Os trigêmeos da Daiane

Hoje o blog conta a história da Daiane Lanzzarini (27 anos), de Flores da Cunha-RS, mãe de cinco filhos: Camilli (6 anos), Martina (1 ano e 9 meses) e os trigêmeos Mateus, Henrique e Bruno (7 meses). Assim como eu, Daiane tomou o maior susto ao descobrir que estava grávida de trigêmeos!

Os trigêmeos da Daiane

Uma das coisas que mais admiro na história dela é que os meninos nasceram de 36 semanas, um recorde! Em 20 de março de 2014, Bruno veio ao mundo com 43 cm e 2.070 Kg; Henrique com 42 cm e 1.970 Kg e Mateus com 42 cm e 1.920 Kg. Sim, ela também tem um Matheus! Embora tenham nascido com peso e comprimento muito semelhante aos dos meus trigêmeos, eles não precisaram de UTI por causa do tempo de gestação (os meus nasceram de 34 e precisaram de 15 dias de hospital).

Os três meninos são idênticos, estavam cada um no seu saco gestacional, mas em uma única placenta. Apesar do medo e do perigo de ocorrer a Síndrome da Transfusão Feto-Fetal, esta não se confirmou e Daiane teve seus trigêmeos com praticamente mesmo peso e comprimento. E ela engordou só 15 quilos!

Os trigêmeos da Daiane

Grávida de 34 semanas (11 dias antes do parto).

SONY DSC

O pai Camilo Conti, com quem Daiane é casada há 7 anos.

SONY DSC

Vou deixar a Daiane contar os detalhes para vocês!

Como foi a descoberta da gestação trigemelar? No início de julho de 2013, estava atribulada com os preparativos para a festa de aniversário de 5 anos da Camilli e esqueci de tomar o anticoncepcional por 3 dias consecutivos e logo menstruei. Consultei com meu ginecologista/obstetra que sugeriu que eu parasse de tomar este anti e assim que menstruasse novamente, começasse outro, pois não estava mais amamentando. A Martina estava com 6 meses. Esperei, mas como a menstruação não vinha, marquei nova consulta e pedi para fazer um teste, pois desconfiei de que estava grávida novamente. Nem meu médico acreditou quando o resultado deu positivo. Na primeira ecografia apareceram dois embriões, ainda sem batimentos. Estava de 6 semanas. O Médico explicou que eu deveria refazer a ecografia após 15 dias para confirmarmos se a gravidez era gemelar ou não, pois poderia acontecer de um bebê não vingar. Não posso dizer que me senti a mulher mais feliz do mundo ao descobrir que estava grávida novamente, mas saber que poderiam ser gêmeos me deixou muito feliz. Não queria nem pensar na hipótese de refazer a ecografia e só ter um bebê. Eu queria os 2. Depois de passado os 15 dias, refiz a ecografia e os dois estavam lá, firmes e fortes com o coraçãozinho a mil. Fiquei muito Feliz!

Então, quando nos acostumamos com ideia de que teríamos gêmeos, fui fazer mais uma ecografia, a de 12 semanas. Quando o médico disse “Meu Deus!”, fiquei apavorada achando que poderia ter algo errado com meus bebês, mas então ele recomeçou: “Aqui tem 1 bebê, aqui tem outro bebê e aqui tem outro bebê. Parabéns! Você está esperando trigêmeos!” Eu só conseguia rir e meu marido ficou mudo. Hehehehe…

 Qual foi a tua maior preocupação ao descobri a gravidez de trigêmeos? Tanto a minha preocupação como a do meu marido era primeiramente em conseguir levar a gravidez ao máximo possível. Nosso maior medo era que nascessem muito prematuros, que acontecesse algo com eles. Ou que houvesse Síndrome da Tranfusão Feto-Fetal. E o meu marido temia muito por mim, também. Que eu não conseguisse aguentar. Depois, com o passar das semanas outras preocupações foram surgindo. Aonde os bebes iriam dormir? Reforma no nosso apartamento. Quem iria me ajudar com os bebês? Como eu faria quando eles nascessem e estivessem na UTI? Somente a renda do meu marido seria suficiente para o nosso sustento?

Como foi a gestação (preocupações, enjoos)? Em todas as gestações tive enjoo mais pela manhã até a hora do almoço. Sentia enjoo se fosse almoçar a minha comida. Era engraçado, pois se eu almoçasse na minha mãe ou no restaurante, não sentia enjoo. Quando os enjoos pararam, começou a azia. Tomei muito ENO. E neste último verão, nunca passei tanto calor na minha vida. Mas posso dizer que a minha gestação foi muito tranquila. Quando sentia que estava cansada, descansava. Não conseguia caminhar mais do que uma quadra, pois a dor na pélvis era muito grande, mas ainda andava de carro, então dava para passear um pouquinho.

Como foi o parto? Marcamos a cesárea para o dia 20 de março às 10h30. Escolhemos esta data porque seria o aniversário do meu falecido sogro. Às 6h30 acordei com os bebês mexendo muito. Às 7 horas, a bolsa rompeu. Levantei, fui ao banheiro e liguei para o meu obstetra. Era para já ir para o hospital e me mexer o menos possível, para as contrações não começarem logo. Fui para o hospital já com as contrações, mas leves. Lá no hospital, enquanto estava na sala de espera pronta para entrar no bloco, as contrações mais fortes começaram. Não cogitamos um parto normal, pois eu tinha uma cesárea recente e também por serem trigêmeos, mas sempre foi meu sonho ter. Agradeço por pelo menos a bolsa ter rompido e por eu ter sentido essas contrações. Foram momentos mágicos. Sempre quis saber como eram. As minhas meninas nasceram de 40 e 41 semanas. Aí os médicos achavam perigoso esperar mais e marcavam a cesárea. Não posso falar do parto, pois colocaram um tranquilizante no soro e eu dormi praticamente todo tempo.

Como foi a chegada deles para as suas filhas? Tanto a Camilli como a Martina receberam bem os bebês. A Camilli, na sua inocência, adorava ficar com eles no colo por serem tão pequenos. E a Martina, até hoje, quando ela ouve os bebês chorando, fica toda preocupada e sai à procura de bico para dar para eles. Por enquanto, não houve cenas de ciúmes ou mudança de atitude por parte delas.

Você tem ajuda para cuidar deles? Durante a minha gestação, como nosso apartamento é de 2 andares, e eu não podia ficar subindo e descendo escada toda hora, alugamos uma casa bem ao lado da minha mãe. Então, durante o dia tenho a ajuda da minha mãe para cuidar deles. Meu pai também ajuda bastante e a minha irmã me dá uma mão com a limpeza e as roupas. Ao meio dia, meu marido pega vianda, pois tenho que dar papinha para eles, almoço para as meninas e arrumar a mais velha para a escola. Durante à noite, tenho uma babá que cuida deles, que é minha cunhada. Assim, posso ficar bem tranquila quanto aos cuidados com eles e as meninas. Todos amam ela. E quando posso, saio para jantar com as amigas, com o marido, pois precisamos de um tempo só para nós também, sem os filhos.

Você amamenta (amamentou)? Amamentei a Camilli durante 1 ano e 2 meses. Durante todo esse tempo, tive muita mastite (uma inflamação das glândulas da mama causada pelo acúmulo de leite). A Martina, amamentei por 5 meses. Os bicos dos seios racharam. A dor é insuportável, então comecei a complementar e logo ela não quis mais o seio. Os bebês eu amamentei só por 2 meses. Eu tinha que amamentar eles a cada 3 horas e ficava um tempão acordada a noite para isso. Estava esgotada. Tentei amamentar só durante o dia, aí já me deu mastite, então optei por tirar. Sempre fui super a favor da amamentação, mas não estava dando conta. Estava sempre cansada e irritada. Não me arrependo de ter parado. Os bebês se adaptaram bem ao leite, pois mesmo amamentando eu tinha que complementar.

O que achava que ia dar mais trabalho? Estava certa? Logo que eles vieram para casa, deu bastante trabalho até a gente conseguir estabelecer uma rotina e eles haviam trocado o dia pela noite. Depois que você se acostuma com eles e com a sua nova rotina, tudo vai fluindo. Na minha opinião, por experiência com as meninas, a parte mais trabalhosa será quando eles começarem a caminhar e querem mexer e subir por tudo, sem noção do perigo.

Você costuma sair com eles para passear? Frequenta algum lugar ou fica mais em casa? Depois que passou o inverno, começamos a sair mais. Antes eles só saiam 1 vez por mês para a consulta médica e as vacinas. Coitadinhos! Agora, estamos levando eles para as festinhas de aniversário, apresentações da escola da mana. Saímos no sábado à tarde para passear. Mas dá bastante trabalho e todo mundo quer ver e fazer perguntas. Tento ter paciência, mas às vezes incomoda. Já vi algumas mães de gêmeos serem tachadas de antipáticas e entendo perfeitamente elas. Nós também gostamos de passear tranquilamente com nossos bebês sem ter que dar explicação ou parar para os outros verem.

Já passou por alguma situação inusitada, que merece ser mencionada aqui? Logo que eles vieram para casa, estávamos toda a família na sala conversando e cada um estava com um bebê no colo e um deles estava chorando (não me recordo quem). A minha mãe, então, foi fazer a mamadeira para ele, mas no meio da confusão, ela pegou a Martina para dar mama para ela. E ela dizia pra minha mãe: “Não! Não! Não!” Foi aí que ela percebeu que pegou a criança errada para mamar. Hehehehe… foi muito engraçado!

Tem alguma dica pra outras mamães de múltiplos? Uma dica que eu deixo para as mães de múltiplos é tentar fazer eles dormirem sozinhos no berço, sem você ficar embalando no colo. Claro que não é sempre que eles aceitam, mas eu insisto. Outra dica, é quando um acordar, acorde o outro também. Assim, supõe-se que eles também dormirão juntos. Aí enquanto todos dormem, você tem um tempinho livre para fazer outras coisas.

10606574_713095558764532_9214231255591502177_n 1613909_618437581563664_5884881458120819128_n

Recadinho da Daiane: “À você mamãe que está esperando múltiplos, que Deus lhe abençoe e tenha muita fé, muito pensamento positivo, que vai dar tudo certo”.

Muito obrigada pela tua participação, Daiane!

Você também tem trigêmeos e gostaria de contar sua história? Escreve pra mim que eu te explico como: contato@ostrigemeosdamichele.com.br

Até mais!

0 comentários

  1. Avatar
    Luísa Reis

    Parabéns Daiane, seus filhos são lindos!!!

    1. Avatar

      Oi Luísa! Muito obrigada! Eles são lindos mesmo e são uma bênção na nossa vida.

  2. Avatar
    Valéria

    SÓ QUEM PASSA POR UMA EXPERIÊNCIA DESSAS QUE SABE COMO É, TAMBÉM TENHO TRIGÊMIOS(3 MENINOS) E AINDA TIVE UMA MENINA PARA COMPLETAR A FAMILIA. ELES SÃO UMA BENÇÃO.

    1. mfvkaiser

      Oi, Valéria! Gostaria de contar sua história aqui no blog? Me manda um e-mail: mfvkaiser@yahoo.com.br

  3. Avatar
    LIZANDRA

    PARABÉNS QUE HISTORIAS LINDAS.CORAGEM HEIN POIS SO TENHO UMA..E PENSO EM TER MAIS MAIS FALTA CORAGEM

    1. mfvkaiser

      Hehehehe… É Lizandra, não dá pra pensar muito e nossos exemplos aqui são meio assustadores! Hehehehe

  4. Avatar
    Ariane Cássia

    que linda essa história também… filhos sempre são uma benção de Deus.. desejo mta saúde para todossssss, beijão

    1. mfvkaiser

      Obrigada, Ariane! Continue nos acompanhando pra acompanhar mais histórias legais!

  5. Avatar
    Talita Cristina

    Mais uma história de papais guerreiros, adorei. Parabéns e força para essas hiper mamães 🙂

    1. mfvkaiser

      Papais guerreiros mesmo! Muita força e paciência!

  6. Avatar

    É muita fofurisse junta!!! estou encantada com as fotos e os textos sobre múltiplos aqui. Também tenho um Matheus, mas é só um mesmo. Fico louca pra ter mais filhos e quando vejo essas fotos dessas mães com esse montão de bebês, eu não caibo dentro de mim de tanta emoção. Deus abençoe vcs, os da Daiane, os da Michele e todos os outros que também estão por aqui no blog. Passa lá no meu blog também pra gente trocar experiencias http://www.quempariumatheus.com.br

    Bjim

    1. Michele Kaiser

      Que legal, Samara! “Quem pariu Matheus, que embale” não serve muito pra mim e pra Daiane, já que inquestionavelmente precisamos de ajuda… Hehehehe. Um abraço!

  7. Avatar
    Renata

    Amei a história, espero chegar as 37 semanas ou mais, apesar de já estar me arrastando rsrs, mas Deus tá na frente!

    1. Michele Kaiser

      Renata, vc está esperando trigêmeos?

  8. Avatar

    Parabéns meninas!! Daiane quando vi que vc chegou as 36 semanas e sem utin fiquei tão feliz, esse é meu objetivo. Fico muito feliz e mais tranquila ao ver as histórias de vcs obrigada.

    1. Michele Kaiser

      Que bom, Auda! De quantas semanas vc está?

Deixe seu comentário