Os trigêmeos da Izadora

AuHDSk6SXtzNLnPv_tkVmX_OUcN0XcAt9ZR0cngVgZHp

De Taperoá, interior da Bahia, o casal Izadora Cristina Santos Martins, 29 anos, e Pedro José Francelino Azevedo, 47, levou um susto ao descobrir uma gravidez trigemelar sem tratamento. Depois de descobrir que tinha ovários policísticos, Izadora achou que teria dificuldades para engravidar.

“Temos quatro filhos. O Rodrigo, de 16 anos, filho do primeiro casamento de meu esposo, e os meus três pimpolhos que nasceram no dia 10 de fevereiro de 2015 e acabaram de completar um aninho.

Decidi engravidar em abril de 2014 e parei o anticoncepcional que tomei por 15 anos. Daí para frente foi só agonia! Todo mês que a menstruação atrasava eu corria pra fazer o teste e dava negativo, até que fiz um ultrassom e descobri que tinha ovários policísticos. Fui a uma consulta com minha médica e a mesma me passou uma medicação normalmente indicada para o tratamento dos cistos. O período da Copa do Mundo de 2014 foi exatamente o meu período fértil, então caprichei todos os dias (risos).

No dia 10 de agosto daquele ano, comecei a sentir muitas dores no ‘pé da barriga’, mas esperei mais um tempo. No dia 18 eu fiz o teste de farmácia e deu positivo! No dia seguinte confirmei com o exame de sangue e foi só festa!

Liguei para a clínica e marquei meu primeiro ultrassom para o dia 22 de agosto, mas como eu ainda estava com muitas dores no ‘pé da barriga’, tinha medo que meu bebê estivesse nas trompas. No dia do exame eu fui acompanhada de minha mãe e da doutora Cala, que é uma médica cubana, vizinha e amiga. Entrei na sala e conversei com a médica que já tinha feito os exames e que queria ver se meu bebê estava bem. Fiz os procedimentos normais e deitei na maca. Assim que começou o ultrassom a médica falou assustada e rindo: ‘- Você está grávida de gêmeos! Peraí, perdi as contas… São três! São três!!’

Foi um susto, mas ao mesmo tempo muita alegria! Sempre quis ter gêmeos, então já comecei a me preparar desde ali. A parte engraçada foi chegar em casa e contar ao marido que seriam 3.

Cheguei e ele estava em reunião de trabalho, mas mesmo assim soltei: ‘- Amor, seremos papais de 3 bebês, estou esperando trigêmeos’! Nesse momento ele se calou, saiu da sala e se trancou no quarto. Eu fiquei desesperada. Se passaram uns 40 minutos e ele saiu do quarto dizendo: ‘- É, amor, fui pro quarto me recuperar do susto e comecei a fazer conta. Mas quando me perdi nos zeros, deixei pra lá’! Depois ele disse: ‘- Estou feliz. Que venham com muita saúde!’

DSCN0552

Izadora poucos dias antes do parto.

Passei uma gravidez tranquila. Pressão em 11×6, açúcar em 85 e só engordei 16 quilos. Quando completei 30 semanas fui pra Salvador, cidade onde iria fazer o parto, pois minha cidade não tinha estrutura para uma gravidez trigemelar e possivelmente meus filhos iam necessitar de UTI neonatal. Viajei para Salvador dia 31 de janeiro de 2015 e exatamente no dia 2 de fevereiro dei entrada no hospital com uma reação alérgica chamada colestase (doença que atinge o fígado, diminuindo ou interrompendo o fluxo da bile). O médico plantonista pegou todos os meus exames e percebeu uma alteração em um dos fetos, mas mesmo assim o hospital não me internou pois não tinha como fazer o meu parto pois não tinha vaga na UTI para 3 crianças. Fiquei na emergência do hospital por 4 dias, fiz vários ultrassons mas voltei para casa.

Na segunda-feira do dia 9 de fevereiro, fui pra uma clínica particular e fiz um novo ultrassom. O médico então detectou que meu FETO 2 estava centralizando (centralização fetal) e pediu urgência em meu parto. No dia seguinte dei entrada no hospital novamente, por recomendação da minha obstetra. Mas, lá chegando, passamos pela mesma agonia: o hospital não disponibilizava de 3 vagas de UTI neonatal! Resolvemos apelar pra todos os lados. Médicos amigos, médicos de lá e até políticos. Foi quando minha obstetra cansou e começou a brigar, dizendo que faria o meu parto ali de qualquer jeito porque eu não tinha mais condições de voltar pra casa, afinal, estava perdendo um bebê!

Assim, exatamente às 20h, meus bebês vieram ao mundo. Primeiro o José Pedro, com 1,340kg, seguido por Maria Rita, com 1,250kg e Maria Eduarda, com 1,315kg. Todos nasceram bem e graças a Deus não precisaram ser entubados. Fizeram uso de medicação para desconforto respiratório, infecções, icterícia, anemia e fizeram vários exames. José Pedro ficou na UTI por 45 dias, Maria Rita por 49 dias e Maria Eduarda por 47.

IMG-20150225-WA0006

Os bebês juntinhos no hospital.

Foi uma experiência traumática, mas ao mesmo tempo maravilhosa porque tive a oportunidade de conhecer pessoas que dedicaram o seu dia aos meus filhos com muito carinho. Pude ouvir as alegrias e lamúrias de outras mães de UTI que estavam ali todos os dias, sonhando com a saída de seus filhos. Só quem vive esse momento sabe a felicidade de chegar para visitar seu filho e saber que ele ganhou mais 15 ou 20 gramas!

IMG-20150304-WA0013

Izadora com os bebês no período da UTI.

Em casa tenho ajuda de uma galera! Meus pais Ivana e Jose Mario, que se mudaram pra minha casa; minha tia Aninha que vem todos os dias nos ajudar; uma babá, a Márcia, que é meu braço direito; a moça da faxina aqui de casa, a Rita, que também sempre ajuda; os padrinhos; a avó paterna Aida. Enfim, todos se mobilizam. Dormem, cuidam. Costumo dizer que sou abençoada e meus filhos também”.

Maria Rita, José Pedro e Maria Eduarda na festa de seu 1 aninho.

Na semana passada, dia 10 de fevereiro de 2016, os bebês da Izadora completaram seu primeiro aninho. Parabéns às crianças e aos papais!!

Você também tem trigêmeos e gostaria de contar sua história aqui? Mande um e-mail para contato@ostrigemeosdamichele.com.br e eu te explico como! Até mais!

3 comentários

  1. Avatar
    Tamila

    História emocionante. Só de imaginar o desespero dos pais não podendo ter os filhos por falta de vaga, me dá vontade de chorar.

    1. Michele Kaiser

      É verdade. Essa é uma preocupação que move toda a gravidez. Horrível. O hospital que os meus nasceram também só tinha 6 vagas. Um desespero.

  2. Avatar
    Joseita

    Izadora querida. Estou emocionada com sua história. Näo conseguir segurar minhas lágrimas. Estou emocionada e muito feliz por você. Que Deus possa te dá saúde,paciência e muita sabedoria para você continuar cuidando de seus bebes lindossss. Bjs…

Deixe seu comentário