Em dezembro de 2015, Altino Buiti (31 anos) e sua esposa Leninha Muabi (27), moradores da Província de Cabinda, Angola, foram abençoados com a chegada dos filhos trigêmeos Elísio, Elisandro e Eliseu. Recentemente, Altino entrou em contato comigo através do blog para que eu os ajudasse a identificar se os meninos são idênticos ou não. Eu pedi para ver uma ecografia da esposa no início da gestação para que, assim, pudéssemos ver se se tratavam de um, dois ou três sacos gestacionais. Dessa maneira, poderíamos identificar se os bebês, que ainda são muito pequenos, são trivitelinos (não idênticos), univitelinos (três idênticos) ou plurivitelinos (dois idênticos e um não-idêntico).
Leninha com os trigêmeos.
O problema é que o casal só descobriu que eram trigêmeos quando Leninha estava no sétimo mês de gestação. “Queríamos que o sexo da criança fosse surpresa, por isso não fizemos ultrassom. Nem desconfiamos que eram três porque Leninha não engordou muito, embora a barriga estivesse muito esticada. Quando descobrimos que eram trigêmeos, não acreditamos! Mesmo com a ecografia, duvidávamos!”, conta o pai.
A gestação durou 9 meses, isso mesmo, 40 semanas! Sem qualquer intercorrência. “Na madrugada do dia 3 de dezembro de 2015, por volta das 3 horas da manhã, a gente tomou um susto em casa por causa de uma das bolsas, que havia estourado. Fomos às pressas para a maternidade mas não foi possível realizar um parto normal por causa do peso de cada criança. O médico explicou isso e foi assim que o corpo clínico decidiu fazer uma cesariana”. Elísio e Eliseu nasceram com 3 quilos. Elisandro tinha 3,200kg.
O casal já tinha dois filhos: a Luxa de 9 anos e o Kelson, de 5 anos. “Sinceramente falando, ter trigêmeos aos 31 anos foi uma experiência única e agradeço a Deus pela dádiva”.
Quanto a serem idênticos ou não, Altino me contou que os médicos confirmaram a existência de apenas uma placenta na hora do parto. Isso confirma o que o casal já imaginava: os trigêmeos são idênticos. Para saber mais sobre os tipos de múltiplos, leia Tipos de gêmeos e trigêmeos.
Até mais!
Nossa como ela conseguiu chegar a 40 semanas?
Incrível, né? Foi indo e indo e chegou lá. Segundo o marido, não teve segredo. Ela é forte mesmo!
Que mulher forte, aguentar 40 semanas!!!
História linda!!!
Muito! Isso é surpreendente!
Estou assustada com o peso deles. Na maioria dos casos é uma vitória nascer com 2kg e no caso dele todos tem mais de 3… Bela história! Surpreendente.
Não foi fácil, nos ultimos meses ela não conseguia se deitar na cama para dormir, ficava sentada toda noite. Deus é Pai
Foi muito forte! Parabéns a vocês!