Kaiser

      E como está a fala dele? Conversa bastante? Fala bastante palavras?

  3. Avatar
    Mariane

    Seco*** desculpe o erro do corretor.

  4. Avatar
    Mariane

    Não Michele, apenas 30 palavras… marquei consulta com uma fono p a próxima terça,( o pediatra nos orientou procurar uma fono). Estou um tanto preocupada… e por aí?

Deixe seu comentário