Tipos de gêmeos e trigêmeos

Existem muitas dúvidas quando se fala sobre gêmeos, trigêmeos, quadrigêmeos e outros múltiplos. Muitas pessoas perguntam se temos gêmeos na família para saber de onde veio essa história de eu ter trigêmeos! Mas quais são os tipos de gêmeos que existem?

tipos de gêmeos

Tipos de gêmeos:

tipos de gêmeos

Bivitelinos (primeira figura) são os gêmeos fraternos, não-idênticos, formados pela fecundação de dois óvulos por dois espermatozoides. Isto quer dizer que a mulher teve duas ovulações no mesmo ciclo. Dois terços das gestação de gêmeos são de bivitelinos, onde os bebês podem ou não ter o mesmo sexo e são gerados em placentas separadas. São aqueles irmãos que poderiam ter sido gerados em duas gestações diferentes, mas estão juntos no forno na mesma vez.

tipos de gêmeos

Univitelinos (segunda figura) são os gêmeos idênticos, formados quando um único óvulo, fecundado por um único espermatozoide sofre uma divisão. Os bebês possuem o mesmo sexo e a mesma carga genética. Um terço das gestações de gêmeos são de univitelinos e eles podem ou não compartilhar a placenta.

Gravidez monocoriônica diamniótica: Os bebês dividem a mesma placenta, mas cada qual em seu saco gestacional.

Gravidez monocoriônica monoaminiótica: Os bebês dividem a mesma placenta e o mesmo saco gestacional. Nos dois casos são gêmeos idênticos. 

Fonte da informação: Instituto Ciência Hoje, via site vizinhos de útero

Segundo informações que li e também a informação que nossos médicos nos deram na época da minha gravidez, a gemelaridade idêntica nada tem a ver com herança genética. Apesar de em certas regiões ocorrerem mais casos de gêmeos idênticos e em algumas famílias acontecer com mais frequência, não existe comprovação científica do porquê ela acontece.

Já no caso dos gêmeos bivitelinos, os casos podem ocorrer mais frequentemente na mesma família. Isso se dá porque uma mulher pode ter a tendência genética a ovular mais de uma vez no mesmo ciclo. Mas toda mulher pode ovular mais de uma vez no mesmo ciclo alguma vez na vida, até mesmo por causa de algum medicamento que está tomando.

Tipos de trigêmeos:

1) Univitelinos: um óvulo foi fecundado por um espermatozóide e houve a divisão em três embriões. Neste caso, os 3 são idênticos e dividem a mesma placenta.

2) Trivitelinos: três óvulos foram fecundados por três espermatozóides. São trigêmeos fraternos, cada um na sua placenta e cada um com sua informação genética, portanto, não são idênticos e podem ter sexos diferentes.

3) Plurivitelinos: uma mistura dos dois casos anteriores. Dois óvulos foram fecundados por dois espermatozóides. Um dos embriões divide-se formando uma dupla idêntica. Sendo assim, há gêmeos univitelinos e um fraterno na mesma gestação.

tipos de gêmeos - trigêmeos

O caso d’Os Trigêmeos da Michele foi o terceiro. Eles são plurivitelinos. Matheus (G1) e Murilo (G2) são gêmeos idênticos. Marcelo (G3) é o gêmeo não-idêntico. Murilo e Matheus dividiram a placenta, mas cada um tinha seu líquido amniótico. Marcelo tinha um saco gestacional e uma placenta só para ele.

tipos de gêmeos - trigêmeos plurivitelinos

Sei que eles são muito parecidos!

Minha gestação trigemelar era dicoriônica triamniótica, ou seja, são trigêmeos plurivitelinos. Eu tinha gêmeos bivitelinos (Marcelo sozinho num saco gestacional, com uma placenta só pra ele) e univitelinos (Matheus e Murilo em outro saco gestacional, dividindo a placenta mas cada um com seu líquido amniótico individual). Foram, aparentemente, dois óvulos fecundados por dois espermatozoides, porém um se dividiu. Digo aparentemente porque, como foi dito acima, os gêmeos univitelinos podem ou não dividir a placenta.

Existem casos de gêmeos univitelinos que foram gerados em placentas separadas, devido a fase que ocorreu a divisão do embrião. Sendo assim, é mais provável que eu tenha gêmeos idênticos e um diferente, mas a possibilidade de serem trigêmeos idênticos, provenientes de embriões que se dividiram em fases distintas, existe. Para ter certeza é necessário realizar um teste de DNA para saber se os três têm DNA idêntico. Um dia, quem sabe, farei esse teste nos meninos, por curiosidade.

Sei que eles são muito parecidos, mas a gente que convive diariamente percebe diferenças do Marcelo para os outros dois. Ele tem os olhos menores e a fisionomia, de forma geral, é distinta. Mesmo assim, existe a possibilidade. 

Até mais!

23 comentários

  1. Mariane

    Que legal esse esclarecimento, mas desde que te acompanho acho o Murilo e o Marcelo iguais e o Matheus um pouco, mas bem pouco diferente deles. Eles são mt parecidos e lindos! Mas olha que Marcelo é fraterno do Murilo hahahahaha

    1. Michele Kaiser

      É, o Murilo e o Matheus são idênticos e o Marcelo é o diferente. Mas “Marcerilotheus” são iguais mesmo… kkkkkk

  2. Gerlane

    Sempre confundo. Acho Murilo e Marcelo muito parecidos e Matheus levemente diferente. Na minha opinião os três passariam tranquilos por trigêmeos idênticos!

    1. Michele Kaiser

      Concordo com você que passariam por idênticos! Mas a gente identifica as diferenças no Marcelo mesmo. Hehehehe. Beijos!

  3. Altino Buiti

    Os meus trigêmeos nasceram 4 dezembro 2015, muitos dizem que são idênticos mas agente percebe uma certa diferença entre eles. Elísio e Eliseu são mais parecidos, Elisandro e mais diferente.
    Todos tem o mesmo peso e fazem tudo quase ao mesmo tempo.

    1. Michele Kaiser

      Adorei os nomes! Pena não terem feito ecografia no início para vermos as placentas! Abraço e tudo de bom.

  4. Pollyana

    Vc tem algum caso de gemeos na família? Fez tratamento para engravidar? Sonho em ter gemeos.. Mas acho q a possibilidade eh minima.. nenhum caso na família nem em geração tão tão distante… rs Eles são lindos e são a sua cara…

    1. Michele Kaiser

      Não temos casos próximos na família, Pollyana. Ter gêmeos é bonitinho mas bem trabalhoso. Amo todos os meus filhos mas gostaria de ter podido dar mais atenção se tivesse os tido separadamente. Um beijo.

  5. Marley Oliveira

    Muito interessante,
    Será q os meus são idênticos??
    Minha gestação foi toda di/di mas eles são muito parecidos , será q essa diferença foi pq ficaram 99% do tempo separados???

    1. Michele Kaiser

      Nesse post eu falo sobre a divisão celular. Se são muito parecidos, podem sim ser idênticos e terem se dividido bem cedo. Leia: http://ostrigemeosdamichele.com.br/2013/10/12/trigemeos-identicos/

  6. leiliane

    Reconheço mais o Matheus por achar ele com carinha de manhoso e sorriso mais Largo … adoro a voz dele naquele Vídeo do pai perguntando os nomes
    Minha.dúvida e na hora do parto o médico indentifica pela placenta?

    1. Michele Kaiser

      Hehehe. Na hora do parto, pela ordem na ecografia. O cordão umbilical é fixado e não muda de lugar. É assim que conseguimos saber quem é quem nas ecos e no parto. Eles se mexiam mas não trocavam de lugar.

  7. Danielle

    Michelle,
    São mãe de gêmeos univitelinos de gravidez monocoriônica e diamniótica. Olha, acho eles super diferentes, mas todos acham iguais. Conheço dois pares de gêmeos (duas meninas e dois meninos) que também falam que são bivitelinos, mas são idênticos e não tinham gêmeos na família, acredito que eles são univitelinos mas dicoriônicos. Acho que o Marcelo também é e isso também justifica a diferença. É que já li que os gêmeos tendem a ser mais parecidos quanto mais tarde se dá a divisão celular. Por isso acho os meus diferentes, pois os mais iguais são os mono/mono. Talvez isso explique pq vc acha mais diferença no Marcelo do que entre o Murilo e o Matheus.

    1. Michele Kaiser

      Talvez isso explique mesmo. Um dia farei o DNA. Um beijo!

  8. Samantha

    Pois é, também já li sobre a possibilidade de serem idênticos mesmo em placentas diferentes, mas acho que é algo raríssimo, não? Porque sempre ouvi que os idênticos eram ou de mesma placenta e mesma bolsa ou no máximo de duas bolsas e mesma placenta, acho que a maioria dos lugares que fala sobre isso, passa essa informação. Aí quando me deparei com a informação de que gêmeos idênticos podem ser de placentas e bolsas diferentes quando a divisão do embrião ocorre nos primeiros dias, parece, fiquei surpresa! Não é uma informação muito disseminada ou sei lá! Meus meninos foram de placentas e bolsas diferentes, com certeza são bivitelinos porque são completamente diferentes, e eu tenho gêmeos bivitelinos na família e também tenho sop. Mas aí quando li, fiquei louca nesse teste genético, mesmo com as provas aos nossos olhos. Afinal, podem gêmeos idênticos serem tão diferentes fisicamente? E não tem nada a ver com querer que sejam idênticos ou não porque isso é irrelevante, mas é a curiosidade de ver a questão provada kkkkk

    1. Michele Kaiser

      Sim, também tenho essa curiosidade! Mas conforme o tempo passa, meu fraterno vem ficando mais diferente. Hehehe. Beijos!!

Deixe seu comentário