Trigêmeos idênticos?

Sabem que estou em dúvida… Será que tenho trigêmeos idênticos? Desde a primeira ecografia dos trigêmeos nos dizem que Matheus e Murilo são idênticos e Marcelo diferente. Ou seja, os dois primeiros se desenvolveram no mesmo saco gestacional, com a mesma placenta, porém dois sacos de líquido amniótico diferentes. Enquanto que o terceiro se desenvolveu num saco gestacional separado, com placenta só pra ele e líquido amniótico idem. Sendo assim, são univitelinos (Matheus e Murilo) e bivitelinos. A nomenclatura para esse tipo de trigemelaridade é: trigêmeos plurivitelinos. Ou seja, ainda, tive dois óvulos fecundados por dois espermatozóides, porém um dos embriões se dividiu. Gestação trigemelar dicoriônica triamniótica.

Só que agora que a gente pode ver os rostinhos e tudo mais, digo pra vocês que eles são completamente idênticos! Não existe diferença! A cor do cabelo, o tamanho da unha do dedão do pé, tudo é igualzinho!! Será que eles poderiam ser todos idênticos??? Será que eles são trigêmeos idênticos?

trigêmeos idênticos

Pesquisando na internet, encontrei o seguinte:

“Quando a separação dos gêmeos humanos acontece dentro de 72 horas após a fertilização, resultam dois embriões distintos, cada um com seu cório e âmnio. Isto acontece em cerca de 30% das gestações monozigóticas. Se a separação dos gêmeos humanos acontecer 4-8 dias após a fertilização, haverá a formação de um só cório mas duas cavidades amnióticas. Esta variação ocorre em 2/3 das gestações monozigóticas. Quando a separação dos gêmeos acontece 8-13 dias, apenas um âmnio e cório se formam. Cerca de 2% das gestações incluem essa variação”.

Será que tive só um óvulo, fecundado por um espermatozóide, que se dividiu duas vezes? Uma vez antes dos três primeiros dias e outra vez depois do quarto dia? Isso é possível?

“Quanto à gestação de gêmeos idênticos provenientes de um único óvulo, as teorias são muitas, mas nada de muito concreto foi encontrado para explicar porque isso acontece. Parece não haver dúvida, porém, de que não há componente genético envolvido, ao contrário do que acontece com os gêmeos não-idênticos.”

Fonte: http://www.icb.ufmg.br/mor/mor/Disciplinas/Embriologia/gemeos.htm

Bem, a única maneira de ter certeza se eles são idênticos ou não é fazendo um teste de DNA. Esse teste costuma ser caro, então, não sei quando faremos ou se faremos porque não há real necessidade, apenas curiosidade.

Como estão os “trigêmeos idênticos”

Mudando um pouco de assunto, ontem o Murilo deixou a UTI neonatal e foi para uma salinha especial para ganho de peso. Eles estão com 8 dias de vida. Hoje de manhã foi a vez do Matheus e do Marcelo acompanharem ele. Estão todos lá, bem cuidadinhos, mas ainda na incubadora. Já não precisam mais de respirador, nem soro, só estão ainda com a sonda para alimentação. Todos são preguiçosos para mamar na mamadeira, por isso, para que parem de perder e comecem a ganhar peso, estão sendo alimentados por sonda, que leva o mamá direto pro estômago. Eles mamam na mamadeira e o que não conseguirem as enfermeiras terminam de dar pela sonda. Também dou peito para estimular.

Amamentando o Matheus hoje:

trigêmeos idênticostrigêmeos idênticos

Até mais!

13 comentários

  1. Avatar
    Débora

    Que amor, Dédi!
    E sim, tu pode estar certa na teoria da divisão, isso pode ter acontecido! Depende de quando ocorreu a divisão, mas realmente, muito louco ter acontecido duas vezes!
    Beijos

  2. Avatar
    Mônica C.

    Michele, são muitas notícias boas. Não há pessoa que deixe de sorrir ao ler mais sobre o desenvolvimento dos bebês e perceber que eles estão muito bem cuidados. Vocês papais tem muita energia. Espero poder vê-los em um momento oportuno. Fiquem bem! Boa adaptação 🙂

  3. Avatar
    titia Marina

    Sempre achei possível que fossem todos idênticos mesmo. O fato de terem dois sacos gestacionais não é 100% de certeza que o Marcelo seja de outro óvulo, mas teoricamente é mais provável. A maioria dos gêmeos univitelinos compartilha a placenta, ou seja, nem todos. o Marcelo pode ser um destes casos! Fala aqui a titia especialista hahahaha

  4. Avatar
    Milena

    Acho que é cedo pra falar, pois são muito pequenininhos ainda! Mais pra frente vamos ter certeza, mas meu palpite é que não são idênticos! Tenho impressão de achar o marcelo um pouco diferente pelas fotos, mas é só impressão mesmo! Enquanto não descobrem, cuidado pra não trocar eles, hein! hahah beijo

  5. Avatar
    Mara Regina

    Amados! Os bebês mudam bastante a medida que crescem, né? Cor do cabelo, cor dos olhos…mas, pelo que vi no dia do nascimento, os formatinhos, que permanecem iguais, de boca, nariz, olhinhos eram idênticos, hehehe…não dava pra dizer que um deles era um pouco diferente. Acho que serão idênticos, lindos! Tô aqui torcendo que eles se grudem na teta, com toda força pra poderem ir pra casa! Beijos pra todos!

  6. Avatar

    Dédia, querida! Notícia maravilhosa essa de que os pequenos deixaram a UTI! Energias positivas pra eles e pra ti! Beijos pra família toda!

  7. Avatar
    veralucia

    São lindos demais, iguais ou diferente a tia avó tá feliz demais, todas as bençãos para voces, linda da tia. Te amo Michele

  8. Avatar
    SOLANGE MENEGATTI DA COSTA

    QUE LINDO, ESTOU LOUCA PARA CONHESELOS. BJSS Á TODOS.

  9. mfvkaiser

    A vovó Talita viu diferença no Marcelo, disse q era o diferente mesmo. Obrigada pelos comentários!

  10. Avatar
    Veramilles Aparecida Faé

    Observar as diferenças??? Vai ser uma tarefa incrível e principalmente para tias avós corujas. Beijos Dédi, notícia boa saírem da uti…. Agora é só mamar, mamar e mamar. Muita força pra ti e pra todos que estão ali te ajudando. Beijos.

  11. Avatar

    Teus bebês sao lindos! Parabens!
    Sou mãe de gêmeos e sempre tive muito medo de parto prematuro, tubos, uti etc. Seus guris estao indo muito bem, sei que com 3 é bem mais dificil do que com 2. A foto amamentando esta linda, mesmo em casa sera mais dificil dar peito , mas nao desista, cada gota de leite materno é uma gota de ouro para os anticorpos deles. Muita saúde e tdo de bom para vcs.

    1. mfvkaiser

      Muito obrigada! Qual a idade dos teus gêmeos? Eles nasceram de quantas semanas?

Deixe seu comentário