2 anos e meio dos trigêmeos

Hoje os trigêmeos completam 2 anos e meio (2 anos e 6 meses)! Todo o dia 4 é dia de “mês-versário” aqui em casa. Os meninos nasceram no dia 4 de outubro de 2013 e a Mônica nasceu no dia 4 de agosto de 2011. Ela completa 4 anos e 8 meses hoje.

Filhos na mesinha 02

Mônica e Marcelo à esquerda. Matheus e Murilo à direita.

Os meninos estão falando cada vez mais. Todos os meses eu conto que o vocabulário está aumentando, mas esse mês posso dizer que todos estão falando pequenas frases. O Matheus é o que está mais avançado nesse processo, já pergunta onde estão as coisas, já conta de quem ganhou o ovo de Páscoa, já explica algumas coisas para nós. Ontem minha mãe chegou em nossa casa e meu pai veio logo depois. Percebendo a falta, ele perguntou com as mãozinhas levantadas: “cadê vovô Adu (Aldo)?”. Já o Marcelo costuma entregar os manos: “mano bateu, mano fez dodói”. O Murilo, depois daqueles episódios de febre que relatei no post O que fazer quando a criança está com febre?, aprendeu a dizer “tá com frio, botá caco (casaco)”.

Acredito que eles estejam desenvolvendo a fala conforme o esperado, mas como a Mônica começou a falar e contar histórias muito cedo, sempre acho que eles estão demorando muito. O fato de eles serem trigêmeos também conta para a demora, já que falam e se entendem entre si e talvez pensem que é o suficiente (já falei sobre isso no post A fala está atrasada?).

Na alimentação, infelizmente estão ficando mais seletivos. Ainda consigo fazer com que comam brócolis, moranga (abóbora cabotiá), cenoura… Mas não consigo mais fazer meus filhos comerem frutas! Aceitam maçã de vez em quando, mas a bananinha que comiam diariamente está ficando de lado. Que dó! Já dei para experimentarem morango, melão, mamão, manga e uva. Cuspiram todas! A Mônica não gosta de comer vegetais, mas come suas frutinhas (principalmente porque na escola que ela estuda tem o lanche da fruta e todos comem juntos). Vou tentar convencer esses meninos sapecas individualmente. Exemplo eles têm, afinal, a mamãe come muitas frutas e verduras e faz isso na frente deles.

Ainda estou buscando alguma atividade para fazer com eles nas terças e quintas de manhã. Queria algo que um professor viesse em casa. Tinha pensado em levá-los na natação, mas aqui na nossa terrinha é frio e, depois dos episódios de gripe e tosse da semana passada, vou deixar a água para quando forem maiores.

Filhos no restaurante

Comportados no restaurante.

Eles andam bem comportados, apesar de fazerem muita manha e birra com a mamãe. Contei que meu marido vem assumindo algumas funções que eram minhas (como fazer dormir) porque eles estavam fazendo gato-e-sapato comigo. Continuam obedecendo bem o papai e brigando comigo, mas é só uma fase. O Marcelinho é o mais carinhoso com a mamãe. Vem no colo e fica um tempão. Deita em cima de mim e fica. Se estou de pé em frente à pia da cozinha, se agarra nas minhas pernas e fica lá. Se eu peço beijo ele é o único que me dá.

A Mônica e os meninos têm brigado mais que de costume. Não é nem o fato de brigarem, mas eles se provocam e se implicam. Ela e o Matheus brigam bastante porque o Matheus é mandão e quer organizar a casa e mandar nos irmãos. Até pouco tempo ele se contentava em mandar no Murilo e Marcelo, mas agora quer mandar na irmã também! O mais engraçado é que consegue…

Bom, voltaram a dormir a noite toda, mas Matheus anda com uma tossezinha bem chatinha. Temos consulta com a pediatra daqui uns dias para saber se estão indo corretamente na curva de peso e altura, então, mais uns dias eu volto para contar. Eles são prematuros mas já não precisamos corrigir a idade. Desde os 3 meses eles têm o peso e comprimento normal de crianças nascidas a termo. Um viva para eles!

Até mais!

2 comentários

  1. Avatar
    Mila peteca

    Oi Michele, parabéns pelo mêsversario das crianças! Eles estão cada dia mais lindos! Gostaria de saber sua opinião sobre essas cadeirinhas que os meninos estão no restaurante. São suas? Estou querendo comprar uma dessas pro meu bb de 6 meses mas estou em dúvida… Bjs.
    Milene.

  2. Avatar
    Samantha

    Adorei o post! Feliz mês-versário pra eles <3 Mi quando der vc filma mais um pouquinho deles, e posta no youtube por favor ??
    Eles estão uma graça né, essa é a fase mais gostosa, e a Mônica é uma fofa parece uma mocinha… quando vc fazia eles dormirem eles demoravam pra dormir ?? Os três dorme a noite toda ?? Mi vc já procurou ver se tem algum livro infantil que incentiva as crianças a comerem frutas ?? Bjs fiquem com Deus.

Deixe seu comentário